sexta-feira, 7 de março de 2025
Frente fria chega ao Paraná nesta segunda (10)
O alívio no calorão esperado pelos paranaenses finalmente está chegando: uma frente fria se aproxima do Estado e do Sul do Brasil no fim de semana, e a partir de segunda-feira (10) as temperaturas finalmente devem cair, de acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental (Simepar). A diminuição das temperaturas vem depois de duas semanas extremamente quentes no Estado, com cidades atingindo recordes de temperatura.
Uma massa de ar seco ainda atua no Paraná nesta sexta-feira (7), garantindo tempo firme na maior parte do Estado, com temperaturas entre 25°C e 30°C em todo o Paraná, podendo ultrapassar essa temperatura no Norte e ficar acima de 35°C no Oeste. Pancadas isoladas de chuva acontecem ao longo do dia na Região Metropolitana de Curitiba e no Litoral. Podem ocorrer chuvas pontuais no Interior também.
No sábado e no domingo esquenta ainda mais. “No final de semana, com a formação de uma frente fria na altura Sul do País, ventos de norte mais aquecidos entram no Estado elevando ainda mais as temperaturas. No Oeste e no Norte do Paraná as temperaturas podem chegar a 38°C. No sábado as chuvas podem ser eventuais e no domingo tempestades localizadas serão mais frequentes - principalmente na Região Metropolitana de Curitiba e no Litoral”, garante Júlia Munhoz, meteorologista do Simepar.
A diminuição das temperaturas deve, finalmente, chegar na próxima semana. "Na segunda-feira as temperaturas máximas entrarão em declínio inicialmente nas áreas mais ao Sul e Leste do Estado. Ao longo da semana essa redução alcançará os demais setores do Paraná”, afirma.
CALORÃO – Do dia 26 de fevereiro até a terça-feira de Carnaval, um quadro próximo a uma onda de calor foi percebido em várias cidades do Estado. Esse fenômeno é caracterizado por 5°C acima da média por pelo menos cinco dias seguidos. Em Cândido de Abreu, região Central do Estado, isso efetivamente ocorreu do dia 27/02 ao dia 4/03, com destaque para o dia 2 de março, que registrou temperatura máxima de 38,2°C. O número foi 7,7°C acima da média das temperaturas máximas para o período, que é de 30,4°C.
Em Cerro Azul, na Região Metropolitana de Curitiba, entre o dia 26/02 e o dia 3/03 as temperaturas ficaram 5°C graus acima da média, com exceção do dia 28/02, que teve uma temperatura máxima 4,5°C acima da média. Em Capanema, no Sudoeste, as temperaturas ficaram mais de 6°C acima da média entre os dias 1 e 4 de março, e em algumas datas a temperatura máxima passou de 40°C. Também no Sudoeste e no mesmo período, Francisco Beltrão teve temperaturas mais de 5°C acima da média.
“Fevereiro foi bastante quente em todo o Estado com temperaturas até 2°C acima da média histórica. Em Curitiba desde o dia 9 de fevereiro até o início de março a temperatura máxima média também ficou acima da média histórica. Nos últimos dias, perto da costa Sul, até a temperatura da água do mar ficou mais elevada: 2°C a 3°C acima da média. Isso também favoreceu que as temperaturas ficassem altas. Um bloqueio atmosférico (massa de ar quente e seco) ficou estagnado sobre o Sul do País”, explica Reinaldo Kneib, meteorologista do Simepar.
SIMEPAR – Com uma estrutura de 120 estações meteorológicas telemétricas automáticas, três radares meteorológicos e cinco sensores de descargas meteorológicas, o Simepar é responsável por fornecer dados meteorológicos para órgãos como a Coordenadoria da Defesa Civil e a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável, de modo a facilitar ações de resposta a situações extremas. São monitoradas desde situações causadas por chuvas extremas, como enxurradas, deslizamentos e alagamentos, até situações como incêndios e secas.
Dados mais detalhados da previsão do tempo para os 399 municípios paranaenses estão disponíveis no site www.simepar.br. A previsão tem duas atualizações diárias. Para cada cidade é possível saber o quanto deve chover, temperaturas mínimas e máximas previstas, umidade relativa do ar e vento, com detalhamento por hora para a data e o dia seguinte.
Cresol desenvolve projetos que estimulam o protagonismo e o empoderamento feminino
Projetos como Parceiras Cresol e Potencializa Elas contribuem para o desenvolvimento e fortalecimento pessoal e profissional de mulheres
O Dia Internacional da Mulher é marcado por diversas homenagens a elas em todo o mundo. O tema tem relevância social e faz a diferença na jornada de empoderamento feminino ao longo dos tempos. Para além de presentes e mensagens carinhosas, o dia é também de reconhecimento e valorização das lutas por direitos e melhores condições de vida ao longo da história.
Na Cresol, projetos de relacionamento destinados às mulheres são um meio de criar espaços de sensibilização e formação com a missão de contribuir para o desenvolvimento e fortalecimento pessoal e profissional de mulheres. É o caso dos projetos Parceiras Cresol e Potencializa Elas, que no ano de 2024 envolveram 2.158 participantes em diferentes regiões de atuação da cooperativa.
O foco desses projetos está em estimular o empreendedorismo, desenvolver lideranças e promover o protagonismo feminino. “Quando reunimos mulheres cooperadas em iniciativas que vão além do financeiro, reforçamos nosso compromisso com a promoção de uma sociedade mais justa, com mais igualdade e oportunidades para as mulheres”, comenta o presidente do Cresol Instituto, Alzimiro Thomé.
Destinados a mulheres acima de 18 anos, os projetos contemplam uma ampla diversidade de participantes, como empreendedoras do campo e da cidade, profissionais autônomas, trabalhadoras do setor público e privado, além de lideranças locais.
Quando as mulheres têm oportunidade de gerir o próprio negócio, elas conquistam mais liberdade e autonomia financeira, garantindo uma vida mais tranquila para si e para suas famílias. Essa é a realidade da terapeuta podal Ariane Lima, que participou do Projeto Potencializa Elas. Ariane sempre teve o sonho de empreender e conseguiu torná-lo realidade. “Ao decorrer dos encontros, das dinâmicas, das experiências e de todo conhecimento adquirido, eu pude colocar em prática e a Cresol me impulsionou a realizar esse grande sonho”, afirma.
Com média de cinco encontros regulares nos projetos, a Cresol oferece subsídios para estimular o empoderamento e reforçar o senso de pertencimento à cooperativa, destacando a importância do protagonismo feminino em todos os setores da sociedade, além de ajudar a reduzir as desigualdades de gênero.
“O projeto tem sido fantástico, une mulheres da nossa comunidade com palestras e a gente consegue adquirir conhecimento pessoal, profissional e troca de experiências. Para mim, tem sido incrível devido às palestras de planejamento, inteligência emocional, que eu consigo utilizar no meu dia a dia”, avalia a representante comercial Joice Pereira.
Os projetos de relacionamento se destacam pelo compromisso de formar novas turmas em diversas cooperativas do Sistema Cresol, abrangendo diferentes estados e cidades. Conduzidos pelo Cresol Instituto, eles têm como propósito desenvolver iniciativas educacionais que promovam o crescimento das comunidades por meio de temas relevantes e de interesse coletivo.
Sobre a Cresol
Com 29 anos de história, mais de 972 mil cooperados e 939 agências de relacionamento em 19 estados, a Cresol é uma das principais instituições financeiras cooperativas do País. Com foco no atendimento personalizado, a Cresol fornece soluções financeiras para pessoas físicas, empresas e empreendimentos rurais.
Familiares e amigos lamentam a morte do jovem Tiago Oliveira dos Santos
Por volta da 1h desta sexta-feira (07/03), a equipe policial foi acionada pelo médico plantonista do SAMU, que relatou ter prestado atendimento a um acidente por soterramento em uma fábrica de grãos em Boa Ventura de São Roque.
Apesar das tentativas de reanimação, a vítima, Tiago Oliveira dos Santos, de 22 anos, não resistiu e faleceu no local.
Diante da situação, a equipe isolou a área e acionou os órgãos competentes para os trâmites necessários.
Segundo informações repassadas pelo pai da vítima, José Orlei, ao Blog do Elói, Tiago era morador de Turvo.
O velório será realizado no salão da Igreja São João Batista, no distrito de Faxinal da Boa Vista, em Turvo.
O sepultamento será ás 09h deste sábado.
Assinar:
Postagens (Atom)
Publicidade