[Fechar]

sexta-feira, 19 de junho de 2020

Venda e consumo de bebidas alcoólicas ficam restritas no Paraná


O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta sexta-feira (19) o decreto 4.886/20 que orienta os municípios de todo o Estado a considerar a restrição da comercialização e do consumo de bebidas alcoólicas em locais públicos depois das 22 horas e até as 6 horas do dia seguinte. O texto terá validade de 14 dias a partir deste sábado (20).

O decreto também indica que a Secretaria de Estado da Segurança Pública deverá intensificar operações de fiscalização e orientação, a fim de coibir aglomerações, principalmente aquelas com consumo de bebidas alcoólicas. Poderão ser feitas operações em parceria com as Guardas Municipais e as Vigilâncias Sanitárias durante esse período.

“Temos que tirar o estresse do sistema de saúde para focar naquilo que realmente é prioridade, que é a batalha contra a Covid-19. Os policiais estão apoiando todo esse esforço e não podemos gastar energias com outras histórias. Aumentamos o número de leitos de UTI nos últimos meses e precisamos que essa estrutura esteja apta a atender os infectados com a doença”, afirmou Ratinho Junior.

O secretário estadual de Saúde, Beto Preto, disse que o objetivo dessa medida é conter os acidentes de trânsito ou aqueles decorrentes de confusões que provocam traumas. “Os hospitais deslocam grandes forças de trabalho para ajudar esses pacientes, mas estamos em uma fase diferente e, com muito respeito, precisamos deixar os leitos preparados para a Covid-19”, enfatizou. “Estamos entrando em uma nova fase, com acréscimo nos casos, e precisamos estar preparados”.

CUIDADOS – O governador também voltou a frisar que a circulação só pode ser contida com o auxílio da população, principalmente em relação ao uso obrigatório de máscaras, aglomerações, distanciamento social e higiene pessoal. “De nada adianta essa decisão se o cidadão não colaborar. O bom senso e a consciência coletiva vão vencer esse vírus”, disse Ratinho Junior.

Confira os principais pontos do decreto válido para todo o Estado

- Decreto válido por 14 dias.

- Orientação para os municípios considerarem a restrição da venda de bebidas alcoólicas após as 22h.

- Orientação para os municípios considerarem a restrição de consumo de bebidas alcoólicas em locais públicos após as 22h.

Fonte: AEN

Inverno deve ter pouca chuva e oscilações de temperaturas


O inverno começa às 18h44 deste sábado, 20 de junho, e termina às 10h31 de 22 de setembro. Segundo o Simepar, o início da estação será ensolarado em todo o Estado, sem chuvas, com temperaturas amenas pela manhã e altas à tarde. No primeiro dia, variam de 11° C em Rio Negro, Ponta Grossa e Telêmaco Borba a 31° C em Umuarama.

Segundo o coordenador de Operação do Simepar, meteorologista Marco Jusevicius, neste ano as massas de ar frio devem ser menos persistentes do que o normal. Por essa razão, o inverno apresentará grandes oscilações de temperatura em curtos intervalos de tempo.

Em todas as regiões, a temperatura média deve ficar próxima ou ligeiramente acima da normal climatológica. Há possibilidade de “veranicos”, com vários dias consecutivos secos e mais quentes do que o habitual para a estação, intercalados com períodos curtos de frio intenso.

CHUVAS – A meteorologia espera o predomínio de massas de ar seco por diversas semanas, inibindo a formação de chuva de grande extensão e volume. “As chuvas devem ficar abaixo ou dentro da média histórica, sem chance de recuperação do déficit hídrico observado desde o ano passado”, observa Jusevicius.

Para o meteorologista, “mesmo com a ocorrência eventual de episódios volumosos, são esperados períodos mais prolongados sem chuva significativa, indicando que o trimestre será mais seco do que a média climatológica”.

Não haverá influência do fenômeno El Niño. Os modelos climáticos indicam tendência de início de um ciclo da La Niña no final do inverno no Hemisfério Sul.

ALERTA GEADA – Eventuais massas de ar polar podem causar geadas neste ano no Paraná, nas regiões próximas à divisa com Santa Catarina e na Região Metropolitana de Curitiba. É mínima a possibilidade de ocorrência nas demais regiões.

O Paraná é predisposto a geadas durante o inverno. Esse evento requer a combinação de ar frio e seco, céu limpo, vento fraco, temperatura abaixo de 5° C e umidade relativa abaixo de 70%.

Durante a noite, cristais de gelo são depositados no solo e nas plantas. No início da manhã, o gelo reflete a luz solar nas superfícies, fenômeno conhecido como geada branca. Quando não há formação de gelo nas superfícies expostas ao ambiente, o fenômeno é denominado geada negra, com potencial de causar danos severos às plantações.

Para orientar os produtores, já está ativo desde maio o serviço gratuito Alerta Geada, que emite previsões com antecedência de 48 e 24 horas, com base em dados da rede de telemetria do Simepar, Satélite Goes-16 e modelos de previsão do tempo.

Mantido pelo Simepar e pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná - Iapar-Emater (IDR Paraná), o serviço divulga boletins pelo Disque Geada (43) 33914500, nas redes sociais e páginas www.simepar.br e www.iapar.br.

AGRICULTURA – Havendo previsão de geada, as agrometeorologistas Heverly Morais e Angela Ferreira da Costa recomendam a proteção das lavouras de hortaliças, mudas de café em viveiros e plantas com até dois anos, bem como frutíferas tropicais recém-plantadas, como abacate e manga.

Também é preciso prevenir danos causados por geadas tardias às plantações de trigo em fase de florescimento e espigamento e frutíferas de clima temperado, como maçã, ameixa, pêssego e nectarina.

O tempo seco no início do inverno favorece o bom desenvolvimento das frutíferas temperadas, café, trigo e milho safrinha – estes últimos um tanto impactados pela seca severa ocorrida no outono.

TABELA – Confira AQUI a tabela com valores das médias históricas de chuva (faixa de variação), temperatura mínima e temperatura máxima para cada região do Paraná nos meses de julho, agosto e setembro.

Fonte: AEN

Guarapuava - Boletim Oficial Covid-19



POLÍCIA ACREDITA EM FEMINICÍDIO SEGUIDO DE SUICÍDIO A MORTE DE UM CASAL EM CORONEL VIVIDA


Edegar Verlindo Lemes, que tinha 21 anos de idade, e Andreina Lurdes Lemes Major, que tinha 20 anos, foram encontrados mortos na casa aonde estavam morando na rua Sílvio Schaedler, 285, bairro São Luiz, em Coronel Vivida, na manhã desta sexta-feira (19/6).

Os corpos foram encontrados pela mãe de Edegar que desde quinta-feira (18) tentava falar com ele, mas não conseguia. Então, ela vai a casa dele e se depara com aquela cena: filho e nora, mortos.

Disseram o delegado de polícia e o comandante da PM que pelos primeiros levantamentos feitos no loca, tudo leva a crer que Edegar matou Andreina e depois se matou.

Goioxim - Boletim Oficial Covid-19



Paraná tem mais 868 confirmações e 13 óbitos pela Covid-19


A Secretaria de Estado da Saúde divulgou 868 novas confirmações e 13 óbitos pela infecção causada pelo novo coronavírus nesta sexta-feira (19). O Paraná soma 12.785 casos e 419 mortos em decorrência da doença. Há ajustes de casos confirmados no monitoramento.

INTERNADOS – 451 pacientes com diagnóstico confirmado de Covid-19 estão internados hoje. 315 pacientes estão em leitos SUS (135 em UTI e 180 em leitos clínicos/enfermaria) e 136 em leitos da rede particular (52 em UTI e 84 em leitos clínicos/enfermaria).

Há outros 889 pacientes em leitos UTI e enfermaria que aguardam resultados de exames. Eles estão em leitos das redes pública e particular e são considerados casos suspeitos de infecção pelo vírus Sars-CoV-2.

ÓBITOS – A secretaria estadual informa a morte de mais 13 pacientes, todos estavam internados. São dez mulheres e três homens, com idades que variam de 45 a 93 anos. Os óbitos ocorreram entre os dias 16 e 19 de junho.

Os pacientes que faleceram residiam:

Quatro em Londrina, três em Curitiba, um caso em cada um dos seguintes municípios: Cascavel, Jaguapitã, Pinhais, São José dos Pinhais, São Sebastião da Amoreira e Toledo.

MUNICÍPIOS – 316 cidades paranaenses têm ao menos um caso confirmado pela Covid-19. Barbosa Ferraz, Espigão Alto do Iguaçu,

registraram casos pela primeira vez. Em 114 municípios há óbitos pela doença.

FORA DO PARANÁ – O monitoramento da Sesa registra 147 casos de residentes de fora. Nove pessoas foram a óbito.

A Sesa reforça que os municípios têm critérios diferentes de confirmação de casos e por isso pode ocorrer divergência de número de pacientes. A Secretaria informa, ainda, que os dados são consolidados na gestão estadual, mas os municípios encaminham as informações para as regionais que repassam para o CIEVS na Sesa.

AJUSTES:

Alteração de município:

Um caso confirmado na data de 16/6 em Bom Sucesso foi transferido para Sarandi. Um caso confirmado na data de 16/6 em Fazenda Rio Grande foi transferido para Curitiba. Um caso confirmado na data de 16/6 em Quatro Barras foi transferido para Campo Largo. Um caso confirmado na data de 17/6 em Balsa Nova foi transferido para Campo Largo. Dois casos confirmados na data de 09/6 em Cândido de Abreu foram transferidos para Ponta Grossa.

Exclusão por duplicidade:

Um caso confirmado na data de 12/6 em Foz do Iguaçu foi excluído por duplicidade de notificação. Um caso confirmado na data de 16/6 em Curitiba foi excluído por duplicidade de notificação.

A Sesa reforça que os municípios têm critérios diferentes de confirmação de casos e por isso pode ocorrer divergência de número de pacientes. A Secretaria informa, ainda, que os dados são consolidados na gestão estadual, mas os municípios encaminham as informações para as regionais que repassam para o CIEVS na Sesa.

Segue a lista de fabricantes de testes rápidos validados pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS) que têm os resultados positivos incluídos no monitoramento do CIEVS:

1. ONE STEP COVID-2019 TEST®️ da fabricante Guangzhou WondfoBiotechCo., Ltda., cujo representante legal no Brasil é a empresa Celer Biotecnologia S/A.

2. MEDTESTE CORONAVÍRUS (COVID-19) igG/IgM da fabricante Hangzhou Biotest Biotech Co. Ltd cujo representante legal no Brasil é a empresa Medlevensohn Com Repres Prod Hosp Ltda.

3. COVID-19 IgG/IgM ECO do fabricante Eco Diagnóstica Ltda-ME, cujo representante legal no Brasil é a empresa Eco Diagnóstica Ltda-ME

4. COVID-19 IgG/IgM BIO do fabricante Quibasa Química Básica Ltda, cujo representante legal no Brasil é a empresa Quibasa Química Básica Ltda.

5. SARS-CoV-2 Antibody Test da fabricante WondfoBiotechCo., Ltda.

Município de Turvo tem 06 casos suspeitos de coronavírus



Boa Ventura de São Roque - Boletim Oficial Covid-19



TCE-PR identifica casos suspeitos de uso irregular de verbas contra a Covid-19


Em menos de 20 dias, a comissão especial criada pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) para analisar gastos de prefeituras com a pandemia da Covid-19 identificou, em mais de 100 análises, problemas em 56 municípios paranaenses, que estão em fase de investigação. O trabalho vem apontado desde compra de produtos na área da saúde com sobrepreço até contratações que não têm relação com o combate ao coronavírus, utilizando indevidamente a legislação específica para esta finalidade. 

A comissão já identificou, entre outras irregularidades, o prosseguimento de processos licitatórios de forma presencial, ignorando as ferramentas tecnológicas disponíveis; que em processos licitatórios tem sido frequente a participação de apenas um licitante; e também a insuficiência na pesquisa de preços dos itens e serviços contratados, o que provoca sobrepreço e contratações sem a adequada estimativa do quantitativo necessário.

Investigados

A maioria dos procedimentos de fiscalização iniciados pelo Tribunal ainda não está concluída, o que impede o órgão de divulgar os gestores responsáveis e seus municípios. É o caso de uma prefeitura, em município de aproximadamente 30 mil habitantes, que está gastando R$ 800 mil na lavagem da frota oficial, pagando R$ 90,00 por veículo, preço incomum até mesmo para os padrões de Curitiba.

Outro caso ainda não concluído envolve a contratação da empresa do irmão de um vereador de determinado município, em processo que teve algumas etapas indevidamente "suplantadas" na licitação. Além disso, a empresa não possuía relação alguma, em seu objeto social, com os itens de produtos de saúde que estavam sendo comprados.

Conclusos

Entre os casos já concluídos está o do Município de Santa Terezinha de Itaipu (Oeste), que havia contratado grandes shows para a realização de uma festividade local. Questionada, a prefeitura firmou termo de rescisão e comprovou a devolução dos valores relativos a dois dos três shows contratados. Essa devolução totalizou R$ 470 mil, que haviam sido adiantados pelo município aos artistas.

Em outro caso, no Município de Ibiporã (Norte), a comissão do TCE-PR constatou que, apesar de os preços de referência inicial estarem superdimensionados, a competitividade que foi exigida no certame propiciou que a contratação dos itens relacionados ao enfrentamento à Covid-19 se aproximasse da realidade dos preços de mercado. O caso ilustra a vantagem do processo licitatório mesmo em tempos de pandemia.

Fiscalização intensificada

Segundo o analista de controle da Coordenadoria-Geral de Fiscalização (CGF) Marcus Vinicius Machado, que coordena a comissão especial, a legislação emergencial em função da pandemia simplificou os procedimentos. "Todavia, o trabalho de fiscalização do Tribunal tem sido intensificado, pois acreditamos que planejamento e eficiência na contratação pública são ainda mais essenciais neste momento de escassez de recursos. Temos a preocupação também com relação a despesas com publicidade e entrega de alimentos, para que não ocorram aumentos abismais com a finalidade meramente eleitoral", destaca o coordenador. Instituída em 1º de junho, a comissão é formada por seis servidores.

"Os trabalhos da comissão complementam a firme atuação de acompanhamento realizada atualmente pela Coordenadoria de Acompanhamento de Atos de Gestão (CAGE), inserindo uma nova frente, que avalia especificamente as despesas diretamente relacionadas com a Covid-19. Dessa forma, as despesas indiretas, exemplificadas pela contratação de combustíveis para os veículos, obras civis relacionadas à infraestrutura da saúde e outras, seguem sendo fiscalizadas pela CAGE, que faz o acompanhamento das contratações públicas de forma multidisciplinar", conclui Machado.

Hotsite

Todas as informações do Tribunal de Contas relativas à pandemia da Covid-19 estão reunidas no hotsite Info TCE-PR: Coronavírus. O objetivo é orientar gestores e servidores públicos paranaenses a cumprir a lei e possibilitar a tomada de ações rápidas e eficientes no combate à doença. Seu conteúdo é atualizado constantemente pelo grupo técnico do Tribunal encarregado de atender as demandas dos jurisdicionados.

Nesse ambiente virtual, estão disponíveis todas as medidas adotadas pela Corte, respostas às dúvidas mais frequentes apresentadas pelos jurisdicionados, legislação relacionada ao combate à pandemia, além da relação de todos os municípios que tiveram o estado de calamidade reconhecido pela Assembleia Legislativa do Paraná.


Fonte: TCE/PR

Oportunidade de emprego na Agência do Sicredi de Guarapuava



Venha fazer parte da 1ª Instituição Financeira Cooperativa do Brasil, uma das Melhores Empresas para se Trabalhar.
Acesse e cadastre seu currículo: https://sicredi.gupy.io/jobs/230607

Guarapuavano perde a vida em acidente na BR-277


Weslei Fiuza, 27 anos, era passageiro de uma Van que bateu violentamente na traseira de um caminhão. Ele foi socorrido, mas morreu dentro da ambulância. Weslei morava no bairro Bonsucesso em Guarapuava e era Técnico Ambiental. A colisão ocorreu na BR-277 em Laranjeiras do Sul, no inicio da noite de ontem (18). 

Segundo a Policia Rodoviária Federal, a Van estava na rodovia sentido Curitiba, quando bateu na traseira do caminhão carregado com soro de leite . 
O Corpo de Bombeiros foi acionado até o local para dar apoio a empresa que administra a rodovia. De acordo com a Corporação, um outro passageiro e o motorista da Van, estão internados.

Fonte: Marcio Mello 

Acidente na PRC-466 deixa três pessoas feridas



Nessa quinta-feira (18), a Polícia Rodoviária atendeu um acidente rodoviário do tipo abalroamento transversal, ocorrido na PRC-466 km 147 + 300m, em Manoel Ribas, envolvendo o veículo Peugeot Griffe placas de Pitanga, e o veículo Fiat Uno placas de Campina da Lagoa – PR.


Do acidente resultou em ferimentos em três pessoas, todos com ferimentos leves, as quais foram encaminhados ao Hospital Santo Antonio de Manoel Ribas. 


Com informações e fotos: PRE

Homem é morto com golpe de chave de fenda em Guarapuava


Por volta das 16h13min do dia 18 de junho de 2020, a equipe policial foi acionada para verificar uma situação de lesão corporal, na Rua das Amoreiras, Morro Alto, onde segundo o solicitante um indivíduo do sexo masculino trajando vestimentas de cor preta, calça jeans e boné teria ferido um indivíduo do sexo masculino com uma chave de fenda na região do tórax. 

No local, realizado o acionamento do SAMU, onde se fez presente o doutor, o qual constatou o óbito da vítima identificada como um homem, 37 anos. Segundo a testemunha, 53 anos, o autor seria a pessoa do sexo masculino, 40 anos; relatou a testemunha que teria escutado uma discussão e ao sair de sua residência visualizou o homem, 37 anos caído e o um indivíduo muito alterado. 

O autor evadiu-se do local, a princípio a pé, tomando rumo ignorado. Foi localizado no local um documento de identidade. Acionada a equipe da criminalística e IML para os procedimentos necessários. Em patrulhamento pela Rua Cândido Xavier Ribas,, foi realizada a abordagem do autor, e em revista pessoal foi localizado uma chave de fenda com cabo verde. 

O detido assumiu a autoria do fato e informou que teria tido um desentendimento com a vítima; constatado que ele apresentava lesão na região da face que segundo o mesmo teria sido causada durante a briga com a vítima, foi oferecido atendimento médico o qual recusou. 

Diante dos fatos foi deslocado até a 14ª SDP para os procedimentos necessários.

Aproveite as Ofertas da Sexta e Sábado Filé do Suprema Supermercado de Turvo



Publicidade