[Fechar]

domingo, 18 de junho de 2023

Aproveite as ofertas do Supremamais Supermercado de Turvo

 

Centenário de Nascimento de Luiza Schmeichel Pilati

ALGUNS DADOS BIOGRÁFICOS

LUIZA SCHMEICHEL PILATI, nasceu em Rio do Salto, hoje município de Turvo-PR, em 19 de junho de 1923, filha de Augusto Schmeichel e Rosa Conrado.

Fez seus estudos preliminares na Escola Isolada existente nas proximidades da Igreja Presbiteriana, em Turvo. Foi aluna da professora Julieta Marins.

Seu pai, Augusto Schmeichel, sentindo a necessidade de uma escola que atendesse as comunidades de Rio do Salto e Arvoredo, mandou Luíza para estudos complementares em Guarapuava, no Colégio Nossa Senhora de Belém.

Iniciou seu trabalho no magistério, em 1941, na Escola Isolada de Arvoredo.

No dia 19 de junho de 1943, casou-se com Gabriel Pilati, em Prudentópolis-PR, retornando, em seguida, para sua escolinha no Arvoredo.

Em janeiro de 1947, Gabriel e Luíza mudaram-se para o Turvo depois de adquirirem um terreno de 16 alqueires do Sr. Benedito Lisboa de Souza (Seu Vivi), com um ponto comercial e residência.

Desde essa época o casal já trabalhava muito em função das comunidades de Turvo, Rio do Salto e Arvoredo, prestando atendimento material, espiritual e na saúde, pois Gabriel tinha conhecimentos de remédios homeopáticos, conhecimentos esses, herdados de seu pai, Augusto Pilati.

Luíza voltou a lecionar, em 1953, em uma escola, com duas salas de aula, construída pela Prefeitura de Guarapuava, quando era Prefeito o Sr. Juvenal Assis Machado – junto às margens do Rio Turvo (do outro lado da ponte).

Durante todo esse período, além de lecionar, atuou de maneira ativa na comunidade católica como catequista dirigindo culto e eventos religiosos, o que acontecia, até 1957, em sua própria residência (onde funcionou também o Cartório - criado em julho de 1955- , o “Correio” e o primeiro Posto Telefônico de Turvo).

Em 1960, Luíza, resolveu estudar mais e transferiu-se, então, para Guarapuava, onde estudou por 4 anos na Escola Normal Regional Nossa Senhora de Belém e exercia sua função de professora estadual no mesmo estabelecimento.

No mesmo ano de 1960, ajudou seu esposo Gabriel a implantar, em seu terreno, o primeiro loteamento para servir como sede do Distrito Judiciário de Turvo, já criado em 23/12/1953.

De volta ao Turvo no final do ano de 1963, assumiu seu posto de professora e suas funções na comunidade, tendo sempre disposição e entusiasmo de ajudar a sociedade turvense crescer.

Depois de lutar contra um câncer, em 1973, deixou de lecionar por algum tempo. Logo, porém, voltou para exercer sua função com ânimo e alegria até 1978, quando se aposentou.

Embora tenha se aposentado, juntamente com seu esposo, nunca deixou o trabalho educativo, principalmente na formação humana e religiosa de crianças jovens e adultos. Na comunidade católica, além de ter sido catequista por mais de 60 anos, participou da implantação e atuou em vários movimentos e pastorais, como: Legião de Maria, Apostolado da Oração, Renovação Carismática Católica, Ministério Extraordinário da Eucaristia, entre outros.

Em novembro de 1996, depois de fraturar o fêmur, constatou-se que o câncer havia voltado, agora nos ossos. Depois de lutar contra a doença por mais de cinco anos, - sempre transmitindo fé e esperança a todos os que dela se aproximassem – faleceu em 16 de março de 2002.

Fonte: Mercedes Pilati

Casal de Manoel Ribas morre em grave acidente na PR-466


O casal que perdeu a vida na tarde deste domingo (18) no grave acidente de trânsito na PR 466, em Manoel Ribas, foi identificado.

Josiane e Agnaldo Santos da Cruz eram moradores de Manoel Ribas. O filho (12 anos) deles teve ferimentos graves, foi socorrido e transferido de helicóptero para Maringá.

O CASO

A colisão frontal foi registada na PR 466, próximo ao Posto Carajás, por volta das 14h45.

Conforme apuração do NH Notícias, que esteve no local, o acidente envolveu um Volkswagen/Gol, onde estava a família, e um Troller.

O motorista do Troller teve ferimentos moderados e foi socorrido pela ambulância do município de Mato Rico, que passava pelo local, e encaminhado ao Hospital Municipal Santo Antônio de Manoel Ribas.

As vítimas fatais ficaram presas às ferragens.

A Defesa Civil de Manoel Ribas, com Thiago, Moriggi e Amorim, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Manoel Ribas e de Ivaiporã, a Polícia Militar (PM) de Manoel Ribas e o Corpo de Bombeiros de Ivaiporã estiveram no atendimento da ocorrência.

A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) e o Instituto Médico-Legal (IML) foram chamados para os procedimentos cabíveis.

O DIA DOS NAMORADOS PASSOU, MAS O PRESENTE PARA O CASAL ESTÁ AQUI E PODE SER SEU


O Atacadão Casa e Construção de Turvo está oferecendo uma oportunidade imperdível para todos aqueles que desejam construir ou reformar sua casa. A empresa lançou a promoção "Construindo Junto", que dará aos clientes a chance de ganhar uma consultoria personalizada com sua engenheira civil.

Para participar desta promoção única, basta realizar uma compra acima de R$ 100,00 que contenha item(s) da promoção do mês no Atacadão Casa e Construção. Com essa ação, os clientes terão a chance de concorrer a uma consultoria especializada, que auxiliará aqueles que estão planejamento construir ou reformar suas residências, proporcionando aos participantes receberem orientações técnicas, evitando erros e garantindo a segurança e a qualidade da obra.

O Atacadão Casa e Construção convida todos os seus clientes a aproveitar essa oportunidade única. A promoção "Construindo Junto" estará em vigor durante todo o mês, e o sorteio da consultoria será realizado no final desse período.

Portanto, não perca tempo e confere todos os itens da promoção aqui.





Publicidade