[Fechar]

terça-feira, 26 de outubro de 2021

Paraná registra mais 1.655 casos e 68 óbitos pela Covid-19


A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) divulgou nesta terça-feira (26) mais 1.655 casos e 68 mortes em decorrência da infecção causada pelo novo coronavírus. Os casos são referentes aos meses ou semanas anteriores e não representam a notificação das últimas 24 horas. Os dados acumulados do monitoramento mostram que o Paraná soma 1.541.967 casos e 40.140 óbitos pela doença.

Os casos divulgados nesta data são de outubro (1002), setembro (326), agosto (138), julho (62), junho (62), maio (54), abril (1), março (4), fevereiro (1) e janeiro (1) de 2021 e de novembro (2) e outubro (2) de 2020. Os óbitos são de outubro (45), setembro (4), agosto (1), junho (2), maio (1), abril (2), março (5) e fevereiro (2) de 2021 e de dezembro (2), novembro (2), setembro (1) e agosto (1) de 2020.

INTERNADOS – 389 pacientes com diagnóstico confirmado estão internados. São 313 em leitos SUS (192 em UTI e 121 em clínicos/enfermaria) e 76 em leitos da rede particular (41 em UTI e 35 em clínicos/enfermaria).

Há outros 1.035 pacientes internados, 601 em leitos UTI e 434 em enfermaria, que aguardam resultados de exames. Estão em leitos das redes pública e particular e são considerados casos suspeitos.

ÓBITOS – A Sesa informa a morte de mais 68 pacientes. São 29 mulheres e 39 homens, com idades que variam de 38 a 98 anos. Os óbitos ocorreram entre 7 de agosto de 2020 e 25 de outubro de 2021.

Os pacientes que morreram residiam em Curitiba (16), Ponta Grossa (8), Londrina (7), Cambé (3), Tibagi (2), Marechal Cândido Rondon (2), Foz do Iguaçu (2), Colorado (2), Cascavel (2) e Assis Chateaubriand (2).

O boletim registra ainda a morte de uma pessoa que residia em cada um dos seguintes municípios: Umuarama, São Miguel do Iguaçu, São José dos Pinhais, Santo Antônio do Caiuá, Santo Antônio da Platina, Salto do Lontra, Rolândia, Rebouças, Prudentópolis, Pontal do Paraná, Pato Branco, Palotina, Mandaguari, Jaguapitã, Ibiporã, Corbélia, Colombo, Campo Mourão, Campo Largo, Bandeirantes, Ampére e Almirante Tamandaré.

FORA DO PARANÁ – O monitoramento da Secretaria da Saúde registra 6.172 casos de não residentes – 217 pessoas morreram.


Turvo está há 32 dias sem registrar novos casos para a covid-19

 


Nesta terça-feira (26), a Secretaria Municipal de Saúde não registrou novos casos para a Covid-19 pelo 32º dia consecutivo.
São 3.549 exames negativos desde o início da pandemia, e 2.745 pessoas recuperadas da doença.
Esperam o resultado do exame em isolamento domiciliar 24 pessoas. Não há casos ativos.


Fonte: Prefeitura de Turvo 


Sicredi é reconhecido em quatro premiações nacionais

Instituição financeira cooperativa obteve posições de destaque nos rankings da Exame Melhores & Maiores 2021 (Revista Exame), Valor 1000 (Valor Econômico), Época Negócios 360º (Revista Época Negócios) e Finanças Mais (O Estado de S.Paulo)


Em mais um ano, o Sicredi foi destaque nos rankings das principais premiações organizadas por veículos de comunicação nacionais. No guia Exame Melhores & Maiores 2021, por meio do Banco Cooperativo Sicredi, uma das estruturas que compõem a instituição financeira cooperativa, se classificou no 15º lugar entre os Maiores Bancos que fazem parte do guia. Elaborado desde 1974, o anuário, que neste ano conta com parceira com a Ibmec, traz as maiores empresas do Brasil com base na avaliação de critérios econômico-financeiros, de crescimento e adoção de práticas ESG.

O Sicredi figurou também entre as Maiores do País, de acordo com o Valor 1000. A instituição ficou em 9º lugar na classificação dos 100 Maiores Bancos do anuário, mantendo a mesma posição em relação ao ranking do ano anterior. Além disso, o Sicredi também se destacou em outras 11 categorias do guia, que considera o balanço combinado do Sistema. Entre os destaques, ocupou a 4ª colocação entre os 20 Mais Rentáveis sobre o Patrimônio e o 7º lugar entre os 20 Maiores em Operações de Crédito e em Depósitos Totais.

Elaborado pelo jornal Valor Econômico e pelo Serasa Experian, com base em dados do ano contábil de 2020, o Valor 1000 conta com o trabalho de homologação da Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (Eaesp/FGV). A publicação traz informações completas sobre as maiores empresas do Brasil, com rankings comparáveis, demonstrações financeiras consolidadas, faturamento bruto e outros itens estratégicos retirados dos balanços ou informados pelas companhias ou instituições.

Já no Época Negócios 360°, guia elaborado pela revista em parceria com a Fundação Dom Cabral, a instituição financeira cooperativa ficou em 8º lugar no ranking setorial de Bancos, colocação influenciada pelo destaque no 2º lugar em Governança Corporativa dentro do setor. O Sicredi também figurou no 6º lugar em Pessoas, 8º em Inovação, 10º em Sustentabilidade, 11º em Visão de futuro e 15º em Desempenho Financeiro, entre outros.

No mês de setembro, a instituição também teve posição de destaque no ranking do Finanças Mais, publicado pelo jornal O Estado de São Paulo em parceria com a agência classificadora de risco de crédito Austin Rating. Participando do anuário por meio do Banco Cooperativo Sicredi, o Sicredi foi ranqueado em 6º lugar na categoria Bancos – Financiamento. O Finanças Mais apresenta uma radiografia das instituições líderes do setor financeiro no País, com base na análise das demonstrações contábeis publicadas em seus respectivos balanços do ano anterior ao da publicação.

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 5 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 25 estados* e no Distrito Federal, com mais de 2.000 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros (www.sicredi.com.br).

*Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins. 

Manutenção emergencial na rede afeta abastecimento de água em Turvo


A Sanepar informa que, devido a rompimento de uma rede causado por terceiros, no sistema de distribuição de água em Turvo, pode haver falta de água e/ou redução de pressão na rede nesta terça-feira (26) na região central da cidade. Equipes trabalham no conserto. A previsão é de que o abastecimento normalize, gradativamente, até as 16h.

Só ficarão sem água durante este período os clientes que não têm caixa-d’água no imóvel, conforme recomendação da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). A Sanepar sugere que cada imóvel tenha uma caixa-d’água de pelo menos 500 litros. Assim, é possível ter água por 24 horas, no mínimo.

A orientação é evitar desperdícios. A Sanepar conta com a participação de todos!

O Serviço de Atendimento ao Cliente Sanepar é feito pelo telefone 0800 200 0115, que funciona 24 horas. Ao ligar, tenha em mãos a conta de água ou o número de sua matrícula.

Para esta e outras informações utilize o aplicativo para celular Sanepar Mobile ou acesse sempre o site da Sanepar: www.sanepar.com.br

Secretário nacional de Defesa Civil percorre municípios do Paraná mais afetados por temporal


O secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Alexandre Lucas Alves, chegou ao Paraná na manhã desta terça-feira (26) para visitar os municípios mais afetados pelas tempestades do último fim de semana no Estado. A comitiva federal, acompanhada pelo coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Fernando Schunig, vai a Japurá (Noroeste), onde duas pessoas ficaram feridas após a chuva de granizo. Também deve passar por Rondon (Noroeste) e Foz do Iguaçu (Oeste), que registrou um óbito por descarga elétrica.

O objetivo do grupo é verificar os estragos decorrentes das chuvas e analisar as possibilidades de apoio federal aos municípios. Os analistas da Defesa Civil Estadual têm atuado desde o sábado (23), após as primeiras ocorrências, para orientar e auxiliar os municípios nas documentações necessárias, permitindo que o apoio chegue o mais rápido possível aos locais mais afetados.

Segundo a Defesa Civil, por causa dos ventos fortes de mais de 70 km/h e do granizo, muitas residências tiveram os telhados danificados. As equipes do Corpo de Bombeiros e das Defesas Civis Municipais realizaram atendimentos iniciais com a distribuição de lonas, corte de árvores para liberação de vias e segurança de edificações. Equipes da Polícia Militar também atuaram nas ações de segurança.

Além de lonas, as cidades mais prejudicadas recebem telhas e colchões para atendimento das famílias mais necessitadas. Conforme balanço da Defesa Civil, as chuvas danificaram 3.355 casas, afetaram 16.656 pessoas e deixaram 154 desalojados.

ENERGIA - Mais de 2 mil eletricistas seguem mobilizados no enfrentamento do pior evento climático já enfrentado pela Copel no Interior. O temporal deste fim de semana só não foi mais grave que o ciclone-bomba ocorrido na região Leste, em junho de 2020.

As chuvas dos últimos dias causaram o desligamento de 1,2 milhão de unidades consumidoras. Já foram identificados mais de 1,2 mil postes quebrados. Equipes das regiões menos atingidas somam esforços aos trabalhadores locais de emergência, manutenção e obras, reduzindo, nesta terça, os domicílios desligados a 35 mil, em todo o Paraná.

A região Noroeste foi a mais prejudicada com a contabilização de 516 postes quebrados. Na segunda-feira (25), foi possível restabelecer o fornecimento principal a todos os municípios que tiveram o fornecimento interrompido devido ao temporal, em função do alto número de postes quebrados em suas fontes de alimentação: Terra Rica, Santa Inês, Ourizona e São Jorge do Ivaí.

Terra Rica demanda maiores esforços, pois há 54 postes danificados nas duas fontes de alimentação da cidade. Aproximadamente 50 trabalhadores atuam nesta contingência.

Em torno de 20 mil unidades consumidoras estão sem luz na região, com maior concentração em Maringá (5 mil), Colorado (2,9 mil), Paranavaí (1,8 mil) e Tapira (1,4 mil). O Noroeste tem 1,4 mil ocorrências para atendimento.

A região Norte chegou a 133 mil unidades consumidoras desligadas no auge do temporal. Nesta terça-feira, há aproximadamente 8 mil sem energia, a maior parte em Alvorada do Sul e Londrina, com 2 mil imóveis cada, para atendimento.

Em Alvorada do Sul, o município mais prejudicado pelo evento climático na região, nesta segunda foi possível religar 4 mil domicílios, em duas etapas de trabalho nas redes, que tiveram 29 postes quebrados. Ao todo, a região Norte contabiliza 317 postes danificados pelo temporal.

No Oeste e Sudoeste, a maioria dos circuitos de baixa tensão já foi restabelecida e restam aproximadamente 7 mil unidades consumidoras ainda sem energia. Os municípios com maior número de domicílios desligados são Itaipulândia, Foz do Iguaçu, Cascavel e Medianeira, com aproximadamente mil imóveis para atendimento, cada uma.

Há cerca de 1,1 mil ocorrências para atendimento nessas regiões, envolvendo principalmente situações de postes quebrados, cabos rompidos e árvores caídas sobre a rede elétrica.

SANEPAR - Algumas cidades no Estado permanecem com abastecimento de água comprometido por falta de energia elétrica. Equipes da Sanepar trabalham na recuperação dos sistemas e em manobras para assegurar a distribuição de água. Em algumas localidades a Companhia continua usando caminhões-pipa e geradores de energia alugados para que o fornecimento de água volte à normalidade.

No Noroeste, seguem sem energia as unidades de produção e distribuição de água dos distritos da Graciosa e Mandiocaba, em Paranavaí; distrito de Icatu, em Querência do Norte, e distrito de Bourbonia, em Barbosa Ferraz. Em Guairacá falta água em algumas regiões porque não há energia para o sistema do principal poço.

No Oeste, continuam sem energia os sistemas de Lindoeste e Céu Azul, além dos distritos de Rio do Salto, em Cascavel, e Mato Queimado e Guaporé, em Guaraniaçu. Na região de Toledo permanece sem fornecimento o distrito de São Sebastião, em Vera Cruz do Oeste. No entanto, não há falta d’água porque o sistema está em operação com o uso de gerador.

Os sistemas de abastecimento de Sabáudia e do distrito de Campinho, em Arapongas, onde a energia do poço retornou na noite de segunda-feira, estão em recuperação. Os dois são atendidos pelo mesmo poço. O abastecimento é complementado por caminhão-pipa.



Estão abertas as inscrições para o Programa de Estágio Ibema 2022

Programa inclui todas as áreas da empresa, nas 4 unidades fabris e administrativas


Atenta à atração de talentos para a indústria e com foco em formar profissionais que atuem de forma estruturada em cada uma de suas áreas, a Ibema lança seu Programa de Estágio 2022. São mais de 15 vagas, em áreas estratégicas da empresa, com a elaboração de um projeto ao longo do ano como parte das ações de desenvolvimento e possibilidade de contratação ao final do Programa.

Para participar, é preciso estar cursando graduação (bacharelado ou licenciatura) a partir do terceiro período, em cursos de áreas de Negócios, tais como Engenharias, Administração, Marketing, entre outros. As inscrições vão até 15 de novembro (veja abaixo no serviço), e a seleção termina no início de dezembro, com previsão de início do estágio para a segunda quinzena de janeiro de 2022, podendo se estender por um ou dois anos. O trabalho será presencial ou híbrido, seguindo todos os protocolos de segurança sanitária, a depender da área, nas quatro unidades da Ibema: Curitiba, Araucária e Turvo (PR) e Embu das Artes (SP).

Além de realizar estágio remunerado, uma das vantagens para o estudante é conhecer de perto a realidade fabril brasileira. “Para eles, será excelente o contato com grandes projetos, uma característica do ecossistema industrial”, destaca Marilise de Oliveira, especialista em atração e seleção de talentos da Ibema.

Outros destaques da proposta que a empresa traz aos estudantes são a interlocução com profissionais de várias áreas e a própria expertise no setor de papel e celulose, e ainda mais especificamente nos processos envolvidos na fabricação do papelcartão, que registra forte crescimento com a demanda por alternativas de embalagens sustentáveis.

Ao completar 66 anos, a Ibema vê em seu Programa de Estágio uma oportunidade também de transmitir conhecimento entre os profissionais mais experientes e a nova geração. Para isso, formatou um plano de integração e desenvolvimento, que prevê a realização de um projeto alinhado à estratégia do negócio, com avaliação por uma banca examinadora ao final do período. O Programa prevê, além de uma trilha de desenvolvimento com encontros e treinamentos, um plano de dedicação de tempo 70/30, entre o aprendizado e a realização de atividades na área de alocação e o projeto de estágio. “Para uma área ser contemplada com um estagiário, precisa apresentar uma proposta de projeto que contribua tanto com a empresa quanto com o estudante”, explica Marilise.

SERVIÇO

Programa de Estágio Ibema 2022

Aberto a estudantes de todos os cursos a partir do 3º período.

Inscrições até 15 de novembro pelo https: https://jobs.kenoby.com/ibema

Sobre a Ibema: Gerar valor de maneira sustentável por meio da fabricação e distribuição de produtos que conquistem a preferência dos clientes, contribuindo com iniciativas que favoreçam toda a cadeia, com a dedicação e preocupação de garantir o melhor resultado para a empresa e seus clientes. Esta é a missão da Ibema, fabricante de papelcartão, que permeia a sua atuação com base no conceito de foco do cliente. 

A empresa, fundada em 1955, é hoje um dos players mais competitivos da América Latina. Sua estrutura é composta por sede administrativa localizada em Curitiba, centro de distribuição direta em Araucária com área útil de 12 mil m2 e fábricas instaladas nos municípios de Turvo, no Paraná, e em Embu das Artes, em São Paulo, que juntas possuem capacidade de produção anual de 160 mil toneladas. Em seu portfólio, estão os melhores produtos, reconhecidos pela qualidade e performance na indústria gráfica. A empresa, que atualmente conta com aproximadamente 700 colaboradores, possui unidades certificadas pela ISO 9001, pela ISO 14001 e pelo FSC (Forest Stewardship Council). Para mais informações sobre produtos e serviços, acesse o nosso site, disponível também nos idiomas espanhol e inglês: www.ibema.com.br.

Prefeitura de Turvo instala parques para as crianças na sede e no interior do município



A Secretaria de Educação, Cultura e Esporte, por meio do Departamento de Esportes, instalou nas últimas semanas cinco parques, nas comunidades Passa Quatro, Cachoeira dos Turcos, Cambucica, Saudade e na Sede, na entrada do bairro Vila Jaime.

Os parques visam proporcionar as crianças espaços para recreação e lazer. Os parquinhos são contemplados com balanços, gangorras e escorregador.




Fonte e fotos: Prefeitura de Turvo


Idoso morre ao cair de bicicleta em estrada rural de Candói


No dia 25 outubro, por volta das 20h30, a Equipe Policial Militar de Candói deslocou até a Estrada Rural, na localidade de Santa Marta, onde segundo a enfermeira do município, teriam sido acionados para prestar atendimento a uma pessoa que teria sofrido uma queda de bicicleta. 

A equipe policial então deslocou até o local, sendo verificado que tratava-se de um senhor, 76 anos, o qual encontrava-se em óbito, caído e com sua bicicleta quebrada no meio da estrada. Diante dos fatos foi isolado o local e acionados os órgãos competentes, os quais tomaram as providências cabíveis.

Fonte: PM

Hospital se pronuncia sobre o caso da criança que estava sendo velada sem o corpo em Turvo


O mistério envolvendo o desaparecimento do corpo de uma bebê em um velório em Turvo nessa segunda (25), está resolvido. O Instituto Virmond (Hospital Santa Tereza – HST) se pronunciou sobre o caso na noite desta segunda.

O caso teve grande repercussão nas redes sociais e em toda a Região, e chocou os familiares de Emanuelle. De acordo com o diretor operacional do Instituto Virmond, Michel Cunha, o corpo se tratava de Emanuelle Costa Rosa.

A criança nasceu prematura e morreu ainda na manhã dessa segunda (25). Conforme o diretor do HST ao Portal RSN, a situação não passou de um erro humano e a responsabilidade seria da funerária.

"O corpo estava preparado e devidamente com as identificações. A funerária iria encaminhar para o velório. Mas o funcionário da funerária ao entrar no necrotério se deparou com um saco transparente com roupas pretas e sem identificação. E por pura distração, admitiu pra si que aquilo fosse o bebê e encaminhou até o município [Turvo] como se fosse o bebê. Enquanto o corpo da criança ficava em nosso necrotério, envolvido em ráfia, devidamente identificado com as etiquetas."

No entanto, somente no velório que os familiares se deram conta do ocorrido. De acordo com as informações apuradas, o caixão estava fechado e só foi aberto porque a família queria mostrar a bebê para a irmã.

Mas o corpo de Emanuelle não estava no caixão, apenas uma calça preta e uma roupa intima embalada em um saco plástico transparente.

Ainda segundo o diretor Michel Cunha, a equipe do HST ficou sabendo da situação por meio da repercussão nas redes sociais.

"Nós só ficamos sabendo do engano da funerária por causa das redes sociais e das notícias. Fizemos uma rápida análise e seguimos todos os protocolos do Hospital, mas a Funerária cometeu uma falha humana. A bebê tinha 860 gramas, longe do que uma calça e uma roupa íntima iriam pesar."

Além disso, o diretor explica que as informações de que a roupa estaria com vestígios de formol são falsas. Segundo ele, o HST não tem esse produto. Contudo, as roupas seriam de outra pessoa que também estava no necrotério.

Por fim, a família que teve o momento de luto interrompido, já que o sepultamento seria nessa segunda às 14h. O sepultamento de Emanuelle Costa Rosa será nesta terça (26).

Fonte: Portal RSN

Publicidade