[Fechar]

segunda-feira, 25 de setembro de 2023

Grave acidente deixa três mortos em Reserva



Um grave acidente em Reserva deixou três mortos na tarde desta segunda-feira (25), por volta das 16h20, na PR 441.

Segundo informações apuradas pelo NH Notícias, a colisão lateral envolveu uma carreta e uma Toyota/Bandeirantes, e ocorreu próximo a localidade Capivari.

Três pessoas estavam na Bandeirantes, não resistiram aos ferimentos e morreram no local. Populares informaram que, a princípio, as vítimas são pai, mãe e filho.

A equipe da Defesa Civil de Reserva, Corpo de Bombeiros de Telêmaco Borba, Polícia Rodoviária Estadual (PRE), Polícia Civil e Instituto Médico-Legal (IML) foram acionados para as medidas cabíveis.

Texto: jornalista Lucas Herdt/NH Notícias
Fotos: leitor NH e reprodução/Atento a Rede

Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Turvo

Sessão desta segunda-feira (25/09). Acompanhe no vídeo:

Aproveite as ofertas da Terça Verde do Supremamais Supermercado de Turvo

 





MPPR destaca importância da participação da comunidade nas eleições ao Conselho Tutelar e atua na fiscalização do processo


No domingo, dia 1º de outubro, haverá eleições nacionais para a definição de novos conselheiros tutelares que assumem os cargos para a gestão 2024-2027 em todo o país. São pessoas da comunidade que se propõe a atuar na defesa e proteção dos direitos das crianças e dos adolescentes e que são escolhidas para a função por meio de voto. O que muita gente não sabe, é que todos os eleitores em dia com a Justiça Eleitoral podem participar desse processo e votar. No Paraná, são 423 Conselhos Tutelares, distribuídos nos 399 municípios paranaenses.

A eleição é realizada em todos os Municípios e organizada pelos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e Adolescente do Paraná. Para votar, basta comparecer ao local de votação indicado na cidade em que é eleitor e apresentar um documento de identificação com foto e o título de eleitor. A relação de candidatos e dos locais de votação deve ser informada pelas gestões municipais, pelos Conselhos Tutelares e Conselhos Municipais da Criança e do Adolescente em cada cidade. A campanha eleitoral está em andamento e no dia da votação – 1º de outubro – valem as mesmas regras das eleições para cargos políticos em geral: proibição de boca de urna, de compra de votos, de derrame de santinhos, entre outros ilícitos.

O Ministério Público do Paraná acompanha o processo eleitoral por meio das Promotorias de Justiça da Criança e do Adolescente distribuídas em todas as comarcas do estado, atuando na fiscalização das eleições. Qualquer notícia de ilegalidade relacionada ao pleito deve ser noticiada aos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e Adolescente e ao MPPR (nas Promotorias de Justiça distribuídas em todas as comarcas do estado ou na Ouvidoria-Geral da instituição).

Rede de proteção – O Conselho Tutelar é um órgão permanente e autônomo que tem a função de cuidar dos direitos de crianças e adolescentes, sendo um dos principais canais entre a população e as autoridades públicas, dentro da rede de proteção da infância e juventude. São os conselheiros tutelares que recebem notícias gerais de violações contra direitos de crianças e adolescentes, como pedidos por vagas em creche, denúncias de falta de atendimento a alunos com deficiência, informações sobre alunos que apresentam quadro recorrente de faltas nas escolas (o que pode indicar casos de negligência familiar), além de situações específicas de maus-tratos e violência contra o público infantojuvenil. Os conselheiros tutelares recebem essas informações, fazem a apuração e os devidos encaminhamentos aps órgãos responsáveis, de acordo com a situação reportada. Eles ainda devem ter dedicação exclusiva ao cargo e são remunerados (em Curitiba, por exemplo, o salário de um conselheiro tutelar é de R$ 5.961,02).

Estimular a participação popular – O MPPR está com uma ação especial para fomentar a participação da comunidade no processo de escolha dos conselheiros tutelares, organizada a partir do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça da Criança, do Adolescente e da Educação, unidade especializada do MPPR, e executada por meio da Assessoria de Comunicação do MPPR. Além de conteúdo nas redes sociais da instituição e produtos de rádio específicos sobre a eleição, todas as Promotorias de Justiça receberam material de apoio para divulgar a eleição nas suas comarcas. Em Curitiba, também há uma ação especial, com exibição de conteúdo específico sobre a eleição nos televisores que ficam nos ônibus e terminais urbanos de transporte coletivo.

Saiba mais

Onde e em quem votar – Para buscar informações sobre candidatos e locais de votação acesse aqui a relação de Conselhos Tutelares distribuídos em todo o estado, encaminhada pela Coordenação da Política da Criança e do Adolescente da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social e Família, e aqui informações específicas sobre a eleição em Curitiba.

Denuncie – Notícias de irregularidades nas eleições devem ser levadas aos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e Adolescente e ao Ministério Público do Paraná (por meio da Ouvidoria-Geral do MPPR e das Promotorias de Justiça em todo o estado).

Entrevista – Acesse aqui edição especial do MP no Rádio sobre as eleições nacionais, com o promotor de Justiça Júlio Ribeiro de Campos Neto, que atua na área da Infância e Juventude no MPPR, e explica qual a importância da participação popular no processo eleitoral, como votar e quais as principais atribuições dos conselheiros tutelares no âmbito da rede de proteção.

Fonte: MPPR

Ladrões matam vaca para roubar a carne no interior de Turvo


Na manhã desta segunda-feira (25/09), o senhor David Sidnei Schinemann, procurou a Polícia Civil relatando que tem uma propriedade na Localidade de Saudade Santa Anita, onde possui uma criação de gado; que na data de 24/09/2023, ao visitar o local, notou que foi morta uma vaca da raça Simental com o peso de aproximadamente 20 arrobas, que os ladrões levaram parte da carne, ficando no local a carcaça e as vísceras do animal.

Começou a Copa Turvo de Futebol


Neste do domingo (24/09) no campo da Associação Soripel, em Faxinal da Boa Vista, aconteceu a 1ª rodada da Copa Turvo de Futebol. 
18 equipes participam da competição, que é promovida pela prefeitura municipal e organizada pela Secretaria de Esportes, Cultura e Turismo.

Resultados da 1ª rodada:

C.E. Faxinal Soripel 03 x 00 Ivaí

Juventus 01 x 02 Garcia FC

Construção Pacheco 01 x 03 Meia Boca Jr

Foto: Miro Venek


 

Agências do Trabalhador iniciam a semana com 14,9 mil vagas abertas no Paraná


As Agências do Trabalhador do Paraná e postos avançados começam a semana com a oferta de 14.955 vagas de emprego com carteira assinada no Estado. A maior parte é para auxiliar de linha de produção, com 3.176 oportunidades. Na sequência, aparecem as funções de operador de telemarketing receptivo, com 562 vagas, magarefe, com 475, e operador de telemarketing ativo e receptivo, com 310.

A Grande Curitiba concentra o maior volume de postos de trabalho disponíveis (4.159). São 562 vagas para operador de telemarketing receptivo, 310 para operador de telemarketing ativo e receptivo, 252 para auxiliar de linha de produção e 190 para operador de telemarketing ativo.

Na Capital, a Agência do Trabalhador Central oferta 34 vagas para preenchimento urgente: auxiliar de cozinha (14), cozinheiro geral (11), padeiro (7), analista de mídias sociais (1) e subchefe de cozinha (1).

A região de Cascavel tem 3.540 vagas, com 842 oportunidades para auxiliar de linha de produção, 420 para magarefe, 235 para operador de processo de produção e 210 para abatedor de aves.

Londrina (1.311), Pato Branco (1.238) e Foz do Iguaçu (1.017) também têm grandes ofertas nesta semana. Em Londrina, as funções que lideram as ofertas de vagas são auxiliar de linha de produção, com 273 vagas, alimentador de linha de produção, com 141, ajudante de carga e descarga, com 50, e vendedor interno, com 39 oportunidades.

Em Pato Branco, os destaques são para auxiliar de linha de produção (315), operador de caixa (67), operador de processo de produção (58) e trabalhador da avicultura de corte (55).

Em Foz do Iguaçu, há oferta de emprego para as funções de auxiliar de linha de produção, com 288 oportunidades – abatedor de aves, com 80 vagas, repositor em supermercados, com 76, e operador de caixa, com 61.

Há ainda ofertas em outros segmentos da economia em outras regiões, como atendente de lanchonete na região de Guarapuava, soldador em Jacarezinho e trabalhador da confecção de calçados em Ponta Grossa.

ATENDIMENTO – Os interessados devem buscar orientações na unidade da Agência do Trabalhador de seu município. Para evitar aglomeração, a sugestão é que o atendimento seja feito com horário marcado. O agendamento deve ser feito AQUI.

Confira AQUI as vagas disponíveis na sua região.
Publicidade