[Fechar]

sexta-feira, 27 de maio de 2022

Turvo registra mais 10 casos de Covid-19

 

Acidente envolve carro e carreta na PR-466, em Boa Ventura de São Roque


Na tarde desta sexta-feira (27) aconteceu um acidente envolvendo uma carreta e um carro, ocorrido na PR-466, em Boa Ventura de São Roque.

Segundo informações, do acidente não houve feridos.


Em breve mais informações.




TRÊS GERAÇÕES DE IMPORTANTES ECONOMISTAS PARANAENSES REUNEM-SE EM LANÇAMENTO DE LIVRO BENEFICENTE


Diretores, ex-diretores e analistas do "Grupo de Macroeconomia e Conjuntura" do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (IPARDES), uma das mais qualificadas instituições de pesquisa socioeconômica do país, em ação desde a década de 1970, prestigiaram o lançamento do livro "PANDEMIA NO BRASIL: ENSAIOS DE INTERPRETAÇÃO ECONÔMICA".

O evento aconteceu em 26 de maio de 2022, na Petiscaria do Victor, no Bairro Santa Felicidade, em Curitiba, e toda a arrecadação obtida com a venda dos exemplares será destinada ao HOSPITAL BOM PASTOR, entidade filantrópica sediada no município de Turvo - PR.

Quem estiver interessado na compra da obra, poderá fazê-lo encaminhando PIX ao Hospital (CHAVE PIX – CNPJ – 75957431000140) e apanhando o exemplar na City Banca, Rua Francisco Rocha 1725, esquina com Padre Anchieta, Bairro Bigorrilho, com Ciro ou Lu (41 30234845).

O livro será lançado em Turvo no mês de junho.





Fonte e fotos: Gilmar Lourenço


Atenção moradores do Distrito Faxinal da Boa Vista

 


Boletim confirma 12.496 casos e 23 óbitos por Covid-19; são 3.691 notificações em 24h


A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) divulgou nesta sexta-feira (27) mais 12.496 casos e 23 mortes em decorrência da infecção causada pelo novo coronavírus. Os números incluem meses anteriores. Nas últimas 24 horas houve 3.691 notificações.

Os dados acumulados do monitoramento da Covid-19 mostram que o Paraná soma 2.504.180 casos e 43.052 óbitos pela doença.

Os casos são de maio (8.988), abril (98), março (133), fevereiro (370) e janeiro (908) de 2022; dezembro (161), novembro (179), outubro (222), setembro (207), agosto (203), julho (161), junho (73), maio (71), abril (29), março (27) e fevereiro (47) e janeiro (61) de 2021; e dezembro (110), novembro (138), outubro (54), setembro (62), agosto (81), julho (72), junho (22), maio (8), abril(8) e março (3) de 2020.

Os óbitos são de maio (10), março (3), fevereiro (4) de 2022; junho (1), maio (4) e janeiro (1) de 2021.

INTERNADOS – 207 pacientes com diagnóstico confirmado ou suspeito de Covid-19 estão internados, todos em leitos SUS (76 em UTIs e 131 em leitos clínicos/enfermaria).

ÓBITOS – A Sesa informa a morte de 23 pacientes. São dez mulheres e 13 homens com idades entre 35 e 101 anos. Os óbitos ocorreram entre 26 de janeiro de 2021 e 26 de maio de 2022.

Os pacientes que foram a óbito residiam em Xambrê (6), Londrina (4) e Curitiba (4), Toledo, Tamarana, Sarandi, Ponta Grossa, Jacarezinho, Ivaiporã, Cascavel, Alto Paraná e Almirante Tamandaré.

FORA DO PARANÁ – O monitoramento da Sesa registra 11.066 casos de não residentes no Estado – 237 pessoas foram a óbito.


Veja os ajustes no site da Sesa.

IBGE oferece vaga de trabalho temporário em Turvo


O IBGE abriu mais 01 vaga de trabalho temporário para a realização do censo demográfico 2022 no município de Turvo. Para maiores informações CLIQUE AQUI.

Oitavas de final da Libertadores: veja os confrontos e os cruzamentos até a decisão



A Conmebol definiu em sorteio nesta sexta-feira os confrontos das oitavas de final da Libertadores 2022. O Corinthians voltará a enfrentar o Boca Juniors, assim como ocorreu na fase de grupos.

Veja os confrontos (times da direita decidem em casa):

Athletico-PR x Libertad

Fortaleza x Estudiantes

Emelec x Atlético-MG

Cerro Porteño x Palmeiras

Tolima x Flamengo

Corinthians x Boca Juniors

Vélez Sarsfield x River Plate

Talleres x Colón

Os jogos das oitavas serão nas semanas de 29 de junho e 6 de julho. A decisão, em 29 de outubro, será em jogo único na cidade de Guayaquil, no Equador. Seis clubes brasileiros estão entre os 16 participantes das oitavas.

Das últimas cinco edições de Libertadores, quatro brasileiros venceram a competição: Grêmio (2017), Flamengo (2019), Palmeiras (2020 e 2021). Em 2018, o River Plate, da Argentina, foi o campeão. As duas últimas finais envolveram apenas clubes brasileiros: Palmeiras 1 x 0 Santos, em 2020, e Palmeiras 2 x 1 Flamengo, em 2021.

PREMIAÇÃO

A Conmebol aumentou os valores desta Libertadores. O campeão levará, ao todo, somando todas as fases, pouco mais de 23 milhões de dólares (cerca de R$ 113 milhões na cotação atual). Só pelo título, a quantia aumentou de 15 milhões para 16 milhões de dólares (R$ 77 milhões).

Cada clube recebe três milhões de dólares pela fase de grupos, 1,05 milhão pelas oitavas de final, 1,5 milhão pelas quartas e 2 pela semifinal. O vice-campeão fica com 6 milhões de dólares.

Fonte: GE.globo.com

Hospital junta cama de casal de idosos com Covid e vê recuperação acelerar: 'Experiência emocionante'

Albanita e Izan Bauer moram em Curitiba e receberam alta do hospital no último domingo (22). Família acredita que tratamento humanizado tenha feito a diferença na recuperação.

A história de amor de Albanita e Izan Bauer já dura quase 70 anos e ganhou um episódio especial - mas também difícil - após ambos serem diagnosticados com Covid-19. O casal precisou ficar internado e, juntos, superaram a doença.

A recuperação foi ainda mais rápida após a equipe médica do hospital juntar as camas do casal.

Albanita tem 83 anos, e Izan 87. O casal vive em Curitiba. No fim de abril, Izan sofreu um infarto e precisou ser internado . Durante o tratamento, um diagnóstico de Covid-19 preocupou ainda mais a família.

A filha do casal, Patrícia Bauer, conta que o idoso foi transferido para o Hospital Marcelino Champagnat, em Curitiba, para tratar a doença e se recuperar do ataque do coração.

"Ele precisou ir para a UTI. A situação dele se agravou bastante, por causa dessas comorbidades cardiológicas. Isso me desesperou, porque a ligação dele com a minha mãe é muito forte", disse.

Durante esse período, Albanita também adoeceu, sendo diagnosticada com Covid-19. De acordo com a família, ela também sofre de Alzheimer.

Quando o resultado do exame veio, no início de maio, Izan tinha recebido alta da UTI e estava internado no quarto. Ao analisarem o estado da idosa, os médicos recomendaram que ela também fosse internada.

Patrícia lembra que a mãe precisou ser hospitalizada no dia do aniversário de Izan. Apesar de ver a esposa doente, ele ficou feliz em poder reencontrá-la, uma vez que ficou no mesmo quarto que ele.

"Ele estava no quarto e, de repente, eu entrei com a minha mãe na maca. Foi uma surpresa. E ele falou: 'é o meu amor, meu grande amor, o maior presente de aniversário da minha vida'. Foi um momento muito lindo", contou Patrícia.


Recuperação

A simples ideia de juntar as camas fez com que a equipe médica percebesse uma melhora rápida no quadro de saúde do casal. No último domingo (22), os dois receberam alta e puderam voltar para casa.

Patrícia diz que teve a percepção que os sintomas da Covid-19 desapareceram depois que eles se encontraram para se recuperarem juntos.

"A partir dali começou a recuperação mais sensível do meu pai. E a minha mãe, embora no início da enfermidade, se manteve firme e feliz por ele estar ao lado. Eles ficavam de mãos dadas, faziam a fisioterapia juntos. Foi muito bonito de assistir. Funcionou e fez bem", contou.

O dia de maior felicidade foi quando o casal recebeu alta. Agora, os cuidados continuam em casa, onde Albanita e Izan se recuperam bem.

Para Patrícia, apesar das dificuldades do tratamento, o episódio deixou uma lição de companheirismo e amor.

"Embora tenha sido cruel, foi uma experiência emocionante. É uma lição de resiliência, de companheirismo, de parceria. Foi algo muito especial", disse.

O tratamento

A médica Larissa Hermann Nunes auxiliou no tratamento do casal e reforça que a recuperação dos idosos foi acentuada depois que eles puderam ficar juntos.

A profissional contou que, durante a pandemia, o hospital optou por unir casais que estavam tratando a doença, facilitando a recuperação e tornando o tratamento mais humanizado. No caso de Albanita e Izan, os benefícios ficaram ainda mais claros.

"Eles ficaram muito mais calmos, compreendendo o que estava acontecendo. O ritmo de respiração melhorou, a saturação de oxigênio começou a melhorar. E isso ajudou com que eles pudessem ir para casa logo", afirmou.

Para Larissa, um dos momentos mais especiais foi a primeira noite em que os dois puderam dormir com as camas juntas.

"O seo Izan disse que aquela tinha sido a melhor noite dele no hospital, que ele tinha conseguido dormir tranquilo, justamente porque ele estava perto de quem ama. Isso aquece muito o coração."

Resultados da 4ª rodada do Abertão de Futsal 2022


Na noite desta quinta-feira (26), no Ginásio da Escola Frida aconteceu a 4ª rodada do Abertão de Futsal 2022. A competição tem 26 equipes masculino e 06 feminino, é promovida pela Secretaria de Esportes, Cultura e Turismo de Turvo

RESULTADOS DA RODADA:

Vila Rural 13 x 03 Rio Bonito

ADCT 00 x 03 Cambucica

Soripel 08 x 02 Garcia FC

Moriah/Biofarma 03 x 02 Família Futsal

Meia Boca Jr. 04 x 00 Catadão

Com uma Pós você investe no seu futuro e se torna um especialista


Fazer uma Pós-Graduação EAD é oportunidade de aprimorar o seu currículo e se tornar o diferencial que o mercado procura.

Com uma Pós você investe no seu futuro e se torna um especialista. São mais de 300 opções de cursos em diferentes áreas do conhecimento, como:

🔸 Agronegócio;

🔸 Direito;

🔸 Educação;

🔸 Engenharia;

🔸 Finanças;

🔸 Gestão Pública;

🔸 Negócios;

🔸 Saúde;

🔸 Tecnologia.

Entre hoje mesmo em contato conosco e faça sua inscrição.

Contato (42) 99128-1476.

*Consulte condições.

Curta nossa página e fique por dentro das novidades:

UniCV de Turvo e Guarapuava, uma formação que transforma.
Publicidade