[Fechar]

sexta-feira, 25 de junho de 2021

Guarapuava : Três homens ficam feridos em batida entre caminhão e caminhonete, na PR-170


Três homens ficaram feridos em uma batida na tarde desta sexta-feira (25) entre um caminhão e uma caminhonete, na PR-170, próximo ao trevo de acesso ao distrito de Entre Rios, em Guarapuava, na região central do Paraná.

De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), o motorista do caminhão que estava no sentido Entre Rios contou que foi desviar de outro veículo que estava no acostamento quando atingiu a caminhonete, que estava no sentido contrário.

Duas vítimas estavam na caminhonete e ficaram com ferimentos graves. Já o motorista do caminhão teve ferimentos leves, informou a polícia.

A pista chegou a ficar interditada por quase uma hora até a retirada da caminhonete da pista. O caminhão, que estava carregado com um trator, foi parar em um matagal às margens da rodovia.

Escolas estaduais fazem a sétima entrega de alimentos do ano

Os colégios estaduais do Paraná fazem nesta sexta-feira (25) a sétima entrega de alimentos às famílias mais vulneráveis da comunidade escolar. Mais uma vez a distribuição é de produtos da agricultura familiar. São 684 mil quilos em um investimento de R$ 4,2 milhões para cerca de 200 mil beneficiários nas mais de 2,1 mil escolas.

Na entrega desta sexta-feira (25) as famílias recebem frutas, hortaliças e sementes, como o pinhão (nesta época), legumes e tubérculos, além de temperos, leite, iogurte, panificados, suco/polpa de frutas, complementos e grãos, que diferem de região para região. Em algumas escolas, kits com alimentos não perecíveis que por ventura sobraram de entregas recentes estão sendo distribuídos.

Há um mês e meio, uma parte dos alimentos da agricultura familiar é utilizada na alimentação dos estudantes que estão indo presencialmente aos colégios que já retomaram as aulas presenciais.

Desde o início do ano, mais de R$ 40 milhões em alimentos já foram distribuídos às famílias – cerca de 10 mil toneladas.

QUEM PODE RECEBER – Estudantes com matrícula ativa de famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família ou de famílias não beneficiárias, desde que estejam inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) com dados atualizados dos últimos seis meses. Neste ano a entrega é de um kit por família e não de um kit por estudante, como foi em 2020.

Pode acontecer de os beneficiários estarem fora da lista enviada às escolas, caso os dados cadastrais estejam diferentes dos que constam no Sere (Sistema Estadual de Registro Escolar), como o nome, data de nascimento ou CPF. Outro exemplo é o caso de cadastros novos. Se a inscrição no Cadastro Único do Governo Federal foi feita após 13 de março, o nome não consta na lista atual. O representante da família só poderá fazer a retirada na escola onde o aluno está matriculado.

Fonte: AEN

Paraná registra 8.231 novos casos e 43 óbitos pela Covid-19


A Secretaria de Estado da Saúde divulgou nesta sexta-feira (25) mais 8.231 casos e 43 mortes pela Covid-19 no Paraná. Os números são referentes aos meses ou semanas anteriores e não representam a notificação das últimas 24 horas.

Os dados acumulados do monitoramento da doença mostram que o Estado soma 1.252.076 casos e 30.212 óbitos.

Os casos confirmados divulgados nesta data são de janeiro (28), fevereiro (114), março (75), abril (104), maio (2.617) e junho (5.260) deste ano e dos seguintes meses de 2020: abril (1), junho (1), julho (3), agosto (4), setembro (2), outubro (6), novembro (7) e dezembro (9).

INTERNADOS – O informe relata que 2.242 pacientes com diagnóstico confirmado estão internados. São 1.762 em leitos SUS (960 em UTIs e 802 em enfermarias) e 480 em leitos da rede particular (244 em UTIs e 236 em enfermarias).

Há outros 2.648 pacientes internados, 1.028 em leitos de UTI e 1.620 em enfermarias, que aguardam resultados de exames. Eles estão nas redes pública e particular e são considerados casos suspeitos.

MORTES – A Secretaria da Saúde informa a morte de mais 43 pacientes. São 16 mulheres e 27 homens, com idades que variam de 33 a 97 anos. Os óbitos ocorreram de 22 de abril a 25 de junho de 2021.

Os pacientes que morreram residiam em Curitiba (9), Londrina (4), Maringá (3), Almirante Tamandaré (2), Apucarana (2), Cascavel (2), Colombo (2), Pato Branco (2), São José dos Pinhais (2) e Telêmaco Borba (2).

O informe registra ainda a morte de uma pessoa que residia em cada um dos seguintes municípios: Cambé, Colorado, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Ibiporã, Lunardelli, Mandirituba, Pato Bragado, Quatro Pontes, Ribeirão Claro, Santa Terezinha de Itaipu, São Mateus do Sul e Toledo.

FORA DO PARANÁ – O monitoramento registra 6.553 casos e 169 óbitos de residentes de fora do Paraná.


Turvo registra mais 12 casos de Covid-19

 

Vacinação contra a Covid-19 continua neste sábado em Turvo

 





Faleceu Sebastião Soares Pereira


Faleceu na manhã desta sexta-feira (25) Sebastião Soares Pereira, aos 70 anos.

Seu corpo será velado em sua residência, na Vila Jaime.

O sepultamento será neste sábado, ás 09h00.


Informou Funerária Serluto de Turvo.

Segundo caso da variante delta do coronavírus é confirmado no Paraná


A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirmou nesta sexta-feira (25) o segundo caso da cepa B.1.617 no Paraná, popularmente conhecida como variante indiana, ou delta, segundo a nova classificação da Organização Mundial da Saúde (OMS). A identificação do caso, novamente em Apucarana, na 16ª Regional de Saúde, foi realizada por sequenciamento genômico do vírus SARS-CoV-2, realizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Trata-se de uma mulher de 42 anos, gestante, residente do Japão, que chegou ao Brasil no dia 05 de abril. Ela realizou a coleta de exame RT-PCR para diagnóstico da Covid-19 antes de embarcar, tendo resultado negativo para a doença. Dois dias após sua chegada, em 07 de abril, a gestante iniciou sintomas respiratórios, fez um novo exame, sendo positivo.

A paciente precisou ser internada no dia 15 de abril e, devido ao agravamento dos sintomas, em 18 de abril passou por uma cesariana de emergência e foi a óbito no mesmo dia.

O recém-nascido, prematuro de 28 semanas, ficou internado até o dia 18 de junho e teve o resultado do exame negativo para a infecção da Covid-19. Atualmente, o bebê está saudável e segue em acompanhamento pelo município. Os demais integrantes da família desta gestante seguem saudáveis.

CONTATO – Esta gestante era amiga próxima da filha da primeira pessoa confirmada com a variante indiana no Paraná. Esta filha confirmou que foi visitá-la no dia 07 de abril. Ela teve Covid-19 confirmado, mas fez teste de antígeno (farmácia), não sendo possível realizar análise genética desta pessoa, mas sim de alguns de seus familiares. A Sesa aguarda o resultado de outras duas pessoas desta família. Elas permanecem sob vigilância do município.

NÚMEROS – Desde o início da pandemia, o Paraná enviou 926 amostras de SARS-CoV-2 para sequenciamento genômico. Destes, 600 foram sequenciadas e 326 permanecem em análise.

Fonte: AEN

IAT troca mudas de jabuticaba por alimentos em ação social e ambiental em Pitanga


Mais de 800 quilos de arroz e feijão foram arrecadados nesta quinta-feira (24) em troca de mudas de jabuticaba, no sistema drive-thru, no município de Pitanga, na região Central do Estado. A ação foi planejada pelo Escritório Regional do Instituto Água e Terra (IAT) e contou com apoio da prefeitura.

Os alimentos serão entregues a cerca de 60 famílias carentes em cestas formadas por 10 quilos de arroz e 3 quilos de feijão cada. A ação integra o Mês do Meio Ambiente. O objetivo, segundo o chefe regional do IAT Elmiro Genero, foi conscientizar a população e motivar a educação ambiental.

“Além de ajudar famílias que necessitam de alimentos, conseguimos promover a educação ambiental através do plantio de mudas nativas de jabuticabas em áreas do município e região”, disse.

“A Prefeitura de Pitanga é parceira deste projeto fomentando, assim, a distribuição de alimentos a pessoas em situação de vulnerabilidade”, destacou Cristiano Jaskiu, assessor especial da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico Sustentável.

JABUTICABA – A umidade ajuda no plantio da jabuticaba. A recomendação é plantar a árvore nativa no início do período das chuvas. O solo empregado na plantação da fruta deve ser fértil, profundo e apresentar um bom grau de umidade. A jabuticabeira tem preferência por regiões com clima ameno e tropicais com períodos de temperatura baixa.


Pai da soco no filho e acaba preso por posse irregular de arma de fogo


Por volta das 17h00 do dia 24 de Junho, no povoado Rio do Soito Localidade de São Manoel, em Santa Maria do Oeste entrou em contato com a equipe policial um jovem de 19 anos, relatando que seu pai de 63 anos, teria ingerido bebida alcoólica e estava agressivo e lhe agredindo. Que diante disso ele e seus parentes teriam o imobilizado. 

Deslocado até o local e constatado o fato, dada voz de abordagem, controlado a situação, em conversa com a vítima, relatou que seu pai teria iniciado uma discussão com seu irmão, e teria intervindo, nesse momento seu pai lhe desferiu um soco na face. 

Relatou ainda, que seu pai teria uma arma de fogo do tipo espingarda, de fabricação caseira, “puxa feira”. 

Diante da denúncia, foi localizada a arma que estava municiada. Dada voz de prisão ao autor e conduzido as partes, juntamente com a espingarda à 45ª DRP.

Fonte: PM
Publicidade