[Fechar]

sexta-feira, 19 de novembro de 2021

Paraná confirma 935 novos casos e 42 óbitos em decorrência da Covid-19


A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) divulgou nesta sexta-feira (19) mais 935 casos e 42 mortes em decorrência da infecção causada pelo novo coronavírus. Os casos são referentes aos meses ou semanas anteriores e não representam a notificação das últimas 24 horas. Os dados acumulados do monitoramento da Covid-19 mostram que o Paraná soma 1.565.384 casos e 40.524 óbitos pela doença.

Os casos confirmados divulgados nesta data são de novembro (568), outubro (117), setembro (70), agosto (34), julho (21), junho (61), maio (61) e fevereiro (2) de 2021 e abril (1) de 2020. Os óbitos são de novembro (20), outubro (3), julho (3), junho (14) e março (1) de 2021 e abril (1) de 2020.

INTERNADOS – 225 pacientes com diagnóstico confirmado de Covid-19 estão internados. São 165 em leitos SUS (97 em UTI e 68 em clínicos/enfermaria) e 60 em leitos da rede particular (34 em UTI e 26 em clínicos/enfermaria).

Há outros 841 pacientes internados, 495 em leitos UTI e 346 em enfermaria, que aguardam resultados de exames. Eles estão em leitos das redes pública e particular e são considerados casos suspeitos.

ÓBITOS – A Sesa informa a morte de mais 42 pacientes. São 25 mulheres e 17 homens, com idades que variam de 23 a 88 anos. Os óbitos ocorreram entre 21 de abril de 2020 e 18 de novembro de 2021.

Os pacientes que morreram residiam em Ponta Grossa (19), Ubiratã (2), Sarandi (2), Londrina (2), Guarapuava (2), Foz do Iguaçu (2) e Curitiba (2).

O informe registra ainda a morte de uma pessoa que residia em cada um dos seguintes municípios: Umuarama, Paranavaí, Paranapoema, Paiçandu, Nova Aurora, Marmeleiro, Maringá, Coronel Vivida, Colombo, Castro e Almirante Tamandaré.

FORA DO PARANÁ – O monitoramento da Secretaria da Saúde registra 6.229 casos de não residentes no Estado – 223 pessoas morreram.

Confira o informe completo clicando AQUI.

Veja os ajustes e relatório de exclusões AQUI.

Cresol/CAD terá jogo decisivo neste sábado pela Série Prata do Paranaense


Neste sábado (20), a partir das 20h, o Club Atlético Deportivo (CAD) joga o segundo jogo da semifinal da Série Prata do Campeonato Paranaense de Futsal contra a equipe de Apucarana. Será no ginásio Joaquim Prestes.

O primeiro jogo foi na casa do adversário e terminou empatado em 3×3. O time que passar para a final vai disputar a Série Ouro em 2022. Com uma grande campanha nesta temporada, a equipe do CAD conquistou 17 vitórias, 7 empates e teve apenas uma derrota, resultados que lhe deram a primeira colocação tanto na primeira, como na segunda fase.

O Secretário de Esportes e Recreação, Milton Roseira, convoca o público a apreciar e incentivar o time nesse momento importante. “Agora é o momento, é um jogo muito importante que a torcida precisa apoiar. O treinador e os jogadores precisam deste apoio para buscar essa classificação tão esperada. A hora é agora de todos participarem”, salienta.

Para quem deseja prestigiar a partida, é necessário adquirir o ingresso que está à venda na Casa Esporte.


Sicredi participa de simpósio internacional para debater a presença de mulheres e jovens nas cooperativas

World Bank International Symposium, organizado pelo Centro de Excelência (CoE) do Banco Mundial discutiu, entre outros temas, a importância do engajamento desses públicos no cooperativismo de crédito


O Sicredi participou do World Bank International Symposium, evento organizado pelo Cooperative Financial Institution (CFI) por meio do Centro de Excelência (CoE) do Banco Mundial. Realizado de 2 a 11 de novembro, o encontro reuniu representantes de cooperativas de crédito de diferentes países para debater iniciativas para a modernização e o fortalecimento do empreendedorismo social. A participação da instituição financeira cooperativa foi marcada pelo incentivo ao aumento da participação de mulheres e jovens no segmento.

O Woccu (Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito, na tradução da sigla em inglês), do qual o Sicredi é integrante, foi responsável pelo painel “Envolvendo Mulheres e Jovens Rurais no Fortalecimento e Expansão das CFIs (Instituições Financeiras Cooperativas)”. Entre os participantes estiveram Manfred Alfonso Dasenbrock (Presidente da Central Sicredi PR/SP/RJ), Ivete Schoffen (membro do Conselho de Administração e do Comitê Mulher da Sicredi Aliança PR/SP) e Vinicius Mattia (associado e membro do Comitê Jovem da Sicredi do Vale do Piquiri ABCD PR/SP).

No painel, foram trabalhados os seguintes temas: como a participação e liderança das mulheres da zona rural nas cooperativas é fundamental para promover o empoderamento econômico; a promoção, relevância e engajamento dos jovens; e os desafios e oportunidades na ampliação da participação de mulheres e jovens para o desenvolvimento das instituições financeiras cooperativas.

“Somos um sistema composto por 108 cooperativas, todas comprometidas com os princípios e valores do cooperativismo e entendemos a abordagem da diversidade e inclusão como uma questão de cidadania e perenidade do negócio, o que faz com que estejamos atentos para novas oportunidades e para a lapidação de novas lideranças para o segmento”, afirmou Manfred Dasenbrock. “Procuramos potencializar a participação e presença das mulheres, reconhecendo sua importância e representatividade para o cooperativismo, assim como estimular a proximidade dos jovens com o nosso modelo de negócio. Esses e outros fatores contribuíram para a criação dos programas Comitê Mulher e do Comitê Jovem, que são pilares fundamentais para a caminhada do Sicredi neste tema”, explica.

Diversidade e Inclusão no Sicredi

A inclusão e a diversidade são temas importantes para o Sicredi, além disso são impulsionados pela agenda 2030 do Pacto Global da ONU - do qual a Instituição Financeira Cooperativa é membro desde 2020, e seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O programa Comitê Mulher atende a três dos ODS, sendo: “Educação de Qualidade” (ODS 4), que visa assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos; “Igualdade de Gênero” (ODS 5), alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas; “Trabalho Decente e Crescimento Econômico” (ODS 8), promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, o emprego pleno e produtivo e o trabalho decente para todos.

A associada Ivete Schoffen, que faz parte do Conselho de Administração e do Comitê Mulher local entende que é fundamental as mulheres ocupem cargos de influência, com poder de decisão, facilitando o desenvolvimento e a implementação de soluções para as cooperativas de crédito. Segundo ela, a proximidade com o segmento ainda na infância também foi um estímulo para se apropriar da causa e contribuir na difusão de ações.

“O cooperativismo está presente na minha vida desde cedo, por meio dele pude participar de comitês voltados aos jovens e, na sequência, fiz parte de um comitê feminino, o que ajudou ao longo da minha jornada. A presença da mulher nas cooperativas ratifica o discurso de um espaço democrático, de aprendizado e desenvolvimento pessoal e focado na formação de lideranças, visando uma sociedade mais próspera”, disse.

Membro do Comitê Jovem do Sicredi e reconhecido pela WYCUP (World Council Young Credit Union People) com projeto que busca incentivar a agricultura familiar e a produção de alimentos sustentáveis, Vinicius Mattia destacou o modelo colaborativo proposto pelo Sicredi. “Temos acesso a inúmeras informações, o que nos ajuda na compreensão do programa e no que ele pode propagar. Discutimos educação financeira, a estrutura do cooperativismo, realizamos ações voluntárias e que também impactam o nosso meio, e com isso vamos consolidando conhecimento e construindo relacionamento com os gestores para assumir cargos de liderança no futuro. Hoje, após o reconhecimento do meu projeto, compartilho minha experiência com jovens de todo o mundo, cito a importância de se integraram às cooperativas e a contribuição que o movimento cooperativista tem ao pode trazer aos jovens acesso, garantindo perenidade do negócio”, contou.

Governador entrega 155 motocicletas BMW para Polícia Militar do Paraná



A renovação da frota da Polícia Militar do Paraná avançou, nesta sexta-feira (19), com a entrega de 155 novas motos BMW pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior. A ação faz parte do planejamento estratégico da secretaria estadual de Segurança Pública, ampliando a capacidade de policiamento motorizado no Estado. A entrega foi realizada em um evento em Vila Velha, em Ponta Grossa, nos Campos Gerais.

“É uma meta do nosso governo modernizar as polícias Militar e Civil e investir pesado em segurança pública. Esse planejamento tem reduzido drasticamente nossos números de violência. Valorizamos nossos policiais com treinamentos e equipamentos”, afirmou o governador.

Os veículos foram destinados junto de capacetes, EPIs e rádios comunicadores. O investimento foi de R$ 12.693.692,45 – inteiramente financiado por emendas parlamentares federais. O custo de cada motocicleta foi de R$ 81.894,79. A distribuição das motos será realizada segundo os valores repassados pelos deputados federais. Elas serão divididas entre as seis regiões da PMPR.

Entre as vantagens das novas motocicletas está uma maior potência, o que permite mais agilidade nas atividades dos militares. O secretário estadual de Segurança Pública, coronel Rômulo Marinho, disse que as motos têm potência de 850 cilindradas, o que supera o equipamento que os policiais utilizavam previamente.

“As motos da Polícia Militar até pouco tempo atrás eram de calibre muito pequeno. Planejamos a compra de motos mais possantes para chegar mais rapidamente aos locais de conflito. A população precisa de uma pronta resposta. Estamos focados em modernizar cada vez mais a segurança pública do Paraná”, destacou o secretário.

Marinho ressaltou que o modelo foi escolhido após a análise de diversos fatores, como economia, manutenção e experiência dos profissionais para dirigir. “Com tudo isso consolidado, fizemos a opção pela BMW”, afirmou.

CAPACITAÇÃO – Para potencializar seu uso, a Polícia Militar capacitou policiais de diferentes regiões do Estado. Foram realizados um treinamento de pilotagem de 65 horas e um treinamento de três meses de Rocam (Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas).

“Nossos policiais estão nas ruas aptos a oferecer o melhor para a sociedade”, destacou o comandante-geral da PMPR, coronel Hudson Leôncio Teixeira.

Ele explica que, ao melhorar as condições de trabalho dos policiais, quem usufrui dos investimentos ao final é a própria população. “Primeiramente quem ganha com isso é o policial, que vai ter um equipamento adequado e condizente com a realidade do Estado. As motos propiciam uma melhor condição de pilotagem. Para a sociedade, quanto mais seguro o policial estiver e mais rápido ele chegar à ocorrência, melhor”, afirmou.

RECURSOS – Os autores das emendas parlamentares que financiaram a compra das motos são os deputados federais Aline Sleutjes, Filipe Barros, Gustavo Fruet, Luizão Goulart, Paulo Eduardo Martins, Evandro Roman e Sargento Fahur, além do senador Álvaro Dias. No total, foram 154 emendas parlamentares, além de uma emenda parlamentar individual de autoria do deputado Sargento Fahur.

MAIS MOTOS – Além das motocicletas adquiridas com as emendas parlamentares, outras 199 do mesmo modelo estão em vias de ser adquiridas pelo Estado. No total, serão 354 motos para renovar a frota da PMPR, integrando o planejamento que prevê novas viaturas e pistolas.

PRESENÇAS – Participaram do evento os secretários estaduais Sandro Alex (Infraestrutura e Logística) e Major Vieira (Casa Militar); o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Vasco de Figueiredo Junior; o diretor-geral do Departamento de Estradas e Rodagem, Fernando Furiatti; o coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Fernando Schunig; os deputados federais Luizão Goulart, Sargento Fahur e Paulo Martins; os deputados estaduais Hussein Bakri (líder do governo na Assembleia), Alexandre Curi e Galo; a prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt; o reitor da UEPG, Miguel Sanches Neto; o comandante do BPMOA, Julio Pucci; o comandante do 1º BPM de Ponta Grossa, coronel José Leonel Bezerra; o comandante do 4º CRPM, coronel Edmauro Assunção; o subcomandante-geral da PMPR, coronel Noé Barroso; o vice-prefeito de Ponta Grossa, Capitão Saulo; a secretária de Cidadania e Segurança Pública de Ponta Grossa, Tânia Sviercoski; o presidente da Câmara de Vereadores de Ponta Grossa, vereador Daniel Milla; entre outras autoridades.

BR-277 terá manutenção neste fim de semana em Campo Largo e São Luiz do Purunã


O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) informa que terão início serviços de manutenção do pavimento em dois segmentos da BR-277, a partir das 6h deste sábado (20), com interdição de uma das faixas, podendo ocasionar em lentidão no tráfego.

As frentes de trabalho vão atuar em Campo Largo, entre o km 115 e o km 123, e na serra de São Luiz do Purunã, entre o km 123 e o km 130. A manutenção deve ser concluída até segunda-feira (22) à tarde.

Os serviços são realizados pela concessionária de pedágio responsável pela rodovia nestes locais.

 

Prefeito Jeronimo tem contas do exercício de 2019 aprovadas pela Câmara de Vereadores

 

Durante a sessão da Câmara Municipal de Turvo, que aconteceu no dia 11 de novembro, após parecer prévio do Tribunal de Contas do Estado do Paraná, foi colocada em 2ª votação a prestação de contas do exercício financeiro de 2019, do prefeito Jeronimo Gadens do Rasário, que por unanimidade de votos, foi aprovada pelos vereadores.

Vacinação contra a Covid-19 continua em Turvo

 

Está com a segunda dose da vacina contra a Covid-19 atrasada? Então não perca mais essa chance.
A aplicação da segunda dose das vacinas:

Astrazeneca;
Coronavac;
e Pfizer.
Será neste sábado (20), das 08h às 11h na UBS Iracy de Campos.




Projeto de Lei autoriza Prefeitura de Turvo conceder apoio aos eventos das áreas do esporte, cultura e turismo


A Lei 62/2021, de autoria do poder executivo, sancionada no dia 11 de novembro de 2021, visa conceder apoio a eventos ligados às áreas do esporte, cultura e turismo. Com objetivo principal de fomentar essas áreas, a lei autoriza o Município a conceder apoio inclusive a eventos da iniciativa privada, desde que atendam o interesse público.

A lei auxiliará o desenvolvimento do esporte, cultura e turismo  no Município de Turvo e região, além de consequentemente fomentar a economia local. Dentre as autorizações da lei, está a possibilidade do Município conceder apoio para transporte a eventos esportivos, culturais e turísticos inclusive fora do Município, desde que se cumpra com a regulamentação mínima que garanta a legalidade das atividades.


Fonte: Prefeitura de Turvo 

PÓS-GRADUAÇÃO NA ÁREA DE EDUCAÇÃO É COM A UNIFCV



O melhor educador é aquele que nunca para de buscar o conhecimento.

Conheça os cursos de pós-graduação EAD, na área da Educação, da UniFCV. São mais de 80 especializações para você se atualizar, inovar sua performance educacional e potencializar o seu currículo.

Estude 100% online, com qualidade comprovada e formação a partir de 4 meses.

Inscreva-se já e seja um agente de transformação social. A UniFCV está presente em todos os estados do Brasil.

Entre em contato (42) 9 9128-1476. Ou pelo link: https://unifcv.edu.br/ead/pos-graduacao/

Curta nossa página e fique por dentro das novidades:
https://www.facebook.com/jnj.centroeducacional


UniFCV de Turvo, uma formação que transforma.










Motocicleta é furtada em Palmital


No dia 18 novembro ás 22h10, na Rua Imaculada Conceição,  Centro de Palmital, o solicitante de 49 anos, relatou que teria deixado sua motocicleta HONDA/NXR160 BROS, Placa RHE-6E82 de cor vermelha, devidamente estacionada em frente a residência e que deu falta da motocicleta algum tempo depois. 

A equipe policial fez patrulhamento porém não obteve êxito em localizar a motocicleta. O solicitante foi orientado quanto os procedimentos cabíveis.

Fonte: PM


Publicidade