[Fechar]

terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

Cavalo morre após cair em bueiro sem tampa em Prudentópolis


No final da tarde desta terça-feira (23), um cavalo morreu após cair em um bueiro que estava sem a tampa na PR que liga a cidade de Prudentópolis até a Localidade de Linha Esperança.

O acidente aconteceu na Linha Ivaí, próximo a entrada da Comunidade de Nova Galícia.

De acordo com informações de populares, o proprietário do animal estava vindo para a cidade após um dia de trabalho e ao sair com animal na beira da pista, para dar passagem a um caminhão, acabou acontecendo o acidente.

A PR não tem acostamento, e segundo informações de populares, existem vários bueiros sem tampa ao longo da rodovia.

O animal morreu no local e foi retirado por populares que ajudaram o dono do animal se deslocar até sua residência.

A princípio, o dono do cavalo não se feriu.

As informações são da Rádio Copas Verdes FM

Paraná registra 425 novos casos de dengue


O boletim semanal da dengue confirma nesta terça-feira (23) 425 novos casos da doença no Paraná. O Estado soma 3.129 casos neste período epidemiológico, iniciado em agosto de 2020. Há 344 municípios com notificações para a dengue e 212 apresentam confirmações. São 7.491 casos em investigação.

“A dengue exige atenção de todos, dos gestores das três esferas de governo, mas principalmente da população, pois cerca de 90% dos criadouros do mosquito transmissor da doença estão nos quintais e ambientes internos das residências paranaenses. Esta é uma informação que repetimos sempre, como forma de alerta para que a comunidade nos ajude, eliminando os focos que se concentram em recipientes que acumulam água parada”, ressalta o secretário estadual da Saúde, Beto Preto.

A Vigilância Ambiental da Secretaria de Estado da Saúde vem apoiando municípios de várias regiões nas ações de enfrentamento. “São municípios pequenos que solicitam nossa orientação e apoio no trabalho de campo para a busca e eliminação dos criadouros. Os técnicos percorrem praticamente a cidade inteira neste trabalho de detecção e remoção e aplicação de inseticida”, destacou a coordenadora de Vigilância Ambiental da secretaria, Ivana Belmonte.

Na semana passada a força-tarefa aconteceu no município de Serranóplis do Iguaçu, localizado na 9ª Regional de Saúde, de Foz do Iguaçu, e que apresentou grande aumento de número de casos de dezembro para cá.

A cidade de 4.513 habitantes concentrava os casos nos bairros Flor da Serra e Jardinópolis. Em dezembro essas áreas apresentavam 24 casos, número que subiu para 181 em fevereiro. No total, o município tem 200 casos confirmados de dengue.

“Equipes da vigilância municipal percorreram cerca de 150 quarteirões da cidade com limpeza, remoção de criadouros e aplicação de inseticida com equipamento costal. Passamos todas as orientações para que o município siga com este trabalho de combate”, complementou Ivana.


Educação divulga os 100 selecionados para o programa Ganhando o Mundo


Os nomes dos 100 estudantes da rede estadual de ensino classificados para participar do programa de intercâmbio Ganhando o Mundo foram divulgados nesta terça-feira (23). Cada um deles representa um município diferente do Paraná e embarcará para a Nova Zelândia no segundo semestre deste ano.

A seleção, que tinha como critério avaliativo as notas e a frequência durante o ano letivo de 2020, ocorreu duas etapas. Na primeira, foram classificados 363 estudantes, cada um representando um dos 399 municípios do Estado — os outros 36 não tiveram inscritos que se enquadrassem em todos requisitos para a seleção. Já na etapa final foram classificados os 100 estudantes com as maiores notas.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior destacou a oportunidade de transformação da vida dos estudantes da rede pública. “É um programa que premia aqueles alunos que se dedicam aos estudos e que oferece uma oportunidade marcante na vida deles, que é passar um tempo estudando em outro país. É mais uma das transformações que aplicamos na educação do Paraná”, ressaltou.

“É uma oportunidade incrível que o Estado está oferecendo a esses estudantes. Além de uma excelente vivência acadêmica e de aprendizado da língua inglesa, vai ampliar o repertório cultural para toda a vida", acrescentou o secretário da Educação e do Esporte, Renato Feder.

O edital reforça que em virtude da pandemia o programa poderá sofrer alterações, caso ocorra o fechamento de fronteira e alteração do calendário escolar do país de destino.

SELEÇÃO – Puderam participar do processo seletivo estudantes que ingressaram no Ensino Médio na rede estadual do Paraná em 2021. Também era necessário ter cursado os anos finais do Fundamental (6º ao 9º ano) na rede pública do Paraná e ter entre 14 e 17 anos e meio na data de embarque.

A seleção dos intercambistas foi feita pela média de notas e frequência. O estudante deveria ter média maior ou igual a 7,0 em todas as matérias e frequência maior ou igual a 85%. Para chegar à pontuação final foram somadas as médias de todas as disciplinas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) cursadas em 2020, no 9º ano.

INGLÊS – Para preparar melhor os estudantes selecionados, um curso de inglês on-line será ofertado em parceria com as universidades estaduais vinculadas à Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Na semana passada a Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp) divulgou os editais de homologação dos bolsistas aprovados para as vagas de Tutor e Orientador Pedagógico do curso de ensino de inglês a distância, que será ministrado pelo Paraná Fala Inglês. O processo seletivo foi realizado em nível estadual para estudantes de graduação e profissionais graduados na área de Letras/Inglês das sete universidades estaduais do Paraná.

O curso vai acontecer ao longo deste primeiro semestre de 2021 em formato autoinstrutivo, baseado em desafios que consideram a perspectiva da aprendizagem por vivência social e cultural. O curso tem, ao todo, seis módulos de 40 horas cada um, totalizando 240 horas.

DESPESAS – Os gastos com a documentação necessária para a viagem e itens essenciais durante o semestre letivo no exterior serão custeados pela Secretaria da Educação e do Esporte. Os custos incluem emissão de passaportes e vistos, exames médicos e vacinas, passagens aéreas e terrestres, transporte, hospedagem, seguro viagem e saúde, além das despesas vinculadas à parte acadêmica, como taxa de matrícula, tradução juramentada da documentação escolar, mensalidade da escola, material didático e uniforme.

O intercambista também receberá uma ajuda de custo mensal de R$ 800. Serão seis parcelas da bolsa-intercâmbio, sendo a primeira (bolsa-instalação) para cobrir despesas iniciais na chegada, e as demais repassadas mês a mês.


Saiba mais sobre o programa de intercâmbio em: 

Boletim registra 6.253 novos casos de Covid-19. Paraná aplicou 364.633 doses da vacina




A Secretaria de Estado da Saúde divulgou nesta terça-feira (23) 6.253 novos casos de Covid-19 e 136 óbitos pelo novo coronavírus. Os dados acumulados do monitoramento mostram que o Paraná soma 618.936 casos e 11.206 mortes em decorrência da doença.

Os casos divulgados nesta data são de janeiro (40) e fevereiro (6.141) de 2021 e dos seguintes meses de 2020: abril (2), junho (1), julho (1), agosto (4), setembro (3), outubro (1), novembro (12) e dezembro (48).

VACINA – Até a manhã desta terça-feira o Paraná aplicou 364.633 doses da vacina contra a Covid-19 – 286.837 da primeira dose e 77.796 da segunda. Portanto, 286.837 paranaenses já foram vacinados. Até o momento, o Estado recebeu 538.900 doses do Governo Federal.


INTERNADOS – Nesta terça-feira são 1.464 pacientes internados com diagnóstico confirmado de Covid-19. Destes, 1.270 ocupam leitos SUS (582 UTI e 688 clínicos/enfermaria) e 194 da rede particular (84 UTI e 110 clínicos/enfermaria).

Há outros 1.468 pacientes internados, 650 em leitos UTI e 818 em enfermaria, que aguardam resultados de exames. Eles estão em leitos das redes pública e particular e são considerados casos suspeitos de infecção pelo Sars-CoV-2.

ÓBITOS – A secretaria estadual informa a morte de mais 136 pacientes. São 58 mulheres e 78 homens com idades que variam de 23 a 98 anos. Os óbitos ocorreram entre 15 de julho de 2020 e 23 de fevereiro de 2021.

Os pacientes que foram a óbito residiam em Curitiba (15), Ponta Grossa (15), Maringá (7), Apucarana (6), Andirá (5), Arapongas (5), Londrina (5), Cascavel (4), Foz do Iguaçu (4), Toledo (4), Campo Magro (3), Coronel Vivida (3), Rolândia (3), Almirante Tamandaré (2), Cambé (2), Campo Largo (2), Cornélio Procópio (2), Guaiaçá (2), Guaratuba (2), Jandaia do Sul (2), Leópolis (2), Marialva (2), Medianeira (2), Palmeira (2), Paranavaí (2), Pato Branco (2), Pinhais (2) e São José dos Pinhais (2).

A informe registra ainda a morte de uma pessoa em cada um dos seguintes municípios: Arapoti, Araucária, Braganey, Clevelândia, Faxinal, Figueira, Floresta, Foz do Jordão, Guaraci, Imbaú, Itauna do Sul, Ivaí, Jacarezinho, Jesuítas, Matinhos, Ortigueira, Palmas, Primeiro de Maio, Rancho Alegre, Ribeirão do Pinhal, Rondon, Santa Tereza do Oeste, Santana do Itararé, Sapopema, Sarandi, Tuneiras do Oeste e Turvo.

FORA DO PARANÁ – O monitoramento da Secretaria de Estado da Saúde contabiliza 4.504 casos de pessoas que não moram no Estado – 87 foram a óbito.

Quarta + Barata do Mês no Suprema Supermercado de Turvo

 


Mais 19 casos de covid-19 é registrado em Turvo






 

PM apreende armas e munições em Candói

Por volta das 19h30min, do dia 21 de fevereiro de 2021, em uma Fazenda, localizada na BR 373, em Candói a equipe policial foi informada via Copom 16º BPM, que no local teria ocorrido disparos de arma de fogo. 

No local, em contato o funcionário da fazenda, um Senhor de 39 anos de idade, que encontrava-se na companhia de outros dois masculinos um Senhor de 55 anos de idade e outro de 56 anos, este informou que entregou um revólver calibre .38 de propriedade da dona da fazenda, para outros dois masculinos, o Senhor de 55 anos, a fim de lhe ajudar a espantar invasores da propriedade. 

Sendo que nesta data, os dois encontraram um homem na mata, este homem teria atirado com uma espingarda contra eles, que revidaram com disparo do revólver. Após isto o suposto invasor fugiu, se escondendo no mato. Enquanto a equipe realizava buscas na mata, chegou na propriedade uma caminhonete Ford/Ranger, conduzida por um Senhor de 41 anos, sendo que o mesmo foi abordado e identificou-se como sobrinho da proprietária da fazenda, e que teria ido até o local para buscar seu funcionário de 50 anos de idade, sendo este, que teria efetuado disparos de arma de fogo em direção ao funcionário e seu amigo. 

O Senhor de 50 anos, falou que teria vindo por conta própria para ajudar a proprietária da fazenda, sem o seu conhecimento na busca por invasores e foi atacado pelos Senhores de 55 e 56 anos. O funcionário da fazenda mostrou aos policiais onde havia escondido a espingarda dois canos calibre 28 e junto dela também tinha uma mochila e no seu interior uma máscara balaclava. Entregou ainda aos policiais um revólver.38 marca taurus, com 20 (vinte) munições intactas e 01 (uma) deflagrada, 01 (uma) pistola Beretta calibre 6.35, com 01 (um) carregador e 09 (nove) munições intactas e 01 (uma) espingarda calibre 28, marca desconhecida. O funcionário alegou que estas armas seriam da proprietária da fazenda. 

O Sr de 50 anos de idade, alegou que a espingarda que portava era de seu patrão. O funcionário da fazenda revelou que tinha mais uma Carabina calibre .22, sendo que esta foi encontrada pelo cachorro farejador Hulk, do Choque/Canil, a qual estava com 06 (seis) munições, escondida dentro de uma caixa, enrolada em um cobertor. Diante dos fatos, foi dada voz de prisão aos envolvidos e encaminhados a 14ª SDP juntamente com as armas, munições e objetos.



Fonte: PM


Duas pessoas ficam feridas em acidente na PRC-466


Duas pessoas ficaram feridas em um acidente de trânsito na PR 466 na tarde desta segunda-feira (22), em Manoel Ribas.

Conforme a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), o acidente aconteceu no KM 143 da rodovia e envolveu um VW/Nivus (placas de Londrina) e um GM/Prisma (placas de Manoel Ribas).

A colisão entre os automóveis resultou em ferimentos em uma passageira (27 anos) do VW/Nivus e no condutor (81 anos) do Prisma.

Os dois feridos foram encaminhados para o hospital de Manoel Ribas.

Faleceu Edoarda Janeski Andrade


Faleceu na noite desta segunda-feira (22) Edoarda Janeski Andrade, aos 89 anos.

Seu corpo está sendo velado no salão ao lado do cemitério da Cachoeira dos Turcos.

O sepultamento será ás 16h00 desta terça-feira.


Informou SerLuto de Turvo.
Publicidade