[Fechar]

terça-feira, 28 de março de 2023

Com mais conforto e segurança, Salto São Francisco voltará a receber turistas


Um dos pontos naturais mais icônicos do Paraná, o Salto São Francisco, entre Guarapuava, Prudentópolis e Turvo, na região central do Estado, poderá ser visitado novamente pela população, e com a garantia de mais segurança e conforto para os turistas. Os visitantes precisarão necessariamente ser acompanhados por operadores e condutores especializados, cadastrados pelo Instituto Água e Terra (IAT). Haverá cobrança de taxa, com valor a ser estipulado pelos empreendedores.

A trilha de pouco mais de um quilômetro estava interditada desde fevereiro de 2022 como forma de evitar acidentes, já que o local é de difícil acesso e o resgate precisa ser feito por via área e em condições climáticas favoráveis.

O cadastramento dos interessados em prestar o serviço pode ser realizado diretamente no site do IAT, na aba Esporte de Aventura e Montanhismo. O projeto foi regulamentado pelas portarias 194/2022 e 196/2022, ambas emitidas pelo instituto. É a partir da validação desses cadastros pela Diretoria de Patrimônio Natural do órgão que a trilha poderá ser usada novamente. Já a entrada no parque e visitas aos demais pontos de turísticos, como o mirante, seguem gratuitas.

“Não será permitido percorrer a trilha sozinho ou com a família, a condição é que exista esse suporte técnico de especialistas”, destacou a chefe de Unidades de Conservação do IAT de Guarapuava, Alline Hlatki.

“A reabertura do Salto São Francisco é um pedido antigo da comunidade. O local só foi fechado por causa de alguns acidentes”, afirmou o diretor de Patrimônio Natural do IAT, Rafael Andreguetto. “Optamos por proporcionar um acompanhamento especializado a partir do trabalho de condutores e operadores de turismo receptivo. Essa medida ajudará também na fiscalização e no controle de acesso a esse importante atrativo localizado em uma Unidade de Conservação (UC) ambiental”.

PARQUES PARANÁ – A busca por melhorar a infraestrutura das UCs faz parte do projeto Parques Paraná, lançado pelo Governo do Estado em 2019. A partir da proposta, as unidades ganharam nova sinalização; elaboração e revisão de planos de manejo; projetos de qualificação e segurança do turismo de aventura; programa de prevenção a incêndios; suporte no manejo de trilhas e resgate; novos veículos e equipamentos; além de regularização fundiária por meio de georreferenciamento.

PARQUE – O Parque Estadual Salto São Francisco da Esperança foi criado em 2010 e é um importante reduto para preservação da Mata Atlântica no Paraná, protegendo nascentes e mananciais da região. Além disso, guarda paisagens incríveis como o Salto São Francisco e o Saltos dos Cavalheiros. Hoje, a UC conta com portal, recepção, estacionamento, lanchonete, trilha interpretativa, pontes, entre outros. A trilha principal tem pouco mais de 1 km e margeia o Salto São Francisco.

A cachoeira do São Francisco tem 196 metros de altura, se destacando como a maior cachoeira do Sul do Brasil e a quinta maior do País em extensão.

Super ofertas de quarta no Supremamais Supermercado de Turvo

 


Carro é encontrado queimado e abandonado em estrada rural Turvo


Um veículo Gol está queimado e abandonado desde o dia 21 de março na estrada da Saudade, cerca de 500 metros da Rodovia PR-466, em Turvo.

Segundo informações, o caso foi repassado para a Polícia Civil.



 

Novo boletim confirma mais 2,3 mil casos e três óbitos por dengue, além do avanço da chikungunya


A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirmou nesta terça-feira (28) mais 2.379 casos e três óbitos por dengue no Paraná. Somente esta semana foram registradas mais de 12 mil notificações de novos casos suspeitos pela doença. Ao todo, desde o início deste período epidemiológico, foram computadas 85.204 notificações, 44.212 casos descartados, 11.102 casos confirmados e 11 mortes.

Os novos óbitos são de dois homens (70 e 93 anos) e uma mulher (82 anos) que residiam em Lupionópolis, Londrina e Foz do Iguaçu, respectivamente. Destes, apenas a paciente do sexo feminino possuía comorbidades. As mortes ocorreram entre 26 de fevereiro e 6 de março deste ano.

As regionais com mais casos são Londrina (2.881), Maringá (1.934), Foz do Iguaçu (1.725) e Paranavaí (1.135). A regional com mais óbitos é Londrina: 4.

“O Estado tem realizado diversas ações para ampliar o combate ao mosquito Aedes Aegypti nos municípios, que vão desde o envio de medicamentos, abertura de leitos, até a capacitação continuada nos municípios pela equipe técnica”, disse o secretário de Estado da Saúde, César Neves.

Segundo ele, a principal estratégia para combater a doença é a conscientização da população. “Precisamos da ajuda dos paranaenses em não deixar água parada para impedir a proliferação dos focos do mosquito. Essas ações precisam ser replicadas para que haja uma conscientização coletiva de que os maiores focos da doença estão dentro da casa das pessoas”, afirmou.

CHIKUNGUNYA – O novo boletim também confirmou mais 34 casos de chikungunya, somando 77 confirmações da doença no Estado – um aumento de quase 80% comparado à última semana. Do total de casos, 43 são autóctones (quando a doença é contraída no município de residência) e 30 são considerados importados, além de 4 em Local Provável de Infecção (LPI) no Paraguai. Ao todo a doença já atingiu 23 municípios paranaenses. Há 438 casos em investigação.

A Sesa confirmou uma morte por chikungunya em uma paciente de 72 anos que residia em Itaipulândia, com LPI no Paraguai. Nestes casos, a notificação é considerada como um caso importado.

Confira o boletim da dengue AQUI.

No UniCV você faz Pós-graduação a partir de R$ 79,00


No Centro Universitário Cidade Verde - UNiCV, a promoção da Campanha Decola Day que se encerrava dia 20, foi prorrogada até o dia 31 de março. Corre que ainda dá tempo de você aproveitar!

Contato👇

Polo Turvo (42) 99128-1476

Polo Guarapuava (42) 99921-2841

Mulher é presa pela Polícia Civil por receptação de carga farmacêutica em Cantagalo


A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu em flagrante uma mulher, de 34 anos, por receptação de produtos farmacêuticos, na terça-feira (21), em Cantagalo, região Oeste do Estado. Conforme apurado, os produtos estavam em uma carga roubada na segunda-feira (20), na BR-277, em Nova Laranjeiras, na mesma região.

O delegado da PCPR, Eron De Farias, explica que a mulher estaria anunciando em redes sociais diversos produtos de origem farmacêutica. Ela ainda fazia a venda dos produtos na própria residência: "Diante dos fatos, a nossa equipe policial apurou a situação e verificou que se tratava de produtos oriundos de um roubo de carga ocorrido no dia anterior, em outro município. Com isso, realizamos diligências e apreendemos 38 itens em posse da suspeita", afirma Farias.

A mulher foi autuada e encaminhada à delegacia da PCPR. Ela pagou a fiança, foi liberada e irá responder em liberdade. O inquérito policial foi concluído e encaminhado à justiça.

Fonte: Catve

Missa por Cura e Libertação será nesta quinta-feira (30) em Turvo

Nesta quinta-feira tem Missa por Cura e Libertação na Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Turvo



Conmebol sorteia grupos da edição 2023 da Copa Libertadores


A Conmebol sorteou os grupos da edição 2023 da Copa Libertadores na noite desta segunda-feira (27) em Luque (Paraguai). O Brasil será representado na competição por sete equipes: Athletico-PR, Atlético-MG (que garantiu a vaga através da fase prévia do torneio continental), Corinthians, Flamengo, Fluminense, Internacional e Palmeiras.

Atual campeão da Libertadores, o Flamengo é cabeça de chave do Grupo A, que também conta com Racing (Argentina), Aucas (Equador) e Ñublense (Chile). Já o Internacional está no B, que tem como cabeça de chave o Nacional (Uruguai). A chave é completada por Metropolitanos (Venezuela) e Independiente Medellín (Colômbia).

No Grupo C o cabeça de chave é o Palmeiras, que é acompanhado por Barcelona (Equador), Bolívar (Bolívia) e Cerro Porteño (Paraguai). O Fluminense está no D, no qual reencontra o River Plate (Argentina), seu adversário na primeira fase da edição 2021 da competição, e encontra o The Strongest (Bolívia) e o Sporting Cristal (Peru).

O representante do Brasil no Grupo E é o Corinthians, que terá pela frente o Independiente del Valle (Equador), o Argentinos Juniors (Argentina) e o Liverpool (Uruguai). Já o G terá a presença de duas equipes do Brasil: Athletico-PR e Atlético-MG. Elas serão acompanhadas por Libertad (Paraguai) e Alianza Lima (Peru).

Apenas duas chaves não contam com representantes do Brasil. O Grupo F é formado por Boca Juniors (Argentina), Colo-Colo (Chile), Monagas (Venezuela) e Deportivo Pereira (Colômbia). Já o Grupo H conta com Olimpia (Paraguai), Atletico Nacional (Colômbia), Melgar (Peru) e Patronato (Argentina).

Final no Maracanã

O grande objetivo das equipes brasileiras na competição é avançar até a grande decisão, que será disputada no dia 11 de novembro no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro.

Fonte: Agência Brasil

Veículo com alerta de furto é encontrado queimado


Nesta segunda-feira (27) a equipe extra jornada/Patrulha Rural, recebeu a informação de um produtor rural de forma anônima de que na nas adjacências da estrada rural do Iapar, fundos do Aeroporto Municipal de Guarapuava, havia um veiculo que foi incendiado.

Em posse destas informações a equipe deslocou até o referido local e constatou o fato, sendo que o veiculo estava todo queimado, em local de difícil acesso em meio a um matagal, porem as placas ainda estavam legíveis e em consulta ao sistema sesp, foi verificado se tratar do veículo fiat palio, placas APD 3824, com alerta de furto no dia 17 de fevereiro de 2023.

Diante dos fatos a equipe realizou contato com a escrivã plantonista a qual orientou a remover o veículo para o pátio da Polícia judiciária.

Óbitos registrados em Guarapuava e Região


A Central de Triagem informa os óbitos registrados em Guarapuava e Região - CLIQUE AQUI...
Publicidade