[Fechar]

sábado, 7 de maio de 2022

Paraná atinge a marca de 2 milhões de peixes nativos soltos em bacias hidrográficas


Com a soltura de 50 mil peixes nativos em Japurá e Mariluz, nesta sexta-feira e sábado (06 e 07), o Paraná atinge a marca de 2 milhões de peixes inseridos nas Bacias Hidrográficas desde a regulamentação da atividade, em abril do ano passado, com a Resolução Sedest nº 010/2021.

Ela define normas para estocagem e repovoamento de peixes. A soltura de espécies nativas é executada através do projeto Rio Vivo, da Superintendência Geral de Pesca e Bacias Hidrográficas, vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest). O objetivo é proteger a fauna silvestre e o ambiente natural contra espécies invasoras.

O secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Everton Souza, destaca que junto com a proteção da fauna nativa, são desenvolvidas ações de educação ambiental, com o envolvimento da comunidade local e o plantio de mudas de árvores nativas.

“Ao envolver atividades de plantio de mudas às margens dos rios e orientar a população sobre o significado desse plantio e da soltura de peixes, um projeto tem muito mais eficácia do que apenas soltar os peixes na água. Além de garantir a proteção da fauna aquática, estamos assegurando que essa área seja preservada como um todo”, disse.

Em Japurá e Mariluz, a soltura somará 10 mil dourados e 40 mil pacus, nas Bacias Hidrográficas Piquiri e Ivaí.

Pelo Rio Vivo, o Governo do Estado adquiriu mais de 2,6 milhões de peixes nativos. Até o final deste ano, cerca de 615 mil devem ser soltos nas Bacias Hidrográficas do Paraná.

REGRAS – A Resolução nº 10/2021 define que é proibido povoar as Bacias Hidrográficas do Paraná com espécies exóticas ou invasoras, de origem estrangeira. A introdução de espécies do Brasil, mas não originárias do local, especificamente (alóctones), é passível de autorização mediante análise e estudo de impacto ambiental na região.

São espécies exóticas aquelas presentes em determinada área geográfica da qual não é originária, tendo sido introduzida pelo homem. Normalmente, vem de outro país e a introdução ou dispersão pode ameaçar a diversidade biológica local.

Já alóctones são espécies presentes em um outro ecossistema ou área geográfica, mas originárias do mesmo país, espécie, subespécie de hierarquia inferior, ocorrendo fora de sua área de distribuição natural, porém, com capacidade de sobreviver e se reproduzir.

“É um projeto que está dando certo. Está recuperando nossas bacias e dando um novo olhar para o Paraná, que tem essa vocação para pesca profissional e esportiva”, destacou o superintendente da Pesca e Bacias Hidrográficas do Estado, Francisco Martin. “São peixes que estão na medida certa para entrarem na natureza. Não são pequenos demais para virarem presas e não ficaram grandes demais a ponto de perderem a capacidade de caçar”.

A lista de espécies permitidas para soltura em rios, mares e estuários no Paraná pode ser consultada nesta Resolução.

Aleksandro, da dupla com Conrado, morre em acidente após show no Paraná; outros 5 morreram


O sertanejo Luiz Aleksandro Talhari Correia, 34 anos, da dupla Conrado e Aleksandro, e mais cinco pessoas morreram em acidente com ônibus da banda na rodovia Régis Bittencourt (BR-116), na altura da cidade de Miracatu, no interior paulista, na manhã deste sábado (7).

Conrado está internado e seu estado de saúde é estável. Outros 11 integrantes da banda também estão hospitalizados.

No total, há 19 vítimas. Oito foram socorridas pela ambulância da concessionária Arteris, outras cinco ficaram presas nas ferragens e uma está desaparecida.

O Corpo de Bombeiros afirma que as vítimas sem vida foram resgatadas debaixo do ônibus. Ainda não há explicações sobre a causa do acidente.

A dupla sertaneja estava a caminho de São Pedro, no interior paulista, após se apresentar na cidade de Tijucas do Sul, no Paraná.

Em sua última postagem no Instagram, o sertanejo Aleksandro postou um vídeo da viagem de ônibus durante a madrugada.

A dupla Conrado e Aleksandro foi formada em 2003, quando Conrado Bardi de Jesus Bueno mudou-se de Barretos (SP) para Dourados (MS), onde vivia Luiz Aleksandro Talhari Correia.

Apresentados por amigos em comum, eles uniram o gosto musical e passaram a tocar juntos em barzinhos e rádios da cidade e região. Em 2009, eles lançaram o primeiro CD ("Anjo Querido"), gravado ao vivo. No ano seguinte, foi a vez do lançamento do segundo álbum, o "Tour Ao Vivo", cujos destaques foram as músicas "Afinal" e "Gravidade Zero".

Em 2011, já pela gravadora Som Livre, a dupla lançou "Plano B", contando com a participação de Luan Santana no single "Certos Detalhes". Outros destaques foram regravações de "Afinal", "Gravidade Zero", "Fuso Horário" e "Cubanita". Em 2012, a parceria gravou seu primeiro DVD, durante um show em 2012, em Maringá (PR).

Dois anos depois, lançaram um novo CD e o destaque foi o single "Lobos", também o nome do álbum. O segundo DVD foi gravado em um show em Curitiba (PR), em 2015, com os sucessos "Caminhonete inteira", "Hino dos machos", "Namorar não vou não" e "Bebendo de torneira". Em 2017, a dupla lançou um de seus maiores sucessos: "Põe no 120", que caiu no gosto dos peões dos rodeios de Barretos.

No auge do sucesso da dupla, Conrado anunciou sua saída da banda em 21 de fevereiro de 2019 para seguir carreira solo como Conrado Bueno. Em seu lugar entrou João Vítor Soares, antigo integrante da dupla Fábio & Rafael, que adotou o nome artístico de Conrado.

Atualmente, eles tinham agenda cheia de shows e fazia sucesso também nas redes sociais. A parceria já soma mais de 1 milhão de visualizações no YouTube com o sucesso "Tereré e Narguilé" (2018).

Unicentro divulga relação dos aprovados no Vestibular 2022 que realizaram pré-matrícula


A Unicentro, através da Pró-Reitoria de Ensino, divulgou a lista dos aprovados no Vestibular 2022 da instituição em primeira, segunda e terceira chamadas que realizaram a pré-matrícula.

Agora, esses candidatos, para garantirem suas vagas na universidade, devem encaminhar os documentos exigidos para confirmar a matrícula.

“A confirmação é uma etapa obrigatória. O candidato convocado que não apresentar a documentação exigida perderá o direito à vaga”, afirma a pró-reitora de Ensino, professora Karina Beckmann.

A confirmação de matrícula deve ser realizada até o próximo dia 10, também de forma remota, pelo site https://matriculas.unicentro.br/. Os documentos exigidos são: comprovante de conclusão do Ensino Médio (histórico escolar, diploma assinado ou declaração de equivalência); identidade; CPF; e foto pessoal digitalizada.

Aprovados pelo Sistema de Cotas Sociais devem apresentar ainda declaração de aptidão. Já as pessoas com deficiência deve postar um laudo médico que ateste o tipo, o grau ou o nível da deficiência. “Terão a vaga garantida os candidatos que enviarem todos os documentos, no termos do Edital, sem nenhuma exceção”, chancela a diretora de Ensino da Unicentro, Taís Dalmaz.

O edital com o resultado da análise da documentação de matrícula será divulgado no dia 13 de maio. Quando as aulas tiverem início, os candidatos com as matrículas deferidas deverão entregar uma cópia física de cada um dos documentos exigidos nessa etapa. As aulas do ano letivo de 2022 têm início em 13 de junho, com exceção do curso de Enfermagem, que começará em 11 de julho.

 

Saúde divulga 2.785 novos casos de Covid-19 e 07 óbitos no Paraná


A Secretaria de Estado da Saúde divulgou neste sábado (7) mais 2.785 casos confirmados e sete mortes em decorrência da infecção causada pelo novo coronavírus.

Os dados acumulados do monitoramento da Covid-19 mostram que o Paraná soma 2.459.579 casos confirmados e 42.907 mortos pela doença.

Os casos confirmados são de maio (2.265), abril (88), março (25), fevereiro (179) e janeiro (160) de 2022; outubro (1), setembro (7), agosto (47), julho (2), junho (2), maio (1), abril (4) e março (1) de 2021; e novembro (1), agosto (1) e março (1) de 2020.

Os óbitos são de maio (5) e fevereiro (1) de 2022; e julho (1) de 2021.

INTERNADOS – 132 pacientes com diagnóstico confirmado ou suspeito de Covid-19 estão internados em leitos SUS (58 em UTIs e 74 em leitos clínicos/enfermaria).

ÓBITOS – A Sesa informa a morte de mais sete pacientes. São três mulheres e quatro homens com idades entre 41 e 88 anos. Os óbitos ocorreram entre 17 de julho de 2021 e 6 de maio de 2022.

Os pacientes residiam em Ponta Grossa (2), Sarandi, Pato Branco, Londrina, Jandaia do Sul e Almirante Tamandaré.

FORA DO PARANÁ – O monitoramento da Sesa registra 10.931 casos de residentes de fora do Estado, 233 pessoas foram a óbito.

Confira o informe completo AQUI.

Confira o relatório de ajustes AQUI.

Faleceu Nita Assunta Ferenczi Scherf

Faleceu na manhã deste sábado (07), Nita Assunta Ferenczi Scherf, aos 65 anos.

Seu corpo está velado no salão da igreja de Faxinal da Boa Vista.

O sepultamento será ás 12h00 deste domingo.

Faleceu Diomara Souza Correa


Faleceu na manhã deste sábado (07) em sua residência, Diomara Souza Correa, aos 71 anos.

Seu corpo será velado na Capela Mortuária.

Diomara era esposa do senhor Jonas da Funerária Nossa Senhora Aparecida de Turvo.

O sepultamento será neste domingo, em horário a ser designado.


 

Publicidade