[Fechar]

terça-feira, 19 de abril de 2022

Com aumento de casos, Paraná declara epidemia de dengue



A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) declarou nesta terça-feira (19) situação de epidemia de dengue no Paraná devido ao aumento do número de casos. De agosto de 2021 até o momento, o Estado contabiliza mais de 80 mil notificações e cinco mortes pela doença. O boletim divulgado hoje registra 14.964 novas notificações em relação à semana anterior.

“Em cada boletim semanal os números apontavam para este desfecho. Apesar do nosso constante monitoramento, por parte da Vigilância Ambiental, os números subiram e agora precisamos reverter a situação. Não queremos que os casos aumentem e, principalmente, que ocorram novos óbitos”, destacou o secretário de Estado da Saúde, César Neves. “Já realizamos um trabalho efetivo de combate à doença, com apoio da sociedade, e convocamos a população novamente para este enfrentamento”.

De acordo com a Sesa, os números do boletim semanal da dengue mostram que os casos prováveis e confirmados estão acima do esperado para o período epidemiológico – por isso a configuração de um cenário epidêmico.

São 80.004 casos notificados, 14.964 a mais em relação à semana anterior. Os dados são do 34º Informe Epidemiológico, do atual período sazonal da doença, que iniciou em 1º de agosto e segue até julho de 2022.

O documento informa ainda que 365 municípios possuem casos notificados, sendo que 287 tiveram confirmações. Em uma semana foi registrado o aumento de 39,86% nos casos confirmados, passando de 16.560 para 23.161, sem registro de novos óbitos.

As Macrorregiões Oeste e Norte concentram maior o maior número de casos confirmados. Francisco Beltrão, Medianeira, Arapongas, Cascavel, Salto do Lontra, Ampére, Catanduvas, Iracema do Oeste e Realeza foram os municípios com mais casos confirmados nas últimas seis semanas.

EPIDEMIA – Epidemia é a manifestação coletiva de uma doença que rapidamente se espalha, por contágio direto ou indireto, até atingir um grande número de pessoas em um determinado território e que depois se extingue após um período.

O Diagrama de Controle é um dos métodos utilizados para a verificação de ocorrência de uma epidemia. Ele consiste na representação gráfica, considerando uma série histórica de 12 anos, sugerindo limites máximo e mínimo de casos absolutos esperados.

Entre 2019 e 2020, o Paraná enfrentou uma das piores epidemias de dengue da sua história, desde que começou a ser monitorada, em 1991. Naquele período foram registrados 227.724 casos confirmados da doença, com 177 mortes. Até então, o pior período havia sido entre 2015 e 2016, com pouco mais de 56 mil casos e 61 mortes.

“Nossas equipes já estão em campo nas regiões onde prevalece o maior número de casos, orientando a população. Estamos promovendo tutoriais voltados aos médicos para esse enfrentamento, para que haja o diagnóstico assertivo”, complementou o secretário. “Precisamos reavivar os métodos de combate da dengue. Aquele vaso de água, de entulho, na cisterna de captação de água, pois o criadouro do mosquito pode estar lá”.

TRANSMISSÃO – O mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, é causador também de outras doenças chamadas de arboviroses, caso da zika e chikungunya. De acordo com o boletim semanal desta terça, houve 210 notificações de chikungunya, com 12 casos confirmados.

RADAR É INSTALADO NA PR-466


Um radar começou a funcionar a partir desta terça-feira (19), na PR-466, entre Manoel Ribas e Ivaiporã.

O aparelho foi colocado próximo ao Ouro Verde.

O radar visa fiscalizar o limite de velocidade dos veículos, principalmente, por conta que, próximo do local, saíra o novo trevo de Ivaiporã.

Texto: jornalista Lucas Herdt, com Wellington Jhonis.

Foto: reprodução/Wellington Jhonis.

Turvo registra mais 07 casos de Covid-19

 


Nesta terça-feira (19), a Secretaria Municipal de Saúde registrou 07 novos casos para a Covid-19 em Turvo. São 17 casos ativos.

Saúde confirma mais 1.735 casos de Covid-19 e 11 óbitos no Paraná


A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) divulgou nesta terça-feira (19) mais 1.735 casos e 11 mortes em decorrência da infecção causada pelo novo coronavírus. Os números não representam a notificação das últimas 24 horas. Os dados acumulados do monitoramento da Covid-19 mostram que o Paraná soma 2.425.622 casos e 42.814 óbitos pela doença.

Os casos confirmados divulgados nesta data são de abril (1.102), março (96), fevereiro (159) e janeiro (309) de 2022; dezembro (2), novembro (5), outubro (19), setembro (3), agosto (2), julho (3), junho (2), abril (22), março (6) de 2021; novembro (1), agosto (1) e julho (1) de 2020. Os óbitos são de abril (6), março (2), fevereiro (2) de 2022; e maio (1) de 2021.

INTERNADOS – 130 pacientes com diagnóstico confirmado ou suspeito de Covid-19 estão internados em leitos SUS (58 em UTI e 72 em leitos clínicos/enfermaria).

ÓBITOS – A Sesa informa a morte de mais 11 pacientes. São quatro mulheres e sete homens com idades de 46 a 89 anos. Os óbitos ocorreram entre 31 de maio de 2021 e 18 de abril de 2022.

Os pacientes que foram a óbito residiam em Maringá (3), Ibaiti (3) e Kaloré (2). A Sesa registra ainda a morte de uma pessoa que residia em cada um dos seguintes municípios: Londrina, Corbélia e Alvorada do Sul.

FORA DO PARANÁ – O monitoramento da Sesa registra 10.838 casos de não residentes no Estado – 233 pessoas foram a óbito.


Veja os ajustes do site da Sesa.

Ibemarte forma artesãos para vender artesanato feito com sobras do processo de produção de papelcartão

Capacitação desenvolvida ensina, além da confecção, a precificação das peças criadas com resina

Depois de manter a produção de artesanato, máscaras e geleias funcionando durante a pandemia, com todos os cuidados sanitários e distanciamento exigidos, o projeto IbemArte retoma em abril as oficinas de aprimoramento para artesãos.

As aulas acontecem no Centro Comunitário mantido pela Ibema, no distrito de Turvo, no interior do Paraná, onde fica uma de suas duas fábricas de papelcartão. Criado em 2014, o IbemArte recebeu o Selo Sesi ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, da ONU) em 2017, pelo auxílio às famílias que moram nas imediações da fábrica, contribuindo, assim, para a melhoria do IDH da região central do Paraná. As peças são criadas a partir de sobras do processo produtivo do papelcartão, com resina de grande resistência e flexibilidade.

“Em 2022, a arrecadação total levantada pelos artesãos com a venda dos produtos Ibemarte foi de R$ 11 mil, soma importante para a complementação de renda dessas famílias”, conta a assistente de Responsabilidade Social da Ibema, Érica Mello.

O treinamento terá duas turmas: para artesãos iniciantes, ministrado por Marilene Czusz, e para os mais experientes, com Jucelia Czusz, especialista na finalização de peças e acabamento. Entre os temas abordados estão noções de precificação, segurança do trabalho e vendas. “A ideia é incentivar a melhoria contínua dessa iniciativa, não só ensinando a confeccionar, mas qualificando os artesãos para sustentar a venda no longo prazo e divulgar o trabalho”, conta Érica.

Atualmente, as vendas ocorrem em Turvo e mais cinco lojas de Guarapuava (PR), além das encomendas dos próprios colaboradores. Para fomentar ainda mais o projeto, em 2022 foi desenvolvido um kit de integração para novos colaboradores, onde os itens são entregues em uma embalagem do IbemArte, o que valorizou ainda mais o trabalho dos artesãos, assim como o novo ciclo das pessoas que estão chegando.

Entre as peças confeccionadas, fazem sucesso a bolsa de mate (“mateira”), caixas de bombom, bolsa de praia, cachepot e caixa de chá.

Segundo a assistente de Responsabilidade Social da Ibema, o objetivo do projeto neste ano é aprofundar o conhecimento dos participantes sobre economia circular, mostrar o processo de produção do papelcartão e como o reuso dos resíduos traz benefícios ao meio ambiente. “Queremos ajudar os artesãos a entender o processo de produção da resina e se apaixonar por seu papel na reciclagem”, explica Érica.

Sobre a Ibema: Gerar valor de maneira sustentável por meio da fabricação e distribuição de produtos que conquistem a preferência dos clientes, contribuindo com iniciativas que favoreçam toda a cadeia, com a dedicação e preocupação de garantir o melhor resultado para a empresa e seus clientes. Esta é a missão da Ibema, fabricante de papelcartão, que permeia a sua atuação com base no conceito de foco do cliente. 

A empresa, fundada em 1955, é hoje um dos players mais competitivos da América Latina. Sua estrutura é composta por sede administrativa localizada em Curitiba, centro de distribuição direta em Araucária com área útil de 12 mil m2 e fábricas instaladas nos municípios de Turvo, no Paraná, e em Embu das Artes, em São Paulo, que juntas possuem capacidade de produção anual de 160 mil toneladas. Em seu portfólio, estão os melhores produtos, reconhecidos pela qualidade e performance na indústria gráfica. 

A empresa, que atualmente conta com aproximadamente 700 colaboradores, possui unidades certificadas pela ISO 9001, pela ISO 14001 e pelo FSC (Forest Stewardship Council). Para mais informações sobre produtos e serviços, acesse o nosso site, disponível também nos idiomas espanhol e inglês: www.ibema.com.br.

Programa Família Acolhedora de Turvo realiza capacitação da Rede de Proteção


A Prefeitura de Turvo, através da Secretaria Municipal de Família e Desenvolvimento Social, realizou na última terça (12), quarta (13) e quinta (14), a Capacitação da Rede de Proteção, que atua junto com o Programa Família Acolhedora.

Foram capacitadas as equipes do Serviço de Acolhimento e das Famílias Acolhedoras, também a Rede Socioassistencial e a Rede Intersetorial.

Realizado com a profissional Neusa Cerutti, referência no Serviço de Acolhimento Familiar, a capacitação tratou sobre a importância da Rede dar apoio e prioridade nos atendimentos da Família Acolhedora e das crianças e adolescentes acolhidos.

Ao todo foram 02 famílias inscritas e 08 com interesse em participar do Programa.

Programa Família Acolhedora

O Programa Família Acolhedora, é uma política pública municipal, aprovada através da Lei nº42, que atende crianças e adolescentes do Município que tiveram seus direitos ameaçados ou violados, vítimas de negligência, abandono e outras formas de violência, garantindo o direito fundamental e constitucional à convivência familiar e comunitária.

Também oferece apoio a família de origem, visando o retorno de seus filhos sempre que possível. O acolhimento não significa adoção, mas o compromisso de tornar-se parceira no atendimento e na preparação para o retorno à família de origem.

A inscrição da família interessada em participar do Programa Família Acolhedora é gratuita, feita através de Ficha de Cadastro do Programa. Podem participar da Rede de Proteção, pessoas acima de 21 anos, residentes no município de Turvo, que tenham interesse em oferecer proteção à criança e adolescente.

Para a inscrição é necessário levar:
  • Carteira de Identidade - RG;
  • Cadastro de Pessoas Físicas do Ministério da Fazenda - CPF;
  • Certidão de Nascimento ou casamento;
  • Comprovante de residência;
  • Certidão negativa de antecedentes criminais.
O pedido de inscrição é feito junto à Secretaria de Família e Desenvolvimento Social, localizada na Av. Nossa Senhora Aparecida.

Fonte: Prefeitura de Turvo 


Quarta parcela do IPVA das placas de finais 3 e 4 vence nesta terça-feira


Os contribuintes com carros de placas com finais 3 e 4 devem pagar a quarta parcela do IPVA até esta terça-feira (19). A guia pode ser emitida pelo portal da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa) neste LINK. O calendário de vencimento, de acordo com o final de placa, segue durante esta semana.

É possível fazer o pagamento via Pix pelos canais eletrônicos de qualquer instituição bancária ou mesmo por meio de aplicativos. É preciso ter em mãos o número do Renavam, que consta no Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV).

A alíquota do tributo é de 3,5% ou 1% do valor do veículo, dependendo do tipo. Contribuintes que não pagarem o imposto nos prazos definidos terão multa de até 10% por parcela atrasada e os valores devidos sofrerão acréscimo de juros pela variação da Selic.

A inadimplência impede a emissão do CRLV, documento de uso obrigatório para circulação. Trafegar sem o certificado implica na aplicação de multas pelas autoridades de trânsito e na retenção do veículo até a regularização da pendência.

O não pagamento do IPVA também impossibilita a transferência de propriedade do veículo, além de restringir a obtenção de Certidão Negativa de Tributos junto à Receita Estadual.

CARTÃO DE CRÉDITO – Em caso de atraso, os contribuintes podem parcelar o imposto atrasado de 2022 em até 12 vezes pelo cartão de crédito – isso em relação à falta completa do pagamento ou de alguma parcela já vencida. Também podem ser pagas parcelas ainda pendentes, a vencer.

É possível parcelar todo o valor pendente, se ainda não tiver quitado o boleto cheio. Caso a opção tenha sido o pagamento em cinco vezes, também há possibilidade de agrupar uma eventual parcela em atraso com as vindouras para equilibrar a situação financeira.

Confira o calendário de vencimento do parcelamento do IPVA 2022:

Finais de placa 1 e 2 – 18/04 (vencido) e 17/05

Finais de placa 3 e 4 – 19/04 e 18/05

Finais de placa 5 e 6 – 20/04 e 19/05

Finais de placa 7 e 8 – 22/04 e 20/05

Finais de placa 9 e 0 – 25/04 e 23/05

Homem detido nesta segunda é ouvido e liberado; buscas em Guarapuava continuam


O homem detido suspeito de participar da tentativa de assalto a uma transportadora de valores no domingo (17), em Guarapuava, foi liberado na noite desta segunda-feira (18). Ele foi preso pela Polícia Militar na própria cidade no fim da tarde, mas não foram encontradas evidências para a prisão em flagrante. Ele prestou depoimento para a Polícia Civil e as investigações sobre sua participação continuam.

Mais de 24 horas depois da noite de tiroteio, que deixou diversas marcas pela cidade, cerca de 260 policiais continuam nos arredores de Guarapuava, principalmente no distrito de Palmeirinha, em busca dos criminosos, além de Turvo e Pitanga, cidades da região. São 30 suspeitos.

As buscas não têm data para encerrar e contam com todo o apoio das principais forças especiais do Estado, da Polícia Civil, Militar e Científica, além do apoio federal com a Polícia Federal e a Polícia Rodoviária Federal, encaminhados pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Nesta segunda, a Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp) confirmou que doze veículos usados pelos bandidos já foram localizados (quatro deles queimados e usados como barreiras pelos criminosos), além de nove armas (entre .50 BMG, 7,62, 5,56 e calibre 12 Combat); uma pistola Glock 9 mm com seletor de rajada; um carregador de AK 47; munições; capacetes e coletes balísticos; balaclavas, facas, celulares e lanternas; placas de veículo frias; e R$ 1,4 mil em espécie.

Dois policiais militares e um morador da cidade ficaram feridos durante a ação, e estão fora de perigo. Na ocasião, os criminosos atacaram a transportadora de valores e o 16º Batalhão de Polícia Militar, distantes por cerca de três quilômetros, ao mesmo tempo, numa tentativa de ganhar tempo para o assalto, o que foi frustrado pela reação das forças de segurança, que trabalhou para retirá-los da cidade. Eles também atearam fogos em caminhões em rodovias.

Fonte: AEN
Publicidade