[Fechar]

terça-feira, 11 de março de 2025

Vítima desaparecida é encontrada morta em acidente entre Cândido de Abreu e Reserva


Um acidente de trânsito deixou uma pessoa morta próximo a localidade de Baixa Funda, entre Cândido de Abreu e Reserva.

Inicialmente, a Polícia Militar (PM) foi acionada por populares a e Defesa Civil para um capotamento e saída de pista. Ao chegar no local, a PM encontrou o veículo e uma vítima dentro do automóvel Renault/Oroch já sem sinais vitais.

A vítima foi identificada e estava reportada pela família como desaparecida desde domingo (9).
Diante da situação, o local foi isolado e a Polícia Civil, Criminalística e o Instituto Médico-Legal (IML) para as medidas cabíveis.

Fonte: NH Notícias
Foto: divulgação/PM

Deputada Cristina Silvestri lidera debate sobre desafios da nefrologia e propõe Frente Parlamentar


A Assembleia Legislativa do Paraná promoveu nesta terça-feira (11) a audiência pública “Dia Mundial do Rim e os Desafios da Nefrologia no Paraná”, por iniciativa da deputada Cristina Silvestri (PP). O evento reforçou a importância do diagnóstico precoce da Doença Renal Crônica (DRC), que afeta mais de 20 milhões de brasileiros – cerca de 10% da população – e muitas vezes evolui de forma silenciosa, o que dificulta o acesso ao tratamento adequado.

Em alusão ao Dia Mundial do Rim, celebrado em 13 de março, a campanha deste ano traz o tema “Seus rins estão ok? Faça o exame de creatinina para saber!”, alertando sobre a necessidade de exames preventivos. Cristina Silvestri destacou a urgência de ampliar o atendimento e garantir que exames essenciais cheguem a mais paranaenses, especialmente no interior do estado. “Queremos levar mais atendimento e proporcionar exames para o diagnóstico precoce, principalmente no interior do Paraná. Hoje, muitos descobrem a doença em estágio avançado. Além disso, os recursos do governo federal não cobrem os custos, o que tem levado ao fechamento de clínicas. Precisamos de avanços concretos”.

Uma das principais propostas debatidas foi a criação da Frente Parlamentar da Nefrologia na Assembleia Legislativa do Paraná. “Essa Frente terá um papel fundamental para garantir avanços na área, viabilizando melhor financiamento, aprimoramento no atendimento e ampliação do acesso aos tratamentos”, explicou a deputada Cristina.

ESPECIALISTAS

René Santos Neto, presidente da Sociedade Paranaense de Nefrologia, reconheceu avanços recentes, como o cofinanciamento estadual que aumentou em 15% a tabela dos procedimentos, ajudando a reduzir o déficit financeiro das clínicas. No entanto, ele ressaltou a necessidade de ampliar o acesso a exames e melhorar a interpretação dos resultados.

O nefrologista Paulo Henrique Fraxino, vice-presidente Sul da Sociedade Brasileira de Nefrologia, chamou a atenção para as dificuldades enfrentadas pelos pacientes renais. “O diagnóstico precoce é fundamental. Em todo o mundo, 10% da população tem doença renal crônica não diagnosticada. Precisamos focar nos grupos de risco, como diabéticos, hipertensos, obesos e pessoas com doenças autoimunes”.

Outro ponto crítico abordado foi o financiamento da diálise. Ricardo Akel, vice-presidente da Associação Brasileira dos Centros de Diálise e Transplantes, ressaltou que a tabela do Ministério da Saúde está desatualizada há mais de 23 anos. “É essencial um planejamento estratégico para integrar as ações das equipes de Saúde da Família, clínicas de diálise e serviços de transplante renal”.

A audiência ainda contou com a participação da deputada Maria Victoria (PP) e dos deputados Dr. Leônidas (CDN) e Tercílio Turini (MDB). O presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia, José Moura Neto, contribuiu por meio de vídeo. Também foram transmitidos depoimentos de pacientes renais que estão em tratamento.


Carreta tomba na BR 277 e homem fica ferido


Carreta com placas de Xaxim, em Santa Catarina, tombou na manhã de terça-feira (11), no km 398 da BR-277, em Candói.

O motorista, de 56 anos, teve ferimentos leves e foi encaminhado para atendimento hospitalar. O teste do bafômetro foi realizado e apontou negativo para ingestão de álcool.

Aproveite as ofertas da Comercial Ivaiporã de Turvo









 

Secretaria da Saúde confirma 2.572 novos casos e seis óbitos por dengue no Paraná


A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), por meio da Coordenadoria Estadual de Vigilância Ambiental, divulgou nesta terça-feira (11) o mais recente informe semanal da dengue. Foram registrados 2.572 novos casos da doença e seis óbitos. Os dados do novo ano epidemiológico 2025 totalizam agora 56.907 notificações, 11.993 diagnósticos confirmados e dez óbitos em decorrência da dengue.

Até o momento, 383 municípios já notificaram casos da doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, sendo que 283 apresentam confirmações. Os seis óbitos desta semana ocorreram entre janeiro e fevereiro de 2025.

Os falecimentos foram registrados em Matinhos (1ª Regional de Saúde de Paranaguá), Esperança Nova, Nova Olímpia (12ª RS de Umuarama), Itambé e Mandaguaçu (15ª RS de Maringá) e Primeiro de Maio (17ª RS de Londrina). As vítimas são três homens e três mulheres, com idades entre 46 e 99 anos, todos com comorbidades.

As Regionais de Saúde com os maiores números de casos confirmados neste período epidemiológico são de Paranavaí (3.692); Londrina (2.350); Maringá (1.103); Umuarama (1.028) e Jacarezinho (631).

OUTRAS ARBOVIROSES – A publicação traz, ainda, dados sobre Chikungunya e Zika, doenças que também têm como vetor o mosquito Aedes aegypti. Foram confirmados 478 casos de Chikungunya, com um total de 1.279 notificações da doença no Estado. No que se refere ao Zika Vírus, até o momento foram registradas 23 notificações e nenhum caso foi confirmado.

Confira o Informe Semanal completo AQUI. Mais informações sobre a dengue estão neste LINK.

Churrasco macabro: Mulher assa e come coração e pênis de morador de rua após assassiná-lo


Uma cena macabra chocou os moradores de Peruíbe, no litoral de São Paulo. Josefa Lima de Sousa, de 65 anos, assassinou Celso Marques Ferreira, de 60, e, em seguida, consumiu o coração e o órgão sexual da vítima. O crime aconteceu durante a madrugada, e Josefa foi presa em flagrante junto ao seu companheiro, Robson Aparecido de Oliveira, de 41 anos. A mulher confessou o homicídio à Polícia Civil.

O corpo de Celso, também morador de rua, foi encontrado pela manhã no bairro Beira Mar. Ele apresentava sinais de extrema violência: pescoço degolado, uma grande abertura no tórax e mutilações na região genital. A vítima também possuía diversas perfurações de faca no peito e ombros. Ao lado da cabeça, os policiais encontraram um bilhete com a frase “estuprador pega Gringa”.

Investigados e suspeitos

A Polícia Civil já tinha conhecimento da existência de uma mulher conhecida como “Gringa” entre a população de rua da região. Ao ligá-la ao bilhete encontrado, os agentes iniciaram buscas e localizaram Josefa, que confirmou conhecer Celso e foi conduzida à delegacia ao lado de Robson.

Testemunhas relataram que Robson havia ameaçado Celso uma semana antes do crime. O chefe de investigações de Peruíbe, Anderson Lomemzo Buono, revelou que um terceiro suspeito, Rodrigo Aparecido Anselmo Freire, conhecido como “Negão”, também é procurado pela Justiça sob suspeita de envolvimento.

Detalhes do crime e a confissão de Josefa

Em depoimento, Josefa afirmou que vive nas ruas devido ao abuso de álcool e drogas e se referiu a si mesma como “Gringa” ou “Cigana”. Sem apresentar provas, alegou que soube de acusações de que Celso teria cometido abusos contra crianças e que ele próprio teria dito que “merecia morrer”.

De acordo com a confissão da acusada, ela utilizou uma faca improvisada para assassinar Celso, abrindo seu peito e removendo o coração e o órgão sexual. Em seguida, assou os órgãos e os consumiu.

Josefa foi autuada por homicídio qualificado por meio cruel, enquanto Robson nega qualquer participação. A polícia segue em busca do terceiro suspeito e investiga a possível participação de outras três pessoas que também vivem em situação de rua.

Com informações do Metrópoles/ Via CGN
Publicidade