quarta-feira, 27 de novembro de 2024
TRE-PR nega recurso da coligação “Turvo Pode Mais” e mantém candidatura de Marcos Seguro
Nesta quarta-feira (27), o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) rejeitou o recurso apresentado pela coligação “Turvo Pode Mais”, liderada pela candidata Sônia Bruger, que solicitava o indeferimento da candidatura de Antônio Marcos Seguro. A decisão confirma a validade da candidatura do prefeito eleito de Turvo.
O recurso, que já havia sido negado em primeira instância, foi recorrido à esfera estadual e, mais uma vez, considerado improcedente. A decisão reforça o resultado das urnas, onde Marcos Seguro foi eleito com 4332 votos, em uma diferença superior a 1800 votos da segunda colocada.
A vitória judicial de Marcos Seguro reafirma sua legitimidade eleitoral, consolidando a confiança depositada pela maioria dos eleitores turvenses em sua liderança para os próximos quatro anos.
Auto de Natal de Turvo será realizado no dia 8 de dezembro
O Auto de Natal de Turvo procura reviver a chegada dos colonizadores em busca de novos horizontes, assim como a vinda do Salvador trouxe novo sentido ao ser humano, segundo o ensinamento cristão.
A representação do trabalho árduo e imprescindível para a sobrevivência, leva-nos a refletir sobre o nosso progresso sem deixar de valorizar e respeitar a nossa cultura e história. Desenvolver valores como a responsabilidade, a lealdade, amizade e justiça alimenta o sonho de um futuro de verdadeira paz e fraternidade.
A apresentação acontecerá no dia 08/12/2024 às 16h30 no Parque Ambiental.
Direção Geral: Mercedes Pilati
Apoio: Prefeitura Municipal de Turvo
Prefeitura de Turvo realiza campanha de prevenção à dengue com ações educativas e mutirão
A Prefeitura Municipal de Turvo realizou a campanha de combate e prevenção à Dengue, em parceria com o Sesc. A Secretaria Municipal de Saúde esteve presente nas escolas da rede municipal de ensino e CMEIs do município, levando informações e conscientizando os alunos sobre como prevenir a doença e adotar práticas que ajudam a combater o mosquito transmissor, o Aedes aegypti.
Além disso, os Agentes Comunitários de Saúde intensificaram o trabalho no Faxinal dos Vidal, organizando mutirão que eliminam focos do mosquito, inspecionaram e orientaram a população sobre os cuidados essenciais. Essas ações preventivas são essenciais para reduzir os riscos de proliferação do mosquito e garantir a saúde dos moradores.
Saiba mais sobre a Dengue
A Dengue é uma doença grave transmitida pelo Aedes aegypti, que se reproduz em água parada. Entre os sintomas estão febre alta, dores no corpo, manchas na pele e, em casos graves, hemorragias. Por isso, é fundamental adotar medidas preventivas, como evitar o acúmulo de água em recipientes, manter caixas d'água e cisternas bem tampadas, eliminar pneus e outros objetos que possam reter água e usar repelentes.
A conscientização e o trabalho conjunto da comunidade são essenciais para evitar surtos da doença.
A Prefeitura de Turvo reforça seu compromisso com a saúde da população e mantém ações contínuas durante todo o ano para combater a Dengue. Entre essas medidas, destacam-se campanhas educativas, fiscalizações, mutirões de limpeza e distribuição de informações sobre prevenção. Essas iniciativas visam proteger os moradores e garantir um ambiente mais saudável e seguro para todos.
A Black Friday do UniCV vai transformar sua carreira e ajudá-lo a conquistar o sucesso que você sempre sonhou
Se você tem um curso técnico e quer inovar, agora é a hora de ter um diploma de Graduação com nossos cursos de Design e Comunicação.
Com uma formação que o mercado valoriza e a Black Friday do UniCV, você tem a chance de investir em cursos com originalidade e conhecimento atualizado.
Não fique de fora da melhor oportunidade do ano. Transforme sua carreira na Black Friday UniCV e dê o passo que faltava para conquistar o sucesso que sempre sonhou.
📲 wa.me/5542999763629 - Polo Guarapuava.
📲 wa.me/5542991281476 - Polo Turvo.
Policiais civis adotam cachorrinha que "pediu ajuda" para salvar os filhotes
Depois que a cena de uma cachorrinha interrompendo a ronda de uma equipe da Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos, da Polícia Civil do Paraná (PCPR), para pedir ajuda para os cinco filhotes que foram abandonados viralizou na última semana, a história ganhou um novo capítulo nesta terça-feira (26). A equipe policial resolveu adotar a cachorrinha, que ganhou o nome de Filó, após todos os filhotes serem adotados. Mãe e filhotes foram abandonados no bairro Tatuquara, em Curitiba, no último dia 13 de novembro.
Filó realmente chamou os policiais para sinalizar a “ocorrência” e acompanhou a viatura latindo até que o carro parasse e os policiais a acompanhassem até onde estava a caixa com os filhotes abandonados.
Em 12 anos como agente da Polícia Civil, Adriano Giese, que fazia parte da equipe na noite do resgate, conta que foi o chamado mais diferente que atendeu. "Em todos esses anos de profissão, foi a primeira vez que vi algo assim. Ela fez de tudo para chamar nossa atenção, não desistiu. Uma mãe que fez tudo pelos filhos. A gente não imaginava a repercussão que ia ter e só fica muito feliz com tudo isso", celebra.
“Foi um dia de trabalho diferente. Quando a equipe atendeu ao 'chamado' da Filó, já levaram todos para a delegacia e os policiais tiraram fotos e começaram a compartilhar. Providenciamos antipulgas e vermífugos para todos e os filhotes foram logo adotados”, conta a delegada Anna Karyne Turbay Palodetto.
A delegada diz que se dependesse apenas da vontade da equipe, a delegacia teria adotado Filó e todos os filhotes. “Mas assim que começamos a compartilhar a história muitos interessados nos filhotes apareceram. A ideia então foi de adotar a Filó, pois sabíamos que há mais dificuldade em doar cachorros mais velhos”, diz.
Segundo ela, Filó já tem seu lugar na unidade da PCPR, onde os policiais atuam todos os dias. “Ela mesmo fará plantão 24 horas conosco”, brinca. Os cuidados com Filó serão divididos entre os 50 servidores da delegacia.
A cachorrinha que já ganhou uma ida ao petshop, também passará por um médico veterinário e, após ser liberada, será castrada. “Foi uma ocorrência inusitada, que poderia ter um final triste, mas que agora vai alegrar o dia a dia aqui da delegacia”, diz a delegada.
CRIME – O abandono de animais é crime previsto na Lei Federal nº 14.064/20 e prevê pena de até cinco anos de detenção, multa e proibição de guarda de outros animais. No Paraná, denúncias de maus-tratos podem ser realizadas pelo Disque-denúncia 181, via telefone ou site, ou telefone 197 da PCPR.
Assinar:
Postagens (Atom)
Publicidade