[Fechar]

terça-feira, 4 de julho de 2023

Turvo realiza blitz educativa em prol da erradicação do trabalho infantil e dos direitos da criança

A Secretaria de Família e Desenvolvimento Social de Turvo promoveu uma blitz educativa, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do combate ao trabalho infantil.

A ação contou com a participação ativa das equipes da Secretaria, do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), do Conselho Tutelar e de estudantes, que promoveram conscientização e compartilharam informações com a comunidade.

Com uma abordagem educativa e informativa, a blitz teve como foco principal conscientizar a população sobre a erradicação do trabalho infantil e sobre os direitos de tais. As equipes realizaram abordagens diretas, dialogando com motoristas e pedestres e, também, realizaram a entrega de materiais informativos.

A blitz educativa é apenas uma das diversas ações realizadas pela Secretaria de Família e Desenvolvimento Social de Turvo em prol da erradicação do trabalho infantil. A Prefeitura de Turvo está ciente dos desafios enfrentados pela população e está comprometida em realizar ações necessárias para acabar com essa problemática.


Fonte: Prefeitura de Turvo 




 

Secretaria da Saúde confirma 5.140 novos casos de dengue e um óbito no Paraná


Os dados do 45º Informe Epidemiológico divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) nesta terça-feira (4) apresentam 113.928 casos confirmados da doença no Paraná, 5.140 a mais que o boletim da semana anterior. Foi registrada também mais uma morte, subindo para 96 o número total de óbitos desde o início do período sazonal, em 31 de julho de 2022. Trata-se de um homem, de 26 anos, sem comorbidades, residente em Foz do Iguaçu, no Oeste.

Todas as 22 Regionais de Saúde possuem casos confirmados. No total, 364 municípios registraram pessoas com a doença, o que representa 91,23% das cidades paranaenses. Os casos notificados passam de 325 mil e abrangem 390 cidades.

“O período mais crítico da doença diminui e já reflete no número de casos. A Sesa se mantém vigilante quanto ao cenário atual e trabalha definindo ações para o próximo período sazonal. Precisamos unir forças com a população para juntos conter a doença”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

CHIKUNGUNYA – O novo boletim registrou ainda oito novos casos de chikungunya, somando 660 confirmações da doença no Estado. Destes, 541 são autóctones (quando a doença é contraída no município de residência) e 106 são considerados importados. Há, ainda, 1.974 casos em investigação. O informe semanal aponta 139 notificações de zika e nenhum caso ou óbito confirmados.

Confira o boletim semanal da dengue e outras informações detalhadas no site de monitoramento da doença.

Cerco de Jericó será de 08 a 14 de Julho na Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Turvo


Convidamos a todos para participar do Cerco de Jericó, que acontecerá na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, de 08 a 14 de Julho, às 19h.



É hora de se preparar para o nosso Arraiá de Ofertas no UniCV



Aproveite e dê um passo rumo à sua Graduação dos sonhos. 

O ensino nunca foi tão acessível.

Não perca essa festa de oportunidades.

Contato (42) 99128-1476 Polo Turvo.

(42) 99921-2841 Polo Guarapuava.

Procon-PR notifica bancos por suposta alteração de data de fechamento das faturas de cartão


A Secretaria da Justiça e Cidadania (Seju), por meio da Coordenação Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-PR), notificou os maiores bancos brasileiros (Banco do Brasil, Itaú, Bradesco, Caixa Econômica, Nubank, Santander e Banco Inter) por conta de uma suposta falta de informações sobre alteração da data de fechamento das faturas dos cartões de crédito dos clientes.

De acordo com a notificação, as instituições financeiras terão 20 dias para apresentar documentação comprobatória de que não realizaram a alteração sem o devido aviso prévio aos consumidores. A prática é considerada abusiva, pois dificulta o planejamento financeiro dos clientes, e acarreta endividamento e pagamento de juros.

“O consumidor brasileiro está habituado a realizar suas compras um dia após o fechamento das faturas, na chamada Melhor Data de Compra, o que na prática significa que somente deverá pagar aquela despesa em aproximadamente 40 dias. Essa realidade é mais relevante quando constatamos que o consumidor aguarda o fechamento da fatura para a compra do mês no supermercado”, afirmou o secretário Santin Roveda.

“Além disso, a alteração unilateral das datas de fechamento das faturas dos cartões de crédito poderá levar o consumidor ao pagamento de juros e eventual endividamento, já que as compras poderão ser lançadas na fatura correspondente ao próximo pagamento, o que é uma preocupação do Procon-PR”, afirmou Roveda.

A notificação ocorreu após a realização de um questionário de hábitos financeiros pelo Procon-PR, com a participação de mais de 2,2 mil consumidores. A maioria dos entrevistados (99,3%) utiliza cartão de crédito e, destes, 76% afirmaram que seu banco informa qual é a Melhor Data de Compra quando utiliza o seu cartão de crédito, informação considerada relevante para os consumidores (85,3%).

Ainda de acordo com a pesquisa, aproximadamente 76% dos consumidores responderam que a data de fechamento da fatura é informada no aplicativo ou site do banco. “Além disso, 74,4% afirmaram que aguardam o fechamento da fatura para novas compras e que eventual alteração/diminuição dos dias entre o fechamento da fatura e o dia do pagamento impactará negativamente o orçamento”, completou Claudia Silvano, coordenadora estadual do Procon-PR.

Mesmo não havendo regulamentação específica por parte do Banco Central ou do Conselho Monetário Nacional (CNM) a respeito do tema, o contrato firmado entre as partes e a prática adotada pelos bancos em relação aos contratos vigentes devem ser mantidas, sob pena de caracterizar uma infração aos direitos do consumidor, punível com multa que varia entre R$ 900 e R$ 12 milhões.

O consumidor que se sentiu lesado poderá apresentar sua reclamação na sede do Procon-PR em Curitiba, localizado na Rua Emiliano Perneta 47, no Centro, ou em um dos 60 Procons municipais em todo o Paraná. Além disso, é possível ser atendido de forma online nas plataformas disponíveis neste link.

Faleceu Maria Rita Mendes Americano



Faleceu nesta terça-feira (04 de julho) Maria Rita Mendes Americano, aos 59 anos.

Seu corpo está sendo velado no Salão da igreja da Cachoeira dos Mendes, em Turvo.

O sepultamento será nesta quarta-feira, ás 17h00, no Cemitério do Carriel.

Maria Rita é mãe do Jaure Americano, que trabalha na Funerária Serluto.

Vem aí o 10º Arraiá Beneficente do Hospital São Vicente de Guarapuava


Esse Arraiá vai tá pra lá de animado, sô!

Para começar, serão 4 dias de festa! Isso mesmo, vamos começar a festança na quinta-feira, dia 03 de agosto e só terminamos no domingo, 06 de agosto.

E teremos shows gratuitos com Brenno e Matheus, Banda Djavú e DJ Juninho Portugal, Lucas Lucco e Hugo e Thiago.

Além disso, teremos shows locais, praça de alimentação, parque de diversões, nosso Show de Prêmios e muito mais! Fique ligado em nossas redes sociais para saber mais!


Fonte: Hospital São Vicente

Óbitos registrados em Guarapuava e Região

A Central de Triagem informa os óbitos registrados em Guarapuava e Região - CLIQUE AQUI...
Publicidade