[Fechar]

terça-feira, 29 de agosto de 2023

Paraná chega a 385 casos de dengue no novo período sazonal



O informe semanal da dengue divulgado nesta terça-feira (29) pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) registra 197 novos casos confirmados, sem nenhum óbito pela doença no Paraná. Agora, o período sazonal 2023/2024, que teve início em 30 de julho, soma 385 casos confirmados e 3.383 notificações em todo o Estado.

Este é o 2º Informe Epidemiológico publicado pela Vigilância Ambiental da Sesa, que registrou também 1.886 casos em investigação e 1.112 descartados.

Dos 399 municípios, 62 apresentaram casos autóctones (quando a doença é contraída localmente) e 219 tiveram notificações. As regionais com mais casos confirmados neste novo período sazonal são Maringá (96), Londrina (66), Foz do Iguaçu (62), e Paranaguá (47).

CHIKUNGUNYA – O mosquito Aedes aegypti também é responsável pela transmissão, além da dengue, de zika e chikungunya. Durante este período não houve confirmação de casos de zika, somente duas notificações e nenhum caso ou óbito confirmados.

O novo boletim segue com dois casos confirmados de chikungunya, sendo um autóctone. Desde o início do período sazonal, já houve o registro de 44 notificações.

Confira o boletim AQUI e mais informações AQUI.

Aproveite o Fecha Mês do Supremamais Supermercado de Turvo

 

Prefeitura de Pinhão abre 332 vagas para professores de educação infantil e séries iniciais; inscrições vão até domingo (3)


A Prefeitura Municipal de Pinhão, na região central do Paraná, abriu um processo seletivo com 332 vagas professores de educação infantil e séries iniciais. O salário para a vaga é de R$ 2.210,28, com carga horária de 20 horas semanais.

A taxa para participar do processo é de R$ 80,00. As inscrições vão até o domingo (3), e podem ser feitas no site da Fundação Fafipa.



A seleção acontece por meio de prova objetiva - dividida no teste de língua portuguesa, matemática, informática e conhecimentos específicos - e prova de títulos.

Para participar, é necessário ensino médio na modalidade de magistério e/ou superior em pedagogia, com registro no Ministério da Educação.

Das 332 vagas, 33 são dedicadas para Pessoas com Deficiência (PCD) e 33 são destinadas a candidatos afrodescendentes.

A prova objetiva será realizada no dia 24 de setembro. O resultado final será divulgado no dia 7 de dezembro.

Fonte: G1 - PR

Grave acidente na comunidade Rio Padre, em Manoel Ribas, deixa caminhoneiro ferido.


Um homem ficou ferido após um grave acidente de trânsito na PR 487, no início da tarde desta terça-feira (29), por volta das 12h40, próximo a comunidade Rio do Padre, em Manoel Ribas.

Segundo a Defesa Civil, o motorista perdeu o controle de uma carreta (com placas de Manoel Ribas), saiu da pista e colidiu contra algumas árvore.

O condutor, morador de Manoel Ribas, teve ferimentos moderados e foi encaminhado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ao Hospital Santo Antônio de Manoel Ribas.

Além da equipe do Samu, o acidente também foi atendido pelos profissionaisda Defesa Civil de Manoel Ribas Wagner Dias, Amorim e soldado Carniato.


Fonte: NH Notícias
Fotos: leitores NH

Frente fria se mantém no Paraná, mas chuva diminui; veja a previsão


A frente fria continua sob o Paraná nesta terça-feira (28), mas a chuva dá uma trégua. As temperaturas seguem baixas em algumas regiões do estado, com possibilidade de geadas fracas em áreas isoladas.

De acordo com o Simepar, faz mais frio na região Sul e nos Campos Gerais. As nuvens vão predominar na metade leste do estado, enquanto o sol predomina nas demais regiões durante boa parte do dia. Há chance de chover no litoral.

Já de quarta-feira (30) até sexta-feira (1º) não deve chover em todo território paranaense. A instabilidade volta ao estado a partir de sexta a noite, com possibilidade de chuvas e trovoadas na região oeste. Nas outras regiões o tempo não muda, mas há probabilidade de chuva na região norte.

Fonte: RIC Mais

Mulher comparece na Polícia e diz que foi agredida pelo amásio em Turvo


Nesta segunda-feira (28/08), compareceu no Destacamento da Polícia Militar de Turvo a solicitante, 34 anos, onde relatou que no dia anterior, teve uma briga com seu amásio, 27 anos, e que foi agredida fisicamente pelo mesmo, sendo que logo em seguida saiu de casa e buscou ajuda com a sua mãe. Que neste momento então procurou a equipe PM a fim de acompanhá-la até a residência a fim de retirar seus pertences. 

Deslocado até o endereço, onde o agressor não encontrava-se. A vítima então retirou todos os seus pertences. Foi orientada quantos aos procedimentos cabíveis e pedido de medida protetiva.

Fonte: PM

Guarapuava tem animal entre os quatro melhores do Brasil na competição Freio de Ouro no Rio Grande do Sul


No último domingo, 27 de agosto, houve em Esteio, Rio Grande do Sul, a final da competição Freio de Ouro, evento este que faz parte das festividades da 46ª Expointer.

A égua Têmpera (montada pelo ginete Cláudio dos Santos Fagundes), que tem a Cabanha Chão Sagrado de Guarapuava como uma de suas proprietárias, conseguiu a quarta colocação na categoria fêmea. Pelo feito, o animal foi condecorado com o troféu Freio de Alpaca, no Freio de Ouro 2023.

As competições com Cavalos Crioulos, que começaram dia 23 de agosto, se encerram em 2 de setembro, com a participação de centenas de animais em diversas provas e categorias.

CONFIRA A CLASSIFICAÇÃO DO “FREIO DE OURO”

Os E na edição 2023 da feira puderam ver campeões inéditos entre os cavalos: o ginete Daniel Teixeira montou Belle Porcelana, a fêmea mais jovem entre as finalistas,

MACHOS

O cavaleiro Zeca Macedo se sagrou vencedor com o macho Guanabara Saladero, estreante na competição. Ele levou para casa o cobiçado troféu Freio de Ouro. O Freio de Prata ficou com Daniel Teixeira e o cavalo AS Malke Fogo de Chão. O Freio de Bronze terminou com Fabrício Brunelli Barbosa e o cavalo Mis Amores da Taimã. O Freio de Alpaca, por sua vez, foi para Nathan Valadão e Leopardo da Gap São Pedro -TE (Transferência de Embriões).

FÊMEAS

O ginete Daniel Teixeira montou Belle Porcelana, a fêmea mais jovem entre as finalistas e conquistou o primeiro lugar, levando para casa, portanto, o troféu Freio de Ouro.

Ainda no pódio das fêmeas, o Freio de Prata terminou com o cavaleiro Gabriel Viola Marty e a fêmea uruguaia Jugada de Santa Marcia. O ginete Ricardo Gigena Wrege estreou no pódio montando a Realidade Charrua. E o Freio de Alpaca ficou com a Têmpera do Recanto Crioulo – TE de Guarapuava e o ginete Cláudio dos Santos Fagundes, que fizeram uma fase final de bastante regularidade.

EXPOINTER

A tradição do Estado do Rio Grande do Sul em feiras agropecuárias remonta a 1901. A primeira feira ocorreu em 24 de fevereiro, em pavilhões fechados no Campo da Redenção (atual área do Parque Farroupilha) e do campus central da UFRGS, em Porto Alegre. Na ocasião, houve também, a primeira Exposição de Produtos do Estado.

Desde o início, a hoje Expointer apresenta bovinos, equinos, suínos, produtos agrícolas e industriais e artesanato. A primeira edição do evento contou com a participação de 2.200 expositores e público de 67 mil pessoas, números expressivos para a época.

Foto: Raphael Rosa Camargo @rc.bilo

Óbitos registrados em Guarapuava e Região


A Central de Triagem informa os óbitos registrados em Guarapuava e Região - CLIQUE AQUI...
Publicidade