[Fechar]

quinta-feira, 27 de agosto de 2020

Pitanga chega a 170 casos confirmados de coronavírus



Estudo apresenta planejamento das redes de ensino para a volta às aulas


Adoção de protocolos sanitários, ações para lidar com o impacto emocional causado pela pandemia, enfrentamento à evasão escolar e diagnóstico quanto à defasagem pedagógica dos estudantes são alguns dos temas abordados no estudo "Planejamento das redes de ensino para a volta às aulas presenciais: saúde, permanência e aprendizado". O trabalho será apresentado nesta sexta-feira (28 de agosto), às 14h30, em um seminário virtual no canal do Comitê Técnico da Educação do Instituto Rui Barbosa (CTE-IRB) no Youtube. Não é necessária inscrição prévia. 

O Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede), em conjunto com o CTE-IRB, realizou uma pesquisa qualitativa para entender em profundidade como 20 redes de ensino (16 municipais e quatro estaduais) estavam se planejando para a volta às aulas, independentemente da data em que isso ocorra. A iniciativa dá continuidade ao projeto "A Educação Não Pode Esperar", lançado em junho, e que trouxe um panorama das ações de 249 redes de ensino durante a pandemia. 

"Diante da extensão da pandemia, sentimos necessidade de voltar ao tema. A intenção é compartilhar casos reais, que mostram os pontos fortes de cada rede de ensino e os aspectos em que encontram mais dificuldade para avançar. Eles ilustram bem a diversidade de estratégias e níveis de planejamento encontrados no País", afirma o presidente do CTE-IRB, Cezar Miola, conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS). O IRB atualmente é presidido pelo conselheiro do TCE-PR Ivan Bonilha.

Ernesto Faria, diretor-fundador do Iede, ressalta que o objetivo maior é apoiar os gestores e educadores neste momento: "Essa segunda pesquisa nasceu porque percebemos uma necessidade de levar mais evidências e aprofundar o debate sobre o retorno das aulas presenciais. Não pode ser uma discussão apenas sobre voltar ou não voltar, mas sim sobre quais as condições necessárias para a volta, e como se dará esse retorno, já que três dimensões precisam ser consideradas: a saúde da comunidade escolar, a aprendizagem e a permanência dos alunos."

O estudo tem o apoio da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC).  

Fonte: TCE-PR

Após intervenção do Ministério Público do Paraná, concurso para policial militar e soldado bombeiro tem prazo reaberto e mudanças no edital


O prazo para inscrições no concurso da Polícia Militar do Paraná para provimento dos cargos de soldado policial militar e de soldado bombeiro militar foi reaberto até 2 de setembro. Além disso, houve diversas modificações no edital do certame. As alterações decorreram de intervenção do Ministério Público do Paraná, por meio da Promotoria de Justiça de Direitos Constitucionais de Curitiba.

Após tratativas do MPPR com a Comissão de Concurso da Polícia Militar do Estado do Paraná, houve retificação de alguns pontos do edital. Originalmente, o documento previa a desclassificação do candidato que tivesse a orelha deformada pelo uso de alargadores, bem como dos portadores de tatuagem contrária à estética militar, além de exigir acuidade visual mínima, sem correção.

Mudanças – Com a intervenção do Ministério Público do Paraná, o documento passou a admitir a lobuloplastia (cirurgia para reconstrução do lóbulo da orelha), desde que no dia da avaliação clínica os candidatos aprovados nas fases anteriores tenham a área reconstruída cicatrizada. Candidatos com problema visual de qualquer espécie não eram admitidos no edital original – agora, a nova redação elucidou a necessidade de o candidato apresentar-se, no dia da avaliação oftalmológica, sem lentes, possibilitando à banca examinadora aferir se a acuidade visual sem correção atende aos parâmetros exigidos no edital, tolerando-se, inclusive, a realização de cirurgia retrativa, desde que realizada pelo menos 180 dias antes do exame de sanidade física.

Por fim, quanto aos portadores de tatuagens, os critérios meramente estéticos foram abandonados, ficando proibidos apenas os desenhos que apresentarem obscenidades, temas inegavelmente contrários às instituições democráticas ou ideologias terroristas ou discriminatórias, bem como aqueles que preguem a violência e a criminalidade ou a discriminação de raça, credo, sexo ou origem, e ainda os que expuserem o futuro militar a riscos extraordinários à carreira, observando-se, em todo caso, a necessidade de avaliação individual, não havendo, portanto, eliminação automática.

Sicredi realiza prestação de contas do 1º semestre de 2020

Transparência na gestão é um dos princípios cooperativistas


Iniciadas no dia 18 de agosto e encerradas na noite da última quarta-feira (26/08), as reuniões de prestação de contas referentes ao 1º semestre de 2020 para os Associados da Cooperativa Sicredi Planalto das Águas PR/SP. Foi um total de 9 encontros, para associados das 16 agências da instituição financeira cooperativa, esse ano de uma forma inovadora, quando apenas os Coordenadores de núcleos (e suplentes) estiveram presentes fisicamente (adotando todos os protocolos de segurança – distanciamentos, utilização de máscaras e utilização de álcool em gel para limpeza), e para os Associados via canal digital.

A cooperativa apresentou diversas informações de interesse do quadro de Associados, comparando ao mesmo período do ano passado (junho 2019 para junho de 2020), destaque para o crescimento na base de Associados de 16,8% e aumento de incríveis 37,5% nos Recursos Totais (composto por Depósitos a prazo + depósito à vista + poupança + fundos + capital social + previdência + reservas + LCA + sobras acumuladas). Também foram apresentados os associados sorteados na promoção de poupança (www.sicredi.com.br/promocao/poupareganharsemparar), os novos espaços disponibilizados e planejados para inauguração , Dia – Ações voluntárias para comemorar o Dia Internacional do Cooperativismo (realizado em julho), novas soluções disponibilizadas em produtos e serviços aos Associados, além de assuntos gerais. “Nunca ficou tão evidente o nosso propósito de Fazer Juntos para fazer a diferença, para cumprir com o princípio cooperativista da Transparência na Gestão e levar as informações sobre o avanço do empreendimento cooperativo, apesar das restrições devido a pandemia. Agradecemos a todos os coordenadores e Associados que participaram desse momento conosco”, comenta o presidente da Sicredi Planalto das Águas PR/SP. Adilson Primo Fiorentin.


Michael Bueno
Assessor de Comunicação e Marketing

Sicredi Planalto das Águas PR/SP

Turvo - Boletim Oficial Covid-19





Nelson Carriel (Nelsinho) é pré-candidato a reeleição para vereador de Turvo


O vereador Nelsinho, que é morador da localidade da Cachoeira dos Mendes, confirmou que é pré-candidato a vereador pelo Partido PL. Nelsinho quer continuar desenvolvendo seu trabalho em prol de todos os turvenses.

Paraná tem 122.735 confirmações e 3.114 mortes pela Covid-19



A Secretaria de Estado da Saúde confirma nesta quinta-feira (27), 1.815 novos casos e 52 óbitos pela infecção causada pelo novo coronavírus. O Paraná soma agora 122.735 casos e 3.114 mortos em decorrência da doença. Há ajustes nos casos confirmados detalhados ao final do texto.

INTERNADOS – 1.231 pacientes com diagnóstico confirmado de Covid-19 estão internados hoje; 975 pacientes estão em leitos SUS (441 em UTI e 534 em leitos clínicos/enfermaria) e 256 em leitos da rede particular (89 em UTI e 167 em leitos clínicos/enfermaria).

Há outros 983 pacientes internados, 447 em leitos UTI e 536 em enfermaria, que aguardam resultados de exames. Eles estão em leitos das redes pública e particular e são considerados casos suspeitos de infecção pelo vírus Sars-CoV-2.

ÓBITOS – A secretaria estadual informa a morte de mais 52 pacientes, todos estavam internados. São 22 mulheres e 30 homens, com idades que variam de 40 a 92 anos. Os óbitos ocorreram entre os dias 02 de abril a 27 de agosto.

Os pacientes que faleceram residiam em: Curitiba (14), Foz do Iguaçu (7), Pinhais (3), Ponta Grossa (3), Colombo (2), São José dos Pinhais (2), Piraquara (2) e, um caso em cada um dos seguintes municípios: Arapongas, Campo Largo, Campo Magro, Campo Mourão, Cascavel, Castro, Cerro Azul, Cruzeiro do Iguaçu, Dois Vizinhos, Ibaiti, Mambore, Maringá, Medianeira, Nova Esperança, Renascença, Rio Branco do Sul, Santa Mariana, Tijucas do Sul e Toledo.

FORA DO PARANÁ – O monitoramento da Sesa registra 1.339 casos de residentes de fora, 39 pessoas foram a óbito.

AJUSTES:

Alteração de município

Um caso confirmado no dia 17/8 em São João do Triunfo foi transferido para Ponta Grossa;

Um caso confirmado no dia 5/8 em Curitiba foi transferido para Pinhais;

Um caso confirmado no dia 24/8 em Itaperuçu foi transferido para Rio Branco do Sul;

Um caso confirmado no dia 21/8 em Curitiba foi transferido para Ponta Grossa.

Exclusões

Um óbito confirmado no dia 26/7 em Nova Aurora (M, 58a) foi retirado do boletim, após investigação epidemiológica ficou confirmado como óbito por outras causas;

Um óbito confirmado no dia 9/8 em Foz do Iguaçu (M, 44a) foi retirado do boletim, após investigação epidemiológica ficou confirmado como óbito por outras causas.

Motociclista fica ferido após se envolver em acidente em Santa Maria do Oeste


No dia 26/08/2020 por volta das 22h15min, a equipe policial foi acionada para deslocar até a Rua Generoso Karpinski entre as Ruas A1 e A2, s/nº, Centro, para atendimento de acidente do tipo abalroamento lateral, em que uma motocicleta que transitava pela rua "a três", quando realizava a conversão para a rua "a dois", foi atingido pelo veículo Santana o qual o condutor foi verificado que é inabilitado. 

Do acidente causaram ferimentos no condutor da motocicleta e danos materiais em ambos os veículos. Após a colisão, o condutor do Santana desceu do veículo para prestar apoio ao ferido, porém, não puxou o freio de mão, o que fez com que o automóvel colidisse contra a grade de uma residência. 

Entrado em contato com o responsável da propriedade, este não manifestou desejo de representar contra o dano causado. O condutor da motocicleta foi socorrido pela equipe de saúde do município, e a motocicleta (v1) liberada para o proprietário, pois não possuía débitos. 

Com isso, foi lavrado as notificações pertinentes ao veículo Santana (v2), e recolhido ao pátio do destacamento pois estava com débitos pendentes e pelo condutor ser inabilitado, sendo confeccionado também as documentações referentes ao bateu.

Fonte: PM

Confira as ofertas do Fim de Semana Imperdível do Suprema Supermercado de Turvo


Polícia Militar apreende mais de 70 quilos de maconha em Manoel Ribas


Por volta das 11h50min do dia 26 de agosto de 2020, na PRC-487, Zona Rural, a equipe Rotam de Pitanga, juntamente com as equipes de Manoel Ribas e Nova Tebas, estavam em patrulhamento pela rodovia PRC 487, pois havia informações que um veículo Ford/Fiesta, estaria fora da pista de rolamento (acidentado), o qual em data anterior evadiuse da abordagem Policial, onde tal abordagem foi motivada após denúncia de que o Ford/Fiesta, estaria carregado com substâncias análoga à maconha. 

Diante disso, a equipe avistou o veículo Ford/Fiesta, já em cima de um guincho, tendo um veículo GM/Corsa/Classic, seguindo o guincho na rodovia, onde de imediato foi logrado êxito em um homem, 23 anos, e um indivíduo, 31 anos. 

Diante da suspeita, as equipes voltaram até o local do acidente e após buscas na mata, foi localizado vários tabletes de substância análoga a maconha, onde após a pesagem totalizou 74,50kg da substância, dividido em 106 tabletes. 

Diante dos fatos foi dado voz de prisão aos indivíduos, encaminhando-os, juntamente com o entorpecente e os veículos, Ford/Fiesta e GM/Corsa, até a Delegacia de Polícia Federal de Guarapuava. 

Fonte: PM

Publicidade