[Fechar]

quinta-feira, 1 de junho de 2023

Programa para policiais femininas é realizado ao longo do mês de maio pela PMPR


A Polícia Militar do Paraná realizou, ao longo do mês de maio, diversos encontros do programa “Chá de Rosas” voltados às policiais militares femininas da corporação e instituído no mês de março pelo Comando-Geral da PMPR.

O programa tem como objetivo promover ações, debates e criar uma rede de proteção para as policiais militares femininas dentro da corporação.

Com temas diversos, as militares estaduais puderam discutir assuntos atuais, correlacionando-os com os diferentes papéis que desempenham e a inter-relação com as suas carreiras.

A capitã Caroline Bail Rodrigues, chefe da Seção de Assistência Social da PMPR, ressalta que o objetivo do Programa Chá de Rosas é possibilitar às policiais militares um local de escuta terapêutica qualificada, trabalhando aspectos globais de qualidade de vida, e, principalmente, fortalecer os laços das militares da Unidade.

“É extremamente importante ter esses encontros nas unidades da Polícia Militar do Paraná que possibilitam a troca de experiências entre as militares estaduais femininas. Elas sabem também que serão acolhidas em qualquer situação e saem daqui fortalecidas tanto na vida pessoal quanto na profissional”.

CHÁ DE ROSAS - O Programa “Chá de Rosas” possui uma proposta terapêutica de acolhimento em grupo e a atividade é conduzida sempre por profissionais de saúde mental, tais como psicólogo, assistente social, médico psiquiatra, terapeuta ocupacional ou enfermeiro com formação em saúde mental, disponibilizados e/ou indicados pela Seção de Assistência Social da Diretoria de Pessoal.

Fonte: PMPR


Nesta sexta-feira tem Festival da Pizza com degustação no Supremamais Supermercado de Turvo

 


Vem dar um “tapa” no seu visual na Barbearia Dom Josué


Olá meus amigos, convido a todos para conhecer a Barbearia Dom Josué.

Trabalhamos com todos os tipos de cortes de cabelo masculino, social, degrade, na máquina ou navalha e cortes na tesoura, sobrancelha e pezinho.

Atendimento por ordem de chegada de segunda a sábado, das 09h00 às 12h00 e das 13h00 às 19h00. Localizado na Avenida 12 de Maio, nº 1305, na Vila Jaime, em Turvo. Fone (42) 9 8868- 5575

Então vem ficar com o visual em dia na Barbearia Dom Josué.

Faleceu Izaltino da Luz


Faleceu nesta quinta-feira (01/06) Izaltino da Luz, aos 76 anos.

Seu corpo está sendo velado na Capela Mortuária de Turvo.

O sepultamento será nesta sexta-feira, em horário a ser designado.

Exame para a detecção do câncer de colo de útero é disponibilizado gratuitamente no Paraná


A infecção causada pelo papilomavírus humano (HPV) é considerada a principal causa do câncer de colo de útero. Cerca de 80% das mulheres sexualmente ativas são contaminadas com este vírus em algum momento da vida. Estimativas do Instituto Nacional do Câncer (INCA/MS) mostram que neste ano deverão ser notificados 17 mil novos casos no Brasil, sendo, em média, 790 no Paraná.

O Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza gratuitamente a vacina contra o HPV. O esquema contempla a aplicação de duas doses com intervalo de seis meses entre elas. O público alvo são meninos e meninas de 9 a 14 anos. Homens e mulheres imunossuprimidos, transplantados, com câncer ou que convivem com HIV/Aids também são contemplados.

Além disso, o exame citopatológico, popularmente chamado de papanicolau, também é ofertado pelo SUS. O procedimento permite a detecção precoce de lesões, que se tratadas em tempo oportuno possuem grandes chances de não evoluir para o câncer.

A infecção pelo HPV não apresenta sintomas na maioria das pessoas, podendo ficar oculta de meses a anos, sem manifestar sinais visíveis ou perceptíveis (manifestações subclínicas). No início, as mulheres não sentem nada. Mais tarde, podem surgir sangramentos fora do período menstrual, além de dor e corrimentos. As primeiras manifestações da infecção surgem aproximadamente de dois a oito meses, mas podem demorar até 20 anos.

“Esta é uma doença evitável, que pode ser combatida com exames regulares de prevenção e com o simples ato de vacinar. Existem muitos estigmas com relação a essa vacina, mas quanto antes for aplicada, maior será a efetividade”, explica o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

“O cuidado da mulher deve ser constante pois o câncer do colo do útero tem um desenvolvimento lento e no início os sintomas são imperceptíveis. É muito importante que as mulheres compareçam as unidades de saúde para realizar o exame preventivo, pois somente a análise das células podem diagnosticar alterações na fase inicial”, disse o secretário.

EXAMES E COBERTURA VACINAL – Durante a pandemia houve uma queda expressiva no número de exames citopatológico realizados. De acordo com dados do Sistema de Informação do Câncer (Siscan), em 2019 foram realizados 523.675 exames de rastreamento em mulheres de 25 a 64 anos no Paraná, já em 2020 esse número teve uma queda de 46% (281.556). Em 2021 foram 382.743 e no ano passado, 507.446 exames em todo Estado.

Com meta de 80% preconizada pelo Programa Nacional de Imunização (PNI), apesar de extremamente importante, a vacinação contra o HPV também tem atingido índices insatisfatórios de cobertura vacinal (CV) no Brasil inteiro. De acordo com o Boletim Epidemiológico (Brasil, 2023), as coberturas para a primeira e a segunda dose são de 75,91% e 57,44% na população brasileira feminina.

O Paraná se destaca como o Estado que mais vacinou para a primeira dose em meninas (77,8%), tendo a mais alta cobertura vacinal entre todas as unidades federadas. Santa Catarina vem logo em seguida, com 75,76%. Com relação a segunda dose, a cobertura no Paraná é de 62,42%.

Acredita-se que a queda nas coberturas vacinais estejam ligadas com a hesitação vacinal devido às fake news e movimentos anti-vacinas, que têm contribuído para a baixa procura pelos imunizantes.

AÇÕES – Durante todo o ano, a Sesa presta apoio aos municípios para o cuidado integral da saúde da mulher, com especial atenção para ações de promoção da saúde, prevenção e detecção precoce do câncer de colo de útero e mama. Promove ainda, a busca ativa de mulheres dentro da faixa etária para que façam os exames de rastreamento e orienta os municípios para a importância da vacina do HPV, além de incentivar o atendimento ampliado, em horários alternativos, durante a semana.

Em outubro, o Governo do Estado promove a campanha denominada Paraná Rosa, envolvendo todos os municípios paranaenses com objetivo de contribuir para o movimento internacional da campanha Outubro Rosa. São programadas diversas ações. A principal delas é informar e esclarecer à população feminina sobre a importância de realizar os exames preventivos que estão disponíveis nos 399 municípios paranaenses durante todo o ano.

CAPACITAÇÃO – Na última semana, a Sesa promoveu uma capacitação sobre a qualificação em diretrizes Brasileiras para Rastreamento do Câncer do Colo do Útero, além disso, realizou visitas técnicas em unidades de saúde para promover o aprimoramento de profissionais da APS no que diz respeito a protocolos, normas técnicas, padronização do processo de trabalho e reorganização do fluxo.

Ainda neste mês, a 10ª Regional de Saúde de Cascavel, em parceria com a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e Laboratório de Monitoramento Externo da Qualidade dos Exames Citopatológicos do Colo do Útero (Labmeq) da Unioeste, realizou uma capacitação para instrumentalizar as equipes municipais de saúde para a coleta do exame citopatológico do colo do útero e acompanhamento das mulheres no território. O curso contou com a participação de 115 profissionais.

Foi realizada, ainda, uma visita técnica no LABMEQ, que faz a avaliação da qualidade desses exames para todo o Estado.

No UniCV tem curso de Formação Pedagógica R2 com duração a partir de 6 meses


Hoje, dia 01/06/23, temos um encontro agendado: o curso de Formação Pedagógica R2 com duração a partir de 6 meses.

Se você está buscando avançar em sua carreira, esta é uma oportunidade excelente para enriquecer seu currículo com uma licenciatura.

✔ Curso de curta duração.

✔ Obtenha o diploma de licenciatura a partir de 6 meses

Oferecemos educação de excelência para você se destacar no mercado de trabalho. E o melhor de tudo: sem pesar no seu bolso.

Em 2023, faça parte do #UniCV. Entre em contato com nossa equipe de consultores e garanta sua vaga.

Contato👇

Polo Turvo (42) 99128-1476.

Polo Guarapuava (42) 99921-2841.


Indígena da entrada em hospital de Pitanga com sinais de violência sexual


A recepcionista do Hospital São Vicente de Paulo de Pitanga chamou a Polícia Militar (PM), na noite desta quarta-feira (31), por volta das 22h10, depois de uma indígena dar entrada no local.

Conforme o boletim de ocorrência, a vítima estava aparentemente embriagada, com algumas lesões, e com sinais de violência sexual. No local, a PM não conseguiu colher mais informações por conta da dificuldade de comunicação.

Uma denúncia informal contou que a mulher estava sendo abusada e, no momento da aproximação de populares, o indivíduo fugiu.
Diante do fato, os policiais encaminharam a situação à Delegacia de Polícia Civil de Pitanga.

Fonte: NH Notícias 

Sanepar retoma corte do fornecimento de água por falta de pagamento a partir de 12 de junho; entenda


A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) anunciou nesta quarta-feira (31) que vai retomar o corte do fornecimento de água para clientes com dívidas atrasadas em 48 dias (entenda abaixo). A medida entra em vigor a partir de 12 de junho.

O corte de água foi suspenso pela empresa por 41 meses.

Em janeiro de 2020, a Sanepar deixou de interromper o abastecimento para clientes inadimplentes. Inicialmente, a decisão aconteceu por conta da pandemia da Covid-19 e, depois, pelos impactos econômicos sobre as famílias, segundo a companhia.

A partir do dia 12, clientes com dívidas atrasadas receberão aviso prévio e comunicações antes do corte de água. Será possível renegociar as dívidas.

O programa de refinanciamento, chamado de Replic, possibilidade pagamento de faturas em atraso com prazo de até 60 meses.

A Sanepar também oferece o programa Água Solidária, com descontos na tarifa para famílias que se enquadram nos requisitos. É possível se cadastrar mesmo quem tem dívidas em atraso.

Além do atendimento presencial, negociações de dívidas podem ser feitas pelo telefone 0800 200 0115, pelo WhatsApp (41) 99544-0115, pelo site e pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br.

Como funciona o aviso prévio

De acordo com a Sanepar, o processo até o corte de água ocorre da seguinte forma:

1. Quando o cliente tem uma fatura em aberto, 15 dias após o vencimento, um primeiro aviso de débito é feito;

2. Após 16 dias do primeiro aviso, um segundo alerta é enviado por meio da colocação de uma fita adesiva no cavalete, ainda sem suspensão do abastecimento;

3. Após 18 dias da colocação da fita, se não for feita a renegociação ou não houver manifestação do cliente, a Sanepar fará o corte.

Cuidados para evitar golpes

A Sanepar reforçou, ainda, que todas as cobranças pelos serviços da empresa são feitas diretamente na fatura mensal, inclusive de negociações de dívidas.

Fonte: G1 - PR

Óbitos registrados em Guarapuava e Região

A Central de Triagem informa os óbitos registrados em Guarapuava e Região - CLIQUE AQUI...
Publicidade