[Fechar]

quinta-feira, 12 de janeiro de 2023

Aproveite a sexta e sábado do Festival Suíno no Supremamais Supermercado de Turvo



Seja você também um cliente VIPE REDE SUPREMAMAIS e receba todas as ofertas e novidades diretamente no seu WhatsApp, basta clicar no link abaixo ↓↓



Suspeito de estuprar as três filhas em Matinhos é localizado e preso em Guarapuava

Um homem de 35 anos foi preso em Guarapuava, no interior do Paraná, suspeito de estupro de vulnerável contra as próprias filhas. As meninas com idades entre 10 e 15 anos moram com a mãe em Matinhos, no litoral do estado, local onde aconteceriam os atos, quando visitava a família.


O suspeito já tem condenação anterior. Ele foi preso em flagrante no verão de 2022, pelo mesmo crime. Foi preso em flagrante, depois preventivamente e, então, condenado a 12 e 15 anos de reclusão. No entanto, foi mantido preso por oito meses, tempo que durou o processo.

Em entrevista à Banda B nesta quinta-feira (12), o delegado Cristiano Quintas, chefe do Tático Integrado de Grupos de Repressão Especial (Tigre) e que atua em Matinhos, na Operação Verão Maior, da Polícia Civil do Paraná (PCPR), relatou que a denúncia de que o homem teria voltado a cometer o crime de estupro de vulnerável contra as filhas chegou até a delegacia por meio de dois conselheiros tutelares do município na quarta-feira.

“Diante da gravidade, o mandado de prisão foi expedido pelo Poder Judiciário, no final da tarde de ontem [quarta] e nós, com apoio da 14ª Subdivisão de Guarapuava, que por sua vez recebeu apoio do 16º Batalhão da Polícia Militar, foi localizado o suspeito condenado e dado cumprimento ao mandado de prisão”, relata Quintas.

Ameaça de morte e fuga

A polícia apurou que, diante das condenações, o suspeito se mudou com a mãe para a cidade de Guarapuava, mas, eventualmente, visitava a casa da família em Matinhos, localizada no Mangue Seco.

Foi verificado, ainda, que o pai das meninas pretendia fugir com as três e a esposa, inclusive já com data marcada. “Essa foi a preocupação do Conselho em nos procurar e impedir essa fuga, e averiguar se os fatos tornaram a acontecer”, conta o delegado.

Com os novos fatos, foi aberto um novo inquérito policial e solicitadas medidas de proteção das filhas do suspeito, que assim como a mãe delas, eram ameaçadas, inclusive, de morte, como revela Quintas.

“É natural, nesses casos, a alienação parental e as ameaças que ele proferia contra as filhas e a esposa. Inclusive, nós temos material que o Conselho Tutelar nos trouxe, oriundos do aparelho celular das adolescentes, onde fica notório o terror que ele impunha a elas à mãe delas. Inclusive ameaça de morte.”

O delegado conta que, inicialmente, houve tentativa de acobertamento do caso por parte das filhas, por conta do medo, devido às ameaças. Em um primeiro momento, elas chegaram a defender o condenado. “Mas, depois que se sentiram acolhidas, começaram a revelar alguns fatos que vão fazer parte deste inquérito que foi aberto.”

O caso segue sob condução da Delegacia de Matinhos, de onde partiu o mandado de prisão do suspeito. As filhas dele foram acolhidas pelo Conselho Tutelar.

Fonte: Banda B


Homem é atingido na cabeça por raio enquanto trabalhava em obra


Um homem foi atingido por um raio na cabeça e no tórax em Castro, nos Campos Gerais do Paraná, na tarde de quarta-feira (11). De acordo com testemunhas, ele sofreu a descarga elétrica enquanto trabalhava em uma construção em uma propriedade na área rural do município.

A vítima de 50 anos foi levada até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade por colegas de trabalho.

Conforme a equipe médica, ele precisou ser intubado e foi transferido para um hospital de Ponta Grossa, na mesma região.

Segundo o hospital, nesta quinta-feira (12), ele permanecia internado, mas deve ser levado para atendimento no Hospital Evangélico de Curitiba.

Em Guarapuava, acidente envolve três veículos e deixa cinco pessoas feridas na BR-277


Um grave acidente de trânsito deixou cinco pessoas feridas, entre elas duas crianças, na BR 277, em Guarapuava, na manhã dessa quinta-feira (12), por volta das 6h.

Segundo o Corpo de Bombeiros, a colisão envolveu um carro e dois caminhões, entre o Rio Coutinho e a empresa Santa Maria Papel e Celulose.

Conforme a Polícia Rodoviária Federal (PRE), o carro fez uma ultrapassagem em faixa contínua e se envolveu em uma colisão com os outros veículos.

Todos os ocupantes do carro, duas crianças (3 e 6 anos), dois homens (26 e 53 anos) e uma mulher (46 anos), ficaram gravemente feridos e foram encaminhados ao Hospital São Vicente de Paulo de Guarapuava.

Texto: jornalista Lucas Herdt/NH Notícias
Foto: reprodução

Pitanga tem nova delegada de Polícia Civil



A 45ª delegacia de Polícia Civil de Pitanga conta com nova delegada titular, El Santos de Freitas Cavalcanti, recém-formada pela Escola de Formação de Delegados do Paraná, que já está atuando desde a semana passada em Pitanga.

A delegacia de Pitanga é a primeira que El Santos, natural de João Pessoa (PB), atuará em sua carreira policial. Ela ressalta que a expectativa é realizar um grande trabalho à frente da Polícia Civil da comarca. Além de Pitanga, ela também presidirá os inquéritos policiais das cidades de Santa Maria do Oeste, Boa Ventura do São Roque e Mato Rico, inclusive, na semana passada, a delegada já cumpriu mandado de prisão e de busca e apreensão em Mato Rico e Santa Maria do Oeste.

“Tenho uma responsabilidade muito grande em dar continuidade ao trabalho do delegado Welington Yugi Daikubara, que está deixando Pitanga e indo para Guarapuava. Ele fez um excelente trabalho na cidade, é uma figura consolidada e todos os policiais vieram para dar o máximo e contribuir com a segurança pública de Pitanga e região”, frisou a delegada.

Sobre o trabalho que pretende realizar à frente da Polícia Civil, a delegada El Cavalcanti ressalta que as pessoas não procuram a delegacia para passear ou tomar café, mas sim para resolver problemas relacionados à segurança pública. “Pretendemos trabalhar para que a polícia seja cidadã, estamos com vontade de trabalhar e queremos contribuir, junto com os demais órgãos do poder público, para que a população se sinta mais segura e seja bem atendida. Vamos atuar tanto na repressão como na prevenção, buscando a resolução dos crimes”, ressalta.

Ela fez questão de agradecer à receptividade que vem recebendo em Pitanga e das autoridades dos municípios vizinhos. “Estou me sentindo muito bem acolhida e, em especial, quero agradecer ao delegado Welington e a toda a equipe da Polícia Civil pelo apoio nesse início de trabalho e deixar a delegacia de portas abertas para toda a população”, frisa a delegada El Cavancanti.

Com delegados em todas as 161 comarcas, Governo dá fim a problema histórico no Paraná


A contratação de mais de 400 servidores para compor o efetivo da Polícia Civil do Paraná marca um momento histórico do Estado: todas as 161 comarcas passam a contar com delegados. Ao todo foram chamados, por concurso público, 150 delegados, 200 investigadores, 50 papiloscopistas e 25 escrivães. Destes, 391 concluíram com sucesso o curso de formação e em 2023 passaram a reforçar a segurança dos paranaenses, reforçando o atendimento em comarcas distantes da Capital.

Os novos policiais, oriundos de todos os lugares do País, iniciaram o curso de formação em agosto de 2022 e a formatura ocorreu em dezembro. Durante os meses de aperfeiçoamento, cursaram 80 matérias de conhecimento técnico-operacional, totalizando 1.100 horas/aulas práticas e teóricas. As competências adquiridas proporcionaram a habilitação necessária para atuar em qualquer cidade do Estado.

Agora, eles estão atuando no dia a dia da Polícia Judiciária, em procedimentos que envolvem investigação de crimes, direção de delegacias, interlocução com o Poder Judiciário, lavraturas de flagrantes, operações policiais, emissão de documentação (como RG) e condução de inquéritos. Com esse reforço, a expectativa é de respostas muito mais rápidas para a sociedade.

“É com grande satisfação que anunciamos que os novos servidores já estão atuando. O reforço no efetivo de delegados e de policiais civis garante que as famílias paranaenses tenham mais segurança”, disse o secretário da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira.

“Foi uma contratação histórica que resolve a falta de delegados em comarcas do Paraná. Com a contratação e a efetiva lotação desses delegados, que se deu no dia 2 de janeiro, todas as comarcas do Paraná passaram a ter delegados exclusivos para conduzir os trabalhos de polícia judiciária”, afirmou o delegado-geral da PCPR, Silvio Jacob Rockembach.

Os trabalhos dos novos investigadores, escrivães e papiloscopistas também serão fundamentais ao Estado, agilizando procedimentos também nas centrais de flagrantes e o trabalho em delegacias especializadas de atendimento a mulheres e adolescentes, por exemplo. “São policiais de todas as carreiras que vão contribuir de forma conjunta para que os serviços da Polícia Civil sejam prestados da melhor maneira possível”, completou o delegado-geral.

LOTAÇÕES – A ordem de escolha da lotação ocorreu a partir de uma média aritmética entre as notas obtidas no concurso e as notas das avaliações teóricas, práticas e de aptidão física realizadas durante o curso técnico-profissional.

Além da média, dois outros fatores também interferiram na escolha das unidades onde cada profissional vai atuar. No concurso de investigador e papiloscopista, as vagas foram regionalizadas por edital. Por isso, o candidato se inscreveu para uma região específica do Estado.

As vagas para o cargo de delegado foram direcionadas para as cidades do Interior e da Região Metropolitana – os novos servidores devem trabalhar nestas localidades por, no mínimo, três anos.

No efetivo da Capital houve um reforço de 39 servidores, sendo 27 investigadores, 10 papiloscopistas e dois escrivães.

Na RMC, iniciaram as atividades 11 delegados, 45 investigadores, nove papiloscopistas e seis escrivães.

Nas subdivisões do Interior, o reforço no efetivo ocorre com 281 servidores: 130 delegados, 108 investigadores, 15 escrivães e 28 papiloscopistas.

EXEMPLOS – Em Francisco Beltrão (Sudoeste), por exemplo, três novos delegados começaram a atuar na 19ª Subdivisão Policial. A 13ª Subdivisão Policial de Ponta Grossa (Campos Gerais) recebeu 13 novos delegados, que vão atender um raio de 18 municípios. Os novos profissionais da 8ª Subdivisão Policial de Paranavaí (Noroeste) vão atender Loanda, Santa Isabel do Ivaí, Nova Londrina, Terra Rica, Paraíso do Norte, Alto Paraná, Nova Esperança e Paranacity. No Norte Pioneiro, os novos profissionais da 12ª Subdivisão Policial de Jacarezinho darão mais cobertura para Cambará, Carlópolis, Joaquim Távora, Tomazina e Wenceslau Braz, além da Central de Flagrantes de Jacarezinho.

PLANO ESTRATÉGICO – A contratação e a formação dos futuros servidores fazem parte do Plano Estratégico 2019-2023 que foi instituído no primeiro mandato do governador Carlos Massa Ratinho Junior, e que busca trazer melhorias tanto para os policiais civis como para a sociedade. Outra conquista histórica do período foi a remoção de todos os presos das delegacias, liberando os policiais civis para sua missão constitucional. Os detentos passaram a ser responsabilidade da Polícia Penal e foram encaminhados para unidades específicas ou penitenciárias.

Faleceu Antonio Cordeiro


Faleceu na madrugada desta quinta-feira (12) Antonio Cordeiro, aos 71 anos.

Seu corpo está sendo velado na Capela Mortuária de Turvo.

O sepultamento será hoje, ás 17h00.





Publicidade