[Fechar]

sexta-feira, 16 de junho de 2023

SOLENIDADE DE FORMATURA EM COMEMORAÇÃO AOS 34 ANOS DO 16º BPM – BATALHÃO 3º SGT PM RICIERI CHAGAS


No dia 14 de junho de 2023, o 16º Batalhão de Polícia Militar sediado no município de Guarapuava, comemorou seus 34 anos de criação.

Originária desde os idos de 1868, de Destacamento de Força Policial, Cia e Cia Independente, por fim, na data de 14 de junho de 1989 através do Decreto Estadual nº 5.195, transformado então em 16º BPM que posteriormente, na data de 13 de junho de 2022, através do decreto 11388/22, em comemoração aos 33 anos da unidade o batalhão, passou envergar o nome do 3º SGT Ricieri Chagas, em justa homenagem a este policial militar que tombou no cumprimento do dever e que lutou bravamente até o fim.

Atualmente o 16º BPM é comandado pelo Sr. Ten.-Cel. Flavio Vicente Ferraz e o Subcomandante. Sr. Cap. Fabio Antonio Matucheski Zarpelon.

A solenidade ocorreu na OAB, subseção de Guarapuava, e marcou a presença de comandantes, chefes e representantes de vários órgãos e instituições, como da Polícia Federal, Rodoviária Federal, Polícia Civil, Depen, Poder Judiciário, Poder Legislativo, amigos, familiares, bem como o efetivo da Unidade.

O Ten.-Cel Flávio Vicente Ferraz, Comandante do Batalhão, expressou tamanho orgulho em estar a frente do maior Batalhão do Estado do Paraná, em extensão territorial, relembrando muitos feitos históricos ao longo destes anos, finalizando com elogios e externando Parabéns e Gratidão para toda a tropa que compõe a Unidade dentre os 24 municípios que o Batalhão abrange.

Como parte das comemorações desta data, foi realizada a entrega da medalha Lobo Bravo, medalha símbolo do 16º Batalhão de Polícia Militar. A medalha lobo bravo é destinada a homenagear militares e civis, que de alguma forma contribuíram junto ao 16º BPM, para melhoria da segurança pública na cidade de Guarapuava e região. Ao total 11 pessoas foram agraciadas.

Em continuidade foi realizado a entrega de certificados aos policiais militares veteranos que serviram com dedicação, comprometimento e profissionalismo a Policia Militar do Paraná, que recentemente entraram na reserva remunerada da corporação, como forma de gratidão pelo empenho profissional demonstrado ao longo de tantos anos de serviços prestados, contribuindo de maneira veemente para o crescimento desta instituição.

Por fim, o Batalhão, juntamente com seus policiais e demais convidados receberam duas bênçãos especiais, da Pastora Neiva F. dos Santos Mota e do Padre Jean Patrik, concluindo a cerimônia de homenagem ao 34º aniversário do 16º Batalhão de Polícia Militar – Batalhão 3º SGT PM Ricieri Chagas.




Comunicação Social 16º BPM – Batalhão 3º SGT PM Ricieri Chagas

Atletas apoiados pela Prefeitura de Turvo são destaque em competições estaduais


No mês de junho, Turvo foi destaque no cenário do ciclismo esportivo do Paraná. Elias de Souza e Leonardo Ferreira conquistaram ótimas colocações no Campeonato Noroeste de Mountain Bike.

O atleta Elias de Souza participou de quatro etapas e ficou invicto no Campeonato Noroeste, se tornando o grande Campeão de 2023. Para esta conquista, Elias viajou cerca de 800km, estando nas cidades de Loanda, Goioerê, Mandaguaçu, e Alvorada do Sul, local onde ocorreu a última etapa do campeonato.

Também no Campeonato Noroeste de ciclismo Mountain Bike, o atleta Leonardo Ferreira Portela representou o Turvo. O jovem ciclista, de apenas 16 anos, conquistou a primeira colocação na categoria sub-17.

A Prefeitura Municipal de Turvo, através da Secretaria Municipal de Esporte, Cultura e Turismo vem apoiando atletas de Turvo em diversas modalidades esportivas, dando todo o suporte necessário para disputar competições regionais, estaduais e nacionais. Além da realização de diversas outras ações que fomentam e desenvolvem o esporte em nosso Município.

Fonte: Prefeitura de Turvo 


Bombeiros identificam corpo de Thiago Rocha, bebê desaparecido há sete dias no PR



O Corpo de Bombeiros do Paraná encontrou hoje (16) o corpo de uma criança submersa na zona rural de Londrina, na região norte do Paraná, e identificou como o bebê Thiago Vinicius Rocha, desaparecido desde o último sábado (10).

Ele estava a nove quilômetros de onde havia desaparecido e foi encontrado com a ajuda de cães farejadores.

A última vez que a criança tinha sido vista foi no Parque Daissaku Ikeda, na Usina Três Bocas, que deságua no Rio Tibagi, na zona rural de Londrina. A mãe relatou que ficou com o filho no parque e o namorado e que colocaram a criança no carro para ir para casa. Após dois quilômetros, eles perceberam que Thiago não estava no veículo e as buscas, com os bombeiros acionados, foram iniciadas no mesmo dia.

"Hoje nós completaríamos sete dias de operações de busca e encontramos o corpo do garotinho em uma área de remanso, logo após uma área de corredeira, a aproximadamente 9 km do ponto do desaparecimento da criança" diz Tenente Luana da Silva Pereira, do Corpo de Bombeiros.

Segundo ela, a identificação foi facilitada pelas roupas descritas pela mãe.

“Um ponto crucial é o sapatinho: ele usava um crocs azul e estava só com um pé; o outro havia ficado no interior do veículo”, completou.

Além disso, ainda não foi divulgado se a criança sofreu algum tipo de violência. Segundo o Corpo de Bombeiros, o fato do corpo ter ficado dentro da água dificulta a perícia.

A polícia segue investigando o caso.

Sicredi é destaque em ranking de agentes financeiros do BNDES

Instituição financeira cooperativa foi reconhecida pelo banco de desenvolvimento em cinco categorias

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) reconheceu, na quarta-feira (14), os agentes financeiros parceiros com melhor desempenho no ano de 2022 em nove categorias. O Sicredi, instituição financeira cooperativa com mais de 6,5 milhões de associados e presente em todas as regiões do Brasil, conquistou o 1º lugar nas categorias “Atendimento ao Cliente” e “Economia Verde”. Também ficou em 2º em “Microcrédito” e na terceira colocação nas categorias “Programas BNDES Crédito Rural” e “Abrangência em Linhas BNDES”.

O Sicredi é um dos agentes financeiros parceiros do BNDES, fazendo com que os recursos do banco de desenvolvimento tenham maior capilaridade. Na categoria ‘Atendimento ao Cliente’, foram reconhecidos os agentes financeiros que realizam o melhor atendimento em etapas de solicitação, aprovação, liberação e acompanhamento das linhas de crédito do BNDES, sendo o indicador obtido por meio de pesquisa com os usuários.

“A primeira posição em ‘Atendimento ao Cliente’ reforça nosso compromisso em promover soluções com foco nas necessidades dos nossos associados, prezando pelo relacionamento próximo e ativo nas comunidades em que estamos inseridos, tendo o BNDES como grande parceiro. Nossa relação de confiança e de proximidade possibilita conhecer cada associado e sugerir uma alternativa de crédito adequada conforme seu perfil e realidade”, afirma Gustavo Freitas, diretor-executivo de Crédito do Sicredi.

Também primeira colocada na categoria “Economia Verde”, a instituição financeira cooperativa foi a que mais concedeu crédito via BNDES em 2022 para projetos voltados a energia renovável, saneamento, transporte, irrigação e práticas sustentáveis de produção florestal, com destaque para projetos voltados à agroecologia e à bioeconomia para a agricultura familiar. “Esse reconhecimento reforça nosso compromisso em apoiar iniciativas que contribuem para o desenvolvimento sustentável, fundamental para o Brasil”, complementa Freitas.

O Sicredi e o BNDES são parceiros há mais de 25 anos e a instituição financeira cooperativa disponibiliza soluções para os mais diversos segmentos por meio das linhas do banco de desenvolvimento, o que também é evidenciado pelo resultado nas categorias “Microcrédito”, “Programa BNDES Crédito Rural” e “Abrangência em Linhas BNDES”.

Sicredi | Reconhecimentos das Performances dos Agentes Financeiros do Sistema BNDES em 2022

1º lugar | Atendimento ao Cliente

1º lugar | Economia Verde

2º lugar | Microcrédito

3º lugar | Programas BNDES Crédito Rural

3º lugar | Abrangência em Linhas BNDES


Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 6,5 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 2.500 agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando uma gama completa de soluções financeiras e não financeiras.

Site do Sicredi: www.sicredi.com.br

Com baixa cotação, comercialização da safra recorde de soja ainda está lenta no Paraná


A comercialização da safra de soja 2022/23, estimada em 22,34 milhões de toneladas, recorde na história, está lenta no Estado do Paraná, o que se deve principalmente à baixa cotação do produto no mercado. A análise pode ser conferida no Boletim de Conjuntura Agropecuária referente à semana de 7 a 16 de junho. O documento é preparado pelos técnicos do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab).

Na média das últimas safras, a comercialização chegava a superar 70% da produção neste período. No entanto, o último relatório, divulgado no final de maio, apresentava 43% de vendas, volume que não deve ter evoluído muito nos últimos 15 dias. A queda nos preços da oleaginosa faz com que o produtor que tem possibilidade de armazenagem acabe segurando mais o produto.

O preço recebido pelo produtor de soja pela saca de 60 kg está em torno de R$ 119,00, redução de aproximadamente 32% comparado a junho de 2022, quando a cotação atingia R$ 176,00. Segundo o documento do Deral, a maior oferta do produto no mercado doméstico, cotações em queda no mercado internacional e valorização do real frente ao dólar são alguns fatores que pressionam o preço da soja atualmente.

MILHO E TRIGO – As chuvas dos últimos dias em todo o Paraná devem auxiliar na recuperação das plantas de milho impactadas pela estiagem que perdurava na maioria do Estado. Nesta semana as condições de lavoura permaneceram estáveis, quando comparadas à semana anterior, com 84% da área apresentando condição boa.

Em relação ao trigo, pesquisa semestral do IBGE revelou um recorde no volume armazenado em 31 de dezembro de 2022 no Brasil, atingindo 7,42 milhões de toneladas. Esse valor representa um aumento de 16% em relação ao mesmo período de 2021 (6,42 milhões de toneladas). Esse volume seria suficiente para atender o consumo dos moinhos brasileiros até meados de agosto deste ano.

FEIJÃO E FRUTAS – Cerca de 69% dos 299 mil hectares da segunda safra de feijão já foi colhido no Paraná. As maiores áreas ainda a serem colhidas concentram-se na região Sudoeste, e espera-se que sejam concluídas nas próximas semanas.

O documento do Deral fala ainda das cinco principais frutas transacionadas na Centrais de Abastecimento do Estado do Paraná (Ceasa) em 2022: maçã, banana, mamão, laranja e manga. Elas foram responsáveis por mais da metade dos negócios do segmento nas unidades atacadistas públicas.

BOVINOS E PERUS – Após um longo período de quedas, a arroba do boi gordo parece estar próxima da estabilidade. Sendo negociada a R$ 234,58 (14/06), a variação em relação à última quarta-feira foi de apenas -0,6%.

O boletim menciona também a retomada da criação e abate de perus pelo Paraná em 2022. Nacionalmente foram exportadas 59.199 toneladas, com ingresso de US$ 189,148 milhões em receita cambial. O Paraná é o terceiro maior exportador com 6.751 toneladas, que renderam US$ 17,936 milhões.

FRANGO E OVOS – As exportações de carne de frango brasileiro alcançaram 2,1 milhões de toneladas entre janeiro e maio de 2023, volume 9,7% superior às 1,9 milhão de toneladas de igual período no ano anterior. O Paraná, principal exportador, contribuiu com 907 mil toneladas.

Em ovos, a exportação brasileira de 2022 foi de 23.610 toneladas, volume 7,6% menor que o verificado em 2021 (25.557 toneladas), mas o faturamento cresceu 24,7%, saindo de US$ 76,045 milhões para US$ 94,859 milhões. O Paraná foi o terceiro maior exportador, com 2.156 toneladas e receita cambial de US$ 10,972 milhões.

MISSA EM AÇÃO DE GRAÇAS PELOS 34 ANOS DO 16º BPM – BATALHÃO 3º SGT PM RICIERI CHAGAS


No dia 13 de junho de 2023, às 19h00, foi celebrada pelo Padre Jean Patrik, na Catedral Nossa Senhora de Belém de Guarapuava, uma Missa em Ação de graças pelos 34 anos da criação do 16º Batalhão de Polícia Militar, criado em 14 de junho de 1989.

A Liturgia fez memória a Santo Antônio, que nos ensina sermos instrumentos transformadores da sociedade em que vivemos, assim como nós policiais, que temos a missão diária de policiar e proteger a todos, mesmo que isso custe a própria vida. Sabemos, que, embora essenciais ao nosso trabalho, não são veículos ou equipamentos que produzem isso isoladamente. Quem produz isso é o nosso maior patrimônio: nossa união com o apoio espiritual.

Com a celebração deu-se início as comemorações pelo aniversário da Unidade, onde os policiais que pertencem ao 16º BPM – Batalhão 3º SGT PM Ricieri Chagas, receberam uma benção especial.

Agradecemos imensamente a todos que participaram desse momento importante conosco.

Comunicação Social 16⁰ BPM - Batalhão 3⁰ Sgt PM RICIERI Chagas

Neste sábado tem Arraiá na Lubriparts da Palmeirinha

Turvo e Palmeirinha tem Lubriparts - Peças Automotivas e Agrícolas, Rolamentos e Mancais

Neste sábado (17), você é convidado para participar do Arraiá da Lubriparts no Distrito da Pameirinha, onde terá quentão, pipoca e muito mais.

Na Lubriparts de Turvo e Palmeirinha você encontra Lubrificantes, Ferramentas, Parafusos, Abrasivos, Correias, filtros, Peças Automotivas e Agrícolas, Rolamentos, Mancais e muito mais.

Estamos de portas abertas para melhor atendê-los, na Rua Roberto Rickli Sobrinho, saída para Pitanga. Fone (42) 9 9862-0453.





 


Amor acelerado, conhecimento potencializado no UniCV


No Mês dos Namorados, presenteie-se com o curso de Pós-graduação EAD de alta qualidade, com duração de apenas 4 meses. Juntos, vamos impulsionar nossa carreira, adquirir expertise e alcançar novas conquistas.

Aproveite essa oportunidade intensa de aprendizado e crescimento.

Entre em contato: (42) 99128-1476 Polo Turvo e (42) 99921-2841 Polo Guarapuava

*consulte cursos e condições.

**válido somente para os cursos de 360h.

Óbitos registrados em Guarapuava e Região

A Central de Triagem informa os óbitos registrados em Guarapuava e Região - CLIQUE AQUI...
Publicidade