[Fechar]

terça-feira, 22 de janeiro de 2019

Prejuízo! Caminhão transportando dois tratores tomba na BR-376



Um caminhão transportando dois tratores tombou na BR-376 na tarde desta terça-feira, entre Ponta Grossa e Curitiba. A suspeita é de que uma chuva forte tenha feito o motorista do caminhão perder o controle do veículo.

De acordo com a concessionária que administra a rodovia, uma das pistas ficou mais de duas horas interditadas para a retirada dos equipamentos agrícolas.

Segundo uma agricultora ouvida pela reportagem, cada trator deste custa R$ 250 mil reais. Um prejuízo total de meio milhão de reais.


Fonte: Massa News

Homem que abusou de enteada por nove anos é condenado a 72 anos de prisão em Paranacity por estupro de vulnerável e estupro de adolescente



O Juízo da Vara Criminal de Paranacity, no Noroeste paranaense, condenou a 72 anos e 5 meses de prisão um homem que abusou da enteada por cerca de nove anos – desde que a vítima tinha 10 até após ela completar 18 anos.

A denúncia, apresentada pelo Ministério Público do Paraná, por meio da Promotoria de Justiça da comarca, incluiu diversos crimes cometidos pelo réu ao longo de anos: estupro de vulnerável, estupro de adolescente, posse não autorizada de armas de fogo e disparo de arma de fogo.

Preso desde maio do ano passado, o condenado não poderá recorrer em liberdade e também foi sentenciado a pagar indenização por danos morais, em favor da vítima, no valor de R$ 15 mil.

Fonte: www.mppr.mp.br

Governador destaca capacidade de modernização da Copel em Pinhão


O governador Carlos Massa Ratinho Junior esteve nesta terça-feira (22) na estrutura da Copel em Pinhão, na região Centro-Sul do Paraná. Ele foi à Usina Governador Bento Munhoz da Rocha Netto, a maior da Copel, com 1.676 MW de potência. Também esteve no Jardim Botânico, que abriga uma das mais completas coleções de plantas de clima temperado do Paraná e uma das melhores do Brasil, reconhecida nacional e internacionalmente.

Ratinho Junior destacou a importância da usina, que completa 40 anos no ano que vem, e a permanente modernização da Copel. “A Copel não para de se modernizar. Isso é uma grande vantagem da empresa e de seu corpo técnico, que sempre estão pensando em evoluir”, disse. “Viemos conhecer uma turbina que está sendo reformada para entrar com uma nova tecnologia que vai aumentar a capacidade de geração da usina. Isso demonstra que a Copel está sempre se reinventando e investindo para levar energia de qualidade até a casa das pessoas”, afirmou.

A usina está localizada no Rio Iguaçu, a 240 quilômetros de Curitiba. Começou a operar em 1980, então denominada Foz do Areia. Sua construção provocou a desativação da Usina Salto Grande do Iguaçu, primeiro aproveitamento no Rio Iguaçu, que funcionou de 1967 a 1979.

O nome atual da usina é uma homenagem ao Governador Bento Munhoz da Rocha Netto, que liderou o Paraná de 1951 a 1955 e promoveu muitas obras importantes, como a construção do Centro Cívico de Curitiba e a criação da Copel, em 26 de outubro de 1954.

O presidente da Copel, Daniel Pimentel Slaviero; o diretor de Geração e Transmissão da empresa, Sérgio Lamy; o chefe da Casa Civil do Governo do Estado, Guto Silva; o secretário estadual do Planejamento, Valdemar Bernardo Jorge; e o deputado estadual Hussein Bakri acompanharam o governador.

JARDIM BOTÂNICO – O governador também conheceu o Jardim Botânico de Faxinal do Céu, localizado na vila que abrigou os operários responsáveis pela construção de Usina Bento Munhoz da Rocha. Na década de 1970, antecipando-se a qualquer exigência por parte de Órgãos Ambientais, a Copel criou a assessoria de ecologia, com o objetivo de desenvolver projetos florestais para recuperação das áreas degradadas pelas obras de construção de usinas hidrelétricas.

Ao longo dos anos, foram além e promoveram a recomposição e enriquecimento paisagístico do canteiro de obras, vilas residenciais, acessos e áreas adjacentes às principais instalações da usina.

Em Pinhão, inicialmente foi implantado o Horto Florestal de Faxinal do Céu, atualmente denominado Jardim Botânico. Em seguida foram desenvolvidos os Hortos de Segredo (Usina Governador Ney Braga) e Caxias (Usina Governador José Richa), que representam com fidelidade as formações florestais que ocorrem ao longo do Rio Iguaçu, demonstrando a gradação do clima mais frio e úmido para o quente e seco.

O Jardim Botânico de Faxinal do Céu e os Hortos de Salto Segredo e Salto Caxias são um verdadeiro “berçário” verde, que podem produzir anualmente cerca de 300 mil mudas, entre espécies nativas e exóticas. São 18 hectares de área manejada, onde são cultivadas cerca de 800 espécies de plantas exóticas e nativas.

As mudas são usadas para plantios promovidos pela Copel por meio dos programas Florestas Ciliares e Florestas Urbanas, além de serem utilizadas como instrumento de educação ambiental em datas comemorativas relacionadas ao meio ambiente.

Na Usina Governador Bento Munhoz da Rocha Netto a imbuia, o pinheiro-do-paraná e as belas flores de açucenas ganham destaque, a fim de compensar o desaparecimento a que estão sujeitas estas espécies em praticamente todo o Estado.


Fonte: AEN

Forte chuva causa alagamentos em residências e comércios em Turvo


Por volta das 15h30, da tarde de hoje (22/01), uma forte chuva de aproximadamente meia hora caiu em Turvo e deixou vários pontos alagados na cidade. 

Essa não foi a primeira vez que isso acontece no mesmo local, mais uma vez moradores e comerciantes terão muito trabalho para limpar seus estabelecimentos.

Funcionários da prefeitura estiveram nos locais alagados e providências deverão serem tomadas

Vale lembrar que em alguns pontos que alagam o problema já existe há anos.





Vídeo abaixo enviado ao blog por Josimar Chamorra:




Oito pessoas ficam feridas em acidente entre ônibus e caminhão na BR-376



Oito pessoas ficaram feridas em um acidente entre um ônibus de turismo e um caminhão na BR-376, em Mauá da Serra, no norte do Paraná, nesta terça-feira (22). De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), os veículos bateram de frente.

A polícia informou que o ônibus seguia de Loanda, no noroeste, para Curitiba e o caminhão era de Mandirituba, na Região Metropolitana de Curitiba. Informações iniciais apontam que o ônibus invadiu a pista contrária.

O trecho, onde há obras de duplicação, ficou interditado por cerca de 40 minutos.

Os motoristas foram levados em estado grave ao Hospital da Providência, em Apucarana.

Em nota, a empresa Viação Garcia está investigando as causas do acidente envolvendo o ônibus que fazia o trajeto Loanda a Curitiba. A empresa afirma que tomou todas as medidas para que os passageiros fossem atendidos com mais rapidez.

Fonte: G1 - PR

ACET divulga o nome dos ganhadores do último sorteio do 10º Festival de Prêmios



No último dia (19), foi realizado pela Loteria Federal, o último sorteio da Campanha do 10º Festival de Prêmios da ACET – Associação Comercial e Empresarial de Turvo. 

Os ganhadores do último sorteio foram:

01 Moto Fan 125 0km - Irene Dzurda - Comprou na Ellas Móveis.

01 TV 40 - Stefani Carla Machado - Comprou na Loja Tend`Tudo.

01 TV 32 - Jaqueline Beatriz Monteiro - Comprou na Loja Tend`Tudo.



Homem ameaça jogar a esposa no Salto São Francisco, ela vivia em cárcere privado e ele acaba preso


No dia 21 jan. 19 às 15h, uma equipe foi acionada para deslocar até a Estrada Rural do Guairacá, onde a solicitante, 46 anos relatou que sua filha, 27 anos possui relacionamento com o masculino, 38 anos, e sua filha nesta data e em datas anteriores vem recebendo diversas ameaças e estaria sobre cárcere privado no sitio do autor, não conseguindo contato com a filha a qual já havia relatado que estava correndo risco de vida e que seu convivente teria algumas armas neste sítio. 

A equipe deslocou juntamente com os pais da vítima até o sitio que ao perceber as viaturas policiais, o autor adentrou rapidamente na residência sendo então adentrado à mesma onde foi conversado com a vítima que assustada pedia para que os policiais a tirassem daquele local, mencionando que o autor estava armado. 

Realizado buscas na residência e localizado 1 (um) revólver Taurus calibre .32 municiado com 6 (seis) munições da marca CBC intactas, escondido debaixo de uma mesa na cozinha, onde o autor estava próximo e também 1 (um) frasco de plástico contendo 13 (treze) munições calibre .32 marca CBC intactas, 4 munições calibre .32 marca CBC deflagradas, 1 munição calibre .38 marca CBC intacta, e 1 (um) cartucho Gauge 16 marca CBC (recarregado). 

A vítima relatou que seu convivente nesta data a levou até o "Salto São Francisco" e a colocou próximo a beirada de um rochedo de grande altura e falou que a jogaria daquele local se ela tentasse fugir. 

Diante dos fatos foi dado voz de prisão ao autor e encaminhado as partes e os objetos para 14ª SDP. para os procedimentos cabíveis.

Fonte: 16º BPM


PRF atende colisão com cinco vítimas na BR277, em Irati


Em 21 de janeiro de 2019, por volta das 14h45, no município de Irati/PR, no km 254.7 da BR 277, a PRF atendeu acidente tipo colisão frontal, com cinco vítimas, envolvendo os veículos GM/Meriva Joy de Foz do Iguaçu/PR e Fiat/Palio Fire de Laranjeiras do Sul/PR. 

Conforme levantamento no local do acidente, o veículo GM/Meriva seguia sentido Curitiba quando, ao efetuar manobra de conversão à esquerda para adentrar ao pátio de posto de combustível, colidiu frontalmente com o veículo Fiat/Palio que trafegava no sentido oposto. 

Do acidente resultaram cinco vítimas, o casal que ocupava o veículo Palio e três passageiras do Meriva, as quais sofreram lesões leves sendo socorridas pela ambulância da Concessionária Caminhos do Paraná e encaminhadas para o Hospital Santa Casa de Irati.

Veículos liberados para as respectivas condutoras. 

Realizado teste de etilômetro, obtendo-se resultado negativo para ambas as condutoras. 

Informações e Imagens BDCom PRF 3° Del.
Publicidade