[Fechar]

segunda-feira, 16 de maio de 2022

Turvo registra 13 novos casos de Covid-19

 

Estado orienta municípios sobre atendimento à população em situação de rua no frio


A Secretaria estadual da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf), por meio da Coordenação da Política da População em Situação de Rua, do Departamento de Direitos Humanos, orienta os municípios do Paraná para a adoção de ações de preparação e preventivas para atender a população em situação de rua com a chegada do frio. Entre as ações está o encaminhamento, aos serviços de acolhimento, de todas as pessoas que aceitarem essa medida.

Os municípios também são orientados a providenciar cobertores e agasalhos para serem distribuídos àqueles que não aceitarem ir para o serviço de acolhimento, fornecer roupas e agasalhos adequados para as baixas temperaturas, bem como luvas, gorros, meias de lã, cachecol e roupas quentes, tanto para os acolhidos, como aos que permanecem nas ruas.

As medidas de proteção e acolhimento à população em situação de rua incluem locais que fornecem banhos quentes gratuitos, para os que vivem no município ou que estejam de passagem. Há também a vigilância permanente, principalmente durante a madrugada, com buscas nas ruas, para não correr o risco de mortes pelo frio durante a noite.

O serviço de acolhimento deve ofertar dispenser de álcool em gel em todos os seus cômodos e incentivar o uso para assepsia das mãos, e máscara se houver necessidade, com o objetivo de manter a higiene e prevenção de possíveis doenças.

A Coordenação da Política da População em Situação de Rua da Sejuf orienta, ainda, que o Serviço de Acolhimento mantenha a higienização dos espaços de uso, banheiros, dormitórios, lazer, bem como as roupas de cama e colchões utilizados pelos usuários. Há também toalhas de papel para secagem das mãos, a fim de evitar o compartilhamento de objetos que possam estar contaminados.

Para Dulce Darolt, coordenadora Política da População em Situação de Rua, é fundamental manter o índice zero de mortes que o Paraná obteve no inverno de 2021. “Isso será possível se todos os setores envolvidos nas ações de acolhimento se empenharem da mesma maneira que fizeram no ano passado. Vivíamos uma situação ainda mais crítica dado ao momento agudo da pandemia da Covid-19. Nosso compromisso é com a preservação da vida e nossa disposição é total neste sentido”, ressalta Dulce.

A população paranaense pode participar das ações de acolhimento às pessoas em situação de rua doando agasalhos e cobertores através da campanha Aquece Paraná, registrando casos de moradores de rua expostos ao frio através dos canais competentes, que são os órgãos de assistência social dos municípios, e do telefone 190, da Polícia Militar.

Também é possível o registro diretamente a Coordenação da Política da População em Situação de Rua da Sejuf. O contato é o e-mail ciampruaparana@sejuf.pr.gov.br.

Paraná registra mais 851 casos e 01 óbito pela Covid-19


A Secretaria estadual da Saúde divulgou nesta segunda-feira (16) mais 851 casos confirmados e uma morte em decorrência da infecção causada pelo novo coronavírus.

Os dados acumulados do monitoramento da Covid-19 mostram que o Paraná soma 2.474.685 casos confirmados e 42.947 mortos pela doença.

Os casos são de maio (837), abril (2) e fevereiro (7) de 2022; setembro (1), agosto (1), julho (1), junho (1) e maio (1) de 2021. O óbito é de morte é de um homem de 68 anos, residente de Pinhão, que ocorreu em 15 de maio de 2022.

INTERNADOS – O boletim relata que há 171 pacientes com diagnóstico confirmado ou suspeito de Covid-19 internados em leitos SUS (73 em UTI e 98 em enfermaria).

FORA DO PARANÁ – O monitoramento registra 10.977 casos de residentes de fora do Estado; 234 pessoas foram a óbito.


Confira ajustes de casos e correção de municípios AQUI.

Prefeitura de Turvo oferece curso gratuito de Design de Sobrancelhas


Uma sobrancelha bem feita e cuidada é essencial para um rosto harmonioso. Com isso, a procura por um profissional na área da beleza está cada vez maior.

A Prefeitura Municipal de Turvo em parceria com o Senac está oferecendo um curso gratuito de Design de Sobrancelhas, para pessoas acima de 16 anos. O curso acontece no período da noite das 19h às 22h, e possui uma carga horária de 18 horas.
Mas corre que as inscrições são limitadas.

Procure a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, localizada na Rua Paraná, 767, e faça a sua inscrição.
Mais informações pelo telefone: 42 3642-2294

Massa de ar polar vai derrubar as temperaturas no Paraná


A chegada de uma massa de ar polar vai derrubar as temperaturas no Paraná a partir desta terça-feira (17), com expectativa de zero grau no extremo Sul do Estado. De acordo a previsão, o vento intenso dará a sensação de temperaturas ainda mais baixas do que aquelas registradas nos termômetros. O Simepar – Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná alerta para a ocorrência de geada, mas sem condições favoráveis para a neve.

Nesta segunda-feira (16), em Curitiba, a temperatura mínima registrada foi de 11°C no início do dia, mas a menor ocorrerá à noite, segundo o Simepar, situação que se repetirá em todas as regiões paranaenses.

Nos próximos dias, no Paraná, os termômetros chegam a 3ºC em muitos pontos do Estado, com sensação térmica ainda mais baixa. “No Paraná, a tendência é de termos temperaturas mais baixas entre o Sul, Centro-Sul e o Leste do Estado, com temperaturas abaixo dos 5°C nos termômetros na divisa com Santa Catarina. Entre as cidades da região, como Guarapuava, Palmas e General Carneiro, fica próxima a zero grau, com a sensação de frio acentuada pelos ventos”, detalha o meteorologista do Simepar Lizandro Jacóbsen.

Sobre a possibilidade de neve no Paraná, ele explica que os indicadores apontam para a ocorrência de chuva congelada na divisa com Santa Catarina devido à garoa. Embora sejam fenômenos bem próximos, ela é formada por um tipo de granizo bem pequeno, enquanto a neve chega em forma de flocos. “A chuva congelada quica no para-brisa enquanto a neve gruda nele”, simplifica Jacóbsen.

Ao longo de terça, as nuvens perdem força, mas não esquenta. Na página do Simepar, é divulgada a previsão para os próximos 15 dias.

GEADAS – Previstas em vários pontos do Estado, as geadas ocorrem de intensidade fraca a moderada de acordo com a região, exceto no Litoral. Com o fenômeno, na cafeicultura recomenda-se o enterrio de mudas. Hortaliças, leguminosas, árvores frutíferas tropicais recém-plantadas e demais culturas sensíveis devem ser protegidas com aquecimento, irrigação ou cobertura, enquanto granjas de aves e suínos precisam ser aquecidas.

O IDR-Paraná oferece o serviço Alerta Geada por meio de diversos canais, pelas redes sociais oficiais e pelo Disque Geada (43) 3391-4500.

DEFESA CIVIL – A Defesa Civil alerta para a necessidade de medidas de proteção voltadas à população mais vulnerável, como aquela que vive nas ruas. A rede de serviços públicos que atua nestas ações, que envolve as secretarias municipais de Assistência Social, Saúde e Agricultura, entre outras, e o Corpo de Bombeiros, já foi acionada.

A população em geral também pode receber alertas sobre eventos climáticos extremos, de acordo com a região. Basta enviar um SMS para o número 40199 com o CEP do local de residência.

DOAÇÃO – Para ajudar a proteger quem precisa, o Estado lança nesta terça-feira (17) a campanha “Aquece Paraná”, que receberá doações de cobertores e roupas, como agasalhos e casacos destinados à população mais vulnerável.

Colisão de ônibus contra caminhão deixa 6 feridos na BR 277, em Guarapuava


A colisão de um ônibus contra um caminhão deixou seis feridos na noite desse domingo (15 de maio) na BR 277, em Guarapuava. O acidente foi registrado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) por volta das 22h10, nas proximidades do trevo secundário de acesso à cidade, no quilômetro 338 da rodovia.

No local, o ônibus colidiu na traseira do caminhão. Os dois veículos seguiam sentido Curitiba a Guarapuava.

Os feridos foram encaminhados para atendimento no Hospital São Vicente de Paulo. Não houve registro de feridos graves.

A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros de Guarapuava auxiliaram no atendimento do acidente.

As circunstâncias do acidente não foram divulgadas.

Fonte e foto: Gmais Notícias

Estado inicia semana com oferta de 10.254 vagas de emprego nas Agências do Trabalhador


O mercado de trabalho do Paraná continua em alta para os trabalhadores que buscam emprego. A semana inicia com a oferta de 10.254 vagas nos postos avançados e nas Agências do Trabalhador do Estado. A maior parte das oportunidades é para operador de telemarketing ativo e receptivo, com 985 oportunidades. Também estão disponíveis 567 vagas para alimentador de linha de produção.

A Região Metropolitana de Curitiba conta com 1.641 vagas abertas. O maior número de ofertas é para operador de telemarketing receptivo (225), auxiliar de linha de produção (105), assistente administrativo (88) e operador de telemarketing ativo e receptivo (64).

Também há oportunidades de emprego no Interior, com destaque para as regionais de Toledo (1.631), Umuarama (1.229) e Cascavel (1.090). Na região de Toledo, o maior número de vagas é para auxiliar de linha de produção, abatedor de aves, abatedor de porco e pedreiro. Apenas para auxiliar de linha de produção a oferta é de 313 vagas.

Em Umuarama, há oportunidades para auxiliar de linha de produção (692 vagas) e também para alimentador de linha de produção, tapeceiro de móveis e trabalhador na cultura de cana-de-açúcar.

Entre as 1.090 vagas de Cascavel, destaque para auxiliar de linha de produção, com 502 vagas; magarefe (corte e beneficiamento de bovinos, porcos e aves), com 80; professor de séries iniciais, com 37; e safrista (trabalhador para o período de safra), com 25.

As Agências do Trabalhador do Estado também estão intermediando vagas para comércio e serviços, com trabalho para vendedor e atendente de lanchonete; e na agricultura, com chamados para trabalhadores das culturas de maçã e cana-de-açúcar e safristas.

ATENDIMENTO – Os interessados devem buscar orientações entrando em contato com a unidade de seu município. Para evitar aglomeração, a sugestão é para que o atendimento seja feito com horário marcado. O agendamento deve ser feito no site da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho.

Homem é preso por violência doméstica no Distrito da Palmeirinha


No dia 15 maio 22, por volta das 21h30min, equipe policial deslocou até a Rua Afonso Pena, no Distrito da Palmeirinha para atender uma solicitação de violência doméstica. 

No local, a solicitante (43 anos), relatou que seu marido (47 aos) agrediu ela e sua filha (14 anos) e fez ameaças de morte. 

Diante do interesse na representação, o autor recebeu voz de prisão e foi encaminhado até a 14ª SDP.

Fonte: PM
Publicidade