[Fechar]

segunda-feira, 20 de maio de 2024

Aprovado projeto que protege policiais científicas e penais durante gravidez e amamentação


A Assembleia Legislativa do Paraná aprovou, nesta segunda-feira (20), o projeto de lei 229/2021, que dá melhores condições de trabalho para as policiais científicas e penais durante o período de gravidez e amamentação. O projeto determina a realocação temporária dessas profissionais, afastando-as de atividades operacionais e de serviços insalubres.

“Sabemos que as funções exercidas pelas policiais exigem a exposição a riscos como o contato com produtos tóxicos, visitas a lugares perigosos e esforço físico intenso. São atividades inadequadas para gestantes, assim como os longos plantões, que impedem a amamentação. Precisamos proteger a saúde dessas mulheres e seus bebês", afirma a deputada Cristina Silvestri (PSDB), autora da proposta. A proposição tem a coautoria da deputada Ana Júlia Ribeiro (PT).

O projeto prevê que as policiais grávidas ou lactantes sejam designadas para funções administrativas ou outras atividades que não impliquem riscos à saúde. “Desta forma, asseguramos que essas profissionais continuem contribuindo com suas habilidades e conhecimentos sem comprometer a segurança e o bem-estar delas”, comenta a deputada Cristina.

A Polícia Científica do Paraná exerce com exclusividade as perícias de natureza criminal e as atividades de ensino, pesquisa, tecnologia e inovação técnico-científicas de ciências forenses. Já a Polícia Penal atua no sistema prisional, com funções como recaptura, monitoração, escoltas, serviços de custódia, missões táticas, apreensões, revistas, rondas e controle de motins e rebeliões.

“Nosso ambiente de trabalho ainda é predominantemente masculino e machista. Há muitos anos, vemos colegas correndo o risco de abortar e sem condições de amamentar seus filhos. Somos muito gratos por esse projeto, que vai contribuir para a humanização das corporações, tornando-as mais inclusivas e acolhedoras para as trabalhadoras”, comemora a presidente do Sindicato dos Policiais Penais do Paraná (Sindarspen), Vanderleia Leite.

O projeto de lei foi aprovado por unanimidade em primeira votação. Ele será discutido outras duas vezes pelos deputados e deputadas em Plenário antes de seguir para sanção ou veto governamental.

Assessoria 

Aproveite as ofertas da Terça Verde do Supremamais Supermercado de Turvo

 


Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Turvo

Sessão desta segunda-feira (20/05). Acompanhe no vídeo:

Infobit Fibra ajudando na preservação do Meio Ambiente com a criação de abelhas

20 de maio - Dia Mundial da Abelha

Valmor Correia morre aos 98 anos


Morreu nesta segunda-feira (20/05), Valmor Correia, aos 98 anos.

O velório está sendo realizado na Capela Mortuária de Turvo.

O sepultamento será nesta terça-feira, ás 08h00, no cemitério do Rio Salto.

Valmor é pai do Jonas (da Funerária).


Informou Funerária Nossa Senhora Aparecida de Turvo.


Agências do Trabalhador do Paraná ofertam 18,5 mil vagas com carteira assinada


As Agências do Trabalhador e postos avançados de emprego começam a semana com a oferta de 18.578 vagas de emprego com carteira assinada no Paraná. A maior parte é para alimentador de linha de produção, com 4.759 oportunidades. Na sequência, aparecem as de abatedor, com 789 vagas, operador de caixa, com 749, e repositor de mercadorias, com 609.

A Grande Curitiba concentra o maior volume de postos de trabalho disponíveis (5.138). São 478 vagas para alimentador de linha de produção, 396 para faxineiro, 325 para repositor de mercadorias e 312 para operador de caixa.

Na Capital, a Agência do Trabalhador Central oferta 95 vagas para profissionais com ensino superior e técnico em diversas áreas, com destaque para as funções de técnico de vendas, com 20 vagas (exigência de curso técnico na área), professor de educação física (curso superior completo), com 15 vagas, eletricista de instalações, com 10 vagas, e cuidador de idosos, com duas vagas (curso técnico na área ou em enfermagem).

A região de Cascavel concentra 4.791) vagas, com 1.551 oportunidades para alimentador de linha de produção, 472 para abatedor, 180 para magarefe e 157 para servente de obras. Também no Oeste, Foz do Iguaçu tem 1.330 vagas, com liderança para alimentador de linha de produção, com 423 oportunidades, abatedor, com 90, repositor de mercadorias, com 82, e operador de caixa, com 70.

Nas demais regionais do Interior os destaques em volume de vagas são Campo Mourão (1.851), Londrina (1.725) e Pato Branco (1.261). Em Campo Mourão, as funções que lideram as ofertas de vagas são alimentador de linha de produção, com 604 vagas, magarefe, com 187, abatedor, com 161, e trabalhador da manutenção de edificações, com 160 oportunidades. Em Londrina, os destaques são para alimentador de linha de produção (600), servente de obras (68), operador de caixa (44) e armazenista (42).

Em Pato Branco, são ofertadas 461 vagas para alimentador de linha de produção, 60 para trabalhador da avicultura de corte, 56 para operador de caixa e 55 para magarefe.

Outros municípios com vagas são Guarapuava (550), com alimentador de linha de produção na liderança (123); Jacarezinho (61), com destaque para trabalhador no cultivo de árvores frutíferas (20); e Maringá (591), com ampla procura por alimentador de linha de produção (87) e varredores de rua (60 vagas).

ATENDIMENTO – Os interessados devem buscar orientações entrando em contato com a unidade da Agência do Trabalhador de seu município. Para evitar aglomeração, a sugestão é que o atendimento seja feito com horário marcado.

Confira as vagas por Regional da Agências do Trabalhador AQUI.
Publicidade