[Fechar]

sexta-feira, 29 de setembro de 2023

Encontrado morto o médico Marcos Clarindo em Cascavel


Morreu em Cascavel o médico dermatologista Marcos Vinícius Clarindo, de 40 anos.

O corpo foi encontrado nesta sexta-feira (29) dentro do imóvel que ele morava no bairro Country. O corpo foi levado ao IML, exames de necropsia devem apontar a causa da morte.

Marcos se formou em medicina em 2006, atuava em consultório, no serviço público e também foi professor universitário. Os colegas de trabalho perceberam a ausência dele no trabalho e acionaram ajuda pra localiza-lo.

Governo do Paraná inicia pagamento do piso nacional da enfermagem


O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, deu início ao pagamento do piso nacional da enfermagem, após a publicação, na segunda-feira (25), da Resolução Sesa Nº1332/2023 , que estabelece as diretrizes para essa destinação dos recursos.

Para executar o pagamento, o Estado recebeu um repasse de R$ 49.580.763 do Ministério da Saúde (Portaria Nº 1.135/2023). Ao todo, 13.722 trabalhadores serão beneficiados entre auxiliares, técnicos, enfermeiros e parteiras.

Para serem alcançados por essa medida, os profissionais devem atuar em unidades de saúde públicas, contratualizadas ou filantrópicas, que atendam no mínimo 60% de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e que sejam administradas pelo governo estadual.

“Este é um passo significativo em direção ao reconhecimento e valorização dos profissionais de enfermagem que desempenham um papel crucial na promoção da saúde pública”, disse o secretário estadual da Saúde, Beto Preto. "O Governo do Paraná reafirma seu compromisso com a qualidade da assistência à saúde e o bem-estar da população, enquanto honra o direito dos profissionais de enfermagem ao piso nacional adequado”.

O cálculo para determinar o valor da assistência financeira complementar será de competência da União. A Secretaria da Saúde, por sua vez, será responsável por fazer a transferência dos valores e estabelecer os prazos dos repasses a cada profissional beneficiado, desde que os recursos tenham sido efetivamente depositados no Fundo Estadual de Saúde.

Profissionais de saúde de Turvo participam de capacitação para prevenção de zoonoses


No dia 15 de setembro, foi promovida uma palestra de capacitação para profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, sendo agentes comunitários de saúde e de combate a endemias, enfermeiros, médicos e demais profissionais.

A ação busca orientar os profissionais para a prevenção de doenças zoonóticas, que são enfermidades infecciosas que podem ser transmitidas entre animais e seres humanos.

O momento contou com falas de Adriano Carrasco, que é graduado e mestre em medicina veterinária, e é doutor em microbiologia, atualmente atuando como Professor do Departamento de Medicina Veterinária da Universidade do Centro-Oeste do Paraná – UNICENTRO. Além das falas do Secretário de Agricultura e Pecuária, o médico veterinário Flávio Luiz de Oliveira, e da enfermeira do setor epidemiológico, Pricila Sikora.

Com enfoque na esporotricose, doença que pode surgir em gatos, e em casos mais raros em cachorros, e ser transmitida para humanos, a ação buscou orientar os profissionais para que repassem as informações para a população de como se prevenir das zoonoses.

Fonte e fotos: Prefeitura de Turvo


Incêndio destrói casa em Guarapuava


Um incêndio destruiu completamente uma casa na madrugada desta sexta-feira (29 de setembro) em Guarapuava.

A ocorrência foi registrada pelo Corpo de Bombeiros às 05h50, na rua Comendador Norberto, no bairro Boqueirão.

No local, as chamas destruíram uma casa de alvenaria de cerca de 60 metros quadrados. Não houve feridos.

De acordo com os bombeiros, o interior da casa estava com escoras de madeira de eucalipto, o que fez com o fogo se propagasse ainda mais rápido.

A causa do incêndio não foi divulgada.

Fonte: Gmais Notícias 

Adolescente relata sofrer ameaça e difamação do grupo “fofocas Boa Ventura”


No dia 27/09, às 10h30min, compareceu ao destacamento policial de Boa Ventura de São Roque, a pessoa de, 14 anos acompanhada de sua mãe, relataram que vem sofrendo difamação via rede social Instagram de vários perfis anônimos, em um grupo denominado “fofocas Boa Ventura”, relataram ainda que vem sofrendo ameaças, pela mesma rede social. 

Ante ao fato foram as solicitantes orientadas quanto aos procedimentos e prazo de representação contra os autores.

Aproveite as ofertas imbatíveis do Supremamais Supermercado de Turvo

 


Veja mais no vídeo:


Comunicado do Nego Supermercado de Turvo




 

Publicidade