[Fechar]

quinta-feira, 15 de agosto de 2024

Boletim do Deral analisa impactos do clima e das geadas nas lavouras de trigo no Paraná


As geadas no Paraná podem comprometer algumas lavouras de trigo, conforme a fase das plantas e a intensidade do fenômeno em cada região. Os detalhes estão no Boletim de Conjuntura Agropecuária produzido pelos técnicos do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab), referente à semana de 9 a 15 de agosto.

O relatório do Deral com informações de 6 a 12 de agosto apontava que as geadas ocorridas até então, especialmente no sábado (10), tinham sido leves, não gerando prejuízos. Porém, na terça-feira (13), foram registradas geadas com temperaturas ainda mais baixas. Apesar de ser comum no Estado nesse período, o fenômeno foi intenso, especialmente para a região Sudoeste e os Campos Gerais.

Há mais de 1 milhão de hectares de trigo a campo, e a colheita foi iniciada nesta semana, chegando a 1% da área. Entre as áreas a campo, 22% estavam em desenvolvimento vegetativo e devem ser beneficiadas pelas temperaturas negativas, com controle de pragas e melhor perfilhamento. Essas áreas são maioria onde foram registradas temperaturas negativas.

Porém, 57% da área estadual de trigo estava entre espigamento e enchimento de grãos, fases suscetíveis a perdas em maior ou menor escala em função das geadas. Apesar do percentual alto no Paraná, lavouras nestas fases são exceção onde foram registradas as temperaturas mais baixas, devendo apenas uma parcela delas ser comprometida pelo congelamento, segundo o agrônomo Carlos Hugo Godinho.

Considerando as regiões mais afetadas, uma área de aproximadamente 200 mil hectares deve ser impactada, com danos que variam conforme o estágio da planta e a intensidade da geada. Para se ter uma primeira dimensão das perdas, é necessário esperar que as plantas mostrem os primeiros sintomas, o que deve começar a ocorrer nos próximos dias e será descrito pelo Deral no relatório de Condições de Tempo e Cultivo da próxima terça-feira (19).

MILHO – A Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) estima a produção de 115,6 milhões de toneladas de milho no Brasil, representando uma queda na produção de 12% quando comparada à safra anterior, que somou quase 132 milhões de toneladas. O maior produtor nacional é o Mato Grosso, que detém participação de 42% do total. Já o segundo maior produtor é o Paraná, com 13%.

OLERÍCOLAS – O boletim mostra ainda quais são as principais bases de dados sobre a produção de olerícolas no Brasil, quais itens consideram e com que frequência são atualizadas. O Paraná, segundo dados de 2022, responde por cerca de 11% da produção de olerícolas no Brasil, ocupando a quarta posição, segundo a pesquisa Produção Agrícola Municipal – PAM, do IBGE, que avalia oito espécies.

PROTEÍNAS ANIMAIS – Tradicional líder nacional na produção e exportação de frango, o Paraná comercializou para outros países 188,2 mil toneladas em julho, um aumento de 5,1% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).

Também em julho de 2024 o Paraná realizou os primeiros embarques de carne suína para as Filipinas, um mercado que importava grandes volumes exclusivamente de Santa Catarina, conforme dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex).

O abate de fêmeas bovinas cresceu consideravelmente no primeiro trimestre de 2024 quando comparado ao mesmo período de 2023. Com os preços mais acomodados da arroba bovina desde meados do ano passado, o abate de vacas e novilhas, que atingiu 3,35 milhões de cabeças no primeiro trimestre, chegou a 4,29 milhões de animais no mesmo período de 2024 (IBGE), ajudando a estabilizar os preços em patamares mais baixos no período.

De Chevette a Mercedes: DER/PR vai leiloar quase 800 sucatas de carros e motos


O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), vai leiloar sucatas de veículos automotores no dia 12 de setembro. São quase 800 veículos, divididos em 83 lotes, que poderão ser adquiridos exclusivamente para desmonte e reaproveitamento comercial de peças e partes metálicas.

O leilão será presencial, no auditório da sede do DER/PR em Curitiba, com transmissão ao vivo pela internet, na plataforma YouTube. Podem participar empresas que comprovem registro no ramo de desmontagem de veículos, fazendo credenciamento junto ao leiloeiro administrativo, seguindo os critérios do Edital de Leilão n.º 001/2024, disponível no portal do DER/PR, onde também pode ser consultado um registro fotográfico e localização de cada lote.

As sucatas são de veículos apreendidos na faixa de domínio de rodovias estaduais administradas pelo DER/PR, envolvidos em sinistros ou que entraram em pane, e que nunca foram recolhidos pelos antigos proprietários. Atualmente estão depositados em pátios e espaços do departamento e, em sua maioria, em postos do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) do Paraná.

Representantes legais das empresas interessadas podem examinar os lotes durante os 10 dias anteriores ao leilão, no período das 8h ao meio-dia, e das 13h30min às 17h, devidamente identificados.

CURIOSIDADES – O carro mais antigo neste leilão é um Chevette branco de 1974, no lote 52, depositado no pátio do BPRv em Telêmaco Borba, nos Campos Gerais. Em sequência de antiguidade estão um Fusca 1980, Passat 1981, Belina II 1982 e um Voyage 1983. Os carros mais novos são todos de 2019, e incluem um Fox, Onix, UP, KA e um Gol.

O carro mais comum nos lotes é o Gol, e entre os que contam com apenas uma unidade estão um Face, Civic, Pajero, BMW 320i e um Mercedes-Benz A-190.

Entre as motos no leilão, as mais antigas e também as mais comuns são a Honda CG 125, com veículos de 1984, 1991, 1995 e 1996. As motos mais recentes, todas da Honda também, são uma CB 650 de 2021, três CG 160 de 2020 e uma XRE 300 de 2019. Entre as únicas estão uma Hyosung GT 650R, Lifan LF110, Shineray 50 e Traxx 125.

Luiz Viana desiste de candidatura a prefeito de Turvo


O corretor de imóveis Luiz Viana (PL) desistiu de concorrer à Prefeitura de Turvo nas eleições municipais deste ano.

Como nesta quinta-feira (15/08) é o último dia para o registro das candidaturas, Viana, que havia se lançado como pré-candidato, confirmou ao Blog do Elói que desistiu de ser candidato.

O PL terá apenas uma chapa para vereador.

Em 2020, Luiz Viana foi o único candidato a disputar as eleições contra o prefeito Jerônimo, obtendo 24% dos votos válidos.

Chegou a oportunidade que você tanto esperava para se tornar um profissional da educação


O sonho de ser professor e moldar o futuro de milhares de alunos está mais próximo do que nunca, então por que adiar o que pode começar AGORA?

Invista na sua formação e torne-se a referência que o mercado educacional procura. Inscreva-se agora.

📲 (42) 99128-1476 - Polo Turvo.

📲 (42) 99976-3629 - Polo Guarapuava.

Cresol de Turvo entrega doação de roupas para o Centro de Convivência e Fortalecimentos de Vínculos


A Cresol, juntamente com a comunidade Presbiteriana de Turvo, arrecadou roupas para serem doadas às pessoas mais necessitadas.

Na manhã desta quinta-feira (15/08), colaboradores da Cresol realizaram a entrega das doações para crianças do Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de Turvo. O público-alvo do centro são crianças e adolescentes, e o local oferece oficinas socioeducativas de convivência social, atendendo cerca de 190 alunos.

A Cresol está sempre envolvida em ações que beneficiam a comunidade turvense. Esta é mais uma iniciativa que visa tornar a vida dessas crianças e adolescentes um pouco melhor.

Avião de pequeno porte cai e deixa 5 mortos em Apiacás

Segundo a Polícia Civil, a aeronave, que tinha capacidade para sete pessoas, entre tripulantes e passageiros, explodiu no momento da queda

Um avião bimotor King Air caiu na zona rural de Apiacás, a 1.005 km de Cuiabá, na manhã desta quinta-feira (15). As vítimas são o empresário Arni Alberto Spiering, 70 anos, dois netos dele, um funcionário e o piloto.

Ao g1, a Polícia Militar confirmou que a queda do avião ocorreu em uma fazenda, localizada na zona rural do município e próximo ao Rio Teles Pires, em uma região conhecida como ‘Paredão’. No local, não foi encontrado nenhum sobrevivente, segundo a PM.

Arni estava hospedado na Pousada Amazônia Fishing Lodge, que fica na divisa de Mato Grosso com o Pará, há dois dias. Nesta quinta, o empresário saiu do local para voltar para casa logo no início da manhã, quando ocorreu o acidente.

Segundo a Polícia Civil, a aeronave explodiu no momento da queda, ocorrida em uma área de mata, a 80 quilômetros da cidade. O Serviço Regional de Investigação e Prevenção a Acidentes Aeronáuticos (Seripa), da Força Aérea Brasileira, foi acionado para investigar as causas do acidente.

De acordo com o Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB), a aeronave tinha capacidade para sete pessoas, entre tripulantes e passageiros, e a situação era regular.

O avião estava registrado no nome do empresário Arni Spiering, que era dono de uma empresa de sementes no estado e ex-presidente do União Rondonópolis (MT).

Fonte: G1

PMPR apreende 6 toneladas de maconha em área rural


A Polícia Militar do Paraná (PMPR), através do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron), encontrou 6 toneladas de maconha escondidas em uma área rural de Marechal Cândido Rondon, próximo ao lago de Itaipu, no Oeste do Estado. A fiscalização aconteceu no âmbito da Operação Protetor, que está reforçando a atuação policial na fronteira com o Paraguai.

A droga foi encontrada com o auxílio do cão de faro Logan. Ela estava escondida em meio a uma densa área de mata de difícil acesso. Outras equipes da PMPR tiveram que ser acionadas para auxiliar a retirar a grande quantidade de droga do local.

Não foi possível encontrar nenhum suspeito no local. A droga foi encaminhada para a Delegacia da Polícia Federal (PF) de Guaíra para os procedimentos.

No início de agosto, o BPFron já havia encontrado 502 quilos de maconha em uma área de floresta em Guaíra, também dentro da Operação Protetor. A ação foi executada em conjunto pelo Batalhão de Fronteira e agentes da PF do Núcleo Especial de Polícia Marítima (NEPOM/PF).

Fonte: AEN
Publicidade