[Fechar]

segunda-feira, 17 de outubro de 2022

SESSÃO ORDINÁRIA DA CÃMARA DE TURVO DO DIA 17 DE OUTUBRO

Semana será chuvosa no Paraná, mas com volume menor do que a anterior


Apesar do tempo aberto nesta segunda-feira (17), a previsão para a semana é de chuva no Paraná, com a possibilidade inclusive de temporais. As chuvas, porém, terão menos intensidade do que na semana anterior. A previsão é de precipitações, nos próximos dias, principalmente durante o período da tarde, em todas as regiões do Estado, com o tempo ficando mais firme a partir de sábado (22).

As condições do tempo se repetem, com temperatura abafada e áreas de instabilidade que se deslocam do Paraguai e do Mato Grosso do Sul, conforme prevê o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).

Na região Sudoeste, a mais atingida pelos temporais da última semana, choveu em três dias o equivalente à média de todo o mês de outubro, mostra o Simepar, com o volume acumulado de 251,2 milímetros em Francisco Beltrão e de 272,9 milímetros em Clevelândia. A previsão é de um volume menor de chuvas para a região.

SEMANA - “Nesta segunda-feira (17), o tempo segue ainda com alguma condição de instabilidade e espera-se chuva mais para o período da tarde e à noite, com o tempo mais abafado. Em relação às temperaturas, com a tendência de se levar e esquentar um pouco mais com relação ao fim de semana”, diz o meteorologista Fernando Mendes, do Simepar.

Na terça-feira (18), aumenta a condição de umidade e calor em todo o Paraná. Com isso, também aumenta a presença de nebulosidade e há previsão de alguma chuva no Estado. O sol aparece entre nuvens em áreas mais ao Norte, mas as temperaturas, em média, seguem uma elevação mais lenta, devido à nebulosidade e à condição de chuvas.

A previsão de instabilidade segue na quarta-feira (19), mas o sol aparece mais no Estado. O tempo deve continuar um pouco abafado, principalmente à tarde, o que pode causar chuvas localizadas. De quinta para sexta-feira (20), cresce a instabilidade no Paraná, com novas áreas de chuvas e temporais que se desenvolvem a partir do Paraguai e Mato Grosso do Sul, avançando sobre o Estado.

ALERTA METEOROLÓGICO – A Coordenadoria Estadual da Defesa Civil envia, pelo celular, alertas de tempestade e outras condições de mau tempo para que a população possa se preparar. Para acessar o serviço, basta fazer o cadastro enviando um SMS com o número do CEP de sua residência para o número 40199.

Também é possível conferir, no site da Defesa Civil (AQUI), dicas de cuidados e precauções para tomar em cada tipo de desastre.

Mais de 12 mil empregos estão disponíveis nas Agências do Trabalhador do Paraná


A terceira semana do mês começa com a oferta de 12.649 vagas de emprego com carteira assinada nos postos avançados e nas Agências do Trabalhador do Paraná. A maior parte das oportunidades é para auxiliar de linha de produção, com 2.549 vagas em todo o Estado.

O maior volume de oportunidades está na Região Metropolitana de Curitiba, com 2.714. Operador de telemarketing ativo e receptivo é o segmento com mais postos de trabalho abertos, com 242. Na sequência aparecem operador de telemarketing receptivo, com 185 postos, auxiliar de limpeza, com 153, e auxiliar de logística, com 150.

No Interior, são destaques em disponibilidade de vagas as regionais de Toledo (1.917), Cascavel (1.450) e Apucarana (818). Em Toledo, a maior parte são para auxiliar de linha de produção, com 453 postos formais; operador de processo de produção, com 160; e abatedor de aves, com 90 oportunidades.

Já em Cascavel, o maior volume de postos de trabalho abertos são para auxiliar de linha de produção, com 466 empregos disponíveis; magarefe, com 200 vagas; e servente de obras, com 47. Em Apucarana, auxiliar de linha de produção (74), costureiro a máquina na confecção em série (56) e vendedor interno (37) são as principais vagas.

Há, ainda, 816 oportunidades em Maringá, inclusive 151 para operador de máquinas fixas; 755 vagas na região de Umuarama, sendo 419 em auxiliar de linha de produção e 730 nos arredores de Cianorte; e 698 ofertas de emprego em Londrina, sendo 256 para alimentador de linha de produção.

ATENDIMENTO – Os interessados em ocupar as vagas devem buscar orientações entrando em contato com a unidade da Agência do Trabalhador de seu município. Para evitar aglomeração, a sugestão é que o atendimento seja feito com horário marcado. O agendamento deve ser feito AQUI.

Dia Nacional da Vacinação alerta para a importância da imunização em todo Paraná


Nesta segunda-feira (17), data em que é celebrado o Dia Nacional da Vacinação, a Secretaria Estadual de Saúde do Paraná (Sesa) alerta sobre a importância da imunização. Os índices de cobertura vacinal vêm caindo em todo Brasil e essa baixa adesão por parte da população, além de colocar em risco a saúde de quem não se imuniza, pode levar ao ressurgimento de doenças de fácil contágio que já haviam sido eliminadas, como a poliomielite.

A meta de vacinação da campanha poliomielite, por exemplo, é de 95% em crianças menores de 5 anos, mas apenas 72,5% do público estimado recebeu a vacina. Em recente campanha nacional, a estimativa era vacinar mais de 620 mil crianças em todo Paraná, mas o número de doses foi de aproximadamente 450 mil.

“Estamos com risco eminente da volta da poliomielite, e precisamos que as pessoas entendam a importância da imunização”, alertou o secretário de Saúde, Beto Preto. “Quanto mais pessoas vacinadas, maior a barreira que não deixa o vírus se espalhar”.

Só neste ano o Estado já promoveu diversas campanhas de vacinação e multivacinação, além de dias D para garantir a atualização da caderneta de vacinação.

“Mesmo com o fim das campanhas mais midiáticas e com envolvimento maior da sociedade, as doses permanecem disponíveis para atualizar a caderneta de vacinação da população nas 1.850 salas de vacinas públicas de todo Estado, e a orientação da Sesa é para que os municípios, atendam com horário estendido e se possível também no final de semana”, ressaltou o secretário.

A chefe da Divisão de Vigilância do Programa de Imunização, Virginia Dobkowski Franco dos Santos, explica que a aplicação e disponibilização das doses até mais tarde é justamente para aqueles pais que não conseguem levar seus filhos durante o horário de trabalho. "A ideia é que possam garantir a imunização das crianças e também aproveitar para colocar em dia a sua própria rotina vacinal”, afirmou.

CALENDÁRIO – O Programa Nacional de Imunização (PNI) do Sistema Único de Saúde (SUS) contempla crianças, adolescentes, adultos, idosos e gestantes. Desde o nascer até os 15 meses e são ofertadas 13 vacinas. Adultos e idosos também devem atualizar a caderneta, pois muitas delas precisam de reforço nessa faixa etária. Às gestantes são disponibilizadas doses para prevenir doenças como hepatite, tétano, difteria o vírus da gripe H1N1 e Covid-19.

BAIXA COBERTURA – De acordo com o Ministério da Saúde, além da pandemia da Covid-19 ter agravado os índices de cobertura vacinal que já apresentavam queda há alguns anos, a percepção de inexistência de risco, somado ao medo de eventos adversos, às fake news e teorias antivacinais são alguns fatores para essa queda vertiginosa.

“Percebemos que há uma nova geração de pessoas que não conviveram com os surtos e doenças preveníveis, o que traz a falsa sensação de segurança. O crescimento de grupos antivacina e as notícias falsas sobre o tema também atrapalham para o aumento da cobertura vacinal”, completa a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Sesa, Maria Goretti David Lopes.

DADOS – De acordo com o Ministério da Saúde, a cobertura vacinal considerada ideal é de no mínimo 90% para a BCG e Rotavírus e de 95% para os outros imunizantes do calendário vacinal. No entanto, dados preliminares do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI) revelam que a vacina da Hepatite B, que é aplicada logo após o nascimento, fechou o ano de 2021 com cerca de apenas 59%, e neste ano, até a presente data, registra cobertura de 64%.

Outra vacina que é aplicada logo ao nascer e protege contra a tuberculose, a BCG, registrou 80,79% em 2021 e neste ano o percentual mostra que cerca de 75% das crianças estão imunizadas. A Tríplice Viral, responsável pela proteção contra o sarampo, caxumba e rubéola, é aplicada aos 12 e 15 meses de idade e fechou 2021 com 85%, contra 71% de cobertura em 2022.

A Pentavalente, que é aplicada aos dois, quatro e seis meses e protege contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e infecções causadas pelo Haemophilus Influenza marcou em 2021 aproximadamente 81% de alcance, contra 69% em 2022. A cobertura da segunda dose (D2) contra a Covid-19 está em 74% nas crianças; 85% nos adolescentes e 95% nos adultos elegíveis para a imunização.

Confira o calendário vacinal AQUI.

Faleceu José Pires Filho


Faleceu na manhã desta segunda-feira (17) José Pires Filho, aos 96 anos.

O velório será realizado na sua residência na Localidade da Dodge, em Turvo.

O sepultamento será nesta terça-feira, no Cemitério Cristo Rei, em Boa Ventura de São Roque.


Informou Funerária Serluto de Turvo.

Publicidade