[Fechar]

quarta-feira, 21 de dezembro de 2022

Deputados estaduais aprovam terceirização do Hospital Regional de Guarapuava



Os deputados estaduais do Paraná aprovaram nesta quarta feira (21 de dezembro) o Projeto de Lei, de autoria do Poder Executivo, que terceiriza os hospitais regionais e universitários no Estado. Entre os hospitais regionais que serão terceirizados está o de Guarapuava, além de Telêmaco Borba e Ivaiporã.

A proposta foi aprovada em segunda e terceiro turnos. O projeto de lei 507/2022, que permite a concessão onerosa dos hospitais regionais de Telêmaco Borba, Ivaiporã e Guarapuava foi aprovado com 37 votos favoráveis e dez contrários, em segundo turno, e 37 favoráveis e nove contrários em terceiro turno.

Também foi aprovada uma emenda que incluiu um parágrafo no artigo 3º do projeto com a seguinte redação: “§ 2° 0 Edital e o respectivo Termo de Concessão de Uso deverão garantir o acesso de alunos e professores dos cursos da área da saúde das instituições públicas de ensino superior situadas nos Municípios onde estão instalados os hospitais, obedecendo as relações previstas na Lei 20.537/2021”.

Já o projeto de lei 522/2022 que trata da gestão dos hospitais universitários foi aprovado em segundo turno com 40 votos favoráveis e nove contrários. Já na votação de terceiro turno recebeu 39 votos favoráveis e oito contrários.

A proposta também avançou com alterações. Foram aprovadas duas emendas. Uma delas altera o § único do artigo 2º, que passará a vigorar com a seguinte redação: “Parágrafo único. Os contratos de gestão ou outros instrumentos jurídicos de parceria previstos legalmente, devem conter programa de trabalho contendo os objetivos, a justificativa, a relevância, os órgãos e entidades públicos e privados envolvidos na execução, a estipulação das metas e prazos de execução, bem como critérios objetivos de avaliação de desempenho a serem utilizados mediante indicadores de qualidade e produtividade, vinculados ao planejamento institucional”.

A outra emenda altera os artigos 5º, 6º e 7º do projeto. Entre as mudanças a inclusão de um representante dos usuários, escolhido pelo Conselho de Saúde do Estado do Paraná, no Conselho Superior de Assistência Hospitalar HUs-SESA.

Os deputados estaduais se reuniram, de forma remota, na manhã desta quarta feira (21) e realizaram duas sessões plenárias ordinárias, uma postergada do dia 20 e a sessão do dia 21.

Natal da economia Supremamais Supermercado de Turvo



Seja você também um cliente VIPE REDE SUPREMAMAIS e recebe todas as ofertas e novidades diretamente no seu WhatsApp, basta clicar no link abaixo ↓↓






Cliente pode consultar e negociar débitos com a Sanepar via WhatsApp


A partir desta quarta-feira (21), os clientes da Sanepar têm mais um canal de relacionamento com a companhia: o WhatsApp (41) 99544-0115. O serviço estará disponível 24 horas por dia para três funções: consulta de débitos, negociação de débitos e solicitação de segunda via da conta. O cliente deve ter em mãos o número da matrícula.

O aplicativo é mais facilidade, nestes últimos dias do ano, para o cliente fazer a adesão ao Programa de Recuperação de Crédito do Cliente Particular (Reclip), em condições bastante vantajosas.

Em 2023, outros serviços também poderão ser solicitados pelo WhatsApp. A Sanepar reforça que o atendimento ao cliente é criptografado e as informações são protegidas pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

A companhia já conta com as Centrais de Relacionamento (atendimento presencial), o telefone 0800 200 0115, o aplicativo Sanepar Mobile e o e-mail. Consulte AQUI e-mail, endereço e horário de atendimento da companhia por cidade.

“A Sanepar tem atualizado suas formas de atendimento, com o uso das ferramentas tecnológicas, a fim de facilitar o acesso do cliente aos nossos serviços, tornando-os mais ágeis”, afirma o diretor Comercial Elerian Toco Zanetti.

Sicredi inaugura agência em Goioxim

Com foco na expansão e proximidade com a população local, Sicredi Planalto das Águas PR/SP inaugura agência moderna e acolhedora em Goioxim 


Cada vez mais, o Sicredi, primeira instituição financeira cooperativa da América Latina, com 6 milhões de associados, 2,4 mil agências espalhadas por todo o país, está expandindo sua presença pelo território brasileiro, levando os benefícios do cooperativismo de crédito para as cinco regiões, do campo às grandes cidades. Com isso em mente, a Sicredi Planalto das Águas PR/SP, uma das 108 cooperativas integrantes do Sistema, inaugura, no dia 21 de novembro de 2022, sua primeira agência em Goioxim.

Localizada na Rua Laurindo Cordeiro de Souza, número 640, a agência Goioxim, tem 196 metros quadrados e oferece conforto, proximidade e interação ao público. Além de uma excelente e moderna infraestrutura, interna e externa, a agência conta com um espaço acolhedor para receber o associado para aquele cafezinho.

Fabio Peterlini, Presidente da Cooperativa Sicredi Planalto das Águas PR/SP afirma que, “a abertura de mais uma agência Sicredi na região de responsabilidade no estado do Paraná, demonstra a fase de expansão da cooperativa, mas, sobretudo, o nosso comprometimento com a comunidade de Goioxim. Viemos aqui para somar e servir. Nosso atendimento é próximo, humano, ativo e queremos prosperar junto com os associados. A nossa agência terá o tamanho que a comunidade de Goioxim quiser”.

A cooperativa Sicredi Planalto das Águas PR/SP atua em 9 municípios da região do Paraná e 8 na região de São Paulo, com mais de 37 mil associados, 300 colaboradores e, agora, chega a 20 agências.

Renan Lenceh de Abreu, Gerente da Agência de Goioxim enfatiza sobre a importância e alegria de estar de portas abertas para a comunidade, “hoje é um dia de muita alegria e satisfação para nós. Estamos inaugurando um novo espaço para atender a comunidade de Goioxim. Nossa agência está de portas abertas e com 5 colaboradores prontos para oferecer soluções financeiras aos nossos associados. Venha conhecer nosso espaço e tomar um café com a gente”.

A abertura da agência contribui para a expansão do cooperativismo de crédito na cidade. E os benefícios são contatados em pesquisa da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), encomendada pelo Sicredi em 2020. Conforme o estudo, o cooperativismo incrementa o Produto Interno Bruto (PIB) per capita dos municípios em 5,6%, cria 6,2% mais vagas de trabalho formal e aumenta o número de estabelecimentos comerciais em 15,7%, estimulando, portanto, o empreendedorismo local.

Para estar cada vez mais à disposição de seus associados, além das agências físicas, o Sicredi oferece também uma múltipla rede de canais (mobile e internet banking, redes de autoatendimento, agentes credenciados e atendimento via WhatsApp).

A cerimônia de inauguração contou com a presença de lideranças da cooperativa, Fabio Peterlini, Presidente, Valmir Dzivielevski, Diretor Executivo, Eric Ranullfo Martins, Diretor de Negócios, Mari Terezinha da Silva, Prefeita Municipal, além de representantes da Câmara de Vereadores. O horário de atendimento ao público é de segunda-feira a sexta-feira das 10h às 15h.










Aproveite as ofertas do Mercado Distac de Turvo


Ofertas do Mercado Distac válidas até 24/12,

Pepino losi 330g 8.90

Milho fugini 260g 3.49

Azeitona la violetera 320g 7.89

Arroz predileto 5kg 16.90

Cereal corn flakes 200g 8.99

Mist bolo apti 400g 3.99

Cr leite piracanjuba 200g 3.25

Extrato tom elefante 310g 4.59

Massa lasanha Isabela 500g 7.99

Melancia kg 1.29

Batata monaliza kg 2.99

Cerveja Skol ou Brahma 300ml 2.29

Filtrado gota de prata 660ml 7.99

Refrigerante Rio Branco 2ltr 4.39

Panetone ou Chocotone 400g 14.49

Sorvete tacinha 2 ltrs 16.99

Batata palha imperial 300g 9.90

File americano kg 26.90

Paleta bov kg 25.90

Neste sábado atendimento das 07:00 ás 20:30

Neste domingo não estaremos atendendo.

O Mercado Distac fica na Rua Renê Rickli, nº 80, ao lado da Lotérica.

Em Turvo, caixa com 08 filhotes de cachorro é abandonada em ponto de ônibus na PRC-466


Por Elói Mattos/Blog do Elói

Por volta das 18h30 desta quarta-feira (21), uma caixa com 08 filhotes de cachorro foi encontrada abandonada em um ponto de ônibus na PRC-466, próximo da Igreja Presbiteriana de Turvo.

O leitor do Blog do Elói, Elias Santos, passava pelo local de bicicleta e registrou o abandono.

Conselho Tutelar de Turvo entrega brinquedos arrecadados

Já começaram as entregas dos brinquedos arrecadados pelo Conselho Tutelar de Turvo.

Segundo informações, os brinquedos estão sendo entregues na sede e em algumas localidades.

O Conselho agradece a todos que de uma forma ou de outra colaboraram para esta Ação Solidária.


PM utiliza “viatura inteligente” com quatro câmeras para identificar placas e pessoas

Confira o vídeo:

A Polícia Militar do Paraná (PMPR) passou a utilizar neste fim de ano mais um aparato tecnológico contra a criminalidade: a “viatura inteligente”. Ela é equipada com câmeras que têm capacidade de identificar placas de veículos e reconhecimento facial. Os equipamentos foram instalados em uma viatura própria da PMPR que está circulando na Capital, em modelo de teste, e vai participar das ações no Litoral durante o Verão Maior Paraná.

O veículo tem quatro câmeras de monitoramento, sendo duas laterais, uma frontal e outra 360º graus. O sistema das câmeras consegue acessar informações dos veículos e das pessoas filmadas, como idade, características físicas e alerta de foragido da justiça. Além disso, contabiliza a quantidade de pessoas e veículos identificados durante a atividade policial.

As viaturas receberam um chip para acesso à rede, possibilitando o envio das informações coletadas para a central instalada em um setor da Diretoria de Desenvolvimento, Tecnologia e Qualidade (DDTQ) da PMPR, que fará a leitura do banco de dados e transmitirá o alerta em caso de identificação de irregularidades nos veículos ou mandados contra as pessoas identificadas.

O comandante-geral da PMPR, coronel Hudson Leôncio Teixeira, disse que desde o ano passado a corporação estava procurando equipamentos e tecnologias que sejam eficientes e, ao mesmo tempo, compatíveis com a atuação da PM. “A viatura inteligente, com monitoramento de pessoas e veículos, é algo que buscamos há bastante tempo e que vai nos auxiliar muito. A tecnologia tem que ser uma aliada no combate ao crime”, afirmou.

O diretor de Tecnologia da Polícia Militar, coronel Valmor Anderson Pereira, disse que haverá integração das câmeras com o banco de dados de outros órgãos de trânsito e de segurança para auxiliar na identificação de suspeitos.

“Nós faremos os testes com a viatura durante a temporada de verão e, a partir daí, já avaliar a possibilidade de aquisição desses equipamentos para incorporarem de vez o trabalho da PMPR nas outras viaturas”, explicou. “A possibilidade da leitura de placas e de reconhecimento facial, a partir da inserção de banco de dados do Detran e dos órgãos de segurança, inclusive municipais, fará com que o policial saiba quem abordar e possa definir antecipadamente de que forma vai agir, levando mais segurança para a população”.

OLHO VIVO – A expectativa é que os equipamentos, se aprovados nos testes, sejam adquiridos futuramente para expansão do projeto Olho Vivo, criado pelo Governo do Paraná por meio da Secretaria de Segurança Pública (Sesp). O projeto conta com sistema de câmeras integradas, que auxiliam no andamento dos trabalhos das forças de segurança do Estado.

Atualmente, mais de 3 mil câmeras já estão ligadas ao Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR) da Sesp. Elas são próprias do Estado ou provenientes de convênios com os municípios e de parcerias com outras redes federais. A tecnologia permite o reconhecimento facial para a identificação de pessoas suspeitas e a leitura da placa de veículos, facilitando a busca por carros com indicativo de furto ou roubo.


Beneficiários com NIS de final 8 recebem Auxílio Brasil


A Caixa Econômica Federal paga hoje (21) a parcela de dezembro do Auxílio Brasil aos beneficiários com Número de Inscrição Social (NIS) de final 8. É a quinta parcela com o valor mínimo de R$ 600, que vigorará até este mês, conforme emenda constitucional promulgada em julho pelo Congresso Nacional.

A menos que uma nova proposta de emenda à Constituição (PEC) seja aprovada, o valor mínimo do Auxílio Brasil voltará a R$ 400 em janeiro. No último dia 7, o Senado aprovou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Transição, que prevê recursos de R$ 145 bilhões no teto federal de gastos pelos próximos dois anos, que permitiria a manutenção do valor em R$ 600 e o pagamento de R$ 150 extras a famílias com crianças de até 6 anos. O programa deve voltar a se chamar Bolsa Família.

No último domingo (18) à noite, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes concedeu liminar que exclui o Bolsa Família do teto de gastos e, na prática, garante a manutenção do valor mínimo de R$ 600. Apesar da garantia, o governo eleito pretende prosseguir com a votação da PEC da Transição na Câmara dos Deputados.

A emenda constitucional aprovada em julho liberou a inclusão de 2,2 milhões de famílias no Auxílio Brasil. Com isso, o total de beneficiários subiu para 20,2 milhões neste semestre. Tradicionalmente, as datas do Auxílio Brasil seguem o modelo do Bolsa Família, que pagava nos dez últimos dias úteis do mês.

O beneficiário poderá consultar informações sobre as datas de pagamento, o valor do benefício e a composição das parcelas em dois aplicativos: Auxílio Brasil, desenvolvido para o programa social, e Caixa Tem, usado para acompanhar as contas poupança digitais do banco.

Auxílio Gás

O Auxílio Gás também é pago hoje às famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com NIS final 8. Com valor de R$ 112 neste mês, o benefício segue o calendário do Auxílio Brasil.

Com duração prevista de cinco anos, o programa beneficiará 5,5 milhões de famílias até o fim de 2026. O benefício, que equivalia a 50% do preço médio do botijão de 13 quilos nos últimos seis meses, foi retomado em agosto com o valor de 100% do preço médio, o que equivale a R$ 112 em outubro. Esse aumento vigorará até este mês conforme emenda constitucional promulgada pelo Congresso, a menos que a PEC da Transição seja aprovada.

Pago a cada dois meses, o Auxílio Gás originalmente tinha orçamento de R$ 1,9 bilhão para este ano, mas a verba subiu para R$ 2,95 bilhões após a promulgação da emenda constitucional.

Só pode fazer parte do programa quem está incluído no CadÚnico e tenha pelo menos um membro da família que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC). A lei que criou o programa definiu que a mulher responsável pela família terá preferência, assim como mulheres vítimas de violência doméstica.

Benefícios básicos

O Auxílio Brasil tem três benefícios básicos e seis suplementares, que podem ser adicionados caso o beneficiário consiga emprego ou tenha filho que se destaque em competições esportivas, científicas ou acadêmicas.

Podem receber os benefícios extras as famílias com renda per capita de até R$ 100, consideradas em situação de extrema pobreza, e de até R$ 200, em condição de pobreza.

A Agência Brasil elaborou um guia de perguntas e respostas. Entre as dúvidas que o beneficiário pode tirar estão os critérios para integrar o programa social, os nove tipos diferentes de benefícios e o que aconteceu com o Bolsa Família e o auxílio emergencial, que vigoraram até outubro do ano passado.

Fonte: Agência Brasil 

Em Turvo, homem é preso por ameaça e porte ilegal de arma de fogo


Nesta terça feira (20), a equipe policial recebeu informações de que na Rua Elcio Gomes dos Santos, um masculino de 24 anos, estaria ameaçando sua mãe de 51 anos e que o mesmo estaria armado com arma de fogo tipo revolver.

Deslocado até o local onde trabalha a vitima, relatou que seu filho chegou em casa agressivo, de posse de uma arma de fogo em mãos, ameaçou matar a mesma, em seguida pegou o veiculo pertencente a ela, Fiat/ Palio e saiu tomando rumo ignorado.

Na residência foi localizado 2 munições cal. 22 no guarda roupa do masculino. a equipe fez buscas onde supostamente o autor estaria, porem não foi localizado.

Em ato continuo, durante confecção deste boletim, equipe recebeu informação que o autor estaria escondido na casa de sua avó, deslocado ate o local, sendo localizado o autor, em revista pessoal nada de ilícito foi encontrado. Indagado sobre a arma de fogo utilizada anteriormente, relatou que havia escondido em um matagal, na localidade Ivaí,

Deslocado juntamente com o autor até o referido local, cerca de 50 km da área central do município, onde foi localizado um revolver cal. 22, sem marca ou numeração aparente, em meio ao mato.

Diante dos fatos, o autor foi conduzido até a Delegacia com a arma e munições para os procedimentos cabíveis.

Fonte: PM
Publicidade