[Fechar]

quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Colégio em Guarapuava recebe inscrições para cursos técnicos.



O Colégio Estadual Francisco Carneiro Martins em Guarapuava, recebe inscrições para os cursos técnicos. As vagas são limitadas. Os interessados podem se inscrever até sexta-feira (28).

Os cursos são ofertados nas modalidades integrado – alunos concluintes do 9º ano que vão para o ensino médio; e subsequente – estudantes que já terminaram o ensino médio.

Veja abaixo os cursos ofertados: 

Técnico em administração - Integrado;
Técnico em administração - Subsequente;
Técnico em eletromecânica - Integrado;
Técnico em eletromecânica - Subsequente;
Técnico em eletrônica - Subsequente;
Técnico em informática - Integrado;
Técnico em informática - Subsequente;
Técnico em meio ambiente - Integrado;
Técnico em meio ambiente - Subsequente;
Técnico em química - Integrado;
Técnico em em secretariado - Subsequente;

Para fazer a inscrição, é necessário apresentar os seguintes documentos:

Integrado: fotocópias do RG e do CPF; declaração de que o interessado está cursando o 9º ano e que conste as médias das disciplinas de português e de matemática do 6º ao 8º ano; comprovante de rendimento familiar.

Subsequente: fotocópias do RG e do CPF; histórico escolar do ensino médio; comprovante de rendimento; declaração com as médias das disciplinas de português e de matemática, da 1ª até a 2ª série do ensino médio.

Serviço
As inscrições devem ser feitas no colégio. Como o colégio está ocupado por estudantes, a secretaria funciona em horário especial: das 8h às 12h e das 13h às 18h. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (42) 3623-2466.

Fonte: G1 PR

Caminhão tomba e motorista fica preso nas ferragens em Santa Maria do Oeste.


Segundo informações do Blog Jonei Farias, o acidente foi na PR-460 em Santa Maria do Oeste e deixou um motorista de Caminhão com ferimentos graves.
Por volta das 10:50hs da manhã de hoje (26), uma caminhão da empresa grupo Madcompen de Ponta Grossa - PR, caiu em uma ribanceira, deixando o condutor do caminhão, o Sr. Wesley França de 21 anos com ferimentos graves. 
Wesley transportava compensados de madeira, havia deixado a carga em Santa Maria do Oeste e dirigia-se para Palmital, próximo ao distrito de São José, em uma curva, Wesley perdeu o controle, e o caminhão atravessou a pista caindo em uma ribanceira.

Com o impacto do acidente, a vitima ficou presa na cabine do caminhão, entre ferragens. Equipes do corpo de bombeiros de Pitanga deslocaram-se para o local, uma ambulância e um veiculo com equipamentos, para salvar a vida do rapaz.

Wesley foi retirado com vida, com ferimentos graves e foi encaminhado para o hospital de Pitanga, teve ferimentos nas pernas e suspeita de traumatismo craniano.

Segundo informou o corpo de bombeiros, a vitima nasceu de novo.

A Policia Militar de Palmital foi chamada e deu apoio no local.

As causas do acidente serão apuradas, chovia muito no local, e isso pode ter contribuído para o acidente.


O repórter Jonei Farias esteve no local, VEJA O VÍDEO:

PREFEITURA DE TURVO SUSPENDE LEILÃO POR 90 DIAS.


Conforme Recomendação Administrativa do Ministério Publico o prefeito municipal Nacir Bruger suspendeu por 90 dias o LEILÃO N.º 01/2016, da prefeitura de Turvo. A recomendação do Ministério Publico foi tomada após representação apresentada pela câmara municipal, alegando que os bens leiloados seriam essenciais para o serviço publico municipal.

Após avaliação nos bens a serem leiloados o MP recomendou a suspensão, baseados em uma serie de falhas nos procedimentos administrativo, além de considerar que neste momento deve-se realizar a transição de governo.O Ministério Publico recomenda ainda que sejam tomadas as providencias para a transição administrativa, por meio de nomeação de uma equipe composta de servidores do quadro efetivo municipal.

Por meio da assessoria da presidência a câmara municipal informou que a casa legislativa cumpriu o seu papel de fiscalizar o poder puder executivo e zelar pelo patrimônio publico quando realizou a denuncia. Já a assessoria do prefeito municipal informou que todas providencias necessárias para o cumprimento das recomendações, estão sendo tomadas de acordo com legislação e as normas legais.

Essa matéria foi ao ar no Programa a Hora da Notícia da Rádio Turvo Ativo.

Veja o Despacho do MP:
Veja o Termo de suspensão da PMT:
Fonte:
http://turvo.pr.gov.br/index.php?sessao=b054603368vfb0&id=1329367
Rádio Comunitária Turvo FM


CAD VENCE O CASCAVEL E GARANTE CLASSIFICAÇÃO.



Na última terça-feira, 25 de Outubro, no ginásio Joaquim Prestes na cidade de Guarapuava .O Poker Óleo Leve Guarapuava Futsal, aplicou uma goleada no Cascavel Futsal, e garantiu a sua classificação para a terceira fase do Campeonato Paranaense da Chave Ouro.

O jogo: O time da casa impôs uma pressão desde os primeiros minutos da partida, e com 1 minuto de jogado, roubada de bola de Daniel Feitosa que fez uma assistência para o pivô Matheus Cortez que se livrou da marcação e arrematou em gol, abrindo o placar no Joaquinzão.

O Cascavel foi para o ataque e num desarme de Cortez, que saiu rápido ao ataque chegando na cara do gol, e desta feita o pivô retribuiu a assistência de Feitosa , que faz o segundo gol dos anfitriões com 2 minutos do clássico.

Com vantagem no placar, o time da casa começou a cadenciar o jogo, deixando o tempo passar, já os visitantes buscavam o gol mas sem sucesso, pois em mais uma noite inspirada o goleiro Marcão realizou várias defesas impedindo o gol cascavelense.

E a noite era da dupla Cortez e Feitosa, o camisa 10 Guarapuavano carrega a bola e espera o momento certo para fazer mais uma assistência para o pivô Matheus, que na saída do goleiro Henrique faz o 3 gol do Cad o segundo de Cortez.

Apesar de poucos torcedores, os mesmos apoiaram do início ao fim, demonstrando a sua paixão ao clube Atlético Deportivo.

Restando 5 minutos para o término da primeira etapa, o atleta Cortez, destaque do jogo, fez mais um desarme, passando a bola para Selbach que tabelou com Giovanni, e na saída do goleiro Henrique Selbach faz o quarto gol do time da casa, levando a torcida ao delírio, “goleada no Joaquinzão”.

Após o gol, o técnico Nei Vitor, entrou com Issamu de goleiro linha, mas a marcação dos anfitriões funcionou muito bem, e assim terminou a primeira etapa com vitória parcial dos donos da casa por 4 a 0.

Na segunda etapa, o time do Cascavel foi para cima em busca do primeiro gol, mas sem sucesso, já o Cad marcava bem e saia nos contra-ataques. Restando 10 minutos para o fim bate rebate a bola sobra para o pivô cascavelense Lenilson, que chuta duas vezes descontando para os visitantes.

E o jogo prosseguia para o seu fim, o Cascavel tentando o segundo gol, já o Cad firme na marcação sempre evitando os arremates finais dos visitantes, e faltando 5 minutos para o fim Nei Vitor colocou novamente Issamu de goleiro linha, mas sem êxito algum, restando 17 segundos, defesa do goleiro Marcão, que sem goleiro chuta para o gol, decretando assim a vitória do Poker Óleo Leve Guarapuava Futsal por 5 a 1.

Com a vitória, o Cad assumiu a liderança do grupo “B” com 12 pontos garantindo a sua classificação para a terceira fase do certame.

A Classificação ficou da seguinte forma:

1 Poker Óleo Leve Guarapuava Futsal: 12 pontos em 6 jogos

2 Marechal Cândido Rondon: 11 pontos em 5 jogos

3 Francisco Beltrão: 09 pontos em 6 jogos

4 Cascavel Futsal: 05 pontos em 7 jogos

5 Paranavaí: 04 pontos em 6 jogos

O próximo compromisso do Cad será segunda-feira, 31 de Outubro,às 20h10, no ginásio Ney Braga, na cidade de Marechal Cândido Rondon, contra o Copagril.

ASSESSORIA/CAD

Toda quarta tem Feira do Produtor na Praça 31 de Outubro em Turvo.


Venha saborear os produtos da nossa terra, toda quarta na Feira do Produtor Rural a partir das 14h00, você vai encontrar uma grande variedade de Verduras, Frutas, Pães, Bolos, Bolachas, Biscoitos e Cerveja Caseira. Além disso, Crepes, Coxinhas e pasteis fritos na hora.

A Loja Gaucha Variedades, está vendendo coroas e vasos de flores para o Dia de Finados.


Na Loja Gaúcha Variedades em Turvo, além confecções, brinquedos, utilidades domésticas, calçados, papelaria e acessórios, você amigo cliente encontra para o Dia de Finados, coroas, vasos de flores, galho de flores e velas. 

A Loja Gaúcha fica na Avenida 12 de Maio ao lado do Banco Itaú em Turvo. 








Tradição exportadora coloca Paraná como líder do País em sete produtos.


O Paraná liderou, nos primeiros nove meses do ano, as exportações de sete produtos no País, todos do agronegócio. O Estado é o maior exportador de óleo de soja bruto, de óleo de soja refinado, de carne de frango in natura, de adubos e fertilizantes, café solúvel, madeira compensada e madeira laminada, de acordo com levantamento realizado pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico Social (Ipardes), com dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex). 

“O Paraná tem tradição exportadora, graças, principalmente, ao agronegócio”, diz Julio Suzuki Júnior, diretor presidente Ipardes. “As vendas externas têm, proporcionalmente, uma participação maior na economia estadual do que a média no Brasil. As exportações representam 12% da economia paranaense, contra de 9% a 10% da economia brasileira”, explica. 

De acordo com ele, a diversificação da economia do Estado nos últimos anos também gerou boas colocações em outros produtos, com a segunda colocação nas exportações de automóveis, tratores, máquinas de terraplanagem e perfuração e motores para veículos.

O Paraná tem uma representação maior nas exportações brasileiras do que na economia como um todo. De janeiro a setembro, as exportações do Paraná representaram 8,5% do total embarcado pelo País. O Estado, porém, representa cerca de 6% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.

RANKING – De janeiro a setembro, o Estado respondeu por 35,4% das exportações de frango in natura, com US$ 1,62 bilhão, à frente de Santa Catarina, com 21,3% (US$ 971,6 milhões) e Rio Grande do Sul, com 17,3% (US$ 791,5 milhões). 

A participação mais expressiva, no entanto, é em madeira compensada, com 70,9% (US$ 248,4 milhões), à frente de Santa Catarina, com 26,6% (US$ 93,1 milhões) e Pará, com 1,3% (US$ 4,63 milhões) do total embarcado pelo país. 

Na madeira laminada, o Estado exportou US$ 8,5 milhões, o que representou 43,3% do total, seguido por Santa Catarina, com 25,1% (US$ 4,96 milhões) e Rondônia, com 14,6% (US$ 2,89 milhões). 

Em café solúvel, o Paraná somou embarques de US$ 214,4 milhões, ou 52,7% do total, seguido por São Paulo. com 38,9% (US$ 158,54 milhões) e Espírito Santo, com 7,8% (US$ 31,72 milhões). 

COMPLEXO SOJA - Em óleo de soja bruto, o Estado representou 44,2% do total embarcado pelo País, com US$ 309,9 milhões, seguido pelo Rio Grande do Sul, com 22,6% (US$ 158,6 milhões), e Mato Grosso, com 15,6% ( US$ 109,5 milhões). Os embarques de óleo de soja refinado do Paraná somaram US$ 25,1 milhões de janeiro a setembro, 37% do total. Em segundo lugar ficou Mato Grosso, com 24,8%( US$ 16,8 milhões) e Goiás, com 21,8% (US$ 14,8 milhões). 

TODOS OS PRODUTOS - Incluindo todos os produtos, as exportações do Paraná chegaram a US$ 11,85 bilhões nos primeiros nove meses do ano, 2,2% superiores ao mesmo período do ano passado. 

O ritmo de crescimento nos últimos meses diminuiu com o fim da safra de soja e com o efeito do câmbio sobre as exportações. Ainda assim, o resultado do Paraná é melhor do que o do Brasil, que registrou uma redução de 3,55% nas exportações até setembro, para US$ 139,4 milhões.

MERCADOS - Os três maiores mercados do Paraná aumentaram suas encomendas nos primeiros nove meses do ano. A China ampliou em 10,11% as suas compras, que somaram US$ 3,16 bilhões. A Argentina importou 30,57% mais do Paraná, com um volume acumulado de US$ 1,07 bilhão. Os Estados Unidos, por sua vez, aumentaram 7,72%, para US$ 580,1 milhões. 

As importações, impactadas pelo câmbio e a queda no consumo no mercado interno, seguiram com queda nos primeiros nove meses do ano no Paraná. Passaram de US$ 9,86 bilhões para US$ 8,21 bilhões, com retração de 16,7%.

Publicidade