[Fechar]

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2023

Aproveite as ofertas Rasga Preço do Supremamais Supermercado de Turvo

 


Crianças de Palmital recebem kits de material pedagógico da LBV


Como incentivo à Educação, a Legião da Boa Vontade realizou a entrega de kits de material pedagógico para 50 crianças e adolescentes da cidade de Palmital/PR.

A entrega aconteceu nesta terça-feira, 14, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social da cidade. Cada kit é composto por mochila, estojo, cadernos, apontador, giz de cera, canetas, lápis preto, régua, borracha, lápis de cor, tesoura e cola.

A ação faz parte da campanha LBV — Educação: Futuro no Presente!, promovida pela Legião da Boa Vontade em todo o Brasil.

Ainda dá tempo de ajudar. Você pode mudar o futuro ajudando a garantir a educação no presente! Em todo o Brasil, entre os meses de janeiro a março, serão mais de 20 mil kits pedagógicos entregues. As doações podem ser feitas pelo site www.lbv.org.br ou, se preferir, pelo PIX solidário: pix@lbv.org.br.

Secretaria da Saúde registra 11 novos casos de Mpox no Paraná


A Secretaria estadual da Saúde (Sesa) confirmou nesta quarta-feira (15) mais 11 casos de Mpox no Paraná. Eles foram registrados em Curitiba (5), Campina Grande do Sul (1), Pinhais (1), São José dos Pinhais (1), Cascavel (1), Toledo (1) e Arapongas (1).

Ao todo, o Paraná soma 299 diagnósticos positivos da doença, 1.218 descartados e 49 suspeitos, sem nenhum óbito. Dentre os casos confirmados, 284 são homens e 15 são mulheres. A faixa etária da maioria das confirmações abrange dos 20 aos 39 anos.

A Mpox é uma doença viral e a transmissão entre humanos ocorre principalmente por meio de contato com lesões de pele de pessoas infectadas. A infecção causa erupções que geralmente se desenvolvem pelo rosto e depois se espalham para outras partes do corpo.

Os principais sintomas envolvem febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, linfadenopatia, calafrios e fadiga.

Clique AQUI para conferir o boletim divulgado pela Sesa.

Deputada Cristina Silvestri apresenta projeto que cria política pública permanente para autores de violência doméstica e familiar

Proposta é que os Centros de Reflexão e Responsabilização passem a funcionar de forma integrada e padronizada, com a oferta de vários serviços em um único lugar. A proposição é inédita no país

A deputada estadual Cristina Silvestri (PSDB) apresentou, nesta semana, o projeto de lei 23/2023, que cria os Centros de Reflexão e Responsabilização para Homens Autores de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher no Paraná. A sugestão é que esses espaços ofereçam serviços integrados e se tornem política pública permanente.

“O encaminhamento dos agressores aos centros de reabilitação está previsto na Lei Maria da Penha. Existem mais de 50 grupos em todo o estado, mas eles funcionam de forma isolada. A nossa proposta é que passem a atuar integrados e com o mesmo padrão de atendimento”, explica a deputada Cristina. A ideia é que os espaços atendam a demandas regionais e que sejam implantados preferencialmente em municípios que têm mais de 100 mil habitantes.

Conforme o projeto de lei, os Centros de Reflexão e Responsabilização devem reunir em um único local o processo reflexivo e responsabilizante, assistência psicossocial, atendimento médico, educação formal e técnica com preparação para o mercado de trabalho, tratamento do uso e abuso de álcool e outras drogas, orientação jurídica e acompanhamento pós reflexão e responsabilização. A proposta de amparar esses diversos serviços ao mesmo tempo é inédito no país.

RODRIGO ESTACHO ASSUME COMO DEPUTADO FEDERAL EM BRASÍLIA


Nesta quarta-feira (15), o deputado Rodrigo Estacho (PSD) passa a assumir uma das cadeiras da Câmara Federal pelo estado do Paraná. A posse vem após a confirmação de Leandre Dal Ponte como Secretária da Mulher e Igualdade Racional no Governo de Ratinho Junior.

Rodrigo Tlustik Venek, conhecido pelos seus vídeos do Youtube interpretando o personagem Estacho, conquistou sua primeira vitória eleitoral em 2018 onde alcançou mais de 43 mil votos para o cargo de Deputado Estadual. Em 2022, sua segunda eleição, ficou como primeiro suplente da chapa do PSD para o cargo de Deputado Federal. O partido conseguiu mais de 1 milhão de votos e com isso garantiu a maior bancada do Estado.

“Além de um sonho realizado, recebo também a responsabilidade de representar os interesses dos brasileiros e dos paranaenses em Brasília sendo um dos Deputados no Congresso Nacional”, comentou Estacho.

Ao ser questionado sobre o foco do mandato, Rodrigo comenta que sua atuação será direcionada a uma maior atenção aos municípios, aos jovens e a fiscalização do dinheiro público.

Assessoria

Convite para Missa de 7º Dia de falecimento de Nivaldo de Mattos Leão


A família de Nivaldo de Mattos Leão, convida parentes e amigos, para Missa de Sétimo Dia do seu falecimento, que será celebrada nesta quarta-feira (15), ás 19h00, na Igreja Matriz de Turvo.

Nivaldo faleceu aos 94 anos na última quinta-feira (08), ele era morador da Localidade da Cambucica, e pai do vice-prefeito de Turvo, Aroldo Leão.



Morre no hospital, moradora de Turvo que sofreu acidente na PRC-466


Faleceu na manhã desta quarta-feira (15), Odete Terezinha de Almeida, aos 59 anos.

Odete estava internada em Guarapuava desde o último sábado, quando ela e mais três pessoas foram vítimas de acidente de trânsito, ocorrido na PRC-466, em Guarapuava.

Dois dos feridos receberam alta, um permanece internado. Odete não resistiu aos ferimentos e faleceu na manhã de hoje.

O velório de Odete será em sua residência, na Localidade da Dodge, em Turvo.

Segundo informou a Funerária Serluto, o velório está previsto para ter início a partir das 15h00 desta quarta-feira.

O sepultamento será em horário a ser designado.

Acidente com caminhão-tanque bloqueia BR-277 por risco de explosão em São Luiz do Purunã

Com a batida, parte da carga de álcool etílico vazou na pista

Um caminhão-tanque carregado com álcool etílico se envolveu em um acidente com outros dois caminhões no km 138, da BR-277, em São Luiz do Purunã, na cidade de Balsa Nova, na manhã desta quarta-feira (15). De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), em razão do risco de explosão a rodovia foi completamente bloqueada.

A colisão aconteceu na pista sentido Curitiba, próximo da Unidade Operacional da PRF e depois do acesso para cidade de Palmeira. As causas do acidente ainda serão investigadas.

Com a batida, parte da carga de álcool etílico vazou na pista e, em virtude do alto risco de explosão, ambos o sentidos foram bloqueados. Ninguém ficou ferido.

Não há previsão de liberação. Para quem segue de Ponta Grossa para Curitiba, a sugestão eé desviar via Porto Amazonas, Lapa e Araucária. A mesma opção para que vem de Curitiba no sentido norte do estado.

Equipes do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) atuam no local.

Fonte: Banda B

Polícia Militar cumpre mandado de prisão no interior do município


Na manhã desta terça-feira (14), no Distrito de Faxinal da Boa Vista, a equipe policial realizou a abordagem a um masculino de 28 anos, e constatou que o mesmo possui um mandado de prisão em aberto pelo art 33. Dado voz de prisão e encaminhado dar fiel cumprimento.
Publicidade