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quarta-feira, 14 de maio de 2025

Festival da economia no Supremamais Supermercado de Turvo

 





Inscrições para concurso da Polícia Militar e Bombeiros são prorrogadas até 19 de maio


O prazo de inscrições para o concurso público da Polícia Militar do Paraná (PMPR) e do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) foi prorrogado até a próxima segunda-feira (19 de maio). Ao todo, serão 2 mil vagas para o cargo de soldado da Polícia Militar e 600 soldados do Corpo de Bombeiros. A taxa de inscrição é R$ 130 e os interessados devem acessar os editais através do site do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC).

As contratações visam reforçar o efetivo das corporações em todo o Estado. Esta é a primeira seleção que exige nível superior completo em qualquer área de formação.

Além de declarar que está em dia com as obrigações eleitorais, nos termos da legislação eleitoral, o candidato deve ter até 30 anos de idade e possuir Permissão para Dirigir ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria B.

As vagas estão distribuídas em cinco regiões: Curitiba, Londrina, Maringá, Ponta Grossa e Cascavel. Do total, 201 vagas na PM e 60 no Corpo de Bombeiros são reservadas a candidatos afrodescendentes.

PROVAS – O concurso será feito em etapas e a primeira será com provas objetivas e discursivas de caráter eliminatório e classificatório. A prova da PMPR será em 29 de junho e a do CBMPR em 6 julho. Os candidatos classificados passarão por exames de aptidão física, avaliação psicológica, exames de sanidade física e, por fim, uma fase de investigação social conduzida pela corporação para a qual prestaram o concurso.

As provas serão aplicadas em 12 cidades: Curitiba, Cascavel, Campo Mourão, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Jacarezinho, Londrina, Maringá, Paranaguá, Pato Branco, Ponta Grossa e Umuarama.

Com início das novas fases, conexão Guarapuava-Pitanga terá duplicação integral em concreto

A duplicação da PRC-466, entre Guarapuava e Pitanga, no Centro do Estado, vai avançar para novas fases nos próximos meses. O governador Carlos Massa Ratinho Junior esteve nesta quarta-feira (14) em Pitanga para assinar a ordem de serviço das obras no trecho entre o distrito de Palmeirinha e Turvo e lançar a pedra fundamental da última etapa, entre Turvo e Pitanga. A duplicação entre Guarapuava e Palmeirinha já está em andamento. Ao todo, o investimento na rodovia chega perto de R$ 1 bilhão.

O governador também inaugurou as vias marginais da rodovia na cidade, que recebeu investimento de R$ 21,9 milhões num trecho de 4,22 quilômetros. Além disso, anunciou novas obras na região, com a continuidade da duplicação da PRC-466 até a localidade de Furnas, no entroncamento com a PR-460, e a restauração e ampliação de capacidade da PR-487 e da PR-460, de Pitanga até o Rio Muquilão.

Ratinho Junior salientou que a melhoria na infraestrutura trará desenvolvimento para o Estado. A PRC-466 faz ligação de municípios da região com a BR-277, que segue até o Porto de Paranaguá e, a Oeste, até a fronteira com Paraguai e Argentina. Um dos setores mais beneficiados é o agronegócio, já que Pitanga está entre os municípios paranaenses com mais de R$ 1 bilhão de Valor Bruto de Produção (VBP).

“É uma transformação para a região central do Estado, que por muitos anos ficou praticamente esquecida, sem investimentos. Estamos reparando esse erro histórico e esta região se tornou a que mais recebe investimentos de infraestrutura no Paraná”, afirmou. “E não teremos uma estrada convencional, mas uma rodovia de concreto, de primeiro mundo, como as da Alemanha e dos Estados Unidos".

“Investir em logística é o que atrai investimentos para as cidades. Com estrada boa, naturalmente vem mais indústrias, que geram mais empregos. E o agronegócio, que é a nossa vocação, também tem seus custos de logística reduzidos, conseguindo escoar a produção com mais agilidade e qualidade”, ressaltou.

As obras representam um novo ciclo para a região, destacou o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex. “Estamos fazendo um investimento alto na região central, que ajuda a atrair indústrias, melhora a mobilidade, a logística e a segurança viária. Um local que era chamado de corredor da fome agora será uma artéria de desenvolvimento do Paraná”, disse.

O prefeito de Pitanga, Sargento Moraes, ressaltou que a rodovia conecta a cidade a um dos principais eixos de escoamento da safra, através da BR-277. “As pistas duplicadas dão mais segurança aos usuários da via, além de ampliar a movimentação econômica de toda a região central do Estado. Pitanga e todos os municípios daqui têm muito a agradecer por esses grandes investimentos”, afirmou.

TURVO A PITANGA – Para o trecho entre Turvo e Pitanga, que tem 45,5 quilômetros de extensão, a duplicação e restauração em concreto da rodovia terá um investimento de R$ 514 milhões. Está prevista uma nova pista paralela à existente, com duas faixas de tráfego em pavimento rígido com placas de concreto de cimento Portland de 22 centímetros de espessura, o que vai garantir uma vida útil projetada de 30 anos.

Também serão construídas duas novas pontes paralelas às já existentes, uma delas sobre o Rio Carazinho e outra sobre o Rio Bonito. A obra contempla, ainda, nova sinalização horizontal e vertical, dispositivos de segurança viária, calçadas, ciclovia, pontos de ônibus, iluminação pública nas vias marginais e interseções e paisagismo.

Neste momento já estão em andamento as etapas de elaboração de projeto executivo de engenharia e os programas ambientais. Por se tratar de uma contratação integrada de projeto mais obra, os primeiros 90 dias do contrato são destinados para estudos, análises e levantamentos necessários para a elaboração do projeto. Após ele ser aprovado, começam os serviços principais no trecho, com prazo de 660 dias para a execução.


PALMEIRINHA A TURVO – Já a duplicação entre Palmeirinha e Turvo terá investimento de R$ 293 milhões para atender o trecho de 27,02 quilômetros. A obra contempla a duplicação integral da rodovia, com a implantação de pavimento rígido, visando maior durabilidade, conforto e segurança aos usuários. As novas pistas contarão com duas faixas de rolamento por sentido, com 3,60 metros de largura cada, além de faixas de segurança e acostamentos amplos.

Nos segmentos existentes com pavimento flexível, será aplicada a técnica de whitetopping, que consiste na sobreposição de placas de concreto, transformando o revestimento atual em base estrutural para a nova camada em concreto.

A segurança viária será reforçada por meio da separação dos sentidos da via com canteiro central. Em áreas urbanas, onde há restrições de espaço, a separação será feita por barreiras de concreto do tipo New Jersey. Estão previstas vias marginais com 5 metros de largura e calçadas para garantir o acesso local e a mobilidade urbana.

O projeto inclui ainda retornos em nível a cada 6 quilômetros, dois viadutos nos perímetros urbanos de Turvo e Palmeirinha, com rótulas de acesso às vias marginais, e a construção de uma nova ponte sobre o Rio Turvo, paralela à existente, para ampliar a capacidade de escoamento e a segurança da travessia.


PALMEIRINHA A GUARAPUAVA – As duas novas obras dão continuidade à duplicação em concreto de toda a PRC-466, de Guarapuava a Pitanga. São três grandes obras para a revitalização completa da região.

O primeiro trecho, entre Guarapuava e o distrito de Palmeirinha, já recebeu as primeiras placas de concreto de 21 centímetros de espessura. O investimento na obra é de R$ 139 milhões, atendendo um trecho de 11,52 quilômetros de extensão. A obra está com 17,5% de execução, com previsão de ser finalizada no primeiro semestre do ano que vem.

O projeto contempla diversas melhorias, como implantação de vias laterais, correção de traçado em curvas, aprimoramento de visibilidade, reformulação geométrica, implantação de interseções e retornos, pistas de aceleração e desaceleração, adequação de acessos, calçadas com piso tátil, reformulação da sinalização vertical e horizontal, ampliação dos sistemas de drenagem, realocação de interferências existentes e implantação de nova iluminação pública.

MARGINAIS DE PITANGA – As obras das marginais de Pitanga na PRC-466 contemplaram pavimentação, instalação dos dispositivos de drenagem com sarjeta no canteiro central, calçadas com piso tátil, ciclovias, meios-fios, abrigos de ônibus, defensas metálicas, além da sinalização vertical e horizontal. Elas foram implantadas nos dois lados do perímetro urbano em trecho de 4,2 quilômetros de extensão.

PRESENÇAS – Participaram da solenidade o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Alexandre Curi; os secretários eataduais da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona; e da Agricultura e do Abastecimento, Marcio Nunes; o diretor-presidente do Instituto Água e Terra (IAT), Everton Souza; o subchefe da Casa Civil, Lúcio Tasso; o deputado federal Sérgio Souza; os deputados estaduais Artagão Júnior e Luís Corti.


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Governador entrega pavimentação da PR-239 entre Pitanga e Mato Rico

O governador Carlos Massa Ratinho Junior entregou, nesta quarta-feira (14), a pavimentação da PR-239, entre Pitanga e Mato Rico, no Centro do Estado. O asfaltamento de 43,15 quilômetros de rodovia atende a uma reivindicação histórica do município, que passou décadas sem ligação pavimentada com outras cidades da região. O investimento na obra foi de R$ 228,2 milhões.

Durante o evento, também foi assinada a ordem de serviço para o prolongamento de quase 20 quilômetros da rodovia entre Mato Rico e Roncador, com investimentos de R$ 101,2 milhões, garantindo a inserção dos municípios na malha rodoviária do Estado.

“Estamos entregando hoje esta rodovia que dá uma nova cara para região, atendendo uma cidade que antes não tinha ligação asfáltica e agora tem um corredor logístico que vai trazer investimentos para a região. Como impacto direto, vamos ver uma cidade com mais oportunidades, mais emprego, mais renda e mais desenvolvimento”, afirmou o governador Ratinho Junior.

Além de melhorar a infraestrutura do trecho, a estrada dá segurança aos moradores que se deslocam diariamente entre os municípios, com faixas adicionais e acostamentos ao longo da rodovia. O asfaltamento também impacta na vida de estudantes, pacientes e agricultores, que enfrentavam problemas com a antiga estrada de terra.

“Foram 40 anos com acessos inadequados, com lama e insegurança. Isso mudou com esta obra. Foram muitos desafios, com um investimento robusto e uma obra com uma engenharia complexa, mas que finalmente saiu do papel para melhorar a vida dos moradores da região”, disse o secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex.

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia vinculada à Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), foi o responsável por administrar e fiscalizar a execução da obra. Durante a construção, por exemplo, foram movimentados cerca de 5 milhões de metros cúbicos de rochas, além de desapropriações às margens da estrada para as obras da pista.

Os recursos para o aporte foram captados junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) por meio do Programa Estratégico de Infraestrutura e Logística de Transportes do Paraná, uma parceria entre o banco e a SEIL.

FIM DO ISOLAMENTO – A infraestrutura tirou Mato Rico do isolamento e facilitou a vida dos moradores, que têm mais segurança e agilidade para se deslocar ao município vizinho, escoar sua produção agropecuária e transportar produtos, estando melhor conectados à malha rodoviária do Estado.

“São mais de 40 anos aguardando por esta obra, que foi sonhada por muita gente. Por muitos anos, os municípios da região central do Paraná foram esquecidos pelo Estado, mas nos últimos anos isso mudou, e quem se beneficia é a população de Mato Rico”, disse o prefeito do município, Edelir Ribeiro.

O impacto da obra na vida dos moradores da cidade é grande. Antes, por exemplo, o percurso entre Mato Rico e Pitanga durava cerca de duas horas, sendo feito por um trajeto de cerca de 120 quilômetros. Hoje, com uma estrada de qualidade, os moradores conseguem se deslocar pelos 43 quilômetros do novo percurso em menos da metade do tempo.

Um exemplo é da administradora Débora Mussato de Cerqueira, de 28 anos, que nasceu em Mato Rico e passou por muitas dificuldades para cursar a faculdade de Administração, em Pitanga. “A gente saía daqui 15h30 e às vezes chegava até atrasado. Se chovesse o ônibus encalhava, ou então enchia de pó. Era muito sofrido”, contou.

Ela trabalha na Cooperativa Agropecuária Matoriquense (Coamar), que fornece produtos da agricultura familiar para a merenda escolar. A pavimentação também facilitou esse trabalho. “A gente tinha dificuldade de sair com o caminhão carregado, tanto por Roncador como por Pitanga. Agora o caminhão gasta menos. Toda a parte de manutenção é muito mais fácil com uma estrada que favorece”, disse.

A obra também impacta o comércio local, que tinha dificuldade com os fornecedores, já que muitos não iam até a cidade por conta das dificuldades de deslocamento. “Tenho mercado aqui há dez anos e era bem mais difícil. Os melhores fornecedores não vinham atender a gente. Hoje atendo fornecedores de grandes empresas, que antes não vinham para cá por causa da logística, então ficava amarrado a poucas opções. Agora temos mais variedade, o preço fica mais barato, posso comprar direto da fábrica”, destacou o comerciante Ozéias Moraes dos Santos, de 33 anos.

O posto de gasolina de Floriano Seguro, de 84 anos, já chegou a ficar sem combustível por dificuldade de acesso. “Antigamente era bem mais difícil, fazia muito desvio e rodava mais de 100 quilômetros para chegar aqui. Agora, com pouco mais de 40 quilômetros estamos em Pitanga. Se chovesse, os caminhões não conseguiam chegar. Teve firma que deixou de nos atender por causa disso”, lembrou.

“E nós pagávamos mais caro pelo combustível. Agora já melhorou, a quilometragem está menor e a estrada é boa. Ficávamos refém de um fornecedor só, e hoje tem concorrência, conseguimos negociar melhor e também garantir um combustível de melhor qualidade”, destacou.

A melhora na qualidade de vida da cidade tem sido flagrante. Ao longo do avanço da obra, a cidade, que tem cerca de 3,2 mil habitantes, Mato Rico saiu da 329ª posição no Índice Ipardes de Desenvolvimento Municipal (IPDM) em 2017 para a 316ª posição no Estado. O indicador, criado pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), mede o desempenho socioeconômico dos municípios do Paraná, avaliando itens como Renda, Emprego, Produção Agropecuária, Saúde e Educação.

OBRA – São 43,15 quilômetros de extensão da nova pista de pavimento asfáltico, com duas faixas de tráfego e acostamentos externos em ambos os lados. Também foram executados cerca de 15 quilômetros de terceiras faixas em pontos críticos, correções de traçado em relação à pista antiga, duas interseções em nível, novo sistema de drenagem de águas, com bueiros, sinalização e dispositivos de segurança rodoviária.

Contratada em 2018, a pavimentação da PR-239 enfrentou vários desafios desde o seu início. Além de uma disputa jurídica entre as participantes da licitação que paralisou o seu andamento por vários meses, a obra necessitou de extensas revisões de projeto ao longo de sua execução.

A terraplenagem, necessária para compor a plataforma da pista, foi um dos serviços mais modificados. O tipo de solo encontrado na região durante os trabalhos se mostrou muito diferente do que indicado nas sondagens feitas durante a elaboração do projeto, exigindo maior volume de movimentação e desmonte de rochas.

O projeto de drenagem e de dispositivos de canalização de corpos d’água também foi modificado para melhor atender os moradores lindeiros, garantindo que seus terrenos não fossem prejudicados futuramente pelas chuvas. Foram melhorados ainda os demais projetos, como de pavimentação, para se adequar às mudanças, e incluídos serviços adicionais de sinalização.
PRESENÇAS – Participaram da inauguração os secretários da Agricultura e Abastecimento, Márcio Nunes; e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona; o diretor-presidente em exercício do DER/PR, Alexandre Castro Fernandes; o diretor-presidente do Instituto Água e Terra (IAT), Everton Souza; o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Alexandre Curi; o deputado federal Sérgio Souza; os deputados estaduais Artagão Júnior e Luís Corti; a prefeita de Roncador, Marília Gonçalves; e demais autoridades da região.


Motociclista fica gravemente ferido em acidente na PRC-466

Na noite desta terça-feira (13/05), a equipe policial foi acionada para atendimento de acidente de trânsito na PRC-466, próximo a entrada do FrigoDasko, em Pitanga.

No local, foi possível visualizar o veículo Ford Ranger, cor cinza, estacionado à margem da pista, sentido Guarapuava para o Centro de Pitanga, com diversas avarias estruturais.

Na parte central da pista, foi encontrada a motocicleta Honda CG 125 Titan, cor azul, também com danos severos. Os condutores foram identificados como um homem de 73 anos, habilitado, condutor do Ford Ranger, e um homem de 21 anos, habilitado, condutor da motocicleta, que foi socorrido e encaminhado para atendimento médico com diversas lesões.

O teste etilométrico realizado no condutor do veículo resultou em 0,00 mg/l. Em consulta ao sistema operacional, foi verificado que o veículo se encontrava com débitos de licenciamento, sendo lavrada a notificação pertinente.

Ponte de Guaratuba chega a 55,7% de execução com grandes marcos


As obras da Ponte de Guaratuba, no Litoral do Paraná, chegaram a 55,7% de execução. Os dados são do novo relatório de obras, o primeiro após o evento que marcou a metade da empreitada, que detalha avanços em novos marcos estruturais.

Em abril, teve continuidade a execução das estacas do trecho pré-moldado, que envolveu as atividades de cravação, escavação e concretagem, a fabricação e lançamento das vigas longarinas pré-moldadas, execução das travessas do trecho pré-moldado, execução das aduelas de disparo dos apoios 4 e 5, bem como as lajes do trecho pré-moldado.

De maneira geral, é possível visualizar o avanço da estrutura de sustentação e da pista avançando sobre a baía nas proximidades de Guaratuba. Para a infraestrutura, seguem em andamento a concretagem de estacas no trecho estaiado (que receberá a estrutura metálica do desenho da ponte) e no trecho pré-moldado. Ao total, serão 64 estacas, sendo 24 no trecho estaiado e 40 no trecho pré-moldado.

Na chamada superestrutura, teve continuidade a fabricação das vigas longarinas pré-moldadas, chegando ao acumulado de 81 estruturas fabricadas e 65 lançadas. Já no trecho pré-moldado, houve a continuidade do lançamento de placas pré-moldadas de concreto, também conhecidas como pré-lajes sobre as vigas longarinas, onde posteriormente acontecerá a consolidação da laje (pista para os veículos e ciclistas).

Segundo o Consórcio Supervisor Ponte de Guaratuba, já foram utilizadas 2,5 mil toneladas de aço e 17 mil metros cúbicos de concreto, além de 250 toneladas de gelo na concretagem – o gelo tem como objetivo controlar a temperatura do concreto durante o processo de hidratação do cimento.

“Essa é uma obra que terá aproximadamente 10 mil toneladas de aço, o que equivale à Torre Eiffel, sendo edificada em uma obra fantástica aguardada há mais de 40 anos em Guaratuba”, destacou o secretário de Infraestrutura e Logística do Estado, Sandro Alex. Ele enfatizou ainda, que a entrega da ponte está programada para acontecer em abril de 2026.

TRECHO ESTAIADO – Sobre o trecho estaiado, o boletim de obras destaca ainda que a infra (estacas e blocos de coroamento) e mesoestrutura (pilares) das torres principais estão finalizadas. Na sequência, sobre os pilares, foi finalizada a aduela de partida do apoio 04 e deu início na armação da aduela de partida do apoio 05.

Nesse sentido, pela complexidade da estrutura, optou-se pela execução da aduela de partida do apoio 04 em três etapas de concretagem, sendo que a última das etapas foi concretada no mês de abril.

ACESSOS – Em relação aos acessos, no lado de Guaratuba, deu-se continuidade nos serviços de contenções, com a execução do solo grampeado e estaca raiz nos morros. Também teve início a escavação para diminuição da rampa do morro. Ainda no lado de Guaratuba, aconteceu a terraplenagem de algumas áreas.

No lado de Matinhos, foi concluída a implementação do desvio provisório que coincidirá com o futuro acesso a Cabaraquara, com atividades de pavimentação.

INVESTIMENTOS – Os dados do relatório de acompanhamento da obra mostram que o contrato está com um avanço de 55,7% em relação ao cronograma físico-financeiro, o que representa um investimento de R$ 215.546.374,98 a preços iniciais.

PONTE – A Ponte de Guaratuba terá 1.244 metros de extensão, com quatro faixas de tráfego, duas faixas de segurança, barreiras rígidas em concreto, calçadas com ciclovia e guarda-corpo nas extremidades. Para conferir as obras em tempo real acesse o site www.pontedeguaratuba.pr.gov.br.

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