Banner fixo no rodapé

[Fechar]

-->

sábado, 27 de junho de 2026

Festa Junina anima a comunidade de Rio Pedrinho neste sábado

 

A comunidade de Rio Pedrinho, em Turvo, se prepara para uma grande noite de confraternização, tradição e diversão com a realização da Festa Junina neste sábado 27 de junho.

A programação terá início às 19h, com diversas atrações para toda a família, incluindo comidas típicas, quadrilha, fogueira e muito entretenimento. A entrada será gratuita.

A animação da festa ficará por conta do Grupo Eco Fandangueiro, que sobe ao palco a partir das 22h. Antes disso, o público poderá prestigiar a apresentação de Hiago e Júlio Cesar, responsáveis pela abertura do show.

Além da música e das atrações tradicionais, a organização promoverá um concurso para eleger o casal mais bem vestido e mais animado da festa, com premiação de R$ 100,00.

Os organizadores convidam toda a população de Turvo e região para participar do evento, que promete reunir famílias e amigos em uma noite marcada pela cultura junina, alegria e integração da comunidade.

Entrada gratuita.

sexta-feira, 26 de junho de 2026

Em Pitanga, ex-residente jurídico do MP é alvo de ação por vazar informações sigilosas e buscar vantagens indevidas



O Ministério Público do Paraná, por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Pitanga, no Centro-Sul do estado, ajuizou ação civil para imposição de sanções por ato de improbidade administrativa contra um ex-residente jurídico da instituição que, valendo-se do cargo que ocupava, teria repassado a terceiros informações sigilosas de processo em trâmite para obter vantagens indevidas. Ele já foi denunciado criminalmente e é réu em ação penal por quebra de sigilo funcional e corrupção passiva.


O caso – De acordo com o apurado, o então residente, tendo acesso à documentação sigilosa de um processo envolvendo violência doméstica, teria entrado em contato com o homem acusado pelo crime para oferecer os serviços de advocacia da própria mãe em troca de isenção do pagamento de mensalidades em uma academia. Na intenção de captar o possível cliente para o escritório da mãe, ele teria dado a entender que sua posição dentro da Promotoria de Justiça seria benéfica ao acusado, com grande possibilidade de sucesso no desenrolar do processo.

Os delitos foram descobertos porque ele enviou as mensagens para o número do homem, mas o telefone, na separação, havia ficado em poder da ex-mulher, que levou o aparelho à Promotoria para análise das mensagens, sendo então identificado que haviam partido do residente. Ele foi desligado da Promotoria de Justiça no mesmo dia em que os fatos foram descobertos.

Responsabilização – Além da condenação criminal do ex-residente, a Promotoria de Justiça busca, com a proposição da ação civil pública, sua responsabilização por ato de improbidade administrativa, consistente em ter revelado de forma dolosa informação privilegiada obtida em razão do cargo ocupado, violando os deveres de sigilo e honestidade com o objetivo de propiciar benefício econômico a si próprio e a terceiros.

Considerando a gravidade da conduta do requerido, consistente na violação dolosa do sigilo funcional com a mercantilização do acesso privilegiado a informações e tentativa de obstrução da apuração, foi-lhe negada a possibilidade de acordo de não persecução civil.

Matéria anterior:

Modernização da legislação ambiental garante ritmo acelerado à duplicação da PRC-466


Quem trafega pelo Centro-Sul e pela região Central do Paraná já percebe o ritmo acelerado das máquinas na PRC-466. O projeto de duplicação em concreto da rodovia que conecta os trechos vitais entre Guarapuava (distrito de Palmeirinha), Turvo e Pitanga ultrapassou várias etapas de execução e engenharia, como as grandes detonações de rocha necessárias para alargar a pista. Mas um dos motores por trás dessa velocidade não opera somente no canteiro de obras, mas junto aos técnicos do Instituto Água e Terra (IAT) e do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PR).

A celeridade da obra é um reflexo direto do Decreto Estadual nº 9.541, publicado pelo Governo do Estado. A nova legislação ambiental criou uma "fila de prioridade absoluta" na análise técnica para projetos considerados de utilidade pública e interesse social. Na prática, grandes complexos de transporte, redes de saneamento básico, escolas e hospitais ganharam prioridade para serem executados, o que permite agilidade, sem prejuízo ao rigor técnico e às normas de proteção ambiental.

Historicamente, grandes obras rodoviárias podiam arrastar-se por anos devido a gargalos na emissão de Licenças Prévias (LP) e de Instalação (LI). Estudos de fauna, flora e impacto socioeconômico costumavam competir pelo tempo dos mesmos analistas ambientais que avaliavam pequenas indústrias ou loteamentos privados.

Com o novo decreto, esse cenário mudou. Segundo André Sério, da assessoria ambiental do DER-PR, a nova dinâmica otimizou os fluxos de trabalho e destravou os projetos. "A unificação das regras trouxe melhora na perspectiva que o planejamento de engenharia precisa. A priorização das obras públicas estratégicas no Decreto 9.541/2025 confere previsibilidade aos cronogramas e segurança jurídica ao processo,” afirma.

No caso da PRC-466, o investimento não engloba apenas asfalto e concreto. O projeto exige a construção de novos viadutos, pontes (como a sobre o Rio Turvo) e sistemas complexos de drenagem. Cada uma dessas intervenções toca em Áreas de Preservação Permanente (APPs) e exige análises rigorosas de impacto. Sob a nova legislação, a tramitação dessas licenças e autorizações acessórias passou a ter fluxo prioritário e monitoramento digital contínuo.

RIGOR TÉCNICO – A modernização do licenciamento ambiental no Paraná, impulsionada pela nova legislação, trouxe mais agilidade e eficiência para a análise de grandes obras de infraestrutura no Estado. No entanto, a desburocratização e a otimização dos processos não resultaram em afrouxamento das normas de proteção, especialmente em projetos de grande impacto logístico e social.

Zilda Romanovski, coordenadora de Licenciamento Estratégico de Obras Rodoviárias e de Infraestrutura no Instituto Água e Terra (IAT), detalha como a nova engrenagem legal funciona na prática, deixando claro que a celeridade não anula o critério técnico.

"Quanto à modernização do licenciamento ambiental no Paraná, tivemos em 12 de dezembro de 2024 a edição da lei estadual de licenciamento, que foi regulamentada pelo Decreto 9.541. Esse decreto foi editado no início de 2025, trazendo contribuições relevantes para o andamento dos processos aqui no Estado. Mas vale destacar: a prioridade na tramitação não significa, de forma alguma, que deixem de existir exigências rigorosas," afirma Zilda.

Essa postura rigorosa se reflete diretamente na condução de obras complexas, como a duplicação e restauração da PRC-466. Para que intervenções desse porte avancem, o IAT exige o cumprimento estrito de condicionantes que vão desde o manejo adequado da fauna silvestre e o controle de processos erosivos até o respeito às comunidades tradicionais da região, assegurando que o desenvolvimento econômico caminhe em total harmonia com a sustentabilidade.

IMPACTO NA PONTA – A agilidade regulatória e o alinhamento técnico entre o DER-PR e a Coordenação de Licenciamento do Instituto Água e Terra (IAT) reflete diretamente no cronograma. A duplicação em concreto e a técnica de whitetopping (restauração com concreto sobre o asfalto antigo) avançam de forma coordenada.

Com as licenças liberadas prioritariamente, o consórcio executor tem segurança jurídica para programar operações complexas, como os bloqueios temporários de tráfego para detonação de rochas e a implantação de galerias pluviais sem as paralisações judiciais ou administrativas por falhas nos prazos das licenças.

Além disso, a integração de frentes de trabalho ao longo da rodovia, que conecta e beneficia o Hospital Regional de Guarapuava e o escoamento agrícola do Vale do Ivaí, materializa o verdadeiro espírito da nova legislação paranaense: provar que é perfeitamente possível acelerar o progresso socioeconômico sem abrir mão dos critérios rigorosos de sustentabilidade.

Por finalidade, essa mudança como o novo decreto reposiciona o Paraná como um polo de eficiência logística, garantindo que duplicação, terceiras faixas e pavimentações de grande porte não fiquem reféns de trâmites burocráticos arrastados. Mais do que acelerar processos, o novo marco legal oferece previsibilidade para o planejamento público e atrai investimentos privados, consolidando um modelo onde a preservação rigorosa do patrimônio natural caminha lado a lado com a urgência de estradas mais seguras, modernas e eficientes.

Golpistas clonam perfil de morador de Boa Ventura de São Roque para aplicar golpes na venda de veículos


Nesta sexta-feira (26/06), o morador de Boa Ventura de São Roque, Márcio Rumenick Pereira Ambrosio, compareceu ao Destacamento da Polícia Militar para registrar um boletim de ocorrência após ter suas redes sociais invadidas.

Segundo relato, criminosos utilizaram fotos de seu perfil e de familiares para criar contas falsas no WhatsApp, por meio das quais estariam anunciando a venda de veículos com valores muito abaixo do mercado, em uma possível tentativa de aplicar golpes.

Márcio informou que não está negociando nem vendendo qualquer veículo e esclareceu que o número de telefone utilizado pelos golpistas, (41) 99290-0224, não lhe pertence. Ele também afirmou que já alertou amigos e seguidores pelas redes sociais sobre a clonagem de seu perfil, com o objetivo de evitar novas vítimas.

Diante dos fatos, foi confeccionado o boletim de ocorrência, e o solicitante recebeu as devidas orientações.

Associado de Pitanga é contemplado com prêmio de R$ 10 mil na promoção dos Cartões Sicredi Visa

Sorteado na campanha “É Ter Com Quem Torcer”, recebe a entrega simbólica do prêmio em sua agência
Hugo Felipe dos Santos, associado da Sicredi Planalto das Águas PR/SP, da agência de Pitanga, recebeu nesta sexta-feira (26/06) a entrega simbólica de um prêmio de R$ 10 mil, conquistado por meio da promoção “É Ter Com Quem Torcer”, realizada pela Visa em parceria com o Sicredi. A campanha premia associados que utilizam seus cartões de crédito Sicredi Visa, oferecendo oportunidades de concorrer a sorteios, ganhar brindes e resgatar produtos exclusivos.

O associado foi contemplado em um dos sorteios da promoção, que distribui cartões pré-pagos de R$ 10 mil aos participantes cadastrados. Para concorrer, é necessário realizar o cadastro no site oficial da campanha e utilizar o cartão de crédito Sicredi Visa nas compras do dia a dia. A cada R$ 100 acumulados na função crédito, o participante recebe um número da sorte para os sorteios, além de selos que podem ser trocados por produtos exclusivos e chances de participar de ações promocionais com prêmios instantâneos.

A entrega do prêmio reforça os benefícios oferecidos aos associados que utilizam as soluções financeiras da cooperativa, aliando praticidade, segurança e oportunidades por meio de campanhas promocionais.

Para o presidente da Sicredi Planalto das Águas PR/SP, Fabio Peterlini, a contemplação é motivo de comemoração para toda a cooperativa. “Ficamos muito felizes em ver mais um associado da nossa cooperativa sendo contemplado em uma promoção nacional. Esse prêmio demonstra que, ao utilizar os produtos e serviços do Sicredi no dia a dia, os associados têm acesso não apenas à praticidade e segurança, mas também a oportunidades que podem fazer a diferença em suas vidas. Celebrar essa conquista é reforçar o nosso compromisso de gerar valor para quem faz parte da nossa cooperativa.”

Além de concorrer aos sorteios de R$ 10 mil, os participantes acumulam selos a cada R$ 100 em compras realizadas com o cartão de crédito Sicredi Visa. Os selos podem ser trocados por produtos exclusivos da campanha diretamente no site oficial da promoção, na aba “Minha Participação”.

A promoção “É Ter Com Quem Torcer” segue vigente e oferece aos participantes a oportunidade de concorrer a novos prêmios, além de acumular benefícios por meio da utilização dos cartões de crédito Sicredi Visa. Mais informações e o regulamento completo podem ser consultados no site oficial da campanha: É Ter Com Quem Torcer.


Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 10 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 3 mil agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando uma gama completa de soluções financeiras e não financeiras.

Site do Sicredi: Clique aqui

Redes Sociais: Facebook | Instagram | Twitter | LinkedIn | YouTube | TikTok

Chuva volta ao Paraná a partir do fim de semana, prevê o Simepar


Depois de dois dias seguidos de recordes de frio em pelo menos 30 cidades paranaenses, as temperaturas nesta sexta-feira (26) ficaram um pouco mais amenas no Paraná. Com a massa de ar polar e seco perdendo força, a chuva retorna aos poucos ao estado, atingindo de forma isolada o Noroeste e o Norte nesta sexta, a faixa oeste no sábado (27), e avançando para o Centro-Sul no domingo (28). A chuva atinge todo o Paraná somente na segunda-feira (29).

Além das temperaturas um pouco mais altas do que as de quarta e quinta-feira (25), quando temperaturas negativas e geadas amplas marcaram o amanhecer na metade sul do estado, a nebulosidade é o destaque na maior parte do Paraná nesta sexta-feira (26).

“O sol aparece à tarde mas, principalmente no Noroeste, Norte e Leste, entre a região de Curitiba e as praias, a nebulosidade ficará bastante variável ao longo do dia. No Noroeste e no Norte, inclusive, há possibilidade de chuva bem passageira, isolada. Já no Oeste e no Sudoeste, o sol predomina ao longo do dia”, ressalta Samuel Braun, meteorologista do Simepar.

No sábado (27), o ambiente fica mais instável e a chuva pode atingir as regiões Noroeste, Oeste e Sudoeste a qualquer momento do dia. O amanhecer segue com temperaturas mais baixas, ligeiramente abaixo de 10°C, principalmente na região Sul do Estado. No Norte o tempo fica um pouco mais quente, com predomínio de sol e temperaturas máximas em torno dos 25°C.

“Um sistema de baixa pressão presente entre o Paraguai e os países vizinhos contribui para a formação de várias áreas de instabilidade, que avançam em direção ao Estado e atingem a faixa oeste. Nos demais setores a nebulosidade fica presente, e alguma chuva ocasional não está descartada, com maior potencial para o período da tarde”, explica Samuel.

No domingo (28), a chuva fica mais intensa. “Um ciclone extratropical se forma na altura da costa do Uruguai e não avança pelo Paraná, mas favorece a intensificação de uma frente fria. Essa frente fria, sim, deve avançar pelo Estado ao longo do domingo, provocando tempestades, especialmente no Noroeste, Oeste e Sudoeste, e também no Centro-Sul do estado”, afirma Samuel.

Nestas regiões há risco de chuva forte, vento forte e descargas atmosféricas. Já no Norte e no Leste, a possibilidade de chuva no domingo é baixa e as temperaturas ficam um pouco mais elevadas. Esta frente fria se espalha pelo estado na segunda-feira (29), levando a chuva para todas as outras regiões do Paraná. O Simepar trará boletins atualizados na próxima semana.

Faleceu Paulo Naiverth


Faleceu na noite desta quinta-feira (25/06), Paulo Naiverth, aos 92 anos.

Morador de Guarapuava, Paulo Naiverth mantinha forte ligação com o município de Turvo, onde possuía uma fazenda às margens da PRC-466, nos fundos do BNH, além de uma propriedade na localidade de Arvoredo.

Muito conhecido e estimado na comunidade turvense, Paulo era lembrado por sua dedicação, generosidade e por estar sempre disposto a ajudar as pessoas.

O velório está sendo realizado na Igreja Presbiteriana de Turvo.

O culto fúnebre será celebrado às 10h e novamente às 15h30. Logo após a última cerimônia, ocorrerá o sepultamento.

Faleceu Joderly Maria de Almeida


Faleceu na manhã desta sexta-feira (26/06), Joderly Maria de Almeida, aos 72 anos.

O velório será realizado na Capela Mortuária de Turvo.

O sepultamento será realizado no Cemitério da Cachoeira dos Turcos, em horário a ser definido.

 


quinta-feira, 25 de junho de 2026

Faleceu Izaira de Almeida Miranda


Faleceu na noite desta quinta-feira (25/06), Izaira de Almeida Miranda, aos 85 anos.

O velório será realizado no salão da igreja da comunidade de Cachoeira dos Turcos.

O sepultamento ocorrerá nesta sexta-feira (26/06), às 17h, no Cemitério da Cachoeira dos Turcos.


Informou a Funerária SerLuto de Turvo.

Paraná consolida safra de verão recorde puxada pela soja e milho, aponta boletim do Deral


O Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), divulgou nesta quinta-feira (25) o boletim de safra referente a junho de 2026. Os números consolidam o encerramento da safra de verão de grãos 2025/26 no Paraná, que culminou em um volume recorde de produção para o período.

No total são 26,3 milhões de toneladas, um volume 6% superior à safra anterior, que obteve 24,7 milhões de toneladas. Os números refletem especialmente a boa safra de soja, com 21,8 milhões de toneladas, mas também uma retomada na safra de milho para o período, que saltou de 3,1 milhões de toneladas para 4,1 milhões de toneladas.

Para o engenheiro agrônomo e analista do Deral Hugo Godinho, a safra de verão é um passo importante para uma grande safra no consolidado do ano. “Ainda temos que aguardar o comportamento de safra no inverno, pois há um risco climático alto. Mesmo assim, a safra de verão totalmente fechada e 6% superior à safra de verão anterior é o primeiro passo para que a gente possa renovar o recorde de safra total batido no ano passado”, explica o analista.

Já para a segunda safra 2025/26, que segue em andamento neste período do inverno, entre as grandes culturas de campo no Paraná, o principal destaque é o milho, que aponta para uma produção de 17,6 milhões de toneladas em uma área cultivada de 2,91 milhões de hectares. Segundo o Deral, a colheita da cultura já foi iniciada e atinge cerca de 3% da área total. E embora tenham sido registradas geadas pontuais de intensidade fraca a moderada nas regiões Sul e Oeste, os técnicos indicam que eventuais danos não deverão provocar alterações significativas nos números finais de produção neste momento.

“A colheita deve intensificar bastante nos próximos dias. Principalmente na região Oeste, com a previsão de dias mais secos e de sol na semana que vem, devemos ter um volume bastante grande de colheita. Então, na semana que vem, é provável que a porcentagem já se amplie no Estado”, explica o analista do Deral Edmar Gervasio.

BATATA E CEBOLA - No segmento das hortaliças, o monitoramento do Deral detalha os números expressivos da produção de batata e cebola. Para a cultura da batata, a primeira safra de 2025/26 estima um volume de 566,2 mil toneladas produzidas em uma área de 16,8 mil hectares. Já a segunda safra projeta uma produção de 298,3 mil toneladas em 9,9 mil hectares. Paralelamente, a produção de cebola no ciclo corrente está estimada em 118,0 mil toneladas, ocupando uma área de 2,8 mil hectares.

TOMATE - A primeira safra de tomate 2025/26, segundo o levantamento, traz uma produção de 167,3 mil toneladas em 2,4 mil hectares, enquanto a segunda safra projeta uma colheita de 101,9 mil toneladas em uma área de 1,6 mil hectares.

BOLETIM CONJUNTURAL – O Deral também publicou, nesta quinta-feira, o seu Boletim Conjuntural Semanal. Entre os destaques aparecem a pecuária de corte. No cenário das exportações, os embarques brasileiros de carne bovina atingiram o recorde histórico de 1,360 milhão de toneladas de janeiro a maio de 2026, impulsionados pela valorização do dólar e a forte demanda da China.

No segmento avícola, o abate nacional de frangos registrou no primeiro trimestre de 2026 o recorde de 1,707 bilhão de cabeças. Este é um setor no qual o Paraná lidera de forma absoluta, sendo responsável por 35% do abate do país em número de cabeças.

Já a suinocultura seguiu uma tendência semelhante de crescimento, apresentando uma alta de 5,7% nos abates nacionais no primeiro trimestre do ano, posicionando o Paraná no segundo lugar do ranking nacional, com participação de 20,9% no abate do país.

O boletim também analisa as produções de morango, ovos e tabaco no Estado. No setor de ovos para consumo, por exemplo, nos primeiros três meses de 2026, o Paraná posicionou-se na oitava colocação no ranking nacional, com 51,468 milhões de dúzias produzidas (5,2% do total nacional) – um volume 0,3% superior ao registrado no ano anterior (51,294 milhões de dúzias).
Publicidade