[Fechar]

terça-feira, 18 de julho de 2023

Paraná registra mais 5.923 casos e três óbitos por dengue


O Paraná registrou 5.923 novos casos e mais três óbitos por dengue, totalizando 126.316 casos confirmados e 100 mortes em decorrência da doença no atual período epidemiológico, que começou em 31 de julho de 2022.

Os dados são do boletim semanal divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) nesta terça-feira (18), que também traz os números de casos de chikungunya e zika, ambas transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, o mesmo da dengue.

As três mortes ocorreram entre os dias 07 e 28 de abril. Os óbitos foram registrados no município de Planalto (Sudoeste), envolvendo uma mulher de 93 anos com comorbidades; no município de Realeza (Sudoeste), referente a um homem de 47 anos; e em Foz do Iguaçu (Oeste), envolvendo uma mulher de 92 anos, com comorbidades.

Dos 365 municípios das 22 Regionais de Saúde com casos confirmados, 322 possuem casos autóctones (quando a doença é contraída localmente).

“Embora este seja um período com menor proliferação do mosquito por conta do frio, é indispensável manter a atenção a possíveis criadouros. O Governo do Paraná não está medindo esforços no enfrentamento à dengue, realizando ações efetivas em todo o Estado, mas a conscientização popular segue sendo uma das linhas de frente no combate ao mosquito”, avaliou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

CHIKUNGUNYA E ZIKA – Durante este período não houve confirmação de casos de zika. Já o panorama de chikungunya no Paraná revela 3.577 notificações, 770 casos confirmados da doença, sendo 623 autóctones, e três óbitos.

Confira o boletim da dengue AQUI e outras informações detalhadas no site de monitoramento da doença.

Vem aí a 14ª Festa do Porco no Rolete na Comunidade Luterana de Turvo








 

Prepare-se para um futuro promissor em apenas 1,5 anos no UniCV


Descubra a facilidade de estudar EAD com nossos cursos Tecnólogos. Aproveite a flexibilidade de horários, conteúdos atualizados e a possibilidade de conquistar uma formação de alta qualidade em tempo recorde.

Invista no seu desenvolvimento profissional e alcance suas metas com agilidade. Venha fazer parte do UniCV e trilhe o caminho para o sucesso em um curto período de tempo.

📞 42) 99128-1476 - POLO TURVO e (42) 99921-2841 - POLO GUARAPUAVA.


Família de Candói procura por homem desaparecido há quase um mês


Mais um caso de desaparecimento está sendo investigado pela Polícia Civil em Candói, no Centro Sul do Estado. Familiares de Pedro Clair de Lima registraram o desaparecimento dele.

Segundo informações, o mesmo saiu de casa no dia 24 de junho e desde então não manteve mais nenhum contato com a família. A companheira de Pedro afirmou que saiu para trabalhar e quando retornou ele não estava. A princípio não teria levado nenhum objeto pessoal.

Qualquer informação sobre seu paradeiro pode ser prestada à família em Candói ou diretamente à Polícia Civil através do telefone 197. As denúncias serão mantidas em sigilo, não sendo necessária a identificação do denunciante.

Fonte: Nossa FM 102

Naninhas feitas por custodiados ajudam no tratamento de crianças hospitalizadas



Um projeto executado por pessoas privadas de liberdade (PPLs) sob custódia da Polícia Penal do Paraná (PPPR) e financiado pelo Conselho da Comunidade de Cascavel tem ajudado no tratamento e na recuperação de crianças internadas no Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP). É o "Naninhas do Bem", desenvolvido no setor de costura da Penitenciária Industrial Marcelo Pinheiro Unidade de Progressão (PIMP UP). Nesta segunda-feira (17), 80 naninhas foram entregues à instituição de saúde.

O diretor-adjunto da Polícia Penal, Maurício Ferracini, diz que ações como esta sensibilizam e trazem benefícios não só para quem recebe as naninhas mas também para quem as produz.

“A Polícia Penal administra atualmente nove regionais em todo o Estado. Muitas possuem trabalhos penais humanizados, voltados ao público encarcerado, que promovem a reinserção social. Vários custodiados estão conseguindo sair do cárcere e retornar ao meio social com uma estrutura econômica mais adequada, uma estrutura familiar reestabelecida e, dentre todos estes trabalhos, há aqueles voltados à comunidade”, disse.

“Este projeto desenvolvido em Cascavel é muito importante pois leva conforto às crianças e sensibiliza não só os policiais que participam das entregas, mas também os detentos que trabalham diretamente na produção destes materiais”, acrescentou.

Para a enfermeira Fabiane Ribeiro da Silva, que atua na ala pediátrica do hospital, o projeto é extremamente importante e auxilia no tratamento de saúde dos pacientes.

“Essas naninhas acabam alegrando e fazendo os dias desses pequenos pacientes mais felizes. Elas também nos auxiliam nos trabalhos terapêuticos. Usamos para o conforto das crianças, para a acomodação no leito hospitalar, para trazer o carinho que muitas vezes o abraço não pode suprir por conta das restrições”, contou.

O coordenador regional em exercício da PPPR em Cascavel, Sérgio Renato Sarquis, complementa que atualmente 12 pessoas privadas de liberdade participam da confecção das naninhas. “A pessoa privada de liberdade, além do benefício da qualificação, por aprender a costurar e fazer a naninha, também recebe a remição da pena. A cada três dias de trabalho um é descontado do tempo total da pena a cumprir”, explicou.

O pedagogo do Conselho da Comunidade de Cascavel, Márcio Issler, conta que a iniciativa faz parte do Projeto Educar para o Futuro, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), responsável pelo HUOP.

“O projeto já é desenvolvido há algum tempo e o principal objetivo é entregar esse material para a comunidade. Temos muitos relatos, por parte do Hospital Universitário, de crianças que, quando no leito de internamento, passam a ter melhoras significativas em relação à doença ou ao tratamento pelo qual estão passando”, afirmou.

A entrega das naninhas na ala pediátrica trouxe mais alegria para o pequeno Luiz Otávio, de 6 anos, internado em decorrência de uma fratura na perna. “Achei legal. É uma menina e um menino, vou brincar bastante. Antes eu brincava com as pecinhas de lego, agora tenho as naninhas”, disse.

Já para Patrícia Silvino de Lima, mãe que acompanha o filho Arthur, de seis meses, internado por causa de problemas respiratórios, o presente é um incentivo para a recuperação do bebê. “É muito bom, faz a felicidade das crianças que estão em internamento e das mães também. Se os filhos estão felizes, as mães também estão”, afirmou.
Fonte e fotos: AEN


Caminhão com manilhas tomba na BR-277 em Nova Laranjeiras


Um caminhão carregado com manilhas tombou no km 480 da BR-277, em Nova Laranjeiras (PR), na manhã desta terça-feira (18).

Segundo informações preliminares, o veículo de carga saiu de Guarapuava (PR) e iria até Cascavel (PR). O condutor não se feriu.

De acordo com o motorista, uma carreta fez ultrapassagem na pista e, para evitar a batida, ele desviou para o acostamento, caindo na canaleta e tombando.

Fonte: Catve.com

A cada 4 horas uma mulher é vítima de violência no Brasil


A cada 4 horas uma mulher é vítima de violência no Brasil. Em 2022, foram mais de 2.400 casos registrados, sendo que quase 500 foram feminicídios, ou seja, a cada dia ao menos uma mulher morreu apenas por ser mulher. Os dados são da Rede de Observatórios da Segurança.

Formas de salvar as vidas e de acolher essas mulheres estão sendo debatidas nesta segunda-feira (17) e terça-feira (18) no 1° Encontro Nacional das Casas da Mulher Brasileira, em Brasília.

A Casa presta atendimento humanizado e integrado às mulheres vítimas de violência. São oferecidos, por exemplo, serviços de acolhimento e triagem; apoio psicossocial; delegacia; acesso à Justiça, ao Ministério Público e à Defensoria Pública.

No encontro são trocadas experiências sobre o trabalho realizado na Casa da Mulher e também atualizadas as diretrizes e protocolos de atendimento.

“Para que não tenhamos cada local com uma casa isolada, sozinha, nós precisamos ter uma linha de atendimento, uma linha da qualidade, da efetividade do resultado, enquanto uma política nacional que vai dar conta de respaldar a vida das mulheres e garantir segurança no atendimento”, explicou a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves.

“Estamos falando de mulheres indígenas, negras, de periferia, quilombolas e ribeirinhas que estão em todos os lugares onde a violência também está muito presente. Então é muito importante essa adequação, esse olhar especial para essa diversidade. Não podemos mais pensar em uma casa com atendimento de forma padronizada”, disse a ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara sobre a importância do acolhimento diferenciado.

O governo federal anunciou em março a construção de 40 novas Casas da Mulher. Na Bahia, serão quatro, com investimento de R$ 47 milhões, nas cidades de Feira de Santana, Itabuna, Irecê e Salvador, com previsão de serem inauguradas em outubro.

Já na Paraíba, serão construídas outras duas, uma em João Pessoa e outra em Patos, com investimentos de R$ 30 milhões.

As sete unidades em funcionamento estão localizadas em Campo Grande, Curitiba, Fortaleza, São Paulo, Boa Vista, São Luís e na cidade de Ceilândia, no Distrito Federal.

Fonte: Agência Brasil

Óbitos registrados em Guarapuava e Região

A Central de Triagem informa os óbitos registrados em Guarapuava e Região - CLIQUE AQUI...
Publicidade