[Fechar]

segunda-feira, 13 de janeiro de 2025

Lula sanciona lei que restringe uso de celular em escolas


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta segunda-feira (13) o Projeto de Lei 104/2015, que restringe o uso de aparelhos eletrônicos portáteis, sobretudo telefones celulares, nas salas de aula de escolas públicas e privadas do ensino básico em todo o país. Um decreto do presidente, que sairá em até 30 dias, vai regulamentar a nova legislação, para que passe valer para o início do ano letivo, em fevereiro. O projeto de lei foi aprovado no fim do ano passado pelo Congresso Nacional.

"Essa sanção aqui significa o reconhecimento do trabalho de todas as pessoas sérias que cuidam da educação, de todas as pessoas que querem cuidar das crianças e adolescentes desse país", afirmou o presidente, que fez questão de elogiar o trabalho dos parlamentares que aprovaram a medida.

"Imagina uma professora dando aula e, quando ela olha para os alunos, está cada um olhando para o celular, um tá na China, outro tá na Suécia, outro tá no Japão, outro está em outro estado conversando com gente que não tem nada a ver com a aula que ela está recebendo. A gente precisa voltar a permitir que o humanismo não seja trocado por algoritmo", enfatizou Lula ao comentar sobre a nova lei.

Países como França, Espanha, Grécia, Dinamarca, Itália e Holanda já adotam legislações que restringem uso de celular em escolas. Apoiado pelo governo federal e por especialistas, o projeto alcançou um amplo consenso no Legislativo, unindo governistas e oposicionistas.

"Não dá para um aluno estar na sala de aula, no Tiktok, na rede social, quando o professor está dando aula. Toda vez que um aluno recebe uma notificação, é como se ele saísse da sala de aula. Toda vez que ele recebe uma notificação quando ele está numa roda de conversa, é como se a gente perdesse a atenção dele", afirmou o secretário municipal de Educação do Rio de Janeiro, Renan Ferreirinha, que é deputado federal licenciado e autor do projeto na Câmara. Ele classificou o projeto como uma das principais vitórias do século na educação brasileira.

O que diz a lei

De acordo com o ministro da Educação, Camilo Santana, a lei restringe o uso em sala de aula e nos intervalos, para fins pessoais, mas há exceções, como o uso para finalidade pedagógica, sob supervisão dos professores, ou em casos de pessoas que necessitem de apoio do aparelho para acessibilidade tecnológica ou por alguma necessidade de saúde.

"Nós não somos contra acesso a tecnologias, até porque não há mais retorno no mundo de hoje. Mas nós queremos que essa tecnologia, essa ferramenta, seja utilizada de forma adequada e, principalmente, nas faixas [etárias] importantes da vida das crianças e adolescentes", afirmou o ministro, que alertou sobre o uso cada vez mais precoce e prolongado do celular por crianças.

"Estamos fazendo uma ação na escola, mas é importante conscientizar os pais de limitar e controlar o uso desses aparelhos fora de sala de aula, fora da escola", acrescentou Camilo Santana.

O ministro pediu engajamento das famílias e das comunidades escolares para fazer valer a nova lei.

A secretária nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Maria do Pilar Lacerda Almeida e Silva, que coordena a Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação (CNE), afirmou que o colegiado vai publicar orientação para as redes públicas e privadas. "O Conselho Nacional de Educação vai fazer uma resolução que oriente as redes, as escolas, de como fazer isso sem parecer uma opressão", disse. O MEC também deve publicar guias com orientações para as escolas de todo o país.

Fonte: Agência Brasil

Procon-PR lança cartilha com orientações para compra de veículos usados


A Secretaria da Justiça e Cidadania, por meio da Coordenação Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-PR), lançou nesta segunda-feira (13) uma cartilha com orientações para a compra de veículos usados. Intitulada “Dicas para Compra de Carros Seminovos e Usados”, ela foi elaborada por conta do crescimento acima do esperado deste mercado. Segundo a Federação dos Revendedores de Veículos Usados (Fenauto), foram registradas mais de 15,7 milhões de vendas no Brasil em 2024, um crescimento de 9,2% em relação ao ano anterior.

No ano de 2024, o Procon-PR recebeu mais de 370 registros de consumidores que compraram veículos e tiveram problemas, e algumas situações têm preocupado bastante os órgãos de defesa do consumidor: a venda de veículos, normalmente financiados, em péssimas condições de funcionamento e o atendimento precário dos vendedores.

“É importante que o consumidor saiba quais são os direitos na compra de um carro e também tome alguns cuidados para evitar incômodos posteriores, afinal, se trata de um investimento significativo, especialmente se o veículo for financiado”, destaca Santin Roveda, secretário da Justiça e Cidadania.

Entre as dicas estão não fechar negócio sem antes submeter o veículo a um mecânico de confiança. "Peça uma verificação completa da parte mecânica, hidráulica, elétrica e de lataria para identificar eventuais colisões graves. O mecânico deverá ainda verificar o som do motor, se a água do radiador está limpa e no limite do marcador, bem como o nível, a cor e a viscosidade do óleo. O estado dos espelhos retrovisores, para-choques, lanternas, freios e embreagem, que são itens de segurança também deve ser conferido", afirma o texto.

Outra orientação é cuidar para as chamadas “vistorias cautelares”. Esse procedimento pode ser interessante, mas o vendedor deve esclarecer o consumidor sobre quais aspectos do veículo foram periciados/vistoriados, pois normalmente a perícia abrange somente motor e caixa de câmbio. E mesmo que o veículo tenha sido periciado, antes de comprar, é prudente consultar seu mecânico de confiança.

Além da elaboração da cartilha, o Procon-PR e os Procons Municipais do Paraná notificarão os bancos que financiam os veículos. O objetivo é recomendar que haja critérios mais rigorosos na escolha dos parceiros comerciais para que o consumidor não seja prejudicado. Além disso, o carro serve como garantia na concessão do financiamento, portanto, as instituições financeiras têm que exigir das revendas produtos de qualidade.

“Os consumidores não devem comprar veículos na emoção. É muito importante pesquisar, avaliar, submeter o automóvel a um mecânico de confiança, que deve vistoriar e testar o carro de forma minuciosa”, orienta Claudia Silvano, coordenadora do Procon-PR.

Reclamações podem ser feitas pelos canais online de atendimento do Procon-PR disponíveis em www.procon.pr.gov.br/Pagina/Formas-de-Atendimento.

Terça é dia de Hortifruti no Supremamais Supermercado de Turvo

 

Pessoas saqueiam 5 toneladas de carne após tombamento de caminhão no Paraná


Cerca de 5 toneladas de carne foram furtadas na manhã desse domingo (12), após um caminhão tombar na PR 281, no município de Realeza, no sudoeste do Paraná.

Conforme informações da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), os saques aconteceram antes da chegada da polícia.

O veículo estava carregado, ao todo, com 25 toneladas. O motorista teria perdido o controle do veículo, no final da manhã deste domingo, quando capotou. Ele não teve ferimentos graves.

Em nota, a PRE informou que após ser informada do ocorrido, se deslocou imediatamente para impedir os furtos. A corporação contribuiu com a empresa para o transbordo da carga e o destombamento do caminhão.

Fonte: RIC.com.br / NH Notícias

PMPR e Polícia Federal apreendem 104 quilos de pasta base de cocaína


A Polícia Militar do Paraná, por meio do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), e a Polícia Federal em Maringá prenderam um homem e apreenderam 104,7 quilos de pasta base de cocaína na PR-323, neste domingo (12), em Cruzeiro do Oeste, no Noroeste do Estado. O prejuízo estimado ao crime organizado é de R$ 7,7 milhões.

“É mais uma ação que demonstra a importância do trabalho integrado entre as forças de segurança, sejam municipais, estaduais ou federais. O esforço conjunto resultou em mais uma grande apreensão de drogas, dificultando a atuação do crime organizado no Paraná”, afirmou o secretário da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira.

Após troca de informações entre as forças e levantamento preciso da Agência de Inteligência, as polícias abordaram a carreta que transportava a droga. A operação contou com apoio da equipe de Operações com Cães (K9).

Durante a abordagem, o cão Zeus identificou o entorpecente escondido na cabine do veículo, 104,7 quilos de pasta base de cocaína divididos em tabletes. O motorista do veículo foi preso.

“Este é mais um exemplo do trabalho e da dedicação de nossos policiais no combate ao crime, demonstrando nosso compromisso com a garantia da segurança dos paranaenses", disse o comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Jefferson Silva.

A carreta e os entorpecentes foram levados à Delegacia de Polícia Federal de Guaíra para as providências cabíveis.

Moradores veem 'corpo' boiando em lago e bombeiros descobrem ser peixe preso em calça


O Corpo de Bombeiros do Paraná foi surpreendido após ser acionado para atender a uma ocorrência de resgate de cadáver no lago municipal de Prudentópolis, na região central do estado.

Após receber informações de que havia um corpo boiando na água, uma equipe foi até o local e verificou que se tratava de um peixe que ficou preso em uma calça jeans.

O caso aconteceu no início da manhã de sábado, por volta das 7h. O peixe morto e a calça foram retirados da água.

Nas redes sociais, o comandante regional da corporação, Major Jorge Augusto Ramos, brincou com a situação, falando que "parece história de pescador".

"No último dia 11 de janeiro, bem cedo, nossa guarnição do Corpo de Bombeiros de Prudentópolis foi acionada para ocorrência de 'resgate de uma vítima morta', que boiava no lago municipal de Prudentópolis. Ao averiguar a situação, os bombeiros constataram tratar-se de um peixe de médio porte (traíra) que ficou preso em uma calça (lixo) descartada no rio, e confundiu o observador...
 #coisasdocotidianodeBombeiro", escreveu ele.

O descarte irregular de lixo é crime e está previsto na Lei Federal nº 9.605/1998, a Lei de Crimes Ambientais. As penalidades podem incluir desde multa, que pode chegar a R$ 25 mil, até prisão.


Faleceu Acir Maciel


Faleceu na manhã desta segunda-feira (13/01) Acir Maciel, aos 52 anos.

O velório será realizado em sua residência, na localidade de Porteirinha, em Turvo.

O sepultamento ocorrerá em horário a ser definido.


PM aprende 165 kg de maconha em Prudentópolis


Neste domingo (12/01), a equipe policial, em ação conjunta com o Batalhão de Fronteira, recebeu informações de que um veículo Fiat/Mobi estaria envolvido em tráfico de drogas. Segundo denúncias anônimas, o veículo estaria nas proximidades de Prudentópolis.

Diante disso, a equipe realizou patrulhamento na rodovia e localizou o referido automóvel. Foi realizado o retorno e iniciado o acompanhamento tático. Utilizando sinais sonoros e luminosos, a equipe conseguiu abordar o veículo. O condutor foi identificado como um homem de 21 anos. 

Durante a revista pessoal, foi encontrada certa quantia em dinheiro em seu bolso. Na revista veicular, foram localizados 165 kg de substância análoga à maconha, embalados em plásticos amarelos e laranjas, distribuídos no banco traseiro e no porta-malas do veículo. 

Diante dos fatos, foi dada voz de prisão ao acusado, com a devida leitura de seus direitos constitucionais. Ele foi encaminhado, juntamente com o veículo e os entorpecentes apreendidos, à Delegacia de Polícia Judiciária para os procedimentos cabíveis.

Semana começa com 17,3 mil vagas de trabalho nas Agências do Trabalhador do Paraná


As Agências do Trabalhador do Paraná e postos avançados começam o ano com a oferta de 17.371 vagas de emprego com carteira assinada no Estado. A maior parte é para alimentador de linha de produção, com 4.930 oportunidades. Na sequência, aparecem as de supervisor de exploração agrícola, com 673 vagas, operador de caixa, com 448, e abatedor, com 384 oportunidades.

A Região de Cascavel conta com o maior volume de postos de trabalho disponíveis (​​3.530). São 862 vagas para auxiliar de linha de produção, 258 para abatedor, 149 para operador de caixa, e 113 para servente de obras.

A Grande Curitiba aparece em seguida (3.147), com 494 oportunidades para alimentador de linha de produção, 189 para faxineiro, 1188 para operador de caixa e 118 para atendente de lojas e mercados.

Na Capital, a Agência do Trabalhador Central oferta 40 vagas para profissionais com ensino superior e técnico em diversas áreas, com destaque para as funções de consultor de vendas (cursando técnico em vendas ou áreas afins) com 08 vagas; vendedor interno (cursando técnico em vendas ou áreas afins) também com 03 vagas; auxiliar administrativo (cursando técnico em administração ou áreas afins) com 02 vagas; e auxiliar financeiro (superior completo ou cursando superior em contabilidade, administração ou áreas afins) com 02 vagas.

Nas demais regionais do Interior são destaques Londrina (2.647), Campo Mourão (1.766), Foz do Iguaçu (1.259) e Umuarama (1.259). Em Londrina, as funções que lideram as ofertas de vagas são supervisor de exploração agrícola, com 673 vagas, alimentador de linha de produção, com 554, faxineiro, com 97, e expedidor de mercadorias, com 85 oportunidades.

Na Região de Campo Mourão, há oferta de emprego para as funções de alimentador de linha de produção, com 555 oportunidades, trabalhador volante da agricultura, com 265, magarefe, com 210, e abatedor, com 55.

Em Foz do Iguaçu, os destaques são para alimentador de linha de produção (509), repositor de mercadorias (102), operador de caixa (74) e atendente de lojas e mercados (​​63) 

Na Região de Umuarama, são ofertadas 306 vagas para alimentador de linha de produção, 101 para trabalhador volante da agricultura, 85 para auxiliar administrativo e 71 para abatedor.

ATENDIMENTO – Os interessados devem buscar orientações entrando em contato com a unidade da Agência do Trabalhador de seu município. Para evitar aglomeração, a sugestão é que o atendimento seja feito com horário marcado.O agendamento deve ser feito AQUI.
Publicidade