[Fechar]

sexta-feira, 10 de junho de 2022

Faleceu em Turvo, Florentina Nunes Correa


Faleceu na tarde desta sexta-feira (10) Florentina Nunes Correa, aos 85 anos.

Seu corpo está sendo velado em sua residência, em Turvo.

O sepultamento será neste sábado, em horário a ser designado.


Informou Funerária Serluto de Turvo.

Estado encontra materiais genéticos de Leandro Bossi, desaparecido em 1992


A Polícia Civil (PCPR) e a Polícia Científica do Paraná identificaram fragmentos genéticos de Leandro Bossi, que desapareceu em Guaratuba, no Litoral, em 1992, com 7 anos de idade. As novidades foram apresentadas nesta sexta-feira (10) em coletiva de imprensa convocada pela Secretaria de Estado da Segurança Pública.

A identificação é resultado da integração entre as forças de segurança e aconteceu após a coleta das amostras de fragmentos armazenados na Polícia Científica e o confronto com o DNA de familiares do menino. Em outro trabalho similar, o Estado identificou, em 2019, o autor do crime contra a menina Rachel Genofre.

Essa resolução é fruto do trabalho do banco genético do Estado, que integra a Campanha Nacional de Coleta de DNA de Pessoas Vivas Sem Identificação, do Ministério da Justiça e Segurança Pública. O andamento dos procedimentos contou com o apoio do Ministério e da perícia da Polícia Federal.

"É um trabalho que tem avançado com mais celeridade nos últimos anos. A integração das forças de segurança e o trabalho em parceria com a União, além dos avanços tecnológicos, estão ajudando o Estado a responder casos complexos e que demandavam resposta", disse o secretário de Segurança Pública, Wagner Mesquita.

LINHA DO TEMPO – Leandro Bossi desapareceu durante um show, em Guaratuba, no dia 15 de fevereiro de 1992. Naquele mesmo ano, no dia 6 de abril, outro menino, Evandro Caetano, de 6 anos de idade, também desapareceu na cidade.

No ano passado, o Serviço de Investigação de Crianças Desaparecidas (Sicride), da Polícia Civil, fez coletas de materiais genéticos dos familiares de Leandro. Através de um teste de DNA Mitocondrial, com recursos diferentes dos tradicionais, foi constatada a identidade da amostra da mãe do menino, na comparação com os fragmentos encaminhados pela Polícia Científica.

Para o perito responsável pelo caso, Marcelo Malaghini, coordenador do Laboratório de Genética Molecular Forense da Polícia Científica, o trabalho do Banco Genético foi de extrema importância para chegar a esse resultado depois de tanto tempo.

“O exame genético hoje traz uma segurança muito maior, comparada há 30 anos, quando foram feitas as primeiras análises. Naquela época não havia laboratórios de polícia no Brasil, hoje temos um potencial em análises genéticas, principalmente com esta possibilidade”, afirma.

CAMPANHA NACIONAL – No Brasil, mais de 6 mil familiares forneceram material genético para o banco de dados da Campanha Nacional de Coleta de DNA. São, ainda, 5 mil restos mortais não identificados.

Através da campanha, a Polícia Científica do Paraná pôde fazer o confronto de materiais e dar início ao projeto embrionário em nível estadual, chamado de “DNA fim da dúvida”, responsável pelo confronto de materiais genéticos.

A campanha é dividida em duas etapas. O primeiro passo é o confronto dos fragmentos de pessoas não identificadas que já faleceram com o dos familiares que foram incluídos no banco. A segunda etapa é feita em pessoas que não foram identificadas, mas estão internadas em abrigos ou hospitais, possibilitando o reencontro com a família.

Através da coleta de amostras genéticas de familiares de pessoas desaparecidas, outros dois casos foram solucionados no Paraná neste ano. Uma família que coletou o DNA na Polícia Científica de São Paulo descobriu o paradeiro de um homem de 23 anos que estava desaparecido desde 2014. A identificação foi feita pela Polícia Científica.

Outro caso envolve um idoso que desapareceu no Sudoeste do Estado, em 2011. Os familiares também chegaram a fazer um exame de DNA anteriormente, sem identificação. Com a campanha nacional, uma nova coleta foi feita e os restos mortais eram compatíveis com o material genético do filho do idoso.

Os avanços na perícia criminal, utilizando tecnologias mais avançadas para identificação do DNA, também permitiram a elucidação de outro caso emblemático no Estado. Em 2019, a Polícia Civil identificou o suspeito de assassinar a menina Rachel Genofre, cujo corpo foi encontrado em uma mala na Rodoferroviária de Curitiba em 2008. Dois anos depois, o acusado foi condenado a 50 anos de prisão pelo crime.

INTEGRAÇÃO – A chefe do Sicride, delegada Patrícia Nobre, explicou que os trabalhos de investigação caminham juntamente com o trabalho tecnológico das forças de segurança. “Essa integração entre os órgãos torna a atividade de investigação mais rápida para elucidação de novos casos e permite a continuidade dos trabalhos em casos antigos, podendo elucidar investigações mesmo anos depois”, diz a delegada.

O diretor da Polícia Científica do Paraná, Luiz Rodrigo Grochocki, destaca que, para a instituição, a tecnologia permite rapidez na entrega de uma resposta à sociedade. “É fundamental, para a Polícia Científica, que tenhamos esses recursos, pois permite confronto de dados de forma mais rápida. Além disso, com essa tecnologia, conseguimos observar o que seria humanamente impossível de enxergar”, conclui.

CRIANÇAS DESAPARECIDAS – A PCPR foi pioneira na implementação do Sicride, a primeira delegacia especializada em desaparecimento de crianças do País. Após os casos de desaparecimento no início dos anos 1990, foi observada a necessidade de criar um núcleo especializado para a investigação de crianças desaparecidas. O trabalho da instituição ganha novas possibilidades com o uso dos cadastros genéticos.

Com a identificação de Leandro, restam 26 crianças desaparecidas no Estado. Nos últimos quatro anos, aproximadamente 900 casos de crianças desaparecidas foram registrados no Paraná, sendo que todos foram solucionados. Em 2022, a PCPR elucidou 100% dos casos – foram registrados 89 boletins de ocorrência e, em todos eles, as crianças foram localizadas.

A PCPR mantém os procedimentos investigativos, mesmo nos casos antigos, realizando um trabalho minucioso tanto para evitar novos casos de desaparecimentos, como para identificar casos anteriores, dando uma resposta aos familiares. “O alto índice de elucidação dos casos está diretamente relacionado à rápida resposta da polícia”, destaca Patrícia Nobre.

SICRIDE – O Sicride foi criado pela Resolução nº 698, de 31/07/95, da Secretaria de Estado da Segurança Pública, e regulamentado pela Portaria nº 1316/95, de 10/08/1995, do Departamento de Polícia Civil (DPC). Desde então, é responsável por centralizar o registro de ocorrência envolvendo crianças desaparecidas no Paraná, promover a apuração dos fatos e prosseguir na instrução de inquéritos policiais já instaurados.

Paraná confirma mais 3.812 casos e 16 óbitos pela Covid-19


A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) divulgou nesta sexta-feira (10) mais 3.812 casos confirmados e 16 mortes em decorrência da infecção causada pelo novo coronavírus.

Os dados acumulados do monitoramento da Covid-19 mostram que o Paraná soma 2.555.269 casos confirmados e 43.218 mortos pela doença.

Os casos confirmados divulgados nesta data são de junho (3.146), maio (532), abril (51), março (7), fevereiro (29) e janeiro (34) de 2022; novembro (1), setembro (1), julho (2), junho (1), e março (1) de 2021; dezembro (2), novembro (4) e julho (1) de 2020.

Os óbitos divulgados nesta data são de junho (12), maio (2) e abril (1) de 2022; e setembro (1) de 2021.

INTERNADOS – A Sesa alterou a base de dados para expandir a pesquisa de pacientes internados por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no Paraná, em razão da sazonalidade de doenças respiratórias. Agora, os dados de internamentos incluem todos os pacientes com casos de SRAG e suspeitos ou confirmados da Covid-19.

Nesta data, 655 pessoas estão internadas nos leitos SUS (189 em UTI e 466 em leitos clínicos/enfermaria), seja por suspeita ou diagnóstico de Covid-19 ou de outras SRAGs.

Estes dados podem ser consultados diariamente clicando AQUI.
ÓBITOS – A Sesa informa a morte de mais 16 pacientes. São sete mulheres e nove homens com idades entre 2 e 104 anos. Os óbitos ocorreram entre 20 de setembro de 2021 e 9 de junho de 2022.
Os pacientes que morreram residiam em Paranavaí (2), Mandaguari (2), Curitiba (2) e Campo Mourão (2). A Sesa registra ainda a morte de uma pessoa que residia em cada um dos seguintes municípios: São Mateus do Sul, Rolândia, Maringá, Londrina, Jundiaí do Sul, Guaíra, Cascavel e Bandeirantes.

FORA DO PARANÁ – O monitoramento da Sesa registra 11.216 casos de residentes de fora do Estado, 238 pessoas morreram.

Confira o informe completo clicando AQUI.

O presente do Dia dos Namorados está no Lojão do Braz Turvo


Neste sábado no Lojão do Braz tem atendimento especial até ás 17h00.
 

Nego Supermercado contrata Auxiliar de Açougue com experiência

Interessados devem ir até ao Nego Supermercado que fica na Avenida Moacir Julio Silvestre, em frente ao Colégio Edite, ou entrar em contato: (42) 9 9821-9267 - (42) 9 9854-9792.

Faleceu em Marquinho, José Jurandir Guraslki


É com profundo pesar que a Funerária Bom Jesus de Palmital informa o falecimento de José Jurandir Guraslki, aos 48 anos, ocorrido nesta sexta-feira dia (10), ás 08h30, em Guarapuava.

Seu corpo será trasladado e velado na Capela Municipal de Marquinho.

O sepultamento será em horário a ser definido pela família.

A Seed (Secretaria Estadual de Educação) promove a Semana “D” – Semana de combate ao abandono escolar

A Rede Pública Estadual de ensino tem enfrentado diversos desafios desde o retorno das aulas presenciais. Entre o receio em se contaminar com a covid-19, a necessidade de retomar o ritmo de estudos e todo o conteúdo a ser colocado em dia, o ano de 2022 trouxe um novo desafio para as escolas: há um expressivo percentual diário de estudantes que estão regularmente matriculados, porém, estão faltando com frequência nas aulas e há a necessidade urgente de implantar formas de evitar que esses estudantes desistam da escola.

A Semana “D” tem por objetivo mobilizar toda a comunidade escolar para que sejam evitadas as faltas escolares daqueles estudantes que faltam às aulas esporadicamente, mesmo tendo, aparentemente, todas as condições para frequentarem a escola.

Durante a semana do dia 06 ao dia 10 de Junho toda a Rede Estadual de ensino intensificou a busca ativa, visando trazer o aluno para a escola. 

No CCM Edite tivemos diversas ações envolvendo todo corpo docente, equipe pedagógica, funcionários, Grêmio Estudantil onde os alunos foram acolhidos e conscientizados sobre a importância da frequência escolar, bem como esse trabalho está sendo estendido para toda a comunidade escolar com a divulgação das ações inclusive nos programas de rádio local.

O Colégio Estadual Cívico-Militar Edite Cordeiro Marques - EFM de Turvo participou ativamente desta proposta e, como tem se destacado por seus índices de presença escolar, foi escolhido como escola de referência do NRE de Guarapuava para expor em uma webconferência da Rede Estadual suas ações exitosas.


Fonte e Fotos: Equipe CCM Edite Cordeiro Marques – EFM









 

Licenciamento de veículo poderá ser pago por PIX, anuncia Detran


O pagamento do licenciamento de veículos e multas vinculadas a esse serviço, disponíveis no Extrato de Veículos, poderão ser pagas por meio de PIX a partir desta segunda-feira (13). Os códigos estão disponíveis no portal do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR).

Por enquanto, apenas essas guias estão disponíveis para esta modalidade de pagamento. Passado o período de testes, será implementado para as demais guias do Detran geradas no portal e no atendimento presencial, nas áreas de veículos, habilitação e infrações.

Dessa forma, o correntista de qualquer banco poderá pagar por meio de QRCode ou código numérico, o que facilita o pagamento, a qualquer hora. Por esse sistema, a operação pode ser feita pelo celular. A adequação do pagamento por PIX foi desenvolvida em parceria com a Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar) e o Banco do Brasil.

Este tipo de transação também é mais segura contra fraudes e boletos falsos, por exigir que o cidadão utilize seus dados para criar a chave PIX. “Essa novidade nos dá ganho de atendimento enorme e facilita a vida do cidadão, que é um pedido do governador Ratinho Junior”, destaca o diretor-geral do Detran, Adriano Furtado.

Segundo o presidente da Celepar, Leandro Moura, a iniciativa vem ao encontro da missão da empresa. "Queremos desburocratizar serviços públicos e facilitar a vida do cidadão, possibilitando a ele uma nova forma de pagamento com o uso de tecnologia", completa.

COMO PAGAR – Ao acessar o portal do Detran, o condutor deverá procurar por Extrato de Veículos e preencher o formulário com o Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores) do seu veículo.

No resumo da consulta, aparecerá se o cidadão tem débito de licenciamento ou multas impostas ou obrigatórias e a opção de emitir a guia do total de débitos. Então, basta selecionar o débito para pagar e escolher se quer gerar o QRCode do PIX ou emitir a guia, que também aparecerá com o QRCode do PIX ao lado do código de barras.

Nova frente fria atinge o Sul do Brasil neste fim de semana



Depois de uma frente fria que se espalhou por todo o país em meados de maio e tirou muitos casacos e cobertores dos armários, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para a chegada de uma nova onda de frio nos próximos dias. As temperaturas caem a partir de amanhã (10). Desta vez, porém, a frente fria que deve durar até segunda-feira (13) ficará mais restrita ao Sul do país.

A massa de ar, de origem polar, vai derrubar as temperaturas na Região Sul e atingirá também parte das regiões Sudeste e Centro-Oeste. Segundo o Inmet, as temperaturas mínimas ficarão abaixo de 0°C em áreas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Amanhã, a temperatura começa a cair na Região Sul e também em Mato Grosso do Sul, áreas do Mato Grosso, São Paulo e no extremo sul de Goiás.

Já no sábado (11), toda a Região Sul será atingida por um frio intenso. As temperaturas mínimas ficarão em torno de -5°C nas serras gaúcha e catarinense. “Há chance de geada ampla nos estados da Região Sul e também em áreas de São Paulo e do Mato Grosso do Sul. Nos estados da Região Sul, a intensidade da geada será de moderada a forte”, afirmou o Inmet.

No domingo (12), o frio continuará presente na Região Sul e também nos estados de outras regiões que fazem divisa com o Paraná, além do Mato Grosso. Nesse dia, as temperaturas deverão variar entre 4°C e 20°C em Ponta Porã (MS), entre 5°C e 15°C em Campos do Jordão (SP) e entre 10°C e 20°C na capital paulista.

O domingo ainda deve contar com geada de moderada a forte em áreas do oeste, norte e Serras do Rio Grande do Sul, sul do Paraná e em praticamente todo o estado de Santa Catarina, excluindo apenas o litoral. Uma geada de menor intensidade é prevista para o centro e norte do Paraná e o sul de São Paulo e do Mato Grosso do Sul.

Na segunda-feira (13), as temperaturas mínimas ainda serão negativas nas serras gaúcha e catarinense. Há previsão de geadas na Região Sul, além de áreas do sul do Mato Grosso do Sul e de São Paulo e Serra da Mantiqueira. Existe ainda a possibilidade de ventos levarem esse frio para a Região Nordeste, esfriando a temperatura em algumas áreas da Bahia.


Fonte: Agência Brasil 
Publicidade