[Fechar]

sexta-feira, 17 de março de 2023

Vem aí grande Torneio de Futebol na Colônia Velha/Ivaí




 

Colégio Edite vai promover a “Semana D” - Mobilização pela frequência escolar

Na semana do dia 20 a 24 de março acontecerá a “Semana D” no Colégio Estadual Cívico-Militar Edite Cordeiro Marques - EFM, que tem como objetivo mobilizar a Comunidade Escolar para a importância da frequência escolar diária.

No ano passado o CCM Edite foi referência no Estado como um dos colégios do Paraná que possui várias ações exitosas no combate a evasão escolar, dentre as quais estão a “Campanha de Arrecadação de Agasalhos”, “Campanha de Arrecadação de Absorventes”, Presençômetro, Busca Ativa e Aviso por SMS aos pais dos alunos faltantes. Este ano, além destas ações, estamos implementado o Cardápio Semanal de Merenda, onde nos dias com maior número de alunos faltantes oferecemos um tipo de lanche com maior aceitação por parte dos alunos.


Neste sentido, o CCM Edite em parceria com o Grêmio Estudantil (UPEM), organizou uma programação diferente para recepcionar e motivar os estudantes a estarem no Colégio. Algumas das ações são:

-Acolhida durante a “Semana D” com música, decoração com balões, plaquinhas com frases motivacionais demonstrando alegria e destacando a importância da presença de cada um;

-Recepção com distribuição de cartões contendo frases de acolhimento, uma frase para cada dia, em que os estudantes que compareceram durante a semana toda e acumularam os cartões com frases diárias serão premiados;


-Haverá premiação para a (as) turma (as) com maior frequência no dia e na semana;

-Presença da Nona no Colégio, dia surpresa. O estudante que estiver no Colégio neste dia receberá um prêmio da Nona;

-Distribuição das lembrancinhas de encerramento – Medalhas Douradas com a seguinte frase: “O brilho do nosso colégio vem de você!”

Participe da Semana D, pois quem Falta, faz Falta!
Fonte e Fotos: CCM Edite Cordeiro Marques

Após chuvas de verão, Simepar prevê outono típico no Paraná, com variações de temperatura


O outono tem início às 18h25 desta segunda-feira, 20 de março, e terminará às 11h58 de 21 de junho de 2023. Segundo a previsão do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), o primeiro dia da estação será ensolarado na maioria das regiões. O tempo fica parcialmente nublado em Paranavaí, Jaguariaíva, Telêmaco Borba e Jacarezinho. A menor temperatura prevista é 15 ºC em Guarapuava. A maior – 22 ºC – deve ocorrer em Foz do Iguaçu, Guaíra e Paranaguá.

O cenário climático global indica dissipação do fenômeno La Niña e ausência de El Niño. Porém, as águas do Oceano Atlântico Sudeste permanecem ligeiramente mais quentes do que o normal. As manhãs e noites tornam-se gradativamente mais frias. A temperatura média do ar tende a ficar dentro da normal climatológica da estação. Estão previstas variações bruscas.

“Alguns dias serão muito frios, intercalados com períodos aprazíveis e geada nas áreas mais altas das regiões Sul, Sudoeste, Centro Sul, Campos Gerais e Metropolitana de Curitiba”, afirma o meteorologista do Simepar, Reinaldo Kneib. O regime de chuvas acompanhará a normal climatológica em todas as regiões, com distribuição irregular. “Estão previstos períodos de vários dias consecutivos de tempo seco, os chamados veranicos, e nevoeiros”, observa.

O outono paranaense caracteriza-se pela redução no volume de chuvas em relação ao verão, causada pelo deslocamento de massas de ar frio e seco. Maio é o mês mais chuvoso, pois a direção predominante do vento médio do sul para o norte do continente favorece a entrada de sistemas de alta pressão atmosférica. Os maiores volumes de chuva ocorrem habitualmente nas regiões Sudoeste e Oeste. Os menores são registrados no Norte.

Ao longo da estação, as massas de ar frio e seco provenientes da Antártica e do sul da América do Sul avançam em direção ao Paraná, causando queda das temperaturas. Os valores médios mais baixos costumam ocorrer na Região Metropolitana de Curitiba, região central e no Sul.

AGROMETEOROLOGIA – A semeadura das culturas no outono sofreu o impacto do excesso de chuvas no verão, que retardou a colheita da soja e do milho primeira safra, segundo explica a agrometeorologista do IDR-Paraná, Ângela Beatriz Costa.

O cenário climático é preocupante para a cultura do milho segunda safra, principalmente nas lavouras implantadas fora do período de semeadura, indicado pelo Zoneamento Agrícola de Risco Climático (ZARC). Por exigir água e temperaturas elevadas, quanto mais tarde for semeado, mais suscetível o milho ficará a geadas ou estiagens durante os estádios fenológicos de floração e início da frutificação, quando os grãos ainda estão leitosos. O nível do dano à produtividade dependerá da intensidade dos eventos.

Já a cultura do trigo pode ser impactada pela redução das chuvas, principalmente nas fases de germinação, emergência das plantas e enchimento de grãos, bem como pela geada na fase de florescimento. Para evitar que seja prejudicada, recomenda-se ao agricultor seguir o ZARC.

Embora tenha ciclo mais curto, a cultura do feijão segunda safra também pode ser afetada negativamente pela seca e pelo frio, pois é sensível à geada e à restrição hídrica. Suscetíveis a baixas temperaturas, as hortaliças devem ser protegidas em caso de previsão de geadas. O mesmo vale para o cafeeiro, principalmente as mudas em viveiros e plantas com até dois anos no campo.

ALERTA GEADA – Na primeira semana de maio, entra em operação o serviço Alerta Geada, desenvolvido pelo IDR-Paraná e Simepar. São divulgadas as previsões de geadas e recomendações para proteção dos viveiros e lavouras cafeeiras recém-plantadas. Os informes abrangem todas as regiões do Paraná por categorias de intensidade de geada: fraca, moderada ou forte. As mensagens são disseminadas por celular e e-mail para usuários cadastrados, com antecedência de 72, 48 e 24 horas.

INFORMAÇÕES EM TEMPO REAL – O site do Simepar (www.simepar.br) traz informações atualizadas sobre as condições do tempo no quadro Palavra do Meteorologista. Pode ser consultada a previsão para até quinze dias por município e região do Paraná. Também podem ser visualizadas imagens de satélite, radar, raios, modelo numérico e telemetria (temperaturas e chuvas). As previsões também são divulgadas diariamente no serviço Simepar Informa.

Homem furta picanha em supermercado de Guarapuava


Na noite desta quinta-feira (16), uma equipe policial de serviço deslocou até ao Bairro Santa Cruz para dar atendimento a uma ocorrência de Furto, onde no local em contato com o masculino, 40 anos, gerente de um supermercado, relatou que o fiscal de loja masculino, 20 anos, informou que flagrou um masculino saindo do supermercado com mercadoria em suas vestimentas, sendo ao chegar na porta, o alarme disparou e o cidadão se evadiu sentido ao Parque do Lago.

Relatou o fiscal que saiu em acompanhamento ao autor, logrando êxito em abordá-lo, com o mesmo foi encontrado uma peça de picanha marca Astra Grill, pesando 1.538kg.

Foi identificado o autor como sendo a pessoa de masculino, 25 anos, sendo dado voz de prisão e encaminhado o mesmo para os procedimentos de Polícia Judiciária.

Fonte: PM

Projeto Dignidade Feminina de Turvo recebe premiação na Central Sicredi PR/SP/RJ


O Projeto Dignidade Feminina foi encabeçado pela Agência Sicredi de Turvo/PR e consiste em distribuir mensalmente absorventes íntimos à jovens e mulheres carentes do município. A equipe identificou que essa questão impacta diretamente na qualidade de vida e saúde de 28% de mulheres do Brasil.

Diante desse cenário, a equipe mobilizou associadas para arrecadação de absorventes na agência, e foi um sucesso. Os itens arrecadados foram doados para assistência social do município e Turvo.

Ainda, entendendo a necessidade da pauta, a iniciativa foi levada até à Câmara de Vereadores e a ação virou lei municipal. Hoje, as mulheres em estado de vulnerabilidade social têm acesso mensal e gratuito aos absorventes.

Para Gerente Keycielly Queiroz “é muito gratificante saber que nossa comunidade se sensibilizou e entendeu a importância de tratarmos sobre esse assunto tão nobre que é a pobreza menstrual. Além de levarmos a pauta à Câmara de Vereadores e fazer com que ela se tornasse lei, pudemos exercitar e colocar em prática o nosso propósito que é contribuir para construção de sociedades mais prósperas”.


A premiação foi nessa quinta-feira (16) na Central Sicredi PR/SP/RJ e contou com a presença do Presidente da Cooperativa Sicredi PR/SP Fabio Peterlini, o Diretor Executivo Valmir Dzivielevski, o Presidente da Central Manfred Alfonso Dasebrock e demais lideranças envolvidas com o Troféu Raiffeisen 2022.

2º ENCONTRO HISTÓRICO DAS MULHERES DAS FORÇAS DE SEGURANÇA DE GUARAPUAVA, MARCA DATA ALUSIVA AO DIA INTERNACIONAL DA MULHER


Na manhã de quarta-feira, 15 de março de 2023, aconteceu o 2º Encontro Histórico das Mulheres das Forças de Segurança de Guarapuava, o primeiro aconteceu em outubro e foi um sucesso, o segundo foi em homenagem a data alusiva ao dia Internacional da Mulher, onde foi marcado pela presença das mulheres da Polícia Militar (16º BPM), Exército (26º GAC), Polícia Civil, Patrulha Escolar, Polícia Ambiental, Polícia Rodoviária Estadual, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Penal.

Ao total 61 mulheres estiveram reunidas, iniciando com um café da manhã, regado de carinho, conversas e sorrisos.

Além disso, essas mulheres contaram com apresentações e dinâmicas importantes, onde a Psicóloga Susana Raurich e a Terapeuta e coach especialista na essência feminina, Jana Gomes Bonete, falaram sobre o Empoderamento Feminino e o Papel da mulher enquanto ser único, um momento marcante e especial.

O evento ainda contou com uma equipe especializada em estética, a Emagrecentro, fornecendo relaxamento, massagens, hidratações entre outros serviços para as policiais.

Muitos brindes foram sorteados, houve muitas conversas, risadas e mais uma vez um encontro que vai ficar na história, reunindo mulheres que exercem funções em diferentes instituições de segurança pública no município de Guarapuava.

Mulheres essas, que protegem a sociedade, nossas famílias, nosso patrimônio, nossas vidas… Acumulando papel de mãe, esposa e profissional ao mesmo tempo.

“Mulher símbolo de força e determinação. Todo respeito e admiração a todas!”

Obrigada a todas que aceitaram essa União, onde sabemos que, com cada uma, podemos contar, porque juntas somos mais Fortes!

Agradecimento especial a todos que ajudaram este evento ser possível, todos os patrocinadores:

. Paróquia Santana cedendo o espaço, através da Márcia da PRF

. Paulo Spiva: Som

. 16º BPM com o coffee break

. Garrafas de Lembrancinhas por intermédio da Magda da Polícia Civil, patrocinadores: (Advogados: Nicolau, Mohamed, Rafael, Xalão, Marinaldo Rattes, Andrea Farias, André Proche, Jair Gavino, Hamidi e Fernando. Loja Topázio, Loja Monalisa, Senap, Banco Sicredi e escrivão Arilson.

. Cb Elis com com patrocinadores: Erva Mate 81, Jô Modas, CS Clube, Cia da Lingerie, Dai&Mandi Acessórios, Maxi Calçados, Maxi Esportes, Assemblage, Patoeste, Cida Moda Feminina, Embeleze, Casa Haick, Marcos Estofados, Rossil Folheados, Tio Patinhas, Pastelaria Reizinho, Pri Store Moda Feminina, Relojoaria Confiança e Vanderleia Azevedo.

. Jana Gomes Bonete

. Psicóloga Michelly - Verdelândia

. Emagrecentro

. Sd. Luana com brindes da Bella Bijou

. Ten. Motta BPAmb: Giovana Silva Cílios

. As Psicólogas e Assistente Social do Programa Prumos por toda ajuda e desenvolvimento, bem como o vídeo feito das mulheres. (Ariani, Michelly, Roseane e Silvana).


Fonte: 16º BPM

Homem ameaça a mãe e é esfaqueado pelo irmão no interior de Boa Ventura de São Roque

Na noite desta quinta-feira (16), informações davam conta que dois masculinos teriam entrado em vias de fato e que um estaria ferido. Diante da informação a equipe policial foi até a Localidade Rural de Linha Carvalho, onde foi localizado a pessoa de masculino, 51 anos, o qual estava caído dentro da residência, sem roupas e apresentava uma perfuração por arma branca no abdômen.

Em conversa com a mãe do mesmo, mulher de 78 anos, esta relatou que seu filho ingeriu bebida alcoólica e que ficou agressivo e começou a lhe ameaçar de morte e proferir xingamentos contra a mesma. Relatou ainda que por medo, foi até o seu quarto e trancou a porta, momento esse que ele foi atrás falando que iria lhe matar e tentou por várias vezes arrombar a porta. Momento que seu outro filho masculino, 47 anos, ouviu os barulhos e foi verificar e presenciou as ameaças, a tentativa de arrombamento da porta, onde de posse de uma faca, veio a desferir um golpe na barriga de seu irmão e se evadiu do local.

Diante do fato foi acionado a ambulância do município e encaminhado a vitima até o Hospital Municipal e posteriormente o mesmo foi transferido para o município de Pitanga.

Foi realizado buscas na tentativa de localizar o autor, porém sem êxito até o momento.

Homem é atingido por tiro no interior de Goioxim


Na tarde desta quinta-feira (16), uma equipe policial de serviço foi acionada pelo Pronto Atendimento Municipal, onde um homem teria sido alvejado por disparo de arma de fogo na região do tórax, na Localidade de Jacutinga, em Goioxim.

Deslocado juntamente com a ambulância, quando no deslocamento, a equipe deparou-se com um veículo que encaminhava a vítima, esta identificada como sendo masculino, 33 anos. Estava sendo encaminhado pela pessoa de mulher, 30 anos, esposa do mesmo, sendo este então, socorrido pela equipe médica da ambulância.

A mulher relatou que seu marido saiu da casa para verificar um barulho, o qual achava ser de um animal da propriedade, quando foi atingido por um disparo de arma de fogo, retornando para dentro da casa. Em seguida o mesmo foi colocado no veículo da família e deslocado à procura de atendimento médico. Não foi possível identificar a autoria do disparo e nem a motivação.

A vítima foi encaminhada para o um Hospital em Guarapuava.

Três pessoas morrem em acidente envolvendo ônibus do Paraná na Rodovia Régis Bitenncourt


Um ônibus que levava romeiros para Aparecida tombou na Rodovia Régis Bittencourt, região de Cajati, no interior de São Paulo, na madrugada desta sexta-feira (17). De acordo com os bombeiros, três pessoas morreram, entre elas uma criança.

O ônibus saiu de Lapa, no Paraná, com destino a Aparecida, no Vale do Paraíba, em São Paulo. O acidente aconteceu em uma curva no km 512, na Serra do Azeite, na pista sentido São Paulo, por volta de 1h10.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), na lista do ônibus constam 50 passageiros e 2 motoristas. Inicialmente, o Corpo de Bombeiros havia informado que eram 5 mortos. Pouco depois da 6h, entretanto, corrigiu a informação, e disse que eram três vítimas fatais, sendo um homem, uma mulher e uma criança de 7 anos. A identidade das vítimas não foi divulgada.

De acordo com a PRF, 21 pessoas ficaram feridas. Seis passageiros estão em estado grave e foram socorridos para o Hospital Regional de Pariguera-Açú. Outros 15 passageiros ficaram levemente feridos e foram socorridos ao Pronto Socorro de Cajati.

O motorista não ficou ferido e disse aos policiais que perdeu o controle na curva vindo a tombar sobre a faixa da esquerda. O ônibus caiu sobre uma mureta de proteção.

Fonte: G1

Em Prudentópolis, acidente entre dois carros e caminhão deixa 2 mortos e 3 feridos na BR-277


Uma colisão entre um caminhão, um carro e uma caminhonete deixou dois mortos e três feridos na noite dessa quinta feira (16 de março) na BR 277, em Prudentópolis. O acidente foi registrado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) por volta das 20h50, no quilômetro 296, na localidade de Relógio, em frente ao Big Pastel.

Se envolveram no acidente um caminhão, com condutor ileso, uma caminhonete S-10 placas do Morro Da Fumaça (SC), com um dos passageiros em óbito no local e o motorista foi removido para o hospital Santa Casa em Prudentópolis e os outros dois passageiros removidos para o Hospital São Vicente em Guarapuava, e um Fiat Siena, com o condutor em óbito no local.

A pista permaneceu totalmente interditada até por volta da 01h desta sexta feira (17), formando filas de veículos em ambos os sentidos.

Os corpos das vítimas fatais foram recolhidos ao Instituto Médico Legal (IML) de Guarapuava.

As circunstâncias do acidente não foram divulgadas.

Publicidade