[Fechar]

terça-feira, 5 de setembro de 2023

Animal na pista causa acidente na PR-466, em Turvo


Um animal solto na pista causou um acidente na PR-466 na noite dessa terça feira (05), em Turvo.

O acidente aconteceu em frente da Ervateira 81, próximo ao trevo de acesso a cidade.

A condutora do veiculo Ranger, com placas de Pitanga, contou que um equino (égua) entrou na pista e ela não conseguiu evitar a batida. 

O animal morreu na hora.


 

Câmara de Turvo da posse aos vereadores jovens


Na Sessão Ordinária do dia 04 de setembro ocorreu a posse dos vereadores jovens, referente ao projeto Parlamento Jovem.

O Projeto Parlamento Jovem proporciona experiências de aprendizagem sobre política, democracia e o papel do Poder Legislativo. Um dos objetivos do programa é estimular a participação política e o exercício de uma cidadania ativa.

O Projeto é realizado entre a Câmara Municipal em parceira com a Escola Judiciária Eleitoral do Paraná e o Colégio Cívico Militar Edite Cordeiro Marques. Tendo os seguintes estudantes eleitos como vereadores jovens:

Maria Vitória de Campos, Alisson dos Santos Peron e Julia Braga Penteado.

E ainda como suplentes os estudantes:

Hiago Rafael e Edilvan Rodrigues Ferreira.







Fonte e fotos: Câmara de Turvo


Paraná registra mais 187 casos de dengue, aumento de 48% em uma semana


A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) divulgou nesta terça-feira (5) uma nova atualização do boletim da dengue com mais 187 casos positivos. Além disso, não há nenhum óbito em decorrência da doença no atual período epidemiológico, iniciado em julho.

O Estado soma 572 casos confirmados, 48,57% a mais do que no informe anterior (385). Das 22 Regionais de Saúde, 18 possuem casos confirmados da doença. Os maiores números de casos estão concentrados em Maringá (117), Londrina (108), Foz do Iguaçu (91), Paranaguá (77) e Paranavaí (54).

Também são 73 municípios com casos autóctones (aqueles adquiridos no local de residência) e 1.608 notificações, chegando a 4.991 no atual período.

“A eliminação dos focos que acumulam água parada é uma das principais atitudes que podemos ter nessa batalha. Precisamos de uma verdadeira força-tarefa junto à população para intensificar o cuidado e eliminar o Aedes aegypti”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

CHIKUNGUNYA e ZIKA – O mosquito também é transmissor da chikungunya e zika. Neste informe foram confirmados mais dois casos de chikungunya, o dobro do registrado anteriormente (2), contabilizando quatro casos da doença. O Estado permanece sem nenhum óbito e com 66 notificações. Durante este período não houve confirmação de casos de zika, somente duas notificações.

Confira o boletim completo AQUI e mais informações sobre a dengue AQUI.

Último dia de inscrições para o Vestibular 2024


As inscrições para o Vestibular 2024 da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) estão abertas até o dia 5 de setembro. Estudantes de todo o país têm a oportunidade de ingressarem em uma das instituições de ensino superior mais conceituadas do Brasil. Com uma tradição de excelência acadêmica e compromisso com o desenvolvimento regional, a Unicentro oferece uma grande variedade de cursos e oportunidades para os candidatos.

Os interessados podem se inscrever por meio do site da universidade, preenchendo o formulário de inscrição e pagando a taxa correspondente, no valor de R$160. As provas serão realizadas no dia 15 de outubro, com locais de aplicação nas cidades de Guarapuava, Irati, Cascavel, Chopinzinho, Coronel Vivida, Londrina, Pitanga e Prudentópolis.

O processo seletivo será composto de uma prova que avaliará o conhecimento dos candidatos nas áreas de Língua Portuguesa e Literatura, Língua Estrangeira Moderna e Redação. Além disso, os candidatos respondem questões de mais cinco disciplinas, conforme o grupo a que pertence o curso escolhido, e que podem ser: Biologia, Física, Matemática, Química, Filosofia, Geografia, História, Sociologia e Arte.

Durante a inscrição, o candidato deve escolher sua opção de curso e também a cidade onde quer fazer a prova, não havendo a necessidade de ser o local de oferta do curso. Além disso, é preciso que o candidato escolha também uma opção de língua estrangeira moderna, entre inglês e espanhol.

Para o Vestibular 2024, a Unicentro está ofertando 1.326 vagas, em 62 ofertas, de 42 cursos distribuídos em três câmpus universitários – o Santa Cruz e o Cedeteg, em Guarapuava, e o de Irati – e, ainda, nas unidades avançadas de Chopinzinho, Coronel Vivida, Pitanga e Prudentópolis.

Para o ano de 2024, a Unicentro está oferecendo, pela primeira vez, o curso de Tecnologia em Big Data no Agronegócio. Com duração de três anos, o curso responde a uma demanda por profissionais qualificados para trabalhar com o desenvolvimento de inteligência artificial voltada ao agronegócio. São 20 vagas e os aprovados estudarão no período da noite, no Câmpus Cedeteg, em Guarapuava.

Como uma universidade estadual, a Unicentro não cobra mensalidades e os estudantes aprovados no vestibular fazem toda a graduação gratuitamente. O Vestibular 2024 da Unicentro representa uma oportunidade para os estudantes que buscam qualidade de ensino, formação acadêmica sólida e a chance de integrar uma instituição que valoriza a excelência e o compromisso com a transformação social.

Fortes chuvas causam estragos na região

Segundo o 12° GB, foram feitos atendimentos em Guarapuava, Laranjeiras do Sul, Candói, Pinhão, Cantagalo e Pitanga

A região de Guarapuava foi atingida por uma forte chuva na tarde de segunda-feira (4). O avanço de uma frente fria pelo Sul do Brasil deixou o tempo instável neste começo de semana, e tempestades ocorreram em várias regiões do Paraná.

De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), foram registradas rajadas próximas a 90 km/h nas regiões Centro-Sul e Sudeste. Devido à ocorrência de vento e chuva, o 12° Grupamento de Bombeiros (GB) registrou uma série de estragos em vários municípios.

Em Guarapuava, até a noite de segunda, foram atendidos três destelhamentos e uma queda de árvore em Entre Rios. Inclusive, a Energisa Sul-Sudeste divulgou uma nota apontando que, com a queda de objetos na rede elétrica, houve impacto no fornecimento de energia.

“Com a força dos ventos, galhos, árvores, telhas e outros objetos foram lançados sobre a rede elétrica”, disse a empresa.

Em Laranjeiras do Sul, o Corpo de Bombeiros registrou uma queda de árvore e detalhamento em nove resistências; já no município de Candói, foi necessário fazer corte de árvores na BR-373, em duas estradas rurais, e na comunidade São Pedro. Também houve destelhamento em dez casas.

Os dados preliminares do 12° GB ainda indicam que Pinhão e Pitanga tiveram ocorrências de destelhamento na tarde de segunda. Em Cantagalo, o vendaval ocasionou a queda de uma araucária sobre uma residência no domingo (3).

Fonte: Correio do Cidadão 

Boletim do IDR-PR mostra agosto "quente" e chuvas com distribuição irregular


Os índices de precipitação em agosto variaram bastante nas diversas regiões do Paraná. Houve maiores quantitativos pluviométricos na metade Sul e menores nas regiões mais ao Norte do Estado. A média estadual de precipitação em agosto/2023 e a média histórica foram bem próximas, com valores de 91,5 mm e 88,9 mm, respectivamente. Segundo o boletim agrometeorológico do IDR-Paraná, a precipitação ficou muito abaixo da média histórica nas regiões Norte e Noroeste, e nas demais ou acima ou bem próxima da média histórica.

Um dos principais sistemas que provoca chuva no Paraná, preponderantemente no outono/inverno, são as frentes frias advinda do Sul do Brasil. Houve três entradas desses sistemas no Estado, provocando formação de áreas de instabilidade e chuvas abundantes na metade Sul, mas a presença de bloqueios atmosféricos mais ao Norte do Estado impediu a atuação efetiva desses sistemas nessa região.

As anomalias das temperaturas máximas de agosto foram predominantemente acima da média. A temperatura máxima de agosto e a média histórica foram de 25,0 ºC e 24,4 ºC, respectivamente. Quanto às mínimas, observa-se que em todos os municípios analisados as temperaturas de agosto/2023 ficaram acima da média histórica, indicando um mês com manhãs mais quentes que o normal. A temperatura mínima média do Paraná em agosto foi 13,2 °C e a média histórica é 11,9 °C, ou seja, 1,3 °C mais elevada.

Quanto à ocorrência de geadas, houve atuação de três massas polares de intensidades fracas provocando geadas leves e restritas ao extremo sul do Paraná.

Com relação à agricultura, de maneira geral o clima favoreceu as culturas as quais se desenvolveram dentro da normalidade.

MILHO 2ª SAFRA – De forma geral o clima mais seco e com chuvas espaçadas beneficiou a cultura do milho, que foi colhido na sua grande maioria. De acordo com a Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab), no final de agosto 1% do milho paranaense estava na fase de frutificação, 99% na maturação e 63% da área colhida. Além disso, 76% das lavouras foram classificadas como boa condição, 19% condição mediana e 5% ruim. A produtividade esteve dentro do previsto inicialmente.

MILHO 1ª SAFRA – Em agosto iniciou-se a semeadura do milho primeira safra e até o final do mês 9% da safra do Paraná foi implantada e apresentou boas condições de desenvolvimento (Seab).

FEIJÃO 1ª SAFRA – A semeadura do feijão primeira safra já começou e até o final do mês 4% da safra do Paraná foi implantada, segundo a Seab. Desse montante, 93% apresentaram boas condições e 7% condição média.

TRIGO E DEMAIS CEREAIS DE INVERNO – Começou a colheita do trigo no Paraná, com 13% do cereal colhidos. Também se iniciou a colheita dos demais cereais de inverno. De modo geral, o clima favoreceu essas culturas as quais apresentaram bom desenvolvimento. Há relatos de redução da produtividade em decorrência de doenças fúngicas como brusone, giberela e ferrugem. De acordo com a Seab, estima-se que 76%, 19% e 5% das lavouras de trigo apresentaram condições boas, medianas e ruins, respectivamente.

CAFÉ – De acordo com a Seab, cerca de 82% do café do Paraná foi colhido até agosto. Na região cafeeira do Estado, localizada mais ao Norte, a colheita foi favorecida pelo clima mais seco. Houve atraso e desuniformidade na maturação devido às floradas tardias ocorridas em novembro e dezembro/2022. O café colhido apresentou, na sua maioria, boa qualidade de bebida e grãos graúdos. 89% apresentaram boas condições de desenvolvimento e 11% condições médias.

PASTAGENS – As pastagens apresentaram produções de massa verde bastante variável de acordo com o clima local. Em algumas regiões a produção foi satisfatória, já em outras se observou baixa produção, com necessidade de suplementação para o rebanho, como no Noroeste do Estado.

BATATA – A batata segunda safra foi praticamente toda colhida e a maioria apresentou boas condições (90%). Iniciou-se o plantio da batata primeira safra, e até o final de agosto 8% das áreas foram plantadas, as quais apresentaram bom desenvolvimento vegetativo e floração.

MANDIOCA – As condições climáticas foram favoráveis à colheita e a implantação da nova safra de mandioca, que iniciou em alguns municípios do Paraná.

OLERÍCOLAS – O clima foi favorável às hortaliças de modo geral, sem ocorrência de geadas e sem necessidade de irrigação intensiva. As olerícolas em geral apresentaram um bom desenvolvimento.

FRUTICULTURA – A colheita da laranja, uva, tangerina e demais frutíferas foi, em geral, favorecida pelas condições climáticas de agosto.

MANANCIAIS HÍDRICOS – De modo geral, os rios, represas e córregos registraram níveis dentro da normalidade.

Óbitos registrados em Guarapuava e Região

A Central de Triagem informa os óbitos registrados em Guarapuava e Região - CLIQUE AQUI...
Publicidade