[Fechar]

quarta-feira, 17 de janeiro de 2024

Família do interior de Turvo que perdeu casa em incêndio precisa de ajuda


No dia 31 de dezembro, a equipe da Polícia Militar de Turvo foi solicitada por um homem que informou que uma casa na Localidade de Joaquim da Costa estava pegando fogo.

Ao chegar ao local, a equipe constatou que a residência já havia sido totalmente consumida pelas chamas. O homem, ao ser questionado, disse que a casa estava vazia e que o proprietário residia e trabalhava em outra localidade.

Depois disso, o proprietário da casa acabou perdendo o emprego e a família não tem onde morar. O casal Laudir Rodrigues e Angelica Estacho têm três filhos. A família já possui móveis, mas precisam de materiais de construção para reconstruir uma nova casa.

Qualquer ajuda será bem-vinda. O número de WhatsApp da família é 42 9 84047281.

Caso Ágata Sofia: o que se sabe sobre menina raptada no Paraná


A pequena Ágata Sofia Saraiva ainda não foi encontrada. Nessa terça-feira (16), as buscas pela menina raptada no Paraná, de três anos, entram no sexto dia e a Polícia Civil do Paraná (PCPR) segue as diligências para localizar a menina.

O caso Ágata Sofia aconteceu após a menina ser raptada na frente de casa no bairro Santa Cruz, em Cascavel, no Oeste do Paraná, na última quinta-feira (11).

A menina estava sob a guarda de uma família acolhedora em uma casa na Rua Nhambiquaras. O motorista parou o carro na frente da residência e os ocupantes chamaram a menina. Em seguida, quando ela se aproximou, foi colocada no veículo e raptada.

A PM e da Guarda Municipal (GM) localizaram o carro usado no sequestro na madrugada da última sexta-feira (12). O Ford Focus, segundo os policiais, pertence ao pai do namorado da mãe biológica de Ágata e foi encontrado em uma residência na Rua Raimundo Mascarello, no Loteamento Siena.

A Justiça decretou a prisão do casal suspeito do sequestro da menina Ágata Sofia Saraiva. A mãe biológica e o namorado dela são os principais suspeitos do crime. O casal passa a ser considerado foragido.

Fonte: Massa News/NH Notícia

Pitanga tem novo delegado


A 45ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Pitanga está sob novo comando. Desde o dia 17 de dezembro de 2023, o delegado titular é Rafael Mandu, que substitui a delegada El Cavalcanti, que comandou a delegacia de Pitanga por aproximadamente 1 ano.

Paranaense de origem, Rafael Mandu tem 27 anos e foi aprovado no concurso da Polícia Civil. A primeira experiência como delegado foi em Curitiba, logo após a posse no cargo, justamente na força tarefa constituída para melhor reprimir os casos de violência doméstica e familiar contra a mulher na Capital. Todavia, esta é a primeira vez que ele ocupa o cargo de titular em uma Delegacia de Polícia. “É gratificante o sentimento de me tornar Delegado de Polícia justamente no meu estado de origem e isto, em grande parte, só foi possível por que tive o emocionante apoio da minha família”, disse Rafael Mandu.

Desde que assumiu a titularidade da delegacia de Pitanga, o delegado observou que, com relação à experiência policial, além da intensa dinâmica da atividade, o trabalho é exigente e a demanda social é alta. “A expectativa é a melhor possível. Espero continuar o bom trabalho que a Dra. El Cavalcanti já vem realizando em prol da sociedade pitanguense e tentar diminuir, mais ainda, a criminalidade existente na região. A principal meta estabelecida – ao lado da repressão criminal – é melhorar o atendimento ao público, ou seja, torná-lo ainda mais humanista, conforme muito bem aprendi com os meus pais”, declarou Mandu.

Ele acrescentou que conta com o apoio da população pitanguense para a continuidade do trabalho. “À população pitanguense, solicita-se que continuem confiando no trabalho da Polícia Civil e que, na medida do possível, ajudem-nos com informações relevantes para o fim de acelerar a solução das investigações policiais, principalmente por meio de mensagens anônimas em nosso instagram (@políciacivilpitanga). Por fim, agradeço a atenção da mídia local e coloco à disposição a Polícia Civil”, enfatizou.

Fonte: Jornal Paraná Centro

Prefeita de Goioxim é a 1ª mulher a presidir consórcio regional de saúde


Aprefeita de Goioxim Mari Terezinha da Silva é a nova presidenta do Consórcio Intergestores de Saúde (CIS) – 5ª Regional de Saúde. Mari é a primeira mulher a assumir para comandar um consórcio composto na maioria por prefeitos. São 19 de 20 que compõem o CIS 5ª Regional, conforme a composição dos municípios.

Tendo como vice-presidente o prefeito de Turvo, Jerônimo Gadens do Rosário, a nova diretoria promete enfrentar os desafios de forma conjunta. “Temos 20 municípios e um universo de 500 mil habitantes, cuja maioria da população depende da saúde pública. É para essas pessoas que vamos trabalhar”. De acordo com Mari, as decisões que vão ser tomadas não serão isoladas. “Vamos buscar as soluções juntos”.

Mari substituiu o prefeito de Guarapuava, Celso Góes (CD). Composto por 20 municípios, o Consórcio resulta da unificação de outros já existentes, como o CIS Centro-Oeste e o Consórcio Intermunicipal de Saúde de Guarapuava (Cisgap). Para isso, os CNPJs desses órgãos encontram-se extintos. Conforme Jerônimo, que presidiu o CIS Centro-Oeste, este está sendo finalizado nesta terça, com prestação de contas e outras exigências em dia”. Com essas extinções nasceu o Ambulatório Médico de Especialidades (AME).

De acordo com a superintendente regional do órgão, Maria José Mandu Ribas, o objetivo é fazer com que os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) recebam atenção especializada em diversas áreas, sem se deslocar para lugares distantes. Para se ter uma ideia somente em novembro, conforme Maria José, o ambulatório somou mais de 50 mil consultas. A expectativa é que o fechamento de dezembro atinja 60 mil atendimentos.

Para tudo isso, o Ambulatório conta com 65 profissionais e oferece 25 especialidades. Além disso, há o Samu regional. “É toda essa estrutura que vamos gerir juntos com os prefeitos para oferecer o melhor à população”.

PRESENÇA

A posse da nova diretoria do CIS 5ª Regional contou com a presença do presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), prefeito Edimar dos Santos. Também estiveram presentes os prefeitos Francisco Clei (Foz do Jordão), André Junior (Campina do Simão), Jerônimo Gadens do Rosário (Turvo). Secretários de Saúde de vários municípios também prestigiaram a posse. O prefeito de Guarapuava, Celso Góes se fez representar pela secretária Chayane Andrade.

Fonte e foto: Portal RSN

TV Paraná Turismo divulga primeiras transmissões do Campeonato Paranaense 2024


Após semanas sem competições, a espera dos apaixonados pelo futebol termina nesta quarta-feira (17) com o início do Campeonato Paranaense de Futebol 2024. A TV Paraná Turismo fará a cobertura oficial da competição na tevê aberta com transmissão de um jogo de cada uma das 11 rodadas iniciais e de seis jogos das fases decisivas até a grande final, no dia 7 de abril. A disputa será pelo Troféu Gil Rocha, em homenagem ao jornalista que faleceu no ano passado.

A cobertura foi definida em uma parceria do Governo do Estado com a Federação Paranaense de Futebol (FPF) e conta com patrocínio da Sanepar. O primeiro jogo a ser transmitido será entre o Andraus, vencedor da última edição da segunda divisão, e o Ahtletico, atual campeão paranaense. Os dois times se enfrentam a partir das 20h desta quarta-feira, na Vila Capanema.

A partir da segunda rodada vão ser transmitidos jogos do Coritiba, Maringá, Cascavel, Cianorte, Operário, Londrina, PSTC, São Joseense e Galo Maringá. As transmissões de janeiro estão totalmente definidas, mas a programação das rodadas mais adiantadas ainda poderá sofrer alterações a depender do decorrer do campeonato, com prioridade para cobertura dos jogos que envolvam times em disputa da classificação. Eventuais alterações serão comunicadas pela TV Paraná Turismo e a FPF com antecedência.

Os fãs do esporte podem acompanhar as transmissões pelos canais 9.1 UHF na tevê aberta, 509 na Claro/NET e frequência 3985 pela Star One D2. Em todo o Brasil, as partidas poderão ser assistidas pelo canal 236 da Banda Ku, pelo canal 66 da SKY TVRO e pela frequência 3985 pela Star One D2.

Os jogos com transmissão ao vivo na tevê aberta ocorrem sempre aos sábados e quartas-feiras, com exceção da última rodada da primeira fase, quando todos os times entram em campo de forma simultânea às 16h de domingo, dia 25 de fevereiro.

FORMATO – O campeonato seguirá a mesma fórmula de 2023, com 17 rodadas, sendo 11 classificatórias com todos os clubes se enfrentando em turno único. Os 12 clubes que participam desta edição são: Azuriz, Cianorte, Athletico, Andraus, Coritiba, Cascavel, Galo Maringá, São Joseense, Londrina, Maringá, Operário e PSTC.

Os oito melhores times seguem para as quartas de final, quando se enfrentam em mata-mata em jogos de ida e volta, com enfrentamento do melhor classificado na primeira fase enfrenta contra o oitavo colocado, o segundo contra o sétimo e assim por sucessivamente. Os classificados seguem para a semifinal e final no mesmo formato, também decididos em dois jogos.

Os dois últimos colocados da primeira fase serão rebaixados para a Segunda Divisão do Estadual de 2025. O estadual também concederá três vagas para a disputa da Série D do Campeonato Brasileiro de 2025 aos times paranaenses mais bem classificados e que não disputem outras divisões do campeonato nacional.

Em acordo entre a FPF e os clubes, a partir das semifinais os jogos contarão com a presença do VAR (sigla para Video Assistant Referee, ou Arbitro Assistente de Vídeo em português).

Confira o calendário preliminar dos jogos com transmissão da TV Paraná Turismo:

Rodada 1

Andraus x Athletico

Quarta-feira (17/01), 20h

Rodada 2

Maringá x Andraus

Sábado (20/01), 16h

Rodada 3

Cianorte x Operário

Quarta-feira (24/01), 20h

Rodada 4

Maringá x Cascavel

Sábado (27/01), 16h

Rodada 5

Cianorte x Athletico

Quarta-feira (31/01), 20h30

Rodada 6

Cascavel x Londrina

Sábado (03/02), 16h

Rodada 7

PSTC x Londrina

Quarta-feira (07/02), 20h

Rodada 8

Londrina x Athletico

Sábado (10/02), 16h

Rodada 9

Coritiba x Maringá

Quarta-feira (14/02), 20h

Rodada 10

São Joseense x Galo Maringá

Sábado (17/02), 16h

Rodada 11

Cascavel x Coritiba

Domingo (25/02), 16h

Após aumento de ocorrências, Saúde alerta para cuidados com animais peçonhentos


No verão é comum observar o aumento da ocorrência de acidentes com animais peçonhentos. Além das altas temperaturas que favorecem a reprodução destes animais, o aumento ocorre também pelo maior fluxo de pessoas em regiões de turismo, como matas e o Litoral. Para evitar problemas, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) reforça a importância em redobrar os cuidados em relação à prevenção destes acidentes.

Os animais peçonhentos se caracterizam pela capacidade de injetar substâncias tóxicas pelas presas. Os acidentes de maior ocorrência são com animais como cobras, escorpiões, aranhas, abelhas e lagartas.

Segundo dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), do Ministério da Saúde, em 2022 foram registrados 15.980 acidentes por animais peçonhentos no Paraná. Informações preliminares apontam 20.202 acidentes no ano de 2023, um aumento de 26%.

Entre os meses de dezembro de 2022 e março de 2023, na última temporada de verão, foram registrados 8.066 acidentes, o que representa 40% dos casos do total de notificações. Desse, 46% foram causados por aranhas, seguidos pelos acidentes com escorpiões (26%), abelhas (12%) e serpentes (5%).

Para prevenir acidentes com animais peçonhentos são recomendados alguns cuidados, como não acumular entulhos e materiais de construção, vedar frestas e buracos em paredes, assoalhos, forros e rodapés, manter limpos os locais próximos das residências, jardins, quintais, paióis e celeiros, entre outros.

“Além destes cuidados, é imprescindível prestar atenção e sacudir roupas e calçados antes de vestir, uma vez que aranhas e escorpiões podem se esconder neles e picar ao serem comprimidos contra o corpo”, alertou Roselane Oliveira de Souza Langer, chefe da Divisão de Vigilância de Zoonoses e Intoxicações (DVZI) da Sesa.

No caso de picadas ou contato com animais peçonhentos, a vítima deve procurar atendimento em uma Unidade de Saúde mais próxima imediatamente. Se possível, levar uma foto do animal causador do acidente. Evite procedimentos caseiros, como cortar a área do ferimento ou sugá-la. A referência para atendimento de acidentes por animais peçonhentos no Estado é o Centro de Informações e Assistência Toxicológica do Paraná (Ciatox-PR), no telefone 0800 410 148.


Publicidade