Canal de Ética Ibema consolida o compromisso da empresa no “G” de Governança e promove transparência no mercado de papel e celulose
Investir no ESG não é uma escolha, mas sim uma necessidade competitiva. Pesquisa realizada no início desse ano pela ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais) apontou que os critérios ESG mais observados pelos gestores de recursos são a transparência e a ética. Esses itens alcançaram, cada um, 92% das respostas.
Já um estudo global com Investidores Institucionais da consultoria EY mostra que 74% dos participantes estão mais propensos, desde a pandemia, a deixar de apostar em empresas que não aplicam as premissas ESG na prática.
Esse definitivamente não é o caso da Ibema, que lança seu Canal de Ética para dar segurança e transparência aos processos, promover clareza e buscar por soluções para seus stakeholders. “Nossa meta com essa iniciativa é oferecer a melhor jornada, tanto ao cliente, quanto aos demais parceiros. Não medimos esforços para otimizar a segurança das informações compartilhadas”, explica a especialista de Gente & Cultura da Ibema, Angela Felipe.
O canal está disponível a todos os colaboradores, clientes, fornecedores e público em geral, e está aberto para denúncias de condutas não conformes com a atuação ética, limpa e transparente, presentes no propósito da companhia.
O bacana é que o acompanhamento das ocorrências é feito por uma empresa terceirizada, o que garante um processo realmente anônimo e sigiloso. Ou seja: não precisa ter receio de delatar nada.
A especialista de Gente & Cultura explica que foi tomado o máximo de cuidado na implantação do canal, que exigiu análise e mapeamento de riscos. “Fizemos o levantamento em conjunto com a área de Governança e Riscos. A partir daí, estruturamos um comitê de ética, formado por pessoas das áreas de governança, controles internos, financeiro, RH, jurídico e conselho”, completa.
Com o time formado, foi a vez da contratação de um parceiro externo que garantisse o sigilo das denúncias e investigações, a ICTS/Aliant. Independente e especializada em canais de denúncia, a terceirizada recebe, analisa e classifica os relatos incluídos no portal da Ibema.
Para organizar o fluxo de tratativas, foi necessário a capacitação do time para o manuseio da ferramenta e principais abordagens. Além disso, as denúncias registradas no Canal de Ética Ibema são investigadas com independência, imparcialidade, metodologia e amparo legal. O processo respeita a confidencialidade, anonimato e proíbe a retaliação do denunciante.
Outro ponto importante para o sucesso da análise é a qualidade das informações fornecidas. Para uma melhor apuração, o relator precisa fornecer o máximo de dados sobre o caso, tais como: descrição da situação, nome das pessoas envolvidas, data e local do ocorrido ou da situação que acontecerá ainda, sua causa ou motivo. “Sempre que possível, é ideal que a pessoa compartilhe provas ou evidências ou indique onde elas podem ser encontradas”, enfatiza a especialista de Gente & Cultura.
O denunciante pode ainda acompanhar o avanço do seu relato por meio de um protocolo de consulta. “Nossa expectativa é ampliar a divulgação e garantir que as denúncias sejam tratadas com máximo sigilo e agilidade na resposta.”
Angela Felipe reforça que cada um deve cumprir o seu papel diário com integridade. “É nisso que acreditamos. E nosso código de conduta nos direciona para uma atuação ética, íntegra e transparente, o que deixa claro o caminho certo de nossas ações”, finaliza.
O Canal de Ética Ibema fica disponível 24h todos os dias da semana. O relato pode ser feito pelo site www.ibema.com.br ou pelo telefone 0800 300 4481.
Sobre a Ibema: Gerar valor de maneira sustentável por meio da fabricação e distribuição de produtos que conquistem a preferência dos clientes, contribuindo com iniciativas que favoreçam toda a cadeia, com a dedicação e preocupação de garantir o melhor resultado para a empresa e seus clientes. Esta é a missão da Ibema, fabricante de papelcartão, que permeia a sua atuação com base no conceito de foco do cliente. A empresa, fundada em 1955, é hoje um dos players mais competitivos da América Latina. Sua estrutura é composta por sede administrativa localizada em Curitiba, centro de distribuição direta em Araucária com área útil de 12 mil m2 e fábricas instaladas nos municípios de Turvo, no Paraná, e em Embu das Artes, em São Paulo, que juntas possuem capacidade de produção anual de 160 mil toneladas. Em seu portfólio, estão os melhores produtos, reconhecidos pela qualidade e performance na indústria gráfica. A empresa, que atualmente conta com aproximadamente 700 colaboradores, possui unidades certificadas pela ISO 9001, pela ISO 14001 e pelo FSC (Forest Stewardship Council). Para mais informações sobre produtos e serviços, acesse o nosso site, disponível também nos idiomas espanhol e inglês: www.ibema.com.br.