[Fechar]

terça-feira, 18 de maio de 2021

Turvo registra a 13ª morte por complicações da Covid-19


Turvo registrou a 13ª morte por complicações da Covid-19 na noite desta terça-feira (18).

A vítima, Eolo Silvestre, de 86 anos estava internado no Hospital Bom Pastor de Turvo.

Segundo informou a Funerária Nossa Senhora Aparecida, não haverá velório, e o cortejo sairá ás 10h30 desta quarta-feira da Igreja Presbiteriana, até ao Cemitério Presbiteriano.

Eolo morava no Distrito do Faxinal da Boa Vista, e é sogro do Zé Raiffer.

Estudo tem como foco novas doenças provocadas pela relação do ser humano com os animais


Antecipar possíveis doenças que possam causar uma pandemia é uma das propostas contempladas no edital de Saúde Única do Governo do Paraná. Iniciativa inédita no País, desenvolvida pela Secretaria estadual do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo e pela Superintendência Geral de Ciência e Tecnologia e Ensino Superior (Seti), e viabilizado pela Fundação Araucária, o edital destina cerca de R$ 1 milhão para sete projetos de pesquisa dentro do conceito de saúde animal, humana e ambiental.

A pesquisa propõe o estudo do material genético (DNA e RNA) de novos agentes causadores de doenças (etiológicos) pela técnica de metagenômica em amostras de sangue de animais de produção e selvagens. Ele foi proposto pelo professor da Unila (Universidade Federal da Integração Latino-Americana), Walfrido Kühl Svoboda, que recebeu mais de R$ 246 mil para desenvolver a pesquisa. De acordo com ele, a linha de frente dos estudos é a prevenção para tentar antecipar o diagnóstico de futuros e novos agentes etiológicos.

“As grandes pandemias que ocorreram a nível mundial foram de origem zoonótica, derivadas de doenças oriundas de animais, como a gripe suína, a aviária, a febre amarela e o Ébola, por exemplo”, disse. “Alguns estudos apontam também que a Covid-19 teve origem na relação do homem com o animal. O que vivemos atualmente nos levou a querer ainda mais pesquisar sobre essas zoonoses, antes que aconteça uma próxima pandemia”.

De acordo com ele, um edital específico para a saúde única foi a chance de tentar recursos para colocar em prática o estudo de anos. “Eu achei fantástico um edital como esse. Saúde única é uma tendência atual e um edital amplo, com várias questões, não nos daria a oportunidade de competir. Conseguimos colocar nosso projeto para frente porque esse edital foi específico para o diagnóstico de saúde única”, afirmou.

TÉCNICA – Na prática, será feita a análise metagenômica (biologia molecular) de uma coletânea de amostras de animais de produção e selvagens para tentar descobrir novas sequências genéticas (DNA e RNA) de agentes etiológicos, ou seja, causadores de doenças.

O material a ser analisado foi coletado pela Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar). São aproximadamente 11.574 amostras de sangue de bovinos de 1.758 propriedades rurais, de 20 municípios, e 1.943 amostras de sangue de suínos de 320 criatórios, de 221 municípios. Caso o resultado para uma possível zoonose dê positivo, serão feitas capturas de animais selvagens que vivem próximos a estas criações de animais de produção (bovinos e suínos) para estudos mais completos, em uma segunda fase do projeto.

“É uma técnica fantástica. Não temos 100% de chances de encontrar algo, mas temos a possibilidade e, com isso, conseguimos contribuir tanto para a questão da saúde pública quanto para a questão ambiental e humana, porque podemos evitar um problema sério de saúde, e precisamos tentar”, disse Svoboda.

Além da Adapar e da Unila, que foi a proponente, outras oito instituições estão envolvidas no processo, como o Instituto Evandro Chagas, de Belém do Pará (IEC-PA), que auxilia com tecnologia de ponta; a Universidade do Norte do Paraná (UENP), com profissionais veterinários; a Universidade Federal do Paraná (UFPR) câmpus Curitiba e Palotina; a 9ª Regional de Saúde; o Centro de Medicina Tropical da Tríplice Fronteira (CMT-TF); o Centro de Controle de Zoonoses de Foz do Iguaçu-PR (CCZ-FOZ), que possui referência nacional; o Instituto de Pesquisa em Vida Selvagem e Meio Ambiente do Paraná (IPEVS); e a Secretaria de Agropecuária e Meio Ambiente de Santa Terezinha de Itaipu.

CHAMADA PÚBLICA – As linhas temáticas da Chamada Pública do Programa de Pesquisa aplicada à Saúde Única foram elaboradas pela Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo e envolvem diagnóstico de ações voltadas à gestão populacional de cães e gatos no Paraná, análise de risco de doenças para vida selvagem, manejo populacional de cães e gatos em ilhas, castrações química e pediátrica de animais, maus-tratos de animais e violência doméstica, e medicina de abrigos e acumuladores.

O secretário estadual do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes, lembrou que boa parte das doenças e zoonoses que acontecem no mundo estão relacionadas ao estreito relacionamento entre o homem e o animal, não só domésticos, mas também silvestres e de criação.

“Nosso objetivo é apoiar projetos de pesquisas que contribuam para a resolução de problemas prioritários da população no âmbito da saúde única para o fortalecimento da gestão das políticas públicas ambientais, visando o desenvolvimento científico na área do meio ambiente do Estado. Por isso, é fundamental nosso apoio para que as soluções dos problemas venham das universidades”, afirmou.

Aldo Nelson Bona, superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, destacou a importância da realização conjunta de ações entre diferentes órgãos da gestão pública na busca de solução para os problemas. “Os ativos tecnológicos do Estado presentes nas universidades estaduais estão a serviço da população. Trata-se de um edital construído em conjunto, com a perspectiva de conquistarmos importantes resultados, tendo como foco o tema da saúde única”, ressaltou.

A Chamada Pública vem ao encontro da implantação do Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (NAPI) da Saúde. “O Sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação do Paraná, com os nossos ativos, está a serviço da sociedade. E esta parceria é mais uma ação que coloca estes pesquisadores como bem comum da população, na busca por soluções para as demandas e necessidades do Estado, e em específico, aos desafios da saúde”, disse o diretor Científico, Tecnológico e de Inovação da Fundação Araucária, Luiz Márcio Spinosa.


Fonte e fotos: AEN


Prefeito decreta novas medidas restritivas em Turvo











 

Guarapuava registra 8 mortes e 176 novos casos de Covid-19

 


Guarapuava registrou mais oito mortes e 176 novos casos de Covid-19 nesta terça feira (18). Os dados foram divulgados pela Secretaria de Saúde.

1 – Mulher com 69 anos. Faleceu no dia 10/12/2020. Confirmado por critérios clínicos.

2 – Mulher de 53 anos, com hipertensão arterial e obesidade. Primeiros sintomas em 23/04, internada dia 29/04, falecendo em 16/05.

3 – Homem com 62 anos, sem comorbidades. Primeiros sintomas dia 10/05 e faleceu ontem na Upa Batel.

4 – Mulher de 53 anos, com hipertensão arterial e hipotireoidismo. Primeiros sintomas dia 03/05, internada em 14/05, também faleceu ontem.

5 – Homem de 76 anos, com hipertensão arterial, insuficiência cardíaca congestiva. Primeiros sintomas em 03/05, internado dia 10/05/2021, entrou em óbito ontem.

6 – Homem de 61 anos, sem comorbidades. Primeiros sintomas dia 06/05, falecendo hoje na Upa Batel.

7 – Homem de 64 anos, com diabetes e obesidade. Primeiros sintomas em 30/04, faleceu também hoje na Upa Batel.

8 – Mulher de 64 anos, com hipertensão arterial. Primeiros sintomas dia 19/04, internado em 01/05, falecendo hoje também.

Quarta Imperdível de Ofertas Suprema Supermercado de Turvo

 


Mais 10 casos de Covid-19 são registrados em Turvo

 


Turvo desenvolve ações para combater o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes



Um crime silencioso, que causa profundos traumas, dores e cicatrizes nas vítimas. Ele acontece, muitas vezes, ali mesmo dentro de casa, debaixo dos nossos olhos e é cometido por quem menos se espera em muitos casos. O combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes é o tema da campanha Maio Laranja, que tem como seu dia D esta terça-feira (18). Que em nosso município será promovida pro diversas frentes

A Secretaria Municipal de Educação, através das escolas, estará enviando atividades escolares sobre a temática. A Secretaria da Família e Desenvolvimento Social está desenvolvendo ações diretas à população em geral, como o envio de tablóides, áudios, além de orientações as famílias. 

Já a Secretaria de Indústria e Comércio, estará elaborando posts digitais, com objetivo de encaminhar aos empresários abordando o tema e os canais de denúncias, além disso, estão sendo realizadas entrevistas na rádio Turvo Ativo, e ainda materiais informativos desenvolvidos durante toda a semana. E também, a Secretaria de Saúde, que esta realizando a capacitação dos profissionais da área acerca do assunto.

O assunto é delicado, mas é necessário ser abordado. O silêncio encobre os crimes, de forma a garantir sua continuidade por muito tempo. É preciso educação, diálogo, conhecimento e atenção. Portanto, durante todo este mês de maio, estaremos veiculando matérias e publicações informativas e educativas nos canais de comunicação da prefeitura. A fim de educar a população, e assim, dar voz a essas crianças e adolescentes, para que sejam fortalecidos e não se calem diante de qualquer tipo de violação.


Fonte: Prefeitura de Turvo 

Boletim da dengue confirma 1.836 novos casos e três óbitos



O boletim semanal da dengue confirma 1.836 novos casos da doença e três óbitos. Os dados acumulados no período epidemiológico, iniciado em agosto do ano passado, registram 16.679 casos confirmados e 22 óbitos, além de 72.775 notificações, 32.680 casos descartados e 13.385 em investigação. As informações foram divulgadas nesta terça-feira (18) pela Secretaria de Estado da Saúde.

No Paraná, 358 municípios têm notificações para a dengue e 267 apresentam casos confirmados.

As medidas de combate à doença já são bem conhecidas e envolvem a eliminação de todos os pontos que possam acumular água parada como vasos de plantas, calhas, lajes, ralos, entre outros. Estas ações devem ser diárias tanto nos ambientes domiciliares como nos locais de trabalho e áreas públicas.

A Secretaria de Estado da Saúde recomenda a verificação constante dos quintais e das áreas internas das residências para a eliminação dos criadouros do mosquito da dengue, o Aedes aegypti.

“O trabalho de combate à dengue continua sendo integrado com os municípios, juntamente com a participação dos paranaenses. Cerca de 90% dos criadouros do mosquito transmissor da doença estão nos quintais e ambientes internos das residências. É importante que a comunidade esteja engajada no combate, eliminando os focos que se concentram em recipientes que acumulam água parada”, afirma o secretário da Saúde, Beto Preto.

ÓBITOS – Os três novos óbitos neste período referem-se a uma mulher de 71 anos do município de Matelândia (Oeste) com comorbidades, e um homem de 91 anos e uma mulher de 79 anos, ambos sem comorbidades e residentes de Londrina (Norte). As mortes foram registradas nos dias 28 de abril, 12 de abril e 2 de maio, respectivamente.

CIDADES – Segundo o boletim, as cidades que registram óbito no Paraná desde agosto do ano passado são Paranaguá (2), Matelândia (1), Foz do Iguaçu (3), Paraíso do Norte (1), Santo Antônio do Caiuá (1), Maringá (1), Apucarana (1), Alvorada do Sul (1), Assaí (1), Cambé (2) e Londrina (8).

SINTOMAS – A dengue se manifesta com febre de início abrupto, associada a dores de cabeça, dores musculares, nas articulações, atrás dos olhos e o surgimento de exantemas (vermelhidão pelo corpo).

Os sinais de alerta apontando para a evolução para quadros mais graves associa, ainda, dores abdominais fortes e contínuas, vômitos, tonturas, sangramentos, queda no número de plaquetas e hipotensão, entre outros.

Na dengue grave podem surgir sangramentos severos, inclusive hemorragia digestiva, choques e formas de comprometimento neurológico, hepático e cardíaco.


Fonte: AEN

PCPR prende 11 pessoas em operação de combate ao abuso e exploração sexual infantil


A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu 11 pessoas durante operação de combate ao abuso e exploração sexual infantil, iniciada na semana passada e finalizada nesta terça-feira (18). A ação teve como intuito relembrar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e agir no combate a esses crimes.

Cinco homens, entre 24 e 57 anos, foram capturados por estupro de vulnerável na Capital. Além disso, uma mulher, de 40, foi presa por produzir material pornográfico em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.

Durante a semana passada, outras cinco pessoas foram presas por estupro de vulnerável, sendo uma em Curitiba, uma em Maringá, no Noroeste do Estado, e três em Ponta Grossa, região dos Campos Gerais.

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi instituído oficialmente no País através da lei nº 9.970, de 17 de maio de 2000. A data foi escolhida em memória de Araceli Crespo, uma menina de 8 anos, que foi raptada, drogada, estuprada e assassinada em Vitória, no Estado do Espírito Santo, no dia 18 de maio de 1973.

Anualmente, a PCPR realiza campanhas e ações para relembrar esse dia com a finalidade mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes. Além de combater o abuso e a violência sexual infantil.

Para denunciar anonimamente você pode ligar para o disque 100 ou 181. Denúncias de crimes ocorridos em Curitiba também podem ser denunciados no telefone (41) 3270-3370, diretamente à equipe de investigação.


Fonte e foto: AEN

Paraná distribuirá 742,9 mil doses nesta semana; trabalhadores da educação serão contemplados



A Secretaria de Estado da Saúde começa a distribuir nesta terça-feira (18) 742.910 doses de vacinas contra a Covid-19 para as 22 Regionais de Saúde. O montante soma um residual da 18ª pauta de distribuição do Ministério da Saúde, além do total da 19ª e 20ª pautas. Serão entregues imunizantes dos três laboratórios que atendem o Plano Estadual de Vacinação contra a Covid-19 até o momento.

Cerca de 22.230 doses do imunizante Comirnaty da Pfizer/BioNTech serão enviados para os municípios de Londrina, Cascavel e Maringá. São doses da 18ª pauta. O restante da farmacêutica norte-americana (45,6 mil doses) já foi enviado para Curitiba. Elas são destinadas a comorbidades/gestantes/puérperas.

Da 19ª pauta, serão mais 118 mil doses da AstraZeneca/Fiocruz destinadas para segunda dose (D2) de pessoas de 65 a 69 anos do esquema vacinal iniciado na 13ª pauta e 188.800 doses de CoronaVac para D2 para conclusão dos esquemas já iniciados. O Estado recebeu esses imunizantes na última quinta-feira (13).

Além disso, o Estado recebeu nesta segunda-feira (17) mais 374.100 doses da AstraZeneca/Fiocruz. Elas estão relacionadas no anexo da 20ª pauta de distribuição do governo federal. O Paraná aguarda para esta terça-feira (18) 39.780 doses da Pfizer/BioNTech.

“Pretendemos enviar todas essas doses para as Regionais de Saúde ainda esta semana, após a organização e separação dos lotes e quantitativos, para que a logística de distribuição aos municípios seja facilitada e o processo de imunização continue mais rapidamente em todo o Estado”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

OUTROS GRUPOS – Segundo a Secretaria de Saúde, a nova remessa possibilitará ajustes em grupos prioritários. Aproximadamente 145 mil doses de AstraZeneca/Fiocruz dessa 20ª pauta de 413.880 vacinas contra a Covid-19 serão destinadas para primeira dose (D1) dos seguintes grupos: trabalhadores da saúde (88 mil doses) que ainda não foram vacinados, trabalhadores da educação (22 mil doses) e pessoas com comorbidades e deficiência (33.532 doses).

As outras 229.100 doses do mesmo imunizante serão destinadas para D2 de pessoas de 60 a 64 anos e 65 a 69 anos seguindo a complementação do esquema vacinal iniciado na 13ª e 14ª pauta.

DISTRIBUIÇÃO – A distribuição das novas doses será feita com apoio das aeronaves do Governo do Estado, repetindo a logística adotada até o momento, e a expectativa é de vacinação acelerada nos próximos dias, uma vez que os grupos impactados já estão sendo imunizados. A Sesa já fez a divisão de doses por Regional de Saúde de parte das pautas (veja abaixo). Há uma indefinição ainda em relação ao novo lote da Pfizer, que chega nesta terça.

VACINAÇÃO – Quase 5 milhões de doses, incluindo as vacinas da Pfizer, já chegaram ao Paraná. Mais de 4 milhões já foram distribuídas e 3,2 milhões foram aplicadas. Segundo o Vacinômetro, até esta terça-feira foram aplicadas 2.145.274 como D1 e 1.109.785 como D2.

Confira o quantitativo das vacinas já definido por Regional de Saúde: 

Professor que lecionava em Turvo morre vítima da Covid-19



Morreu nesta terça feira (18), o professor guarapuavano Adriel da Rosa. Ele foi mais uma vítima da Covid-19. O professor lecionava no município de Turvo.

O Colégio Edite Cordeiro Marques de Turvo divulgou nota de pesar lamentando o falecimento do professor: "Com imensa tristeza o CCM Edite comunica o falecimento do Professor Adriel, professor de Geografia e do PMA. O Colégio está em luto. Não teremos aulas no dia de hoje e o Colégio estará fechado".



Publicidade