[Fechar]

terça-feira, 15 de março de 2022

Informe semanal da dengue confirma o primeiro óbito pela doença no Paraná


O boletim semanal da dengue publicado nesta terça-feira (15) pela Secretaria de Estado da Saúde confirma o primeiro óbito do novo período sazonal da doença, que iniciou no dia 1º de agosto e deve seguir até julho de 2022. Trata-se de um paciente do sexo masculino, com 58 anos de idade, com comorbidade e residente no município de Nova Esperança, de abrangência da 15ª Regional de Saúde de Maringá.

Os dados do 29º Informe Epidemiológico apresentam 27.887 casos notificados da doença, com 2.811 casos confirmados, que correspondem a 10% do total. Existem 4.970 em investigação (18%).

Em relação ao informe anterior, houve um aumento de 15% das notificações e de 64% de casos confirmados. Desde o mês de fevereiro, 28 municípios têm confirmado casos de forma contínua.

Entre eles estão Ampére, Arapongas, Cafelândia, Cascavel, Catanduvas, Cianorte, Cornélio Procópio, Cruzeiro do Oeste, Dois Vizinhos, Esperança Nova, Francisco Beltrão, Iracema do Oeste, Japurá, Lobato, Londrina, Maringá, Marmeleiro, Marumbi, Matelândia, Medianeira, Nova Esperança, Nova Santa Rosa, Pérola, Pinhal de São Bento, Realeza, Salto do Lontra, São Jorge do Ivaí e Umuarama.

“A atenção está voltada para a Covid-19, mas não podemos esquecer das outras doenças, principalmente quando falamos de dengue. Infelizmente, ocorreu o primeiro óbito pela doença e por isso devemos redobrar os cuidados”, ressaltou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Confira o informe completo clicando AQUI.

DVSAT alerta a população turvense para o aumento dos focos de dengue Terça-feira, 15 de março de 2022


Atenção! A Secretaria Municipal de Saúde de Turvo, junto com a Divisão de Vigilância Sanitária Ambiental e Saúde do Trabalhador (DVSAT), alerta a população turvense para o aumento dos focos de dengue na cidade.

Atualmente, o município está com alto índice de infestação pelo mosquito Aedes Aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika, febre amarela e chikungunya.

A equipe está diariamente fazendo visitas para a orientação, fiscalização e coleta de amostras dos possíveis criadouros dos mosquitos, e convoca a todos a tomar medidas protetivas contra a dengue, como vistoriar seu quintal ao menos uma vez por semana, remover qualquer tipo de recipiente da sua casa que possa acumular água e verificar as calhas nos telhados e valas com água. Neste sábado (19) acontecerá um mutirão de limpeza e conscientização na área central do município, onde se encontra a maior infestação do mosquito.

Confira algumas dicas de proteção para evitar a transmissão do vírus:

- Virar garrafas com a boca para baixo;

- Colocar terra nos pratos das plantas;

- Guardar pneus abrigados da chuva, pois são o ambiente perfeito para o desenvolvimento de mosquitos;

- Cobrir sempre a caixa d'água;

- Manter o quintal sem poça de água parada;

- Cobrir as piscinas.

Consulte imediatamente se apresentar os sintomas de febre alta (39º a 40ºC) de início abrupto, com duração de dois a sete dias, associada à dor de cabeça, fraqueza, dores no corpo, manchas pelo corpo, perda de apetite, náuseas e vômitos.

Caso você conheça algum lugar com possíveis criadouros (lixo acumulado, potes, pneus e construções em andamentos), informe a vigilância sanitária através do número 3642-1692.

Fonte: Prefeitura de Turvo 


Aproveite as ofertas do Supremamais Supermercado de Turvo

 

Sicredi Planalto das Águas PR/SP e Cilla Tech Park firmam convênio de parceria

Na terça-feira, 15 de março, a Sicredi tornou-se associada mantenedora do Cilla Tech Park, na cidade de Guarapuava PR. Estavam presentes para a assinatura do documento, o presidente Fabio Peterlini, diretor executivo, Sr. Valmir Dzivielevski, diretor de Negócios, Sr. Eric Ranullfo, representantes da Cooperativa Sicredi Planalto das Águas PR/SP. Da parte do Parque Tecnológico, assinaram o documento Géri Dutra, Diretor Executivo e Lorenzo Jr., Diretor de Operações.

“Precisamos de parceiros que tenham a mesma visão de desenvolvimento e trabalho em equipe que nós do CTP procuramos ter. Nada melhor que uma cooperativa que preza tanto suas conexões – institucionais e pessoais - para ajudar o Parque Tecnológico a evoluir e alcançar mais pessoas.” – Afirma Lorenzo Jr, Dir. de Operações e uma das figuras responsáveis pela vinda da Cooperativa de Crédito como associada do Parque. Ele complementa: “As tratativas começaram ainda no ano passado, mas procuramos fazer tudo com calma, tendo certeza de que nossa união seria benéfica tanto para a Sicredi, quanto para o Parque Tecnológico e principalmente, para nossa região. O Cilla Tech Park e a Sicredi dividem as causas do desenvolvimento regional e da educação, tenho certeza que nossa atuação em conjunto será de muito sucesso!”

Para o presidente da cooperativa Sicredi Planalto das Águas PR/SP “estar juntos com o Cilla Tech Park vai ao encontro do propósito do Sicredi, que busca, através da oferta de soluções financeiras, contribuir com a prosperidade das regiões onde estamos inseridos”, comenta.

O Cilla Tech Park (CTP) é um parque tecnológico de quarta geração fundado em 2020 com a intenção de articular a realidade regional a agendas globais. O CTP é gerenciado por uma associação de direito privado sem fins lucrativos e integra um distrito tecnológico responsável por absorver demandas locais, mapear recursos e estruturar ações de inovação para o desenvolvimento e fortalecimento do ecossistema de inovação do Vale do Genoma.

O Cilla Tech Park trabalha com o propósito de ser um ambiente empreendedor, promotor de prosperidade e desenvolvimento regional por meio da inovação tecnológica, valorizando o talento humano e as relações de confiança e através de seus objetivos, busca posicionar o Vale do Genoma como principal ecossistema de inovação da nossa região, e eventualmente, de nosso país.






Faleceu Maria Valderes Viana Grando


Faleceu na tarde desta terça-feira (15) no Hospital Bom Pastor de Turvo, Maria Valderes Viana Grando, aos 58 anos, vítima de câncer.

Seu corpo será velado no salão da igreja do Sítio, em Boa Ventura de São Roque.

O sepultamento será nesta quarta-feira, no cemitério do Rio Bonito, em horário a ser designado.

Maria Valderes era esposa do Valmir Grando.


Informou Funerária São Roque.

Morre no hospital vítima de acidente na PR 466


Morreu no hospital em Curitiba na noite dessa segunda feira (14 de março) a guarapuavana Alice Oliveira, de 4 anos. Ela estava internada desde o dia 05 de março, quando foi vítima de um acidente na PR 466, em Guarapuava. No capotamento, a avó de Alice morreu.

Alice estava internada com traumatismo craniano em um hospital de Curitiba, para onde foi transferida devido à gravidade do seu quadro.

A família está fazendo uma campanha de arrecadação para conseguir recursos para realizar o velório. Quem puder contribuir, o número do PIX é 09755385940 (CPF).


Fonte: Gmais Notícias/Marcio Mello

Essa é a condição que você estava esperando para continuar os seus estudos na UniFCV


A 2ª Graduação EAD está te esperando com um preço extraordinário.

🌟 Mensalidade de R$ 139,00 🌟 Você conclui o curso em apenas 12 meses.

Aproveite a Semana do Consumidor da melhor forma: aproveite com a DecolaEdu.

Para mais informações, fale com a pedagoga Jurema Paulowski pelo (42) 99128-1476 e faça sua matrícula.

Descontos válidos de 11 a 17 de março.

Curta nossa página e fique por dentro das novidades:
https://www.facebook.com/jnj.centroeducacional


UniFCV de Turvo, uma formação que transforma.

Em Turvo, Copa das Mulheres de Vôlei Indoor dá continuidade as comemorações do mês da mulher


A Copa das Mulheres de Vôlei Indoor, promovida pela Secretaria Municipal de Esporte, Cultura e Turismo, busca proporcionar a prática de esportes em um momento de lazer e bem-estar

Dando sequência na programação do mês da mulher, no último sábado (12), ocorreu no Ginásio da Escola Frida Rickli Naiverth, a estreia da Copa das Mulheres de Vôlei Indoor. O primeiro dia da competição contou com quatro jogos e muita animação da torcida presente.

Estão inscritos para a competição 5 equipes, que disputarão a primeira fase classificatória no formato todos contra todos, onde os dois melhores classificados disputarão a final no dia 26/03.

Com valor simbólico de inscrição, os atletas doaram pacotes de absorventes, que totalizaram 360 absorventes que serão destinados aos colégios e a APAE do nosso município.

Confira os resultados do dia 12/03:

Tusuru 2 x 0 Kairos

Alfa 2 x 0 Fênix

Tusuru 2 x 0 U.P. - Unidos da Prefeitura

Alfa 2 x 0 Kairos

Classificação Geral:

Alfa04
 Tsuru04
Kairos02
Fênix01
 U.P. - Unidos da Prefeitura01


Os próximos confrontos ocorrerão no sábado (19), a partir das 15h30, no ginásio da Escola Frida Rickli Naiverth.
Fonte e fotos: Prefeitura de Turvo 




ATENÇÃO: As inscrições para o Processo Seletivo Simplificado começam no dia 16/03

O Consórcio Intergestores de Saúde da 5ª Região de Saúde do Paraná abre processo seletivo para Contratação de Funções Públicas

Os interessados em participar do processo seletivo simplificado (PSS) do Consórcio Intergestores de Saúde da 5ª Região de Saúde do Paraná, cujo objetivo é a contratação de profissionais para as funções públicas:

Médico (AME)
Advogado
Contador
Farmacêutico
Enfermeiro
Técnico de Enfermagem
Agente Administrativo
Motorista
Médico 24H (SAMU)
Médico 12H (SAMU)
Enfermeiro (SAMU)
Técnico em Enfermagem (SAMU)
Técnico Auxiliar de Regulação Médica – TARM (SAMU)
Rádio Operador e Condutor Socorrista (SAMU)

Com vagas nos municípios de Guarapuava, Laranjeiras do Sul, Pitanga, Prudentópolis, Candói, Cantagalo, Nova Laranjeiras, Palmital, Pinhão, Rio Bonito do Iguaçu e Turvo poderão inscrever-se gratuitamente, pela internet, no endereço https://www.guarapuava.pr.gov.br/pss-cis5rs/, no período de 16 de março (00:00 horas) a 30 de março (23:59:00) de 2022.

Acesse o Edital acessando o link disponível no story.


Fonte: Prefeitura de Turvo 
Publicidade