[Fechar]

segunda-feira, 23 de outubro de 2023

Ciclone atinge o Paraná e pode provocar temporal e estragos, alerta ClimaTempo


Um ciclone extratropical deve atingir o Paraná a partir de terça-feira (24) e pode provocar temporais em algumas cidades do estado. As temperaturas devem mudar também por causa de uma frente fria.

Segundo o ClimaTempo, a chuva forte pode causar estragos para os municípios paranaenses. O alerta de temporal vale para a região sudoeste, que pode ser atingida por queda de granizo e ventos intensos de até 70 km/h.

O litoral e a região de Curitiba serão as mais afetadas pelas chuvas. A instabilidade vai se espalhar por todo território paranaense até a sexta-feira (27).

Fonte: Ric

Com aumento de casos de Covid-19, Saúde alerta para importância da vacinação


Boletim semanal da Covid-19, divulgado pela secretaria estadual da Saúde (Sesa) nesta segunda-feira (23), mostra avanço no número de casos de Covid-19 a partir de junho, no Paraná. Em outubro, em 23 dias, foram confirmados 6.421 casos, número mais expressivo desde maio, com 6.462 diagnósticos positivos no mês inteiro. Na sequência, houve uma queda significativa: em junho houve 2.820 casos; em julho 1.237; em agosto 2.659, com alta em setembro, com 4.089 diagnósticos confirmados no Estado.

O secretário da Saúde, Beto Preto, observa que os dados batem com outro índice que pode estar diretamente relacionado: a constante queda na procura pela vacina contra a doença. “A falsa sensação de segurança das pessoas que tomaram uma ou duas doses e não completaram o esquema vacinal pode ser a oportunidade de o vírus voltar a se instalar em nosso meio. Precisamos deixar a vacinação em dia e continuar tomando os cuidados necessários para evitar que a situação epidemiológica se torne um cenário novamente negativo”, alerta o secretário.

Ainda segundo ele, o aumento no número de casos pode estar ligado à falta de cuidado quando há sintomas e suspeita de vírus. “No auge da pandemia reforçamos cuidados básicos como higienização das mãos, uso de álcool em gel e até mesmo a utilização da máscara e distanciamento físico em casos sintomáticos. Hoje essas medidas deixaram de ser adotadas”, acrescentou.

VACINAÇÃO – De acordo com o Vacinômetro Nacional, desde 2021 o Paraná aplicou 29.495.837 vacinas contra a Covid-19, mas o número de doses administradas tem caído continuamente durante este ano. Em janeiro, o Estado registrou 199.704 doses aplicadas (quase 90% abaixo do mesmo período em 2022, com 1.961.945). Em maio, este número reduziu para 71.914 (87% abaixo de maior de 2022, com 559.133) e em outubro, até agora, para 25.351.

A vacina bivalente, disponível para toda a população adulta acima de 18 anos, também não teve a adesão esperada. Dentre os mais de 9,7 milhões de paranaenses estimados pelo Ministério da Saúde como público-alvo, apenas 1.655.756 se vacinaram, resultando em uma cobertura vacinal de 17%. Ainda que a cobertura esteja abaixo da estimada, o Paraná é o 8º estado do ranking do país com a maior cobertura da bivalente.

INTERNAÇÕES – O boletim da Saúde informa que nos 23 dias outubro foram registradas 28 mortes - número maior que a média de junho para cá, que foi de pouco mais de 24 óbitos.

Os dados de internações por síndromes respiratórias no Estado mostram que nesta segunda-feira 267 pessoas estão internadas, sendo 59 em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 208 em enfermarias. Destes, seis leitos de UTI e 24 de enfermaria são para positivados com a Covid-19.


Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Turvo

Sessão desta segunda-feira (23/10). Acompanhe no vídeo:

Estudantes do CCM Edite do Espanhol e LIBRAS participam do XI ENCONTRO CULTURAL - TURMAS DO CELEM


O Colégio Estadual Cívico-Militar Edite Cordeiro Marques - EFM, agora é um centro de Referência de Línguas.

Ofertamos os cursos de Língua Espanhola I, II e III e de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), os cursos ofertados fazem parte do programa CELEM – Centro de Línguas Estrangeiras Modernas.

O CCM Edite de Turvo destaca-se pelo número de turmas ofertadas, 6 (seis) de Língua Espanhola, tendo a única turma de Espanhol III do Núcleo Regional de Educação de Guarapuava e, também, pela oferta do curso de LIBRAS, o qual objetiva a comunicação com a comunidade surda.

O CELEM é destinado aos estudantes da Rede Pública Estadual de Ensino, matriculados no Ensino Fundamental e Médio num total de 70% das vagas, 10% para professores e funcionários em exercício de suas funções nas Instituições de Ensino da Rede Pública Estadual e 20% das vagas para a comunidade.

No último dia 19/10, os estudantes participaram do XI Encontro Cultural das Turmas do CELEM, o evento foi realizado no auditório da UNICENTO. O CELEM do CCM EDITE esteve presente com 123 estudantes e 7 apresentações, orientados e acompanhados pelas professoras Nagely e Kézia e tiveram o auxílio das Agentes Educacionais Gisele e Leonilda.

A turma de LIBRAS apresentou a música Era uma Vez, Espanhol 3 - La voz de Los Famosos 2, Espanhol 2 - La bicicleta e Llorona, Espanhol 1 – Rechufas (Chiquititas), Mercedida e Waka Waka.

Todas as apresentações foram um sucesso, a representatividade e protagonismo dos nossos estudantes são motivos de orgulho à toda Comunidade Escolar Turvense.

Amplie seus conhecimentos, venha para o CELEM do CCM EDITE você também!







Fonte e fotos: CCM Edite de Turvo




Três jogos movimentaram a 3ª rodada da Copa Turvo de Futebol

Neste domingo (22/10), no campo da Associação Soripel, em Faxinal da Boa Vista, aconteceu a 3ª rodada da Copa Turvo de Futebol. A competição é promovida pela prefeitura municipal e organizada pela Secretaria de Esportes, Cultura e Turismo.

Resultados da 3ª rodada:

Juventus 02 x 00 UPH

Clatur 01 x 00 Construção Pacheco

Marrecas 03 x 01 Faxinal









 

Agências do Trabalhador iniciam a semana com 16.444 vagas


As Agências do Trabalhador e postos avançados do Paraná começam a semana com a oferta de 16.444 vagas de emprego no Estado, número recorde em 2023, superando maior marca anterior, de 16.368 postos de trabalho com carteira assinada disponibilizados na última semana de agosto.

A maior parte das vagas nesta semana é para auxiliar de linha de produção, com 3.066 oportunidades. Na sequência, aparecem as funções de operador de telemarketing ativo e receptivo, com 677 vagas, magarefe, com 529, e abatedor de aves, com 399.

A Região Metropolitana de Curitiba concentra o maior volume de postos de trabalho disponíveis (5.095). São ofertadas 672 vagas para operador de telemarketing receptivo, 370 para operador de telemarketing ativo e receptivo, 240 para operador de cobrança e 185 para auxiliar de linha de produção.

Na Capital, a Agência do Trabalhador Central oferta 48 vagas para preenchimento imediato: auxiliar de vendas (14), atendente de padaria (14), pedreiro (13), copeiro de hospital (6) e diretor de arte (1).

A região de Cascavel tem 4.037 oportunidades. São ofertadas 942 vagas para auxiliar de linha de produção, 370 para magarefe, 265 para abatedor de aves e 230 para abatedor de porco.

Também são destaque as regiões de Londrina (1.532), Pato Branco (1.216), Umuarama (1.214) e Campo Mourão (994). Em Londrina, as funções que lideram as ofertas de vagas são auxiliar de linha de produção, com 368 vagas, alimentador de linha de produção, com 77, operador de caixa, com 50, e vendedor interno, com 37 oportunidades.

Em Pato Branco, há oferta de emprego para auxiliar de linha de produção, com 274 vagas, operador de caixa, com 87, repositor em supermercados, com 65, e auxiliar de almoxarifado, com 60.

Em Umuarama, os destaques são para auxiliar de linha de produção (507), alimentador de linha de produção (40), magarefe (35) e costureiro em série (25). Na região de Campo Mourão são ofertadas 217 vagas para auxiliar de linha de produção, 64 para abatedor de aves, 47 para soldador e 30 para abatedor de porcos.

ATENDIMENTO – Os interessados devem buscar orientações entrando em contato com a unidade da Agência do Trabalhador de seu município. Para evitar aglomeração, a sugestão é que o atendimento seja feito com horário marcado. O agendamento deve ser feito AQUI.

Mulher morre em colisão entre carro e caminhão em Guarapuava

Uma mulher de 41 anos morreu no final da tarde deste domingo na BR-277 em Guarapuava, ao colidir um Fiat/Palio Fire contra a lateral de um caminhão Scania/R540 e, em seguida, de frente com um caminhão Iveco/Stralihd. A acidente foi por volta das 17 horas, no km 352, e gerou um congestionamento de 18 quilômetros nos dois sentidos da rodovia federal, que só foi liberada no meio da noite.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal, a vítima seguia no sentido Guarapuava-Candói e colidiu contra a lateral da Scania, que vinha em sentido oposto, seguindo com o carro desgovernado por 600 metros também na pista contrária, até bater de frente contra o outro caminho, um Iveco.

A mulher recebeu atendimentos médicos de uma equipe do SAMU no próprio local, mas não resistiu. Segundo a PRF, ela não possuía carteira nacional de habilitação, e o veículo que conduzia não estava devidamente licenciado. Os motoristas dos caminhões submeteram-se ao teste do bafômetro e o resultado deu negativo.

Publicidade