[Fechar]

segunda-feira, 4 de dezembro de 2023

Em Guarapuava, equipe EC IDEAL Turvo vence o Milionários e está na final da Copa Interbairros de Futebol

Neste domingo (03) se enfrentaram as equipe EC IDEAL Turvo x Milionários em jogo válido pela Semifinal da Copa Interbairros de Futebol de Campo, em um jogo muito disputado o placar permaneceu em 0x0, indo para a disputa de Pênaltis.

EC Ideal converteu 4 cobranças contra 3 convertidas da equipe Milionários, sendo vencedor o time Turvense e avançando para grande final onde enfrentará no próximo domingo dia 10/12/2023 o Bayern Primavera.

A Copa Interbairros acontece no Município de Guarapuava-PR e conta com 36 times de diversas cidades da região, Boa Ventura de São Roque, Turvo, Goioxim, Pinhão, Cândido de Abreu e Guarapuava.


(EC IDEAL X BAYERN PRIMAVERA: Dia 10/12/2023 Às 10h00min - Local a definir).

Fonte e fotos: Luiz Alberto Bueno

 

Aproveite o Natal de Ofertas do Supremamais Supermercado de Turvo

 

Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Turvo

Sessão desta segunda-feira (04/12). Acompanhe no vídeo:

Conselho dos Povos Indígenas do Paraná elege primeiros representantes da história


O recém-criado Conselho Estadual dos Povos Indígenas do Paraná (CEPI-PR) elegeu os primeiros conselheiros indígenas da história durante a 1ª Conferência Estadual dos Povos Indígenas do Paraná, que aconteceu neste final de semana em Foz do Iguaçu, na região Oeste. Ele será composto por 26 cadeiras distribuídas de forma paritária, sendo 13 da sociedade civil (11 indígenas) e 13 de representantes do governo.

Os 22 indígenas eleitos para compor o Conselho representam todas as etnias do Paraná. Os líderes Angelo K. Rufino, Miguel Alves, Everton Cipriano, Valdemar Kehunh Cassemiro da Silva e José Gabriel Gonçalves Cipriano são da etnia Kaingang; os conselheiros Everton Lourenço, Eloy Jacintho, Antoninho Karai Delane, Rivelino Gabriel de Castro e Izaias Benites são Guaranis; e Adriano da Silva simboliza os Xetás.

As duas cadeiras destinadas a representantes de ONGs serão indicadas após a publicação de um edital. Os indicados do Estado serão vinculados à Casa Civil e secretarias de Estado da Mulher e Igualdade Racial, Saúde, Segurança Pública, Turismo, Educação, Desenvolvimento Sustentável, Desenvolvimento Social e Família, Agricultura e Abastecimento, Cultura e Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Para Eloy Jacinto, o Conselho consolida um futuro mais participativo no Paraná. "Era uma antiga demanda das lideranças históricas dos povos indígenas e que lutaram por muito tempo por essa conquista. Agora, vamos compartilhar com o Estado a atenção e o reconhecimento, focando nas demandas e necessidades dos povos indígenas", disse.

A secretária de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoal Idosa, Leandre Dal Ponte, reafirmou o compromisso do Governo do Estado com a promoção dos direitos e do bem-estar dos povos indígenas. "Ao eleger esses primeiros representantes, num encontro com discussões sobre políticas públicas, abrimos um novo capítulo na história do Estado. A participação dessas lideranças será fundamental no processo decisório das novas políticas para essa população", afirmou.

Titulares

Angelo K. Rufino

Miguel Alves

Everton Cipriano

Valdemar Kehunh Cassemiro da Silva

José Gabriel Gonçalves Cipriano

Everton Lourenço

Eloy Jacintho

Antoninho Karai Delane

Rivelino Gabriel de Castro

Izaias Benites

Adriano da Silva

Suplentes

Luiz Carlos Kog Te Sales

Fátima Kóyo Lourenço

Isaqueu Cagre

Silas Ubirajara

Geovane Machado

Wallace Raulino Sampaio

Daniel Maraca

Reinaldo Karai Fernandes

Celio Timóteo

Cornelio Alves

Anderson da Silva

Em Manoel Ribas, capotamento em estrada rural deixa duas mulheres feridas

Duas mulheres ficaram feridas na tarde deste domingo (3), por volta das 16h40, após um acidente de trânsito, em Manoel Ribas.

Segundo a Defesa Civil, o capotamento ocorreu em uma estrada rural na comunidade Rio Quieto. A condutora perdeu o controle do Volkswagen/Gol, saiu da estrada e capotou, vindo parar ao lado de uma residência.

A motorista, P.C.S. (19 anos), e a passageira, M.H.C.S. (65 anos), tiveram ferimentos leves e algumas escoriações, foram socorridas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhadas ao hospital municipal.

A ocorrência contou com os trabalhos dos agentes da Defesa Civil Joelson Fogaça e Thiago, do soldado Goedert e dos socorristas do Samu e Jesuildo.

Fonte: NH Notícias

Homem é perseguido e tem carro atingido por tiro no interior de Turvo


Por volta das 19h00 deste domingo (03/12), relatou o masculino de 33 anos, que mora na Localidade do São Jêronimo, estava em uma festa e a pessoa de masculino de 39 anos, estava encarando o mesmo, pois possuem desavenças anteriores, relativas a divisão de terras. 

Relata que os seguranças pediram para ele sair do evento, pois o masculino de 39 anos estava armado, que saiu do local seguiu caminho em direção a sua residência, afirma que o masculino armado veio atrás, e efetuou vários disparos de arma de fogo em sua direção, acertando seu veículo Fiat/ Strada a qual conduzia. 

Após os disparos tomou rumo a sua residência, conduzindo uma Hilux prata. 

A equipe policial deslocou até a residência do autor e o mesmo havia evadido-se, sua esposa de 39 anos, testemunha dos fatos entregou a arma, sendo uma pistola Taurus 9 mm. 

Os evolvidos foram orientados. A arma foi apreendida e entregue na Delegacia. Não houve ferimentos nos envolvidos.

Fonte: PM

Agências do Trabalhador do Paraná têm 16.815 vagas abertas


As Agências do Trabalhador e postos avançados do Paraná começam a semana com a oferta de 16.815 vagas de emprego com carteira assinada. A maior parte é para auxiliar de linha de produção, com 2.524 oportunidades. Na sequência, aparecem as funções de magarefe, com 501 vagas, operador de telemarketing receptivo, com 380, e abatedor de porco, também com 380.

A Grande Curitiba concentra o maior volume de postos de trabalho disponíveis (4.536). São 380 vagas para operador de telemarketing receptivo, 305 para operador de telemarketing ativo e receptivo, 201 para auxiliar de cozinha e 200 para operador de telemarketing ativo. Na Capital, a Agência do Trabalhador Central oferta 263 vagas para preenchimento imediato: vendedor interno (133), auxiliar de limpeza (62), atendente balconista (37), assistente de vendas (21) e confeiteiro (10).

A região de Cascavel aparece em seguida em volume de vagas (4.325). São 862 oportunidades para auxiliar de linha de produção, 340 para abatedor de porcos, 255 para magarefe e 249 para operador de processo de produção.

Londrina (1.416 vagas), Campo Mourão (1.224), Pato Branco (1.131) e Foz do Iguaçu (1.050) também concentram grandes oportunidades. Em Londrina, as funções que lideram as ofertas são auxiliar de linha de produção, com 171 vagas, alimentador de linha de produção, com 97, auxiliar de produção de gorduras vegetais comestíveis, com 70, e operador de caixa, com 62 oportunidades.

Em Campo Mourão, os destaques são para auxiliar de linha de produção (93), magarefe (71), abatedor (63) e soldador (47). No Sudoeste, há oferta de emprego para as funções de auxiliar de linha de produção, com 213 oportunidades, servente de obras, com 67, operador de processo de produção, com 55, vendedor interno, com 52. Em Foz do Iguaçu, o comércio procura vagas para operador de caixa e repositor em supermercados.

ATENDIMENTO – Os interessados devem buscar orientações entrando em contato com a unidade da Agência do Trabalhador de seu município. Para evitar aglomeração, a sugestão é que o atendimento seja feito com horário marcado. O agendamento deve ser feito AQUI.

Confira o detalhamento das vagas por regional AQUI.
Publicidade