[Fechar]

sexta-feira, 29 de abril de 2022

Turvo registra mais 07 casos de Covid-19

 


Professores da Escola Saudade Santa Anita realizam formação do programa A União Faz a Vida


Durante esta quinta-feira (28) e sexta-feira (29), os professores da Escola Saudade Santa Anita, realizaram a formação do programa A União Faz a Vida, parceria entre a Prefeitura de Turvo e Sicredi.

O objetivo é formar os professores para trabalhar com a metodologia do programa na sala de aula, aliando ao conteúdo que já será trabalhado durante o ano, o projeto visa garantir o desenvolvimento de uma educação cooperativa, privilegiando a cooperação e a cidadania.

“O programa tem uma metodologia própria, que proporciona o protagonismo do aluno, fazendo com que ele vá em busca do conhecimento. Isso torna mais atrativo, mais interessante. Quando o professor está aplicando a metodologia o aluno vai aprender diversos valores como respeito ao outro, trabalhar em equipe, cooperar, respeitar a ideia do outro, empreendedorismo, justiça, diálogo, diversos valores que através dessa metodologia, os professores conseguem desenvolver nas crianças”, afirma Arlany Andrade, Coordenadora da Área de Desenvolvimento do Cooperativismo do Sicredi.

A formação está sendo realizada pelo assessor pedagógico Carlos Henrique Favero, no auditório da Prefeitura, durante a manhã e à tarde.

A Prefeitura de Turvo é parceira do Sicredi neste projeto, sendo responsável pelo fornecimento do ambiente educacional onde o programa se desenvolverá. Buscando preparar as crianças de hoje, para garantir um futuro democrático, onde todos tenham voz.



Fonte: Prefeitura de Turvo 


Mulher que estava internada sem identificação em Turvo, volta para sua cidade de origem em Nobres/MT


No dia 13 de abril, uma mulher sem identificação deu entrada no Hospital Bom Pastor de Turvo. A mulher estava há alguns dias andando no Distrito do Faxinal da Boa Vista, ela estava desorientada, sem documento e não sabia nem seu nome.

Após o internamento, a mulher começou um tratamento no hospital e foi falando alguns nomes de possíveis parentes. A Polícia Militar entrou em contato a polícia de Nobres/MT, que conseguiu o endereço de alguns parentes dela.

Fazia 05 anos que a mulher estava em situação de rua e tem uma doença mental. A família suspeitava que podia estar morta.

A mulher ficou por 15 dias internada no Hospital Bom Pastor.

Conforme informações repassadas ao Blog do Elói, estiveram envolvidos nesse desfecho a Polícia Militar de Turvo e de Nobres, a Secretaria da Família e Desenvolvimento Social e Secretaria de Saúde de Turvo, que saíram com a mulher nesta quinta-feira e chegaram nesta sexta-feira em Nobres/MT.







Saúde confirma mais 2.594 casos e 04 óbitos pela Covid-19 no Paraná


A Secretaria de Estado da Saúde divulgou nesta sexta-feira (29) mais 2.594 casos confirmados e quatro mortes em decorrência da infecção causada pelo novo coronavírus, nenhuma nas últimas 24 horas.

Os dados acumulados do monitoramento da Covid-19 mostram que o Paraná soma 2.442.397 casos confirmados e 42.865 mortos pela doença.

Os casos são de abril (1.829), março (9), fevereiro (104) e janeiro (436) de 2022; dezembro (1), outubro (3), setembro (2), julho (1), junho (2), maio (2), abril (9), março (1), fevereiro (1) e janeiro (1) de 2021; e dezembro (64), novembro (13), outubro (21), setembro (53), agosto (20), julho (17), junho (4) e maio (1) de 2020.

Os óbitos são de abril (2) e março (1) de 2022; e junho (1) de 2021.

INTERNADOS – 143 pacientes com diagnóstico confirmado ou suspeito de Covid-19 estão internados em leitos SUS (64 em UTIs e 79 em leitos clínicos/enfermaria).

ÓBITOS – A Sesa informa a morte de mais quatro pacientes. São duas mulheres e dois homens com idades entre 57 a 85 anos. Os óbitos ocorreram entre 3 de março de 2021 e 26 de abril de 2022.

Os pacientes que foram a óbito residiam em Maringá (1), Jardim Alegre (1), Cascavel (1) e Cambé (1).

FORA DO PARANÁ – O monitoramento da Sesa registra 10.898 casos de residentes de fora do Estado, 233 pessoas foram a óbito.

Confira o informe completo clicando AQUI.

Confira o relatório de ajustes e exclusões AQUI.

CCM Edite Cordeiro Marques realiza 1º Concurso de Fotografia "Turvo Meu Mundo"

Neste mês de maio o município de Turvo completa 40 Anos. Em alusão a esta data o Colégio Estadual Cívico Militar Edite Cordeiro Marques, por meio das disciplinas de Arte e Cidadania e Civismo, está realizando o 1º Concurso de Fotografia com o tema "Turvo Meu Mundo". O tema foi escolhido visando uma reflexão dos estudantes que vão mostrar sua realidade através da lente da sua câmera fotográfica ou do seu celular. A professora de Artes Denise Basso Pesk destaca que o objetivo do concurso é valorizar a nossa terra, "a gente queria fazer alguma atividade voltada para esse tema de valorização da cidade, do interior, da paisagem, da nossa cultura e nossos hábitos e costumes", disse a professora.

As inscrições encerraram no domingo dia 24/04 e ao todo foram mais de 300 fotos inscritas em três eixos - cidade, natureza e hábitos e costumes. O tema "Turvo Meu Mundo" possibilitou os alunos mostrarem "qual mundo que eles tem para mostrar, qual espaço ele pode mostrar como sendo seu mundo", afirmou Denise.

O corpo docente do CCM Edite Cordeiro Marques realiza uma pré-seleção das fotografias, onde serão selecionadas 10 fotos de cada série/turma para uma votação aberta ao público, que ocorrerá de 02 à 07 de maio via INSTAGRAM @ccmeditecordeiromarques em forma de enquete. A votação será em dias e horários específicos para cada série e serão divulgados com antecedência nas redes sociais. Ao todo serão premiadas 15 fotografias sendo 3 por série/turma.

Texto: Gilmar Amaral




Campanha de atualização cadastral dos rebanhos do Paraná começa neste domingo


A Campanha de Atualização dos Rebanhos do Paraná de 2022 começa neste domingo (1°) e se estenderá até 30 de junho. A atualização é obrigatória para todos os produtores rurais com animais de produção de qualquer espécie sob sua guarda.

Aqueles que não cumprirem a exigência ficarão impedidos de obter a Guia de Trânsito Animal (GTA), documento que permite a movimentação de animais entre propriedades e para abate nos frigoríficos.

A GTA somente será emitida após a atualização de todas as espécies animais existentes na propriedade (bovinos, búfalos, equinos, asininos, muares, suínos, ovinos, caprinos, aves, peixes e outros animais aquáticos, colmeias de abelhas e bicho da seda).

Os produtores podem fazer a atualização no sistema online pelo site da Adapar e também presencialmente em uma das unidades locais da Adapar, sindicatos rurais ou escritório de atendimento de seu município (prefeituras). A partir de 30 de junho, o produtor que não atualizar o rebanho estará sujeito a penalidades previstas na legislação, inclusive multas.

O acesso ao sistema também está disponível de forma direta por meio deste LINK.

Para fazer a comprovação, o produtor deve ter o CPF cadastrado. Nos casos em que seja necessário ajustar o cadastro inicial (correção de e-mail, etc), o telefone para contato é (41) 3200-5007.

Segundo dados da Gerência de Saúde Animal, existem 158 mil propriedades no Paraná e 192 mil explorações pecuárias, sendo que as principais espécies somam, aproximadamente, 8,6 milhões de bovinos, 6,3 milhões de suínos, 20 mil aviários, 240 mil equídeos, além de outros animais.

ÁREA LIVRE – O Paraná foi reconhecido internacionalmente pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), em 27 de maio do ano passado, como Área Livre de Febre Aftosa Sem Vacinação. Como compromisso do Estado, há a necessidade de se realizar o cadastro de todos os animais uma vez por ano, durante os meses de maio e junho.

O gerente de Saúde Animal da Adapar, Rafael Gonçalves Dias, alertou que a atualização do rebanho é importante para os próprios produtores, pois possibilita uma ação rápida nos casos de suspeita inicial de doenças nos animais.

“O status de Área Livre Sem Vacinação que o Estado conquistou após muito esforço exige uma vigilância permanente, e é isso que queremos ao exigir a atualização do rebanho das propriedades rurais do Estado”, afirmou.

O diretor-presidente da Adapar, Otamir Cesar Martins, destacou que o trabalho dos profissionais da entidade não parou após a conquista na OIE. “Agora estamos ainda mais vigilantes, cuidando com muita atenção das fronteiras e das divisas do Estado, trocando muitas informações com os Conselhos de Sanidade Agropecuária e com entidades representativas do setor, e precisamos desse auxílio dos produtores para que nos forneçam os dados e juntos consigamos manter o status do Paraná”, disse.

CAMPANHA – Para comentar a campanha e apresentar maiores detalhes, o Sistema Estadual de Agricultura (Seagri) promove uma webinar nesta segunda-feira (02), às 17 horas, com a presença do secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara; do presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Otamir Cesar Martins; do presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná-Iapar-Emater (IDR-Paraná), Natalino Avance de Souza; do presidente da Federação da Agricultura do Paraná (Faep), Ágide Meneguette; do superintendente da Ocepar, Robson Mafioletti; e do presidente da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares (Fetaep), Marcos Junior Brambilla.

O evento poderá ser acompanhado pelo Canal YouTube da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento.

Acidente envolvendo carreta e carro deixa uma vítima fatal na PR-466

 

Um grave acidente aconteceu na manhã desta sexta-feira (29) na PR-466, em Guarapuava, próximo ao “lavador de batatas”

Informações preliminares dão conta que o condutor do veículo Onix J.P T, de 39 anos entrou em óbito.



PM de Manoel Ribas apreende mais de 200 kg de maconha na PR-487



Por volta das 22h30min, desta quinta-feira (28), a equipe policial realizava patrulhamento pela rodovia PR-487, visualizado um veiculo VW-Parati, de cor prata, trafegando em sentido oposto da rodovia PR-487 em direção a cidade de Cândido de Abreu, rodovia esta comumente utilizada como rota para o trafico de drogas, e de contrabando de ilícitos.

Em ato continuo ao realizar o retorno com a viatura policial, para tentar efetuar a abordagem ao veiculo, iniciando-se então, o acompanhamento tático por parte da equipe policial, seguindo por alguns quilômetros pela rodovia PR-487, e que somente após o condutor do veiculo perder o controle da direção, quase capotando o seu veiculo, após se perder em uma curva, vindo a pular com o carro em um ''barranco'' no acostamento da via, colidindo contra um matagal, sessou-se então a sua fuga, sendo imediatamente acompanhado o veiculo, e visualizado que o condutor tentava se evadir de seu interior, fazendo menção de correr para a traseira do carro em meio ao mato, logrando êxito por parte da equipe em evitar a fuga do condutor e efetuar a sua abordagem, identificado 35 anos, natural do estado do Rio de Janeiro, porém, residindo na cidade de Curitiba – PR. 

E que após revista no interior do veiculo, foi possível visualizar diversos pacotes na cor preta, no porta-malas e banco traseiro, pacotes estes característicos com os utilizados no tráfico de drogas, sendo confirmado que estes pacotes seriam maconha, e que segundo ele, teria pego a droga no estado do Mato Grosso, e que levaria até a cidade de Curitiba, e que receberia a quantia de r$: 5.000,00 (cinco mil reais) para o transporte da droga. 

Diante dos fatos, foi dado voz de prisão, encaminhando o veiculo até o pátio da delegacia de Manoel Ribas, sendo toda a droga removida de seu interior e efetuada a pesagem, qual totalizou a quantia de 209,5 (duzentos e nove quilos e quinhentos gramas) de maconha, também encaminhando o condutor até o hospital da cidade, para realizar o laudo de lesões corporais de alguns hematomas da colisão de seu veiculo após a fuga. 

Na sequencia foram entregues na delegacia de Policia Civil de Manoel Ribas, a droga apreendida, o autor, um aparelho celular da marca multilaser, na cor preta, uma carteira contendo alguns cartões bancários, uma carteira de motorista em seu nome, e o veiculo VW-Parati, qual não apresentava aparentemente sinais de adulteração, ou alerta de furto/roubo.


Fonte: Polícia Militar
Publicidade