[Fechar]

sexta-feira, 29 de maio de 2020

Faleceu em Turvo, José Kurlhiak


Faleceu na noite dessa sexta-feira (29) vítima de infarto, José Kurlhiak, com 62 anos. 

O velório será no salão da Igreja Ucraniana, na Localidade de Faxinal da Boa Vista. 

O sepultamento será ás 17h00 deste sábado. 


Informou Funerária SerLuto de Turvo

Sicredi lança movimento em prol da economia local

Campanha “Eu Coopero com a Economia Local” busca estimular desenvolvimento econômico por meio do apoio aos empreendedores locais

Para reforçar a importância dos pequenos empreendedores e do cooperativismo como motores da economia brasileira, o Sicredi - instituição financeira cooperativa com mais de 4,5 milhões de associados e atuação em 22 estados e no Distrito Federal – levanta a bandeira da cooperação em um movimento para engajar as pessoas em prol da economia de sua região, com a campanha “Eu Coopero com a Economia Local”.

Por meio de iniciativas de comunicação e a aplicação de um selo que destaca empresas e consumidores engajados na causa, o Sicredi busca estimular o consumo e o desenvolvimento econômico local – o que está atrelado ao propósito da instituição desde sua fundação, em 1902.

A estratégia pretende impactar positivamente diversos públicos, desde pequenos comerciantes e produtores rurais, para que se sintam apoiados pela campanha; associados do Sicredi, para que contribuam com a divulgação das mensagens e aproveitem oportunidades de negócio que possam surgir com ela; e consumidores, para que se conscientizem sobre seu papel na movimentação da economia de suas regiões por meio de seu comportamento de consumo. A iniciativa também convida entidades e os meios de comunicação para se engajarem e fortalecer a propagação do movimento.

Um hotsite também será criado para servir de fonte de informações sobre a iniciativa e ferramenta de apoio aos empreendedores locais. O espaço disponibilizará conteúdos em vídeo e e-books com dicas de como trabalhar os negócios nos meios digitais e uma plataforma de personificação de peças digitais de divulgação, além de acesso a outras ferramentas que podem auxiliar na gestão do empreendimento.

A prioridade de relacionamento com fornecedores locais é uma política do Sicredi por meio da atuação das suas 110 cooperativas de crédito. Só em 2019, foram mais de R$ 550 milhões injetados na economia, por meio de pagamentos a fornecedores locais pela instituição.

A premissa da nossa atuação é fortalecer a economia das localidades, gerando um impacto que, quando somado, tem um efeito muito positivo na economia nacional.

Faz todo o sentido para o Sicredi uma campanha que reforce a importância de compra de empresas locais, tornando os negócios dos nossos associados e as comunidades mais fortes.

Optando por comprar produtos e contratar serviços onde estamos presentes, estimulamos a criação de empregos e a geração de renda nesses municípios.

Marketplace do Sicredi potencializa negócios locais

Para fomentar as interações comerciais entre seus associados, a instituição disponibiliza desde 2019 o Sicredi Conecta, aplicativo de marketplace que permite a eles fazerem anúncios e vendas de produtos e serviços, sem cobrança de taxas por isso. A solução tecnológica impulsiona empreendedorismo em diversos setores da economia e regiões do país.

Michael Bueno
Assessor de Comunicação e Marketing

Sicredi Planalto das Águas PR/SP


Paraná tem 253 novos casos de Covid-19 e mais quatro óbitos


A Secretaria de Estado da Saúde confirma nesta sexta-feira (29) 253 novos casos de Covid-19 e mais quatro óbitos. O Paraná soma 4.236 confirmações de diagnóstico do novo coronavírus em 236 municípios e 173 mortes de pacientes que residiam em 71 cidades. Um caso foi excluído do monitoramento porque foi registrado em duplicidade.

De acordo com a secretaria estadual, são 317 pacientes internados (7,5% das confirmações), considerando leitos do SUS e da rede particular. Também há pessoas internadas que são considerados casos suspeitos. Dos internados, 127 estão em UTI e 190 em leitos de enfermaria.

A média de ocupação entre os leitos de todo o Paraná para tratamento da Covid-19 é de 41% em UTI adulto, 27% em enfermaria adulto, 24% em UTI pediátrico e 7% em leitos de enfermaria pediátrica.

Há 1.863 pacientes recuperados – 44% do total de confirmações – e 173 morreram em consequência da doença (4,1%).

ÓBITOS – Quatro homens que estavam internados morreram em decorrência da Covid-19 e entraram no monitoramento nesta sexta-feira (29). Três deles residiam em Curitiba: um de 79 anos faleceu na terça-feira (26); outro de 65 anos morreu na quarta (27) e o terceiro, de 86, foi a óbito na quinta-feira (28). O quarto paciente que morreu era de Terra Rica, tinha 57 anos e morreu nesta sexta (29).

MUNICÍPIOS – No Paraná, 236 cidades têm ao menos um caso confirmado de Covid-19. Em 71 municípios há registro de óbitos. Apenas a 4ª e 5ª Regionais de Saúde não têm mortes em consequência da infecção pelo Sars-CoV-2.

As novas confirmações são nas seguintes cidades:

Um caso: Almirante Tamandaré, Altamira do Paraná, Alto Paraná, Ampére, Anahy, Assis Chateaubriand, Braganey, Cambé, Campina Grande do Sul, Campo Mourão, Fazenda Rio Grande, Guaraniaçu, Jacarezinho, Japurá, Jesuítas, Mandirituba, Nova Aurora, Paiçandu, Palotina, Paranavaí, Presidente Castelo Branco, Rio Bonito do Iguaçu, Rolândia, Rondon, Telêmaco Borba, Terra Rica, Terra Roxa, Umuarama.

Dois casos: Araucária, Bela Vista do Paraíso, Campo Bonito, Colombo, Diamante do Sul, Foz do Jordão, Guaratuba, Ibiporã, Ivaiporã, Palmas, Pato Branco, Quatro Barras, Quedas do Iguaçu, Ribeirão do Pinhal, Sarandi, Terra Boa, Uraí.

Três casos: Cornélio Procópio, Cruzeiro do Iguaçu, Cruzeiro do Oeste, Guaporema, Imbituva, Morretes, Ponta Grossa, Reserva, Sertaneja, Toledo.

Quatro casos: Guarapuava, Pinhais.

Seis casos: Bandeirantes.

Sete casos: Cianorte

Oito casos: Paranaguá

Nove casos: Coronel Domingos Soares, Foz do Iguaçu.

11 novas confirmações de Covid-19 em São José dos Pinhais; 

16 em Maringá; 

18 em Curitiba; 

26 em Londrina; 

42 em Cascavel.

FORA DO PARANÁ – O monitoramento da Saúde registrou também mais sete casos de pessoas que não residem no Estado. Elas são de Caçador e Florianópolis (SC), Ipiranga do Norte (MT), Parauapebas (PA) e três de São Paulo (SP).

No total, 64 pessoas não residentes do Paraná tiveram o diagnóstico confirmado no Estado e, destas, cinco morreram.

ALTERAÇÕES:

Um caso confirmado em 20 de maio em Curitiba foi transferido para Colombo.

Um caso confirmado em 18 de maio em Diamante do Sul foi excluído por duplicidade de notificação.

Guarapuava chega a 34 casos confirmados de coronavírus


Prefeitura de Turvo emite Nota de Esclarecimento sobre Auxílio Emergencial Indevido


Um levantamento do Tribunal de Contas do Paraná (TCE-PR), realizado com a Controladoria-Geral da União (CGU), revelou que 10.648 servidores de 388 prefeituras do Paraná receberam indevidamente o auxílio emergencial do governo federal em decorrência da pandemia da Covid-19.

Com 29 casos, foram pagos R$ 19.200,00 na cidade de Turvo.

Veja abaixo a Nota de Esclarecimento da Prefeitura de Turvo:

Nota de Esclarecimento sobre Auxílio Emergencial Indevido O Município de Turvo, foi comunicado pelo TCE/PR - Tribunal de Contas do Estado do Paraná, acerca de um trabalho realizado em conjunto com a Controladoria Geral da União – CGU, para apuração, mediante cruzamento de dados, de possíveis irregularidades no pleito e concessão em favor de servidores públicos municipais, do Auxílio Emergencial instituído pelo Governo Federal com o objetivo de fornecer proteção aos cidadãos mais impactados no período de enfrentamento à crise econômica causada pela pandemia do Coronavírus - COVID 19.

Para recebimento do auxílio,um dos requisitos estabelecidos era necessário a inexistência de emprego formal ativo. Assim, nenhum servidor municipal, agente público, incluindo ocupantes de cargo temporário, função de confiança, cargo em comissão e os titulares de mandato eletivo, incluindo aposentados e pensionistas, possuía direito ao benefício.

Destacamos que as condições para recebimento do auxílio inicialmente foi constada mediante autodeclaração do interessado. Neste sentido, os benefícios supostamente concedidos de forma irregular à servidores públicos municipais, ou seja, a quem objetivamente não detinha o direito, são de responsabilidade de cada beneficiado e deverão ser apurados pelo Município, pois conforme informação do TCE/PR, a solicitação e o recebimento do Auxílio Emergencial, mediante a inserção ou declaração de informações falsas, podem tipificar os crimes de falsidade ideológica e estelionato, previstos no Código Penal, além de configurarem possíveis infrações disciplinares quando praticada por servidor público.

Diante disso, o Município de Turvo promoverá imediatamente a notificação dos servidores beneficiados com a concessão do Auxílio Emergencial, bem como informará que há um canal disponibilizado pelo Ministério da Cidadania para a devolução de valores eventualmente pagos/recebidos de forma indevida.

Destaca-se que o Município de Turvo não será conivente com condutas irregulares e tomará todas as medidas necessárias para o cumprimento das determinações do Tribunal de Contas do Estado do Paraná, conforme Nota Técnica 01/2020/CGU/TCE, inclusive mediante a instauração de procedimentos administrativos, em sendo o caso.

Paraná estima safra de grãos acima de 40 milhões de toneladas


O Paraná deverá produzir 40,6 milhões de toneladas de grãos na safra 2019/2020, volume 13% superior ao da safra 2018/2019, em uma área de quase 10 milhões de hectares, segundo relatório mensal divulgado pelo Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento.

Os números do Deral confirmam os efeitos negativos da severa estiagem pela qual o Estado passa em algumas culturas. É o caso da segunda safra de milho, cuja produção caiu em 1,6 milhão de toneladas com relação à estimativa inicial, que era de aproximadamente 12,8 milhões de toneladas. Estima-se uma perda, considerando os preços a R$ 42,00, de cerca R$ 1 bilhão. “A estiagem pegou a planta em diversos estágios, desde o crescimento vegetativo, até o enchimento de grão. Precisamos esperar para ver o pleno efeito da seca, e não será surpresa se essa perda se aproximar dos 20% em relação ao que se imaginava no começo”, avalia o secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento Norberto Ortigara.

A segunda safra de feijão também sofreu o impacto da estiagem e teve perdas em torno de 39%. “A estimativa inicial de produção era de 438 mil toneladas. Agora, espera-se 270 mil toneladas. Por outro lado, os preços estão em alta”, diz o chefe do Deral, Salatiel Turra. Com relação às culturas de inverno, as poucas chuvas registradas no mês maio permitiram a recuperação do atraso da semeadura de aveia branca, aveia preta, trigo e triticale.

“Mesmo com as perdas, nossa expectativa de produção ainda está em 40,6 milhões de toneladas, o que mostra um crescimento e uma recuperação consistente com relação ao que colhemos no ano passado”, acrescenta Ortigara.

SOJA - A safra de soja está encerrada no Paraná, com volume recorde de 20,7 milhões de toneladas, 28% superior ao da safra 2018/2019. Cerca de 82% da produção está comercializada até o momento, o que equivale a 17 milhões de toneladas, um resultado considerado avançado para a época. No mesmo período do ano passado, esse índice era de 50% - cerca de 8 milhões de toneladas. 

Segundo o economista do Deral, Marcelo Garrido, a alta do dólar, acima dos R$ 5,00, tem garantido a competitividade do produto brasileiro no mercado externo.

A comercialização da safra 2020/2021, no entanto, ainda é incerta para os produtores, principalmente por causa da pandemia do novo coronavírus. “Os insumos para a próxima safra serão comprados em dólar. Então, as vendas dependem da relação cambial”, diz Garrido. A saca de 60 kg é comercializada por R$ 94,00, valor 39% maior do que no ano passado, de R$ 70,00.

A segunda safra de soja está colhida – a Portaria 342/2019, da Agência de Defesa Agropecuária, fixa a data de 15 de maio como limite para colheita ou interrupção do ciclo da cultura. De 10 de junho a 10 de setembro, acontece o vazio sanitário da soja, medida necessária para o controle da ferrugem asiática.

MILHO PRIMEIRA SAFRA - A área de 353 mil hectares do milho de primeira safra está totalmente colhida, somando uma produção de 3,5 milhões de toneladas, um crescimento de 12% na comparação com a safra passada e com produtividade recorde de 10 mil quilos por hectare.

MILHO SEGUNDA SAFRA – A segunda safra, que está no campo, deve sofrer os impactos da estiagem de

PM desarticula associação criminosa em Pitanga


No dia 28 maio 2020, às 18h45min, a equipe policial recebeu denúncias de que havia comércio legal de drogas (Maconha, Crack e Cocaína), nos endereços Rua Prefeito José Grande (final da rua), Bairro Maria do Carmo e Rua Protógenes Guimarães, Bairro Santa Rosa, pontos esses comandados por presos da Cadeia Pública de Pitanga, conhecidos das equipes policiais. 

Realizadas diligências por diversos dias e confirmada a presença de usuários, e constatando o envolvido no tráfico por algumas pessoas: um homem de 22 anos, (exercendo função de gerente) outro de 26 anos, (usando Tornozeleira Eletrônica e exercendo função de esconder e embalar a Droga), um indivíduo de 20 anos, (gerente), um homem de 36 anos (ajudava na venda de drogas), outro indivíduo de 18 anos, que auxiliava na venda, e mais os adolescentes: dois masculinos de 17 anos, e outro de 15 anos, esses adolescentes responsáveis pela venda de Drogas na Vila Santa Rosa e autores de Furto, especialmente de Motocicletas a mando dos indivíduos de 20 e 22 anos. 

Durante as observações nas "Bocas de Fumo" foi observado a presença de um indivíduo consumidor contumaz de Crack, Cocaína e Maconha. A equipe ROTAM obteve informações de que os adolescentes foram os autores de um furto de motocicleta, e que o veículo estaria escondido nos fundos da "Boca de Fumo" da Rua Prefeito José Grande, em posse dos indivíduos de 20 e 22 anos, para posterior ser trocada por drogas. Com base nesses fatos mantidas as diligências na Rua Protógenes Guimarães, Santa Rosa, onde por volta das 17h chegou um veículo Gol, o passageiro desceu, entrou na residência e permaneceu por cerca de 10 minutos e saiu, o veículo foi abordado na Rua Barão do Cerro Azul logo após sair do endereço e identificado o motorista sendo o indivíduo de 20 anos e o passageiro o indivíduo de 36 anos o qual foi encontrada uma porção de Maconha (2,7 gramas), em continuidade abordado na residência da Rua Protógenes Guimarães os adolescentes e no interior da casa 04 pedras de Crack (1,3 gramas), os adolescentes disseram que já haviam vendido parte da Droga e confessaram o furto da motocicleta, um adolescente disse que a moto estaria escondida no mato, final da Rua Prefeito José Grande. 

Seguindo a ocorrência, ao chegar nas proximidades do endereço citado foi visualizado o indivíduo de 22 anos, na janela do carro de um usuário de 46 anos, o carro estava parado em frente ao ponto de venda, os dois foram abordados e nada de ilícito encontrado. Vistoriado um local que segue dentro do mato nos fundos da casa e encontrado um homem de 26 anos embalando Maconha, 18 porções preparadas e uma porção maior numa sacola totalizando 1,957 kg (um quilo novecentos e cinquenta e sete gramas) a motocicleta furtada encontrada no mesmo local. 

Diante das diligências e provas obtidas os maiores de idade foram presos, os adolescentes apreendidos, ambos em tese pelos Crimes de Tráfico de Drogas, Associação ao Tráfico, Organização Criminosa, Receptação e Furto. O usuário em Crack foi encaminhado para prestar declarações.

Lista tem quantidade de servidores e valores recebidos por cidade em fraude no auxilio emergencial no Paraná


Um levantamento do Tribunal de Contas do Paraná (TCE-PR), realizado com a Controladoria-Geral da União (CGU), revelou que 10.648 servidores de 388 prefeituras do Paraná receberam indevidamente o auxílio emergencial do governo federal em decorrência da pandemia da Covid-19.


Com 29 casos, foram pagos R$ 19.200,00 na cidade de Turvo.

Veja:




O Rotary Club de Guarapuava Lagoa entrega cobertores para o Hospital Semmelweies


O Rotary Club de Guarapuava Lagoa entregou nesta quinta-feira, neste dia 28 de maio de 2020, 40 cobertores para a Fundação Hospital Semmelweies, no Distrito de Entre Rios em Guarapuava. A doação faz parte do projeto de apoio as entidades de apoio e de saúde como um reforço no combate ao COVID-19. A Fundação Hospital Semmelweies, criado em 1951, atendem a pacientes de Entre Rios e toda a região, com uma população de 12 mil pessoas oferecendo atendimentos em sete especialidades médicas e um vasto número de exames complementares. As especialidades médicas são Cardiologia, Clínica Geral, Ginecologia, Neurologia, Obstetrícia, Pediatria e Psiquiatria. Hoje, o hospital conta com seis médicos e uma equipe em torno de 30 funcionários. Com atendimento tanto pelo SUS quanto por planos particulares, os serviços incluem consultas, radiografias, eletrocardiograma, ecografia, exames laboratoriais, atendimento ambulatorial, internamentos, cirurgias de pequeno porte e UTI móvel. Além da Cooperativa Agrária, a Fundação Semmelweis conta com amplo apoio e patrocínio da comunidade, cooperados e colaboradores da Cooperativa.

Fonte e foto: Rotary Club de Guarapuava Lagoa
Publicidade