[Fechar]

terça-feira, 28 de janeiro de 2025

Boletim semanal da dengue confirma 897 novos casos e mais um óbito Paraná


A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), por meio da Coordenadoria Estadual de Vigilância Ambiental, publicou nesta terça-feira (28) o novo informe semanal da dengue. Foram registrados 897 novos casos da doença e mais um óbito.

Os dados do atual período epidemiológico, iniciado em 28 de julho de 2024, somam 66.024 notificações, 8.931 diagnósticos confirmados e três mortes.

O novo óbito, ocorrido em 30 de dezembro do ano passado, é de um homem de 67 anos com comorbidades que residia no município de Londrina, na 17ª Regional de Saúde.

No total, 387 municípios já apresentaram notificações da doença, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, e 295 possuem casos confirmados.

As regionais com os maiores números de casos confirmados neste período epidemiológico são a 17ª Regional de Saúde de Londrina (1.890); 14ª RS de Paranavaí (1.484); 2ª RS Metropolitana (629); 15ª RS de Maringá (596) e 12ª RS Umuarama (567).

ARBOVIROSES – A publicação traz ainda dados sobre Chikungunya e Zika, doenças que também têm como vetor o mosquito Aedes aegypti. No período atual, foram contabilizados 194 casos confirmados de Chikungunya, com um total de 777 notificações da doença no Estado. No que se refere ao Zika Vírus, foram registradas 36 notificações, sem casos confirmados.

Confira o Informe Semanal completo AQUI . Mais informações sobre a dengue estão neste LINK.

2º Encontro de Produtores foi um verdadeiro sucesso em Turvo


No último dia 24 de janeiro, a empresa Morangos da Fran, de Turvo, promoveu o 2º Encontro de Produtores.

"com muito carinho e dedicação, reunimos nossos produtores parceiros e também produtores locais para um evento único, cheio de aprendizado e troca de experiências.

Foram momentos incríveis com palestras que abordaram desde as melhores técnicas de plantio e cuidados, até organização financeira – tudo pensado para fortalecer quem faz a diferença no campo.

E, claro, não podia faltar aquele cafezinho especial para encerrar o dia.

Este evento, sem fins lucrativos, nasceu com o único propósito de valorizar e capacitar nossa comunidade de produtores rurais, que muitas vezes passa despercebida. Juntos, mostramos que o campo é forte, inovador e cheio de oportunidades.

Obrigada a todos que fizeram parte desse momento. Já estamos ansiosos para o próximo".

Acompanhe o evento no vídeo:

Morador de Turvo conquista 5º lugar em Campeonato Nacional de Tiro Desportivo

O atirador Emerson Jonson, representante do Clube de Tiro de Turvo, participou do Campeonato Nacional de Tiro Desportivo Play Off, realizado no município de Pitanga. Emerson Jonson conquistou o 5º lugar em sua categoria, Trap Americano.


Ladrões invadem cemitério de Guarapuava para roubar esquadrias de alumínio dos túmulos


Túmulos do Cemitério Municipal Santo Antônio, no bairro Morro Alto, região do Residencial 2000, em Guarapuava, foram alvo de ladrões que quebraram os vidros e roubaram as esquadrias de alumínio. Os furtos foram percebidos por familiares que têm entes queridos sepultados e por equipes que trabalham no local no último fim de semana (25 e 26 de janeiro).

Em vários túmulos os vidros foram quebrados e ficaram estilhaçados pelo chão. As partes de metal foram roubadas. No mercado de reciclagem o material tem alto valor, o que atrai os ladrões.

A Prefeitura de Guarapuava informou, via assessoria de imprensa, que registrou um Boletim de Ocorrência sobre o caso. A administração também afirmou que trabalha para adotar medidas que melhorem a segurança do local.

As laterais e fundos do cemitério são fechados com telas. Em ao menos dois pontos, na lateral que divide o local com um matagal, há furos por onde, possivelmente, entraram o ou os autores do crime.

Nenhum guardião fica no local durante a noite. Ao longo do dia existem funcionários que zelam o local.

Fonte: Cultura News 

Encontre o curso dos seus sonhos no Centro Educacional JNJ de Turvo

 

No Centro Educacional JNJ junto ao Polo do UniCV de Turvo você encontra os cursos:

- GRADUAÇÃO

- PÓS GRADUAÇÃO

- TÉCNICO

- PÓS TÉCNICO

- PROFISSIONALIZANTES

- EJA EaD

- MESTRADO

- DOUTORADO

- PÓS DOUTORADO

- INGLÊS NO EaD.

Entre em contato:

Além do caso Eloah: Paraná soluciona 100% dos casos de crianças desaparecidas


A integração das forças policiais no Paraná tem transformado o Estado em referência nacional na resolução de crimes, especialmente envolvendo crianças. A articulação entre a Polícia Civil e a Polícia Militar, bem como unidades especiais como o Tático Integrado de Grupos de Repressão Especial (grupo Tigre) e a Rondas Ostensivas de Natureza Especial (Rone), foi fundamental na solução do desaparecimento da menina Eloah, que foi resgatada em menos de 30 horas após ter sido sequestrada na última semana em Curitiba. Uma mulher foi presa pelo crime.

"O trabalho integrado das forças de segurança no Paraná é um exemplo de como a cooperação e a especialização podem salvar vidas. Temos uma resolutividade de crimes muito alta. E no caso de desaparecimentos de crianças temos 100% de sucesso. Cada caso solucionado é uma vitória para as famílias paranaenses e uma demonstração de que a segurança pública do Paraná está sempre pronta’ para atuar com eficiência e agilidade”, diz o secretário da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira.

Outro fator que eleva o patamar do Paraná nesse cenário é a atuação do Serviço de Investigação de Crianças Desaparecidas (Sicride), única unidade no Brasil dedicada exclusivamente à localização de crianças desaparecidas, que também participou da busca pelo paradeiro da menina. Entre 2019 e 2024, 888 casos envolvendo crianças desaparecidas foram registrados no Estado, entre aqueles com grande complexidade, como o do caso que comoveu o país na semana passada, ou mais corriqueiros. Todos eles já foram concluídos.

Com sede em Curitiba, o Sicride centraliza as notificações de desaparecimentos de crianças de até 12 anos incompletos, conforme prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), e atua em sintonia com outras forças de segurança e setores da sociedade civil.

Um dos grandes diferenciais do Sicride é sua equipe especializada. Os policiais dedicados exclusivamente à localização de crianças desaparecidas trabalham de forma ágil e coordenada para atender ocorrências em qualquer região do Paraná.

A delegada-chefe do Sicride, Patrícia Paz, destaca que essa prontidão é essencial para o sucesso das operações. “Atendemos ocorrências dos 399 municípios do Estado e assim que um alerta de desaparecimento é emitido nós já recebemos. O atendimento é 24 horas e os policiais de plantão já entram em contato com os responsáveis para as primeiras diligências. De imediato pedimos uma foto recente da criança para fazer um cartaz para auxiliar nas buscas”, explica.

A delegada informa que o Paraná foi o terceiro estado do País a se tornar signatário do Alerta Amber, em maio de 2024. Utilizado em 30 países, o programa permite que um comunicado especial seja encaminhado às plataformas da Meta (Instagram, Facebook e WhatsApp) para publicar o alerta para usuários das suas redes sociais no raio de até 160 quilômetros do local do fato ocorrido. “A ferramenta tem auxiliado muito e é uma ação imediata”, detalha.

A delegada do Sicride também reforça a importância de uma resposta imediata em casos de desaparecimento e orienta que qualquer situação suspeita seja informada à Polícia Civil. “Não há necessidade de esperar 24 horas para registrar um boletim de ocorrência. Assim que os responsáveis perceberem que a criança fugiu da rotina, devem buscar ajuda imediatamente”, alerta.

Ela também elenca algumas medidas que podem ajudar a prevenir desaparecimentos. “No caso das crianças menores, os responsáveis devem redobrar a atenção em locais com muita aglomeração de pessoas e desconfiar caso desconhecidos se aproximem pedindo informações sobre a criança”, diz.

Já no caso de crianças maiores, que usam aparelhos de telefone, têm acesso à internet, a delegada orienta diálogo constante. “A orientação é manter o monitoramento, mas também uma conversa franca sobre os perigos. Manter uma relação de confiança na família é muito importante. A internet representa um desafio imenso. É preciso atenção e vigilância a todo instante”, reforça.

Em caso de desaparecimento de crianças, o registro de boletim de ocorrência pode ser feito em qualquer delegacia do Estado. Além disso, denúncias anônimas podem ser encaminhadas pelos números 197 (PCPR) ou 181 (Disque-Denúncia). O site do Sicride também disponibiliza informações sobre crianças desaparecidas e materiais de orientação para prevenir novos casos.

CASOS ANTIGOS – Apesar de ter 100% de resolução em casos ocorridos desde 2018, o Sicride continua atento a desaparecimentos mais antigos, alguns até de décadas atrás. Nestes casos, as investigações podem ser retomadas se forem constatadas novas pistas ou denúncias, com o uso inclusive de tecnologias mais modernas, como o sistema que simula a progressão de idade da criança com base em fotos antigas e a identificação de material genético por DNA.

HISTÓRICO – O Sicride foi criado pela Resolução nº 698, de 31/07/95, da Secretaria de Estado da Segurança Pública, e regulamentado pela Portaria nº 1316/95, de 10/08/1995, do Departamento de Polícia Civil (DPC). Desde então, é responsável por centralizar o registro de ocorrência envolvendo crianças desaparecidas no Paraná, promover a apuração dos fatos e prosseguir na instrução de inquéritos policiais já instaurados.
Publicidade