[Fechar]

domingo, 30 de janeiro de 2022

Guarapuava adota bandeira Laranja contra a covid e decreta toque de recolher


Devido ao aumento no número de casos de Covid-19, a Prefeitura de Guarapuava publicou os novos decretos municipais nº 9.217/2022 e 9216/2022, que regulamenta o sistema de bandeiramento no município, estabelecendo a partir da zero hora desta segunda-feira (31), a bandeira laranja e o toque de recolher das 02h às 06h.

O comitê de Crise, juntamente com a Administração Municipal, fez ajustes nas medidas sanitárias do bandeiramento com certa flexibilização, após análise de cada setor em todos os segmentos. “Ainda estamos com um índice alto de transmissão. Mas graças à vacina , a taxa de mortalidade por COVID-19 permanece estável. Também temos a tranquilidade em termos de ocupação de leitos de UTI e enfermaria que vem mantendo uma média de 25 % de ocupação. E, a alteração no bandeiramento se dá em situação diferente nesse estágio da pandemia, colocando normativas especificamente em alguns ramos. Seguimos acompanhando os indicadores e ponderando as restrições que forem necessárias”, destacou o secretário de Saúde, Jonilson Pires.

Com a bandeira laranja, o descumprimento das normas presentes no decreto, incluindo a circulação em espaços e vias públicas das 02 às 6h, poderá acarretar em multa de R $500 reais para participante, R $25 mil reais para proprietário ou cedente e R$ 50 mil reais para organizador do evento.

Além disso, o decreto também prevê o limite de lotação de 70% de ocupação do espaço, as novas regras estabelecem principalmente:

- Estabelecimentos destinados ao entretenimento ou a eventos culturais coletivos, tais como casas de shows, circos, teatros, museus e atividades correlatas, permitido o consumo de alimentos e bebidas durante a realização do evento, evitar aglomeração. (devendo respeitar o toque de recolher)

- Eventos esportivos com distanciamento físico mínimo de 1,5m entre os frequentadores, uso obrigatório de máscara pelos espectadores durante toda a realização do evento, evitar aglomeração. (devendo respeitar o toque de recolher)

- Estabelecimentos destinados a eventos sociais coletivos e atividades correlatas em espaços fechados, tais como casas de festas, de eventos e recepções, bem como parques infantis e temáticos, salões de festas e churrasqueiras de condomínios. As pistas de dança poderão funcionar, desde que em área delimitada, sendo obrigatório o uso de máscaras, sendo proibido o consumo de bebidas e alimentos no espaço destinado para dança, evitar aglomeração. (devendo respeitar o toque de recolher)

- Mostras comerciais, feiras de varejo, eventos técnicos, congressos, convenções, assembleias, entre outros eventos de interesse profissional, técnico e/ou científico. Colações de grau devem ocorrer obrigatoriamente no formato auditório, os frequentadores deverão estar acomodados em cadeiras, respeitando-se o espaçamento de 1 metro entre os assentos, evitar aglomeração.

- Casas noturnas (baladas, salões de bailes e atividades correlatas), permitido o consumo de alimentos e bebidas durante a realização do evento; pistas de danças poderão funcionar, desde que em área delimitada, sendo obrigatório o uso de máscaras, sendo proibido o consumo de bebidas e alimentos no espaço destinado para dançar, evitar aglomeração. (devendo respeitar o toque de recolher)

- Atividades religiosas em geral, limitação de 70% (setenta por cento) de ocupação da capacidade.

O Decreto municipal também impõe que os organizadores dos eventos mencionados exijam dos frequentadores, para ingresso aos locais, o comprovante de vacinação (Carteira de Vacinação ou aplicativo ConecteSUS) ou exame RT-PCR realizado há, no máximo, 48 (quarenta e oito) horas. Devendo também reforçar a obrigatoriedade do uso da máscara, assepsia das mãos com água e sabão e/ou álcool 70º e medidas de distanciamento social.

Aproveite as ofertas da Operação Fecha Mês nesta segunda no Supremamais Supermercado de Turvo

 





Homem que estava desaparecido é encontrado em Turvo


Jorge de Almeida Portela, havia desaparecido por volta das 18h00 deste sábado (29). Ele é morador da Localidade da Dodge, em Turvo.

Conforme informações repassadas ao Blog do Elói, Jorge tem problemas mentais e faz uso de medicamentos. Ele foi encontrado na tarde deste domingo e passa bem.

A família agradece a todos que ajudaram nas buscas e compartilharam a notícia do desaparecimento.

Faleceu Valmor José de Ramos (Leitão)


Faleceu na tarde deste domingo (30) Valmor José de Ramos (Leitão), aos 68 anos.

Valmor é morador de Turvo e fazia tratamento de câncer, foi internado em um hospital de Guarapuava, onde foi constatado que ele contraiu a Covid-19. Ele foi transferido para o Hospital Regional, onde ficou internado por 04 dias, não resistiu e veio a falecer neste domingo.

Segundo informou a Funerária Serluto, não haverá velório e o sepultamento será ainda hoje.

Ao encontrar marido com outra em motel, mulher fura proteção de caminhonete e se recusa a sair



Situação inusitada mobilizou equipe da Polícia Militar em frente a um motel às margens da BR 277 em Cascavel na manhã deste domingo (30).

Conforme informado à equipe do Portal Catve, mulher rastreou o marido e flagrou o homem na saída de um motel com a amante. Ao ter o encontro nada agradável, houve intensa discussão entre o "casal".

Fato que deixou a situação mais curiosa foi a mulher traída ter entrado no compartimento de carga da caminhonete, furado a proteção traseira e ter ficado apenas com a cabeça e os braços para fora. Indignada, a "vítima da traição" disse que não sairia do local e que não deixaria o companheiro sair com outra. O irmão da mulher impediu, com outro carro, que o cunhado retirasse a caminhonete sem resolver a questão.

À equipe de reportagem o homem, bastante assustado, disse que está em processo de separação e que apenas queria ir para casa. Após muita conversa, os policiais convenceram a mulher a sair do bagageiro da caminhonete e a situação foi "normalizada".

Fonte: Catve.com

Morador da Localidade da Dodge está desaparecido

Jorge de Almeida Portela, desapareceu por volta das 18h00 deste sábado (29).

Ele é morador da Localidade da Dodge, em Turvo.

Conforme informações repassadas ao Blog do Elói, Jorge tem problemas mentais e faz uso de medicamentos.

Qualquer informação, favor entrar pelo fone (42) 9 9912-7911 ou (41) 9 8440-5610.






Homem é morto com golpe de machado em Laranjal


No dia 30 janeiro ás 00h30min, no Assentamento Chapadão, a equipe policial de serviço foi informada pelo masculino, 39 anos, que perto das 20h00min de 29/01/2022, um masculino, desferiu um golpe de Machado contra a cabeça de seu vizinho de 61 anos, o qual não resistiu aos ferimentos e ficou caído em frente a porta de seu barraco. 

Ainda que o autor do fato teria chegado em sua casa na tarde do dia 28/01/2022 (sexta-feira), dizendo que estava na região para ver um trabalho, que ele seria pedreiro, e que precisava de um local para passar a noite, e que diante disso a vítima ofereceu abrigo. 

Já na data de 29/01/2022, sábado, após um desentendimento entraram e luta corporal. A equipe deslocou até o local e constatou o fato, sendo que o autor já não mais se encontrava ali. 

Foi relatado que o autor tem aproximadamente 1,70 de altura e pesa 80 kg e estava trajando bermuda jeans e um colete camuflado. 

Foram realizadas buscas nas proximidades, porém não foi possível localizar o autor até o momento. Ainda que se trata de um local de difícil acesso e cercado por mata fechada. 

Foi isolado o local e acionado o investigador para os procedimentos cabíveis.

Fonte: PM

Homem agride ex-mulher e tenta enforcá-la no Distrito da Palmeirinha


No dia 29 janeiro ás 21h00, no Distrito da Palmeirinha, a equipe de Rádio Patrulha durante patrulhamento, visualizou uma mulher, 24 anos, saindo correndo da sua residência, vindo em direção a equipe pedindo ajuda, pois o ex-convivente que estava de blusa de moletom cinza.

Posteriormente identificado como masculino, 21 anos, havia chegado em na residência levando consigo cerveja, adentrando no imóvel, sem o consentimento da solicitante, passando a ingerir a bebida alcoólica, e em dado momento tomou o aparelho celular das mãos da solicitante e a obrigou a fornecer a senha do aparelho e após tendo acesso as redes sociais da vítima, começou a aceitar diversas solicitações de amizade, momento que um masculino desconhecido da vitima, respondeu a solicitação com um "oi", o autor dos fatos, teve uma crise de ciúmes e arremessou o celular da vitima contra a parede e fez xingamentos e injurias a mesma. 

Relata que já possui 05 Boletins de Ocorrência contra o autor, e que danificou a porta da casa, e ainda desferiu dois socos na sua face, vindo a agarrá-la pelo pescoço e a enforcou com as mãos até a mesma desmaiar. 

Diante dos fatos narrados a equipe conseguiu abordar o masculino e deu voz de prisão.


Fonte: Polícia Militar


Publicidade