[Fechar]

sábado, 5 de janeiro de 2019

Jovem de Roncador morre afogado no litoral paranaense


Um jovem de 24 anos acabou vindo a óbito após sofrer afogamento enquanto nadava em uma praia, em Coroados, no Litoral paranaense na tarde deste sábado (5). A vítima, Geovane da Silva, sofreu parada cardiorrespiratória.
Bombeiros militares que estavam em um posto de Guarda-Vidas na região fizeram os primeiros procedimentos de salvamento e acionamento de uma ambulância e da aeronave do BPMOA, mas o rapaz não resistiu.

A notícia comoveu os moradores de Roncador, cidade onde o jovem residia e era muito conhecido.


Ônibus tomba entre Iretama e Nova Tebas


O motorista de um ônibus acabou perdendo o controle vindo a sair fora da pista e tombando em meio ao mato. O acidente aconteceu na tarde de sábado (05), na PR-487, trecho entre Iretama e Nova Tebas. 

De acordo com informações, no coletivo estava apenas o motorista que teria sofrido ferimentos leves. Ele foi socorrido e levado para o Hospital de Nova Tebas.

Neste trecho, onde ocorreu o acidente, há muitas avarias na pista, oque acaba tornando a via muito perigosa.

Corpo de Bombeiros do Paraná cria aplicativo para alerta de clima



O Corpo de Bombeiros do Paraná criou uma plataforma inédita para informação e serviços ao cidadão, por celular. O aplicativo é capaz de informar, em tempo real, as condições climáticas, a localização de postos guarda-vidas das praias e a balneabilidade das águas do Litoral. Está disponível para download no Google Play e no App Store, gratuitamente.

Lançada em dezembro de 2018 para os sistemas Android e iOS, a plataforma é resultado de estudo que envolveu integrantes do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil e da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), para ser utilizado a partir da Operação Verão Paraná 2018/2019. O aplicativo é pioneiro no Brasil ao se basear no Protocolo de Alerta Comum (Common Alerting Protocol - CAP), desenvolvido pela Organização Meteorológica Mundial, a qual estabelece parâmetros de alertas sobre as condições de clima que podem ser compreendidos em todo o planeta. É com os dados computados por esta organização que os alertas são emitidos e repassados aos usuários da região que será afetada.

“É um diferencial para a temporada de verão, pois as pessoas podem baixar o aplicativo gratuitamente e terem acesso a informações importantes, que facilitam o contato com o Corpo de Bombeiros em casos de emergência”, disse o coordenador operacional da Operação Verão e Comandante do 8° Grupamento de Bombeiros, tenente-coronel Gerson Gross.

GEOLOCALIZAÇÃO - De acordo com o Corpo de Bombeiros, o aplicativo utiliza uma tecnologia de geolocalização que informa ao usuário os alertas, contendo o tipo de fenômeno (chuva, granizo, ressaca, ventos fortes), data e hora de início e fim da condição climática, para que o cidadão possa ter mais tempo de se preparar e se proteger. Além de cobrir o Litoral, o mapa de alertas abrange a Região Metropolitana, Curitiba e o Interior do Estado, de acordo com a localização do smartphone do usuário.

GUARDA-VIDAS - Além dos alertas também há o serviço de localização de quartéis, postos de guarda-vidas e informações sobre as condições de balneabilidade das praias. Todos os pontos são atualizados em tempo real e contém informações complementares, como no caso do endereço dos quartéis, que também indica um telefone fixo para o contato. “O veranista tem mais comodidade para saber os locais onde há postos de guarda-vidas, os pontos próprios para banho, para que possa curtir o verão com mais tranquilidade”, explicou o tenente-coronel Gross.

Também há orientações para que o cidadão tenha uma noção básica de situações de emergência, como crises de asma, controle de hemorragia externa, crise convulsiva, desobstrução de vias aéreas em crianças, fraturas, manobras de desobstrução de vias aéreas e queimaduras. Além disso, está disponível dicas de segurança para situações de alagamentos, prevenção de afogamentos e cartilhas de segurança.

GOVERNO DIGITAL - O sistema do aplicativo Bombeiros Paraná é interligado à plataforma do Governo Digital, ou seja, permite que o cidadão tenha acesso a outros serviços do Estado. Para baixar o aplicativo não é preciso fazer cadastro, somente fazer o download no Google Play e no App Store gratuitamente.

Fonte: AEN

Ocorrências policiais em Pitanga


DESAPARECIMENTO DE PESSOA - SEM ILICITUDE: Na data de 04/01/2018 compareceu a sede da 3ª Cia o Senhor o qual passou a relatar que: sua filha, uma adolescente de 12 anos saiu de sua residência localizada Rua Protógenes Guimarães, no dia 01/01/2019 e por volta das 14h30min trajando shorts de e camiseta de cor preta, e dizendo que iria à casa de uma amiga e já voltava, não informando endereço nem quem seria a pessoa, sendo que até a presente data a adolescente não retornou. Obs: o Senhor ainda relatou que sua filha vivia até pouco tempo em um abrigo, mas que há 2 meses foi entregue aos seus cuidados. Diante dos fatos foi confeccionado o BOU, orientado o solicitante quanto aos procedimentos cabíveis e repassada a situação ao Conselho Tutelar do Município.

DISPARO DE ARMA DE FOGO/ POSSE IRREGULAR DE ARMA DE FOGO, ACESSÓRIO OU MUNIÇÃO - USO PERMITIDO: No dia 04 de janeiro de 2019, às 17h50min, atendendo solicitação do Senhor a equipe deslocou até um assentamento na zona rural, onde relatou o solicitante que seu vizinho, efetuou, vários disparos de arma de fogo, no local a equipe encontrou o indivíduo e realizou busca domiciliar, sendo encontrado sobre sua cama, uma arma de fogo do tipo espingarda, calibre. 32, sem marca aparente, sem número de série, capacidade para um disparo, sendo que a espingarda estava no momento municiado, com o cartucho deflagrado, também foi encontrado 390 gramas de chumbo, 51 espoletas e mais quatro cartuchos deflagrados calibre .32 da marca CBC, diante dos fatos a arma e munições foram apreendidas e encaminhadas juntamente com o autor. até a 45 DRP de Pitanga para as demais providências legais.


ADQUIRIR, VENDER, FORNECER E OU PRODUZIR DROGAS/ ASSOCIAÇÃO CRIMINOSA/ INFRAÇÃO DE TRÂNSITO - SEM ILICITUDE/ CONDUZIR VEÍCULO AUTOMOTOR COM CAPACIDADE PSICOMOTORA ALTERADA EM RAZÃO DA INFLUÊNCIA DE ÁLCOOL OU DE OUTRA SUBSTÂNCIA PSICOATIVA QUE DETERMINE DEPENDÊNCIA/ CORROMPER OU FACILITAR A CORRUPÇÃO DE MENOR DE 18 DEZOITO ANOS: Na data de 05/01/2019 às 01h30min, em patrulhamento pela Rua José Klosovski, Centro, foi abordada a motocicleta Yamaha YBR 125, de cor prata, a qual já é de conhecimento das equipes policiais devido a várias denúncias que a mesma é utilizada por traficantes para realizar entrega de drogas na cidade de Pitanga, no momento da abordagem a referida motocicleta era conduzido por um masculino, o qual já possui diversas passagens envolvendo drogas ilícitas, e é de conhecimento das equipes policias que o mesmo auxilia outro indivíduo na venda de drogas, sendo que este encontra se preso pelo crime de tráfico de drogas na 45 DRP de Pitanga, também foi abordado o passageiro da motocicleta, sendo este um adolescente o qual também possui diversas passagens pelo Crime de Tráfico de Drogas e é de conhecimento policial que tal adolescente é utilizado como "aviãozinho" por traficantes de drogas, como já gosta em diversos outros boletins de ocorrência. No momento da abordagem constatou-se que o veículo não possuía débitos, porém o condutor estava visivelmente embriagado, demonstrando agitação, olhos vermelhos, falta de equilíbrio e dificuldade na fala foi realizada busca pessoal no adolescente e encontrado dentro do bolso do seu calção (2) duas pedras de substância análoga a crack e (3) três buchas de substância análoga à cocaína, bem como R$ 200,00 reais em espécie fracionado em diversas notas, típico de tráfico de drogas. Indagado os mesmos sobre a origem da droga, os quais se recusaram a cooperar com a equipe policial. Foi oferecido o teste etilométrico ao condutor da referida motocicleta, o qual se recusou, sendo então confeccionado auto de constatação de sinais de alteração da capacidade psicomotora. Diante dos fatos foi dado voz de prisão ao masculino/adulto e voz de apreensão ao adolescente, e entregues na 45 DRP de Pitanga juntamente com as drogas apreendidas. A motocicleta foi entregue na 45 DRP por se tratar de meio de transporte utilizado para a prática de Tráfico de Drogas. O Conselho Tutelar foi acionado e acompanhou o adolescente. Lido os direitos e orientados os mesmos.

Fonte: 3ª Companhia de Polícia Militar de Pitanga
Publicidade