[Fechar]

terça-feira, 21 de junho de 2022

Neste sábado tem Festa Junina na Comunidade do Rio Bonito - Matibaile com Mauro Som & Gilmar





 

Aproveite as ofertas da Super Quarta do Supremamais Supermercado de Turvo

 


Boletim da dengue confirma mais de 100 mil casos no Paraná; são oito novos óbitos


O boletim semanal da dengue, publicado nesta terça-feira (21) pela Secretaria de Estado da Saúde, confirma mais oito mortes em decorrência da doença, aumentando para 59 o número total de óbitos no Paraná. Os dados são do 43º Informe Epidemiológico, do novo período sazonal da doença, que iniciou no dia 1º de agosto e deve seguir até julho de 2022.

As pessoas que faleceram tinham entre 61 e 91 anos. Eram sete homens e uma mulher. Elas residiam em Medianeira (2), Cascavel (2), Maringá (1), Assis Chateaubriand (1), Formosa do Oeste (1) e Toledo (1). Os óbitos ocorreram entre 24 de abril e 2 de junho de 2022.

O informe registra 104.592 confirmações de casos no Paraná. São 7.636 a mais em comparação com a semana passada. Além disso, são 221.710 notificações e 352 municípios já tiveram casos confirmados, cerca de 88% dos municípios paranaenses.

“Nossas equipes seguem em alerta e combatendo o vetor Aedes aegypti em todas as regiões do Paraná, realizando ações de combate, além de capacitações e orientações a todos os profissionais de saúde para o enfrentamento da dengue. É importante que a população busque atendimento nos serviços de saúde em caso de sintomas de dengue e evite automedicação”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, César Neves.

Além dos casos de dengue, foram registrados mais dois casos de febre chikungunya, somando 21 (seis autóctones e 15 importados). Durante este período não houve registro de casos de zika.

Confira o informe completo aqui.

Secretaria da Saúde registra 3.977 novos casos e 25 óbitos pela Covid-19 no Paraná


A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) divulgou nesta terça-feira (21) mais 3.977 casos e 25 mortes em decorrência da infecção causada pelo novo coronavírus. Os números incluem casos de meses anteriores e não representam a notificação das últimas 24 horas.

Os dados acumulados do monitoramento da Covid-19 mostram que o Paraná soma 2.581.762 casos e 43.308 óbitos pela doença.

Os casos são de junho (3.429), maio (299), abril (6), março (82), fevereiro (58) e janeiro (88) de 2022; novembro (6), julho (3), junho (2) e maio (2) de 2021; dezembro (2) de 2020.

Os óbitos são de junho (24) e abril (1) de 2022.

INTERNADOS – Os dados de internamentos incluem todos os pacientes com casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e suspeitos ou confirmados da Covid-19. Nesta data, 726 pessoas estão internadas nos leitos SUS (166 em UTIs e 560 em leitos clínicos/enfermaria), seja por suspeita ou diagnóstico de Covid-19 ou de outras SRAGs.

Estes dados podem ser consultados diariamente clicando AQUI.

ÓBITOS – A Sesa informa a morte de mais 25 pacientes. São 14 mulheres e 11 homens com idades entre 22 e 96 anos. Os óbitos ocorreram entre 30 de abril e 21 de junho de 2022.

Os pacientes que morreram residiam em Londrina (3), Curitiba (3), Lupionópolis (2), Loanda (2), Sertanópolis, Santo Antônio da Platina, Santa Helena, Rolândia, Quitandinha, Pato Branco, Maringá, Jacarezinho, Itambé, Ibaiti, Foz do Iguaçu, Cornélio Procópio, Cascavel, Califórnia e Arapongas.

FORA DO PARANÁ – O monitoramento da Sesa registra 11.299 casos de residentes de fora do Estado – 240 pessoas morreram.

Confira o informe completo AQUI.

Veja os ajustes no site da Sesa.

Com foco no milho, IDR-Paraná analisa reflexos do inverno na agricultura


A chegada do inverno traz a possibilidade de chuvas mal distribuídas durante o ciclo do milho segunda safra, além de geadas em áreas suscetíveis e a baixa luminosidade característica do período. Estes fatores podem reduzir a produtividade de algumas lavouras, de acordo com a agrometeorologista Heverly Morais, do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná-Iapar-Emater (IDR-Paraná).

Já as lavouras de trigo, triticale, aveia e cevada não devem enfrentar problemas. “Exceto no caso de eventuais geadas nas fases de florescimento e espigamento”, explica a pesquisadora.

Como já vem ocorrendo no outono, este inverno deve se caracterizar pelo ingresso de massas de ar gelado provenientes do Polo Sul e, também, pela ocorrência de chuvas um pouco abaixo do normal, causando alguns episódios de estiagem no Estado.

Os modelos climáticos indicam a permanência da atividade do fenômeno La Niña, com intensidade de fraca a moderada.

O La Niña se caracteriza pela diminuição da temperatura da superfície das águas do Oceano Pacífico tropical central e oriental, o que influencia os padrões de chuva e temperatura de todo o planeta.

ALERTA GEADA – Em operação até setembro, o Alerta Geada é um serviço que publica diariamente um boletim informativo sobre as condições meteorológicas e a evolução de massas polares no Estado.

Pode ser acompanhado no aplicativo Iapar Clima – disponível gratuitamente na App Store e no Google Play –, nas páginas do IDR-Paraná, do Simepar e, ainda, pelo telefone (43) 3391-4500.

Além do boletim diário, um pré-alerta é emitido e amplamente divulgado com 48 horas de antecedência quando há aproximação de massas de ar frio com potencial para causar danos à agropecuária. Caso as condições persistam, novo aviso é expedido em até 24 horas antes da possível ocorrência do fenômeno.

Os alertas de geada também podem ser recebidos por mensagem no aplicativo Telegram. Interessados devem cadastrar seu número de telefone AQUI.

Em caso de geada prevista, o IDR-Paraná orienta os agricultores a adotarem medidas para prevenir ou reduzir danos às culturas sensíveis a baixas temperaturas.

Recomenda-se o cuidado com as lavouras de café de até dois anos, hortaliças, mudas de frutíferas tropicais recém-plantadas e viveiros de plantas sensíveis. Entre as opções de proteção aplicáveis, conforme a cultura, estão aquecimento, irrigação e cobertura das mudas. As granjas de aves e suínos também devem ser aquecidas.

Programa Pedala Paraná vai arrecadar agasalhos em Turvo


Sábado dia 25 tem Pedala Paraná Solidário. Para participar basta trazer uma peça de roupa de inverno para doação e estar com sua bike às 14h em frente ao Posto Move +.

Venha pedalar com a gente.

RPA de Manoel Ribas mais uma vez realiza mega apreensão de cigarros contrabandeados e de 627 kg substância análoga a maconha


No dia 20 de junho por volta das 21h na Rod. BR 487, uma equipe RPA de Manoel Ribas estava em patrulhamento quando se deparou com um veículo suspeito com a suspensão traseira mais baixa que o normal, característica da região por contrabando/descaminho, realizado a abordagem ao veículo Fiat Palio e em busca pessoal no masculino, 44 anos, nada de ilícito foi localizado, já no interior do veículo o mesmo estava carregado com cigarros marca Classic, oriundos do Paraguai. 

Momento em que a equipe realizava as devidas consultas, um veículo Citroen de cor vermelha veio em direção a equipe com os faróis baixo e momento que visualizou a viatura reduziu bruscamente a velocidade sem ter como empreender fuga, foi dado voz de abordagem varias vezes para o mesmo, não sendo acatada no primeiro momento, posteriormente foi possível verificar pelo vidro do motorista e pela suspensão traseira baixa que o veículo estaria carregado com muito peso, ao se aproximar foi possível sentir o odor de substancia análoga a maconha, sendo localizado no interior do veículo, substancia análoga a maconha embalada em fardos e tabletes. 

Foi então dado voz de prisão ao masculino, 39 anos, o qual já possui passagem por tráfico de drogas. Na Delegacia, após pesagem, foi aferido a quantia de 627kg de substancia análoga a maconha, sendo 44 fardos e 109 tabletes, a maior apreensão do ano até o momento.

As equipes de rádio patrulha do município vem realizando um excelente trabalho, logrando êxito nas apreensões de toneladas de drogas e milhões em contrabando de cigarro e outros ilícitos nas rodovias PRT 487 e 466 que cruzam o perímetro urbano do Município.

Polícia Militar do Paraná, sua proteção é o nosso compromisso!

Comunicação Social 16ºBPM - Batalhão 3ºSgt PM Ricieri Chagas

Sicredi e C.Vale estão arrecadando alimentos para famílias carentes e para o Hospital Bom Pastor


No primeiro final de semana de julho é comemorado o dia do cooperativismo DIA C, desta forma o Sicredi juntamente com a cooperativa C.Vale estão arrecadando alimentos para a famílias carentes e também para o Hospital Bom Pastor.

Desta maneira gostaria de pedir sua colaboração com alimentos não perecíveis.

O ponto de coleta vai ser na agência do Sicredi de Turvo.

Contamos com sua ajuda.

 

Invista no seu futuro com a UniCV Polo Turvo e Guarapuava


Invista no seu futuro com uma Graduação EAD e alcance um diferencial competitivo no mercado.

As opções são diversas, confira os cursos de licenciatura e escolha o seu.

Em nosso site você encontra todas as vantagens que a UniCV te oferece. 👇


Valores dos cursos a partir de 129,60! Muito bom.

Invista no seu futuro com a UniCV.

Fale com a gente.

Polo em Turvo👇

(42) 99128-1476

Polo em Guarapuava 👇

(42) 9921-2841


Curta nossa página e fique por dentro das novidades:

UniCV de Turvo e Guarapuava, uma formação que transforma.









Publicidade