[Fechar]

terça-feira, 11 de setembro de 2018

Balanço parcial da Operação Nacional Mata Atlântica em Pé confirma desmatamento de 121 hectares de florestas em quatro municípios do Paraná



Balanço do primeiro dia da Operação Nacional Mata Atlântica em Pé, que já fez ações de fiscalização em quatro municípios paranaenses (Guarapuava, Inácio Martins, Pinhão e Prudentópolis), constatou desmatamento de 121 hectares de floresta. Apenas na segunda-feira, houve cinco autuações ou notificações e interdição de quatro áreas. Uma pessoa foi presa.

A operação, realizada simultaneamente em 15 estados, continua até esta quarta-feira (exceto em Minas Gerais e no Ceará, onde as ações se estenderão por mais um dia). Na quinta-feira, serão apresentados os resultados gerais.

Operação – Unidades do Ministério Público de 15 estados brasileiros lançaram na segunda-feira, 10 de setembro, a Operação Nacional Mata Atlântica em Pé, que conta com a participação de polícias ambientais e órgãos públicos da área, com o objetivo de identificar desmatamentos em áreas de Mata Atlântica, punir os responsáveis e cobrar a reparação dos danos. A ação conjunta é realizada pelos MPs dos seguintes estados: Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Goiás, São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais, Bahia, Sergipe, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí e Ceará.



Depen divulga lista dos presos fugitivos da Penitenciária Estadual de Piraquara


Vinte e nove presos fugiram da Penitenciária Estadual de Piraquara na madrugada desta terça-feira (11), em uma ação cinematográfica que teve explosões, tiros, veículos e caminhões incendiados. No início da manhã a informação era de 28 evadidos, mas a informação foi corrigida. O Departamento Penitenciário Estadual (Depen) divulgou a listagem com a identificação dos presos fugitivos.


Os fugitivos são

  1. Daniel Ronaldo Estrela
  2. Fernando Rodrigo Salazar
  3. Jolian Paula das Neves
  4. Jeferson Luiz Macedo da Silva
  5. Leandro da Luz e Souza
  6. Valdeci de Jesus Machado
  7. William Daniel Dias Cabral
  8. Rogério de Paula
  9. Ozelio de Oliveira
  10. Wellinton da Silva Santos
  11. Zaqueu Esquetini
  12. Anderson Cordeiro da Silva
  13. Eduardo Vargas da Silva
  14. Helden José Abrantes
  15. José Luiz Cardoso de Almeida
  16. Carlos de Jesus Juskow
  17. Sidimar Francisco Motta
  18. Davi Guedes Messiano da Silva
  19. Diego Ricardo Ribeiro da Rosa
  20. Luiz Cesar Virmond
  21. Daniel Almeida Campos
  22. Iago Gonçalves
  23. Vanderlei Carlos Xavier de Quadros
  24. Dionatan Alister de Oliveira
  25. Carlos Aparecido Sansiveriano
  26. Michel Messias da Costa
  27. Carlos Alexandre de Lima Gonçalves
  28. Johnes Arlei Queiroz
  29. Leonacel Itamar Monteiro


Fonte: Massa News

Mulher morre ao ser atropelada por viatura da PM na BR-277


Uma mulher morreu ao ser atropelada por uma viatura da Polícia Militar na madrugada desta terça-feira (11), no quilômetro 77 da BR-277, em São José dos Pinhais. O atropelamento aconteceu na pista sentido Paranaguá, que ficou bloqueada por cerca de três horas.

De acordo com a PM, um veículo de cor branca atropelou a mulher, que seria uma moradora de rua, e, em seguida, a viatura passou por cima da vítima e capotou. Os dois policiais que estavam no veículo sofreram ferimentos leves.

O corpo da vítima foi recolhido pelo Instituto Médico Legal (IML) de Curitiba. A pista foi totalmente liberada por volta das 7h30.

Atualização

A assessoria da Polícia Militar informou que os dois policiais estavam indo dar apoio na situação de Piraquara quando o acidente foi registrado, e que um procedimento será aberto para averiguar as circunstâncias do fato.

Fonte: Massa News

Radialista Maurício Panda é encontrado morto em Quedas do Iguaçu



O radialista Mauricio Panda, de 23 anos, foi encontrado morto nesta segunda-feira (10). O jovem comunicador trabalhava na Rádio Municipal FM, emissora da Fundação Cultural de Quedas do Iguaçu. Ele era o responsável pela apresentação do programa Bom Dia Sertanejo e Jornal da Municipal.

Além do rádio, também atuava como narrador e com a sonorização de eventos. Segundo informações de colegas de imprensa, Maurício teria cometido suicídio em sua própria casa, pouco depois das 19 horas. O corpo foi removido ao IML de Cascavel.

Em sua página pessoal do Facebook, o radialista fez uma postagem por volta do meio dia, onde desabafou sobre problemas enfrentados com a escassez de trabalho e os prejuízos do dia a dia.

Fonte: RBJ

Município de Turvo adere ao Sistema de Ouvidoria do Ministério da Transparência e Controladoria da União


e-Ouv Municípios é uma plataforma para recebimento de denúncias, reclamações, sugestões, elogios e solicitações dos cidadãos, um canal efetivo de comunicação com a sociedade, aumentando a participação na entrega de serviços e na gestão pública.

Para o cidadão, a principal vantagem é poder realizar a sua manifestação pela internet podendo consultar o andamento do pedido posteriormente. Há a possibilidade, inclusive, de o cidadão se cadastrar no sistema e, assim, ter acesso ao histórico de suas manifestações.


Outro aspecto positivo é que as regras de funcionamento quanto a prazos e tipologias de manifestações são padronizadas e aderentes às regras já utilizadas no âmbito federal.

A iniciativa traz mais segurança ao cidadão e ao gestor municipal, oferecendo agilidade para a resolução de problemas. Veja no link: https://sistema.ouvidorias.gov.br/…/M…/RegistrarManifestacao

Carros-fortes: Vinte e oito presos foram arrebatados em Piraquara


O diretor do Depen Paraná, Francisco Caricati, confirmou na manhã desta terça-feira (11), que 28 presos fugiram durante a ação coordenada que foi realizada na madrugada em Piraquara. Segundo ele, foi uma ação “muito bem planejada”. “Foi muito bem-sucedida por parte deles. Estavam munidos dos equipamentos necessários e conseguiram o objetivo deles”, diz.

Conforme Caricati, a direção do Depen já estava atenta a uma possível tentativa de resgate de presos, mas ainda assim, não conseguiu impedir. “Nós temos um setor de inteligência que já estava monitorando possíveis tentativas de arrebatamento de presos, mas, a ação desta madrugada foi iniciada ainda na segunda-feira (10), no interior, com as tentativas de assalto aos carros-fortes”, relata. “Os principais alvos do arrebatamento são integrantes de quadrilhas de roubos a carros-fortes”, acrescenta.

Cerca de 40 homens fortemente armados participaram da ação e arrebatamento. Foram explosões, incêndios em veículos e muitos tiros disparados. Caricati afirmou que o grupo utilizou explosivos, fuzis, máquinas de serra.

Sobre o receio dos moradores de Piraquara e região, da presença dos fugitivos levar a uma onda maior de violência, o diretor da unidade diz que não acredita que isto possa ocorrer, já que os fugitivos tinham uma rota de fuga clara pela rodovia.

Fonte e foto: Massa News

Beto Richa é preso pelo Gaeco na Operação Piloto


O ex-governador Beto Richa (PSDB) foi preso na manhã desta terça-feira (11), durante a Operação Piloto, a 53ª Fase da Operação Lava Jato. No entanto, de acordo com as informações da Polícia Federal, a prisão de Richa ocorreu pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco). A prisão teria relação com o programa Patrulha Rural.

Fernanda Richa, a esposa de Beto e o chefe de gabinete do governo, Deonilson Roldo, também foram presos. As prisões têm validade de cinco dias.

A ação da PF e do Gaeco, em Curitiba, apura suposto pagamento milionário de vantagem indevida no ano de 2014, pelo Setor de Operações Estruturadas do Grupo Odebrecht, em favor de agentes públicos e privados no Estado Paraná, em contrapartida ao possível direcionamento do processo licitatório para investimento na duplicação, manutenção e operação da rodovia estadual PR-323 na modalidade parceria público-privada.

Fonte: Massa News
Publicidade