[Fechar]

sexta-feira, 5 de outubro de 2018

Filme turvense será exibido em Rede Nacional


ARA, Lágrima Que Cai vai ao ar em rede nacional no programa Campus Em Ação, da TV Cultura, neste sábado às 11h. 

O curta-metragem de ficção tem como base a lenda da Lagoa das Lágrimas e do Índio Guairacá, juntamente com elementos da cultura indígena Guarani e aspectos históricos da colonização dos Campos Gerais do Paraná do século XVI. 

O filme foi produzido em 2017 nos municípios de Turvo e Guarapuava, dirigido por Mauricio Pilati, contou com a participação de mais de 50 atores locais. Os cenários destacam as belezas naturais da região e o enredo valoriza a cultura dos nossos povos.
A peça foi pensada como material de apoio didático infanto-juvenil, e já foi apresentada em mais de 40 eventos em escolas e universidades do Paraná e exterior, juntamente com a palestra sobre Cultura Indígena Guarani. 

Convidamos você a sintonizar conosco e viajar pela história dos nossos campos gerais! 



Assessoria Gralha Azul 
www.gralhaazul.eco.br

Prefeitura de Turvo recebe caminhão para coleta de lixo


A Prefeitura de Turvo recebeu essa semana um caminhão exclusivo e específico para coleta lixo reciclável, equipado com sistema de armazenamento com separação e prensa com capacidade para 6 toneladas de lixo.

Investimento no valor de R$ 249 mil recebido através do programa Reciclo.

Como contrapartida, o município se responsabiliza pela instalação dos barracões da unidade de processamento dos materiais recicláveis, motorista para o veículo de coleta e a manutenção dos equipamentos. Fazem parte da lista de equipamentos que estão sendo entregues pelo programa: mesa extensiva, esteira mecânica de separação, prensas hidráulicas, empilhadeira elétrica, praleteira hidráulica manual e balança mecânica.

O programa apoia também as associações de catadores, não apenas a ampliação da produtividade como para o aumentando a receita das famílias, criando grupos de economia solidária para que dividam os lucros entre eles.

Fonte: Prefeitura de Turvo

Vigilante é assassinado durante fuga de suspeitos que explodiram agências bancárias



A polícia confirmou a morte de uma pessoa durante a ação em que um grupo fortemente armado explodiu três agências bancárias de Piên, na madrugada desta sexta-feira (5). O homicídio aconteceu durante a fuga dos suspeitos pela zona rural de Agudos do Sul, município que fica a poucos quilômetros de Piên.

A vítima foi identificada como Neilor Pinto, que era colaborador do jornal local O Repórter e também trabalhava como vigilante. Os suspeitos em fuga passaram pelo carro em que estava o vigilante e o confundiram com uma viatura policial.

O Fiat Uno caracterizado estava com o giroflex ligado. Ao se aproximar, o bando atirou diversas vezes contra o carro em que estava Pinto, que foi atingido pelo menos dois tiros e morreu no local.

Ainda de acordo com a polícia, os suspeitos estavam em uma caminhonete. Até o momento ninguém foi preso.

Fonte: Massa News

Motorista de caminhão dorme ao volante e sai ileso de acidente que destruiu cabine


O motorista de um caminhão boiadeiro com placas de Cascavel, no oeste do Paraná, saiu ileso de um acidente envolvendo outro caminhão, em um trecho da BR-467, em Toledo, na mesma região.

Aos policiais rodoviários federais, o condutor, de 31 anos, disse que dormiu ao volante e acordou caído na pista. Segundo os agentes, provavelmente ele não usava o cinto de segurança e foi ejetado.

Ao bater na traseira de um caminhão baú, a cabine do veículo em que estava o motorista que dormiu ficou destruída.

O motorista do outro caminhão, de 40 anos, também não ficou ferido.

Ainda de acordo com a PRF, não foi preciso acionar o socorro.


Fonte: G1 - PR

Curso de Primeiros Socorros Gratuito em Turvo


A Gralha Azul – Turismo e Aventura, em parceria com a Faculdade Guairacá, promove curso de primeiros socorros para a comunidade do Turvo e região. Essa capacitação garante à equipe e parceiros do projeto o total preparo e cuidado com o visitante em nossos atendimentos. Buscando através dos aprimoramentos educacionais a prática de atividades com segurança, um comprometimento com o público que só é possível quando existe a qualificação adequada. 

Ministrará o curso a professora Denise de Oliveira, graduada em Enfermagem e especializada em Urgência e Emergência, que faz parte do corpo docente do curso de Enfermagem da Faculdade Guairacá. 

A formação acontecerá no dia 06 de outubro, das 8h30min às 17h30min na Casa Gabriel e Luiza Pilati, que fica na sede do município. A Gralha Azul convida os interessados em participarem do curso para entrarem em contato antecipadamente para a inscrição pessoalmente ou por uma de nossas redes. 


www.facebook.com/gralhaazul.eco

Assessoria Gralha Azul

AUTOR DE ROUBO DE CELULARES É PRESO EM GUARAPUAVA, COM SIMULACRO E DROGAS


Às 21h15min, de quinta-feira (04.10), em continuidade a dois roubos de celulares ocorridos na área central, uma equipe de policiais militares do serviço reservado entrou em contato com o oficial CPU (Comandante do Policiamento da Unidade), relatando ter a localização do suspeito autor dos roubos, sendo na Rua Judite Bastos de Oliveira, Jardim das Américas, bem como do veículo utilizado para fuga. 

Com base nestas informações, equipes de policiais militares deslocaram ao endereço repassado, no intuito de realizar a prisão do autor, posteriormente identificado como um homem (19). Com a chegada das equipes, foram abordadas duas residências e uma mercearia. No quintal da mercearia, foi possível abordar o suspeito, que havia pulado o muro da residência vizinha e utilizaria o quintal para pular para a próxima residência, no intuito de fugir da abordagem. 

No bolso do indivíduo, foram encontrados os celulares subtraídos nos roubos, onde o mesmo confessou estar de posse de dois simulacros utilizados para o ilícito, que estariam em sua residência. Na residência do autor, foram encontrados os dois simulacros, certa quantia em dinheiro, 25,8 gramas de maconha e 1,4 gramas de cocaína. Na outra casa adjacente, foram encontradas 21 pedras pequenas e uma pedra grande de crack, totalizando 19,6 gramas, certa quantia em moedas, uma lâmina de barbear com resquícios de crack, papel alumínio e uma balança de precisão. 

Ainda foram apreendidos alguns objetos sem procedência, sendo uma bicicleta, uma serra circular marca Bosch, duas blusas de moletom cinza e uma caminhonete GM Corsa, cor branca, utilizada na fuga. Diante dos fatos, foi dada voz de prisão e encaminhado até a 14ª SDP, com todos os materiais apreendidos e recuperados.



Fonte: 16º BPM
Publicidade